FAB abre 115 vagas:
Médicos, dentistas,
farmacêuticos e engenheiros*
Concurso da FAB abre vagas para médicos,
dentistas, farmacêuticos e engenheiros.
Estão abertas as inscrições para ingresso nos Quadros de
Saúde e Engenharia da Aeronáutica. Os profissionais interessados em
participar dos exames de admissão aos Cursos de Adaptação para Médicos,
Dentistas e Farmacêuticos (CAMAR/CADAR/CAFAR) e Engenheiros (EAOEAR)
poderão se inscrever até 3 de julho.
Ao todo, são 115 vagas destinadas a profissionais da área
de saúde, sendo 88 para médicos, 21 para dentistas e 6 para
farmacêuticos, com especialização em diversas áreas. Para os
engenheiros, são destinadas 25 vagas, sendo para Engenharia Civil (12),
para Engenharia Eletrônica (3), Engenharia Elétrica (7) e Engenharia
Mecânica (3).
A seleção do concurso será composta por provas de
português, redação, conhecimentos especializados, exames de saúde,
avaliação psicológica, condicionamento físico e prova de títulos. As
provas escritas serão realizadas no próximo dia 9 de agosto, em diversas
cidades do país.
Para se inscrever, o candidato deve possuir Título de
especialista na área em que pretende concorrer, não poderá ter
completado 35 anos até 25 de dezembro de 2010 e deve ter, no mínimo,
1,55m de altura, se do sexo feminino, e 1,60m de altura, se do sexo
masculino, entre outros pré-requisitos disponíveis no edital.
Em caso de aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação
Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em
Belo Horizonte (MG), com início previsto para 25 de janeiro de 2010, de
duração de 18 semanas . Concluindo-o com aproveitamento, será nomeado
primeiro-tenente e incluso no respectivo quadro, sendo designado para
servir em Organização Militar (OM) da localidade escolhida no ato da
inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.
A taxa é de R$ 85,00. Mais informações nos telefones
(31)4009-5014 ou 4009-5066. O edital e o formulário para inscrição
encontram-se disponíveis no site
http://www.ciaar.com.br/concursos.html.
* Informações da FAB.
* * *
Voo 447:
Equipes de resgate começam a cansar
Missões dos militares chegam a durar 11
horas ininterruptas
Emilio San’Anna
De Natal-RS*
A cada avião que retorna da área de buscas pelo voo 447 da
Air France, desaparecido há quatro dias, fica claro que o cansaço começa
a se abater sobre as equipes de resgate. As missões chegam a durar onze
horas ininterruptas. Oficiais da Aeronáutica ouvidos pelo Estado
revelaram que, nas missões iniciais, chegou a existir disputa entre os
mais graduados para participar dos voos. "Depois que identificaram a
poltrona e uma boia ao norte de Fernando de Noronha os (oficiais) de
maior patente quiseram ir pra lá de qualquer forma", disse um tenente,
que pediu para não ser identificado. "Eu mesmo não fui na primeira
missão."
Mesmo quando uma equipe faz uma localização de destroços da
aeronave, não há garantias de que as equipes seguintes encontrarão o
mesmo cenário. "É uma região muito grande e as correntes marítimas podem
levar esse material para qualquer lado." Os pallets, material de suporte
para bagagens, encontrados durante a manhã por uma equipe do SAR a bordo
de um Hércules C 130, foi retirado do por um helicóptero Lynx, da
Marinha, embarcado na Fragata Constituição. Outros aviões já haviam
sobrevoado a região sem que nada fosse visto anteriormente. O material
não pertencia ao avião da Air France.
O tempo dos militares em solo às vezes não chega a 12
horas. "É só o tempo de dormir", diz um sargento da FAB. Ele diz não
acreditar que possam ser encontrados os corpos da vítima. "Como estavam
em área de turbulências, é provável que o comandante tenha pedido para
que todos colocassem os cintos."
*
Informações de O Estado de S.Paulo.
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Acidente Aéreo:
Air Bus desaparece
com 228 a bordo
Avião da Air France
desaparece sobre o Atlântico após decolar do Rio.*
Um Airbus da Air France com 228 pessoas a bordo que fazia a
viagem entre Rio de Janeiro e Paris desapareceu dos monitores de radar
nesta segunda-feira quando sobrevoava o Oceano Atlântico, e a Força
Aérea do Brasil já iniciou uma operação de busca.
A aeronave tinha 216 passageiros - 126 homens, 82 mulheres,
sete crianças e um bebê - e 12 tripulantes a bordo. A Air France
confirmou à AFP não ter notícias do voo AF 447 entre Rio e Paris.
"A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo
AF 447 que fazia a ligação Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e
compartilha a emoção e a preocupação das famílias afetadas", declarou à
AFP uma porta-voz da companhia aérea francesa.
