|
A Igreja e os UFOs
Observatório do Vaticano: ‘É possível existir vida extraterrestre’* O jesuíta lembrou que, por enquanto, não há nenhuma evidência que exista vida além da Terra e, tampouco, vida inteligente, mas que sua descoberta "poderia acontecer amanhã, talvez em mil anos, ou nem acontecer".
Jose Gabriel Funes já havia feito declarações semelhantes em junho de 2012 durante uma entrevista concedida à agência de notícias católica. Leia também: Vaticano admite a existência de vida inteligente noutros planetas além do nosso Aparição mariana de 1955 em Itaúna-MG completa mais um ano A presidente Dilma e o Museu do ET em Varginha
A Ufologia nas
universidades brasileiras
Entrevista com o psicólogo Leonardo Martins
O astrônomo jesuíta José Gabriel Funes, diretor do Observatório Astronômico da Santa Sé, afirmou, mais uma vez, que pode haver vida extraterrestre, embora não haja nenhuma prova conclusiva.
"Considerando que o universo é composto por 100 mil milhões de galáxias e se dividirmos isso para a população mundial cada um iria ter para si 14 galáxias, cada uma composta por cerca de 100 mil milhões de estrelas", afirmou Funes em sua entrevista ao jornal argentino ' O Perfil '.
Seguindo este modelo, seria provável então, "que cada uma dessas estrelas tenha planetas que giram ao seu redor, como ocorre em torno do Sol e, portanto, seria possível a existência de vida em outras partes do universo", disse o cientista argentino.
No entanto, Funes disse que, se assim for, a existência de vida extraterrestre não estaria em desacordo com a teologia cristã: "Eu não vejo nenhuma dificuldade na fé católica quanto a isso", disse o monge. De acordo com ele, "Deus, em sua liberdade, poderia ter criado outros seres igualmente inteligentes e que podem ser parte da criação. [Estes seres] também podem estar relacionados com Deus, assim como nós temos feito", afirmou o cientista católico.
Contudo, o jesuíta lembrou que, por enquanto, não há nenhuma evidência da existência de vida além da Terra e, tampouco, vida inteligente, mas que tal descoberta "poderia acontecer amanhã, talvez em mil anos, ou nem acontecer", concluiu.
Funes já havia feito declarações semelhantes em junho de 2012, durante uma entrevista concedida à agência de notícias católica. Tais expressões são parte do longo debate sobre a relação entre fé e razão. O catolicismo passou por vários momentos de conflito ao longo da história (como nos processos inquisitoriais contra Galileu, entre outros cientistas e intelectuais), mas depois de tanto tempo, a Igreja considera estes episódios como superados.
De acordo com o religioso, a própria existência do Observatório do Vaticano é prova das tentativas por parte da Santa Sé em não somente por fim a esta suposta dicotomia, mas também por se constituir "parte ativa do estudo científico no mundo".
* Informações de Actualidad.rt, com tradução de Pepe Chaves para UFOVIA. 05/10/2013
- Imagem: Actualidad.rt/Divulgação.
Leia também: Vaticano admite a existência de vida inteligente noutros planetas além do nosso Aparição mariana de 1955 em Itaúna-MG completa mais um ano A presidente Dilma e o Museu do ET em Varginha
A Ufologia nas
universidades brasileiras
Entrevista com o psicólogo Leonardo Martins
- Produção e adaptação: Pepe Chaves. © Copyright 2004-2013, Pepe Arte Viva Ltda. |
|