A hipótese mais provável para o desaparecimento do radar do
Airbus A330 é que a aeronave tenha sido atingida por um raio, afirmou
François Brousse, diretor de Comunicação da companhia aérea francesa. "O
mais provável é que o avião tenha sido atingido por um raio", declarou
Brousse à imprensa. "O avião entrou em uma zona de tempestades com
fortes turbulências, que provocaram falhas", acrescentou.
O Airbus entrou na zona de tempestade às 2H00 GMT (23H00 de
Brasília, domingo) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito
elétrico às 2H14 GMT (23H14 de Brasília), informou a Air France.
Uma fonte aeroportuária em Paris informou que o avião
desapareceu dos radares às 6H00 GMT (3H00 de Brasília), sobre o Oceano
Atlântico, depois de ter afirmado, em um primeiro momento, que havia
desaparecido perto da costa brasileira. A possibilidade de sequestro da
aeronave foi descartada pelo ministro francês da Ecologia, Energia e
Obras Públicas, Jean-Louis Borloo.
"A hipótese de sequestro está claramente descartada.
Estamos muito provavelmente na hipótese de um acidente", afirmou. O
avião, um Airbus A330, decolou do Rio de Janeiro às 19H00 de domingo e
deveria pousar às 11H10 de Paris (6H10 de Brasília) no aeroporto Charles
de Gaulle.
Entre Rio e Paris são 9.145 km e o voo dura aproximadamente
10 horas e 20 minutos, quase todo sobre o Atlântico. Outra fonte do
aeroporto parisiense declarou à AFP que não há nenhuma esperança para o
avião da Air France. "Em sua última comunicação, o capitão de bordo
afirmou que aconteceram turbulências e depois o contato foi perdido",
afirmou esta fonte, que pediu anonimato.
Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas pela
aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a
Aeronáutica. Um porta-voz da Aeronáutica explicou que a aeronave já não
foi vista pelos radares na Ilha do Sal, no Oceano Atlântico, e por isto
a Força Aérea foi mobilizada para iniciar as operações de busca.
"Quando as aeronaves cruzam o Atlântico, fazem contatos por
rádio para informar sua posição. O último contato deste avião aconteceu
às 1H30 GMT (22h30 de Brasília). Outro contato por rádio foi programado
para as 2H20, mas já esta comunicação já não foi possível", afirmou o
porta-voz.
A Aeronáutica então iniciou uma busca eletrônica da
aeronave, tentando diversas frequências de rádio. Quando o avião não foi
detectado pelo radar da Ilha do Sal, a Força Aérea decidiu preparar a
operação de busca e salvamento. A Força Aérea enviou dois aviões para
sobrevoar a zona do Oceano Atlântico ao noroeste da ilha de Fernando de
Noronha. Uma das aeronaves decolou do aeroporto de Salvador e outra de
uma base aérea de Recife.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu ao governo que
faça todo o possível para encontrar o rastro do avião, anunciou o
Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa. "Informado esta manhã
da perda de contato com um Airbus A330 da Air France, o presidente da
República expressou sua profunda inquietação", afirma um comunicado da
presidência.
O aeroporto parisiense criou uma célula de crise durante a
manhã, assim como o aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro, que deve
receber as famílias dos passageiros e dar informações sobre o voo.
‘Não há esperança’
Fontes do aeroporto Charles de Gaulle de Paris afirmaram
que "não há esperança" para o voo que desapareceu dos radares hoje, após
ter decolado do Rio de Janeiro.
A companhia área Air France anunciou a organização de
serviços de amparada especiais no aeroporto para parentes dos
passageiros do voo AF447, desaparecido hoje no Atlântico.
"A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo
AF447 que cobre a rota Rio de Janeiro-Paris-Charles de Gaulle, com
chegada prevista esta manhã às 11h15 local" (6h15 de Brasília),
comunicou a companhia.
A bordo do avião, viajavam 216 passageiros mais 12
tripulantes, precisou a Air France, que habilitou linhas telefônicas
especiais para a França e para ligações do exterior, a fim de dar
informações sobre o voo. EFE
Possíveis causas
do acidente
O avião da Air France desaparecido que partiu do Rio de
Janeiro com destino a Paris estava 'bem avançado no Atlântico' quando
fez o último contato, informou a Força Aérea Brasileira nesta
segunda-feira. Há suspeitas de que a aeronave pode ter sofrido um
problema no sistema elétrico, segundo a imprensa francesa. Outro motivo
aparente, seria uma turbulência na região em que passava o avião, que
pode ter enfrentado uma tempestade.
Autoridades francesas afirmam que, se o avião estivesse em
voo, já estaria sem combustível. Também descartaram a possibilidade de
sequestro. O mais provável é que tenha acontecido um acidente.
O voo AF 447 levava 228 pessoas a bordo, segundo a Air
France. O avião A 330-200 saiu do Rio de Janeiro no domingo às 19h
(horário de Brasília) e deveria chegar a Paris às 11h15 (horário local),
6:10 no horário de Brasília, disse um porta-voz da companhia.
Notícias ainda mais recentes dão conta de que o piloto fez
seu último contato às 22h36m com o controle de vôo brasileiro,
informando problemas no sistema elétrico logo após enfrentar área de
forte turbulência.
- Informações da AFP, EFE e Reuters.
- Colaborou: Vitório Peret (RJ).
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Rio de Janeiro:
Aberta a LAAD, feira aeronáutica e de
defesa
Embraer apresentará linha de produtos e
serviços no Rio de Janeiro de 14 a 17 de abril.*
A Embraer participa da sétima edição da Latin America
Aero and Defence (LAAD –
www.laadexpo.com), feira aeronáutica e de defesa que ocorre entre os
dias 14 e 17 de abril no RioCentro, na cidade do Rio de Janeiro. Durante
o evento, a Empresa promoverá toda a linha de produtos e serviços no
estande G-49.
“A LAAD é uma feira aeronáutica que cresce cada vez mais em
importância, tanto para a Embraer como para os nossos clientes”, disse
Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de
Defesa e Governo, que pela primeira vez participa de um evento
aeronáutico e de defesa em sua nova função, assumida em janeiro deste
ano.
“É uma oportunidade para estreitar ainda mais o
relacionamento com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas
Brasileiras, bem como com vários clientes, principalmente aqueles da
América Latina. Os últimos contratos para o Super Tucano com Chile,
República Dominicana e Equador demonstram a importância estratégia da
região para a Empresa.”
No estande, a Embraer apresentará a convidados e clientes
um demonstrador de conceito de sistema de Comando e Controle (C2) e de
Modelagem e Simulação (M&S). A Empresa tem investido cada vez mais em
sua capacitação visando o exigente mercado de sistemas de Comando,
Controle, Comunicação, Computadores, Inteligência, Vigilância e
Reconhecimento (Command, Control, Communication, Computers,
Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – C4ISR).
Nesse contexto, a Embraer desenvolveu uma solução C4ISR e
forneceu aeronaves de vigilância para a Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA)
do México, que opera com sucesso esse sistema desde 2004.
-
Acesse o Programa Oficial da LAAD 2009 diretamente da
página do evento.
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Informações da
www.laadexpo.com
-
Colaborou: Vitório Peret (RJ).
- Clique aqui para
ler mais sobre Aeronáutica em Via Fanzine.
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Europa:
Por ano são perdidas 42 milhões de malas*
UE diz que milhões de malas são perdidas
por ano em todo o mundo
e empresas aéreas de baixo custo, se
recusam a reembolsar passageiros.
Cerca de 42 milhões de malas são perdidas nos aeroportos em
todo o mundo por ano - 1,2 milhão dessas jamais são encontradas de novo
pelos passageiros. Diante dessa situação considerada como “crítica”, a
Comissão Europeia lançou uma investigação contra empresas aéreas e
aeroportos e pretende estabelecer novas multas. Há o temor de que, se
essa tendência não for revertida, 70 milhões de malas estarão sendo
extraviadas por ano até o 2019.
“A escala do fenômeno é preocupante”, afirma a comissão.
No Reino Unido, o Conselho de Usuários do Transporte Aéreo se queixou
também de que os passageiros não estão sendo compensados de forma
adequada pelas perdas de malas. Em 2007, a cada 2 mil passageiros, um
teve sua mala perdida e nunca mais achada. Diante da dimensão dos
prejuízos, a UE agora defende uma “intervenção dos governos”. O
comissário de Transporte da Europa, Antonio Tajani, anunciou que pedirá
informações de empresas aéreas e aeroportos. Segundo ele, entre 2006 e
2007, o número de malas perdidas subiu em 8 milhões de unidades.
Uma das preocupações é com o comportamento das empresas
aéreas de baixo custo, que deixam claro que se recusam a reembolsar
passageiros por malas perdidas. Um tratado internacional entre países,
assinado em 2004, obriga todas as empresas a compensar os passageiros em
caso de perdas. Mas, segundo a UE, os registros de abusos por parte das
companhias são frequentes. Um dos casos aponta para a Ryanair, que pagou
US$ 25 por uma guitarra quebrada durante o transporte. O passageiro
havia pedido US$ 2,5 mil.
* Informações do 'Aerocliping'
- Sindicato dos Aeroviários - Brasil.
- Colaborou: Vitório
Peret (RJ).
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