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Aeronáutica 

FAB abre 115 vagas:

Médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros*

Concurso da FAB abre vagas para médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros.

 

Estão abertas as inscrições para ingresso nos Quadros de Saúde e Engenharia da Aeronáutica. Os profissionais interessados em participar dos exames de admissão aos Cursos de Adaptação para Médicos, Dentistas e Farmacêuticos (CAMAR/CADAR/CAFAR) e Engenheiros (EAOEAR) poderão se inscrever até 3 de julho.

 

Ao todo, são 115 vagas destinadas a profissionais da área de saúde, sendo 88 para médicos, 21 para dentistas e 6 para farmacêuticos, com especialização em diversas áreas. Para os engenheiros, são destinadas 25 vagas, sendo para Engenharia Civil (12), para Engenharia Eletrônica (3), Engenharia Elétrica (7) e Engenharia Mecânica (3).

 

A seleção do concurso será composta por provas de português, redação, conhecimentos especializados, exames de saúde, avaliação psicológica, condicionamento físico e prova de títulos. As provas escritas serão realizadas no próximo dia 9 de agosto, em diversas cidades do país.

 

Para se inscrever, o candidato deve possuir Título de especialista na área em que pretende concorrer, não poderá ter completado 35 anos até 25 de dezembro de 2010 e deve ter, no mínimo, 1,55m de altura, se do sexo feminino, e 1,60m de altura, se do sexo masculino, entre outros pré-requisitos disponíveis no edital.

 

Em caso de aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), com início previsto para 25 de janeiro de 2010, de duração de 18 semanas . Concluindo-o com aproveitamento, será nomeado primeiro-tenente e incluso no respectivo quadro, sendo designado para servir em Organização Militar (OM) da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.

 

A taxa é de R$ 85,00. Mais informações nos telefones (31)4009-5014 ou 4009-5066. O edital e o formulário para inscrição encontram-se disponíveis no site http://www.ciaar.com.br/concursos.html.

 

* Informações da FAB.

 

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Voo 447:

Equipes de resgate começam a cansar

Missões dos militares chegam a durar 11 horas ininterruptas

 

Emilio San’Anna

De Natal-RS*

 

A cada avião que retorna da área de buscas pelo voo 447 da Air France, desaparecido há quatro dias, fica claro que o cansaço começa a se abater sobre as equipes de resgate. As missões chegam a durar onze horas ininterruptas. Oficiais da Aeronáutica ouvidos pelo Estado revelaram que, nas missões iniciais, chegou a existir disputa entre os mais graduados para participar dos voos. "Depois que identificaram a poltrona e uma boia ao norte de Fernando de Noronha os (oficiais) de maior patente quiseram ir pra lá de qualquer forma", disse um tenente, que pediu para não ser identificado. "Eu mesmo não fui na primeira missão."

 

Mesmo quando uma equipe faz uma localização de destroços da aeronave, não há garantias de que as equipes seguintes encontrarão o mesmo cenário. "É uma região muito grande e as correntes marítimas podem levar esse material para qualquer lado." Os pallets, material de suporte para bagagens, encontrados durante a manhã por uma equipe do SAR a bordo de um Hércules C 130, foi retirado do por um helicóptero Lynx, da Marinha, embarcado na Fragata Constituição. Outros aviões já haviam sobrevoado a região sem que nada fosse visto anteriormente. O material não pertencia ao avião da Air France.

 

O tempo dos militares em solo às vezes não chega a 12 horas. "É só o tempo de dormir", diz um sargento da FAB. Ele diz não acreditar que possam ser encontrados os corpos da vítima. "Como estavam em área de turbulências, é provável que o comandante tenha pedido para que todos colocassem os cintos."

 

* Informações de O Estado de S.Paulo.

 

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Acidente Aéreo:

Air Bus desaparece com 228 a bordo

Avião da Air France desaparece sobre o Atlântico após decolar do Rio.*

 

 

Um Airbus da Air France com 228 pessoas a bordo que fazia a viagem entre Rio de Janeiro e Paris desapareceu dos monitores de radar nesta segunda-feira quando sobrevoava o Oceano Atlântico, e a Força Aérea do Brasil já iniciou uma operação de busca.

 

A aeronave tinha 216 passageiros - 126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebê - e 12 tripulantes a bordo. A Air France confirmou à AFP não ter notícias do voo AF 447 entre Rio e Paris.

 

"A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AF 447 que fazia a ligação Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e compartilha a emoção e a preocupação das famílias afetadas", declarou à AFP uma porta-voz da companhia aérea francesa.

 

A hipótese mais provável para o desaparecimento do radar do Airbus A330 é que a aeronave tenha sido atingida por um raio, afirmou François Brousse, diretor de Comunicação da companhia aérea francesa. "O mais provável é que o avião tenha sido atingido por um raio", declarou Brousse à imprensa. "O avião entrou em uma zona de tempestades com fortes turbulências, que provocaram falhas", acrescentou.

 

O Airbus entrou na zona de tempestade às 2H00 GMT (23H00 de Brasília, domingo) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2H14 GMT (23H14 de Brasília), informou a Air France.

 

Uma fonte aeroportuária em Paris informou que o avião desapareceu dos radares às 6H00 GMT (3H00 de Brasília), sobre o Oceano Atlântico, depois de ter afirmado, em um primeiro momento, que havia desaparecido perto da costa brasileira. A possibilidade de sequestro da aeronave foi descartada pelo ministro francês da Ecologia, Energia e Obras Públicas, Jean-Louis Borloo.

 

"A hipótese de sequestro está claramente descartada. Estamos muito provavelmente na hipótese de um acidente", afirmou. O avião, um Airbus A330, decolou do Rio de Janeiro às 19H00 de domingo e deveria pousar às 11H10 de Paris (6H10 de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle.

 

Entre Rio e Paris são 9.145 km e o voo dura aproximadamente 10 horas e 20 minutos, quase todo sobre o Atlântico. Outra fonte do aeroporto parisiense declarou à AFP que não há nenhuma esperança para o avião da Air France. "Em sua última comunicação, o capitão de bordo afirmou que aconteceram turbulências e depois o contato foi perdido", afirmou esta fonte, que pediu anonimato.

 

Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas pela aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a Aeronáutica. Um porta-voz da Aeronáutica explicou que a aeronave já não foi vista pelos radares na Ilha do Sal, no Oceano Atlântico, e por isto a Força Aérea foi mobilizada para iniciar as operações de busca.

 

"Quando as aeronaves cruzam o Atlântico, fazem contatos por rádio para informar sua posição. O último contato deste avião aconteceu às 1H30 GMT (22h30 de Brasília). Outro contato por rádio foi programado para as 2H20, mas já esta comunicação já não foi possível", afirmou o porta-voz.

  

A Aeronáutica então iniciou uma busca eletrônica da aeronave, tentando diversas frequências de rádio. Quando o avião não foi detectado pelo radar da Ilha do Sal, a Força Aérea decidiu preparar a operação de busca e salvamento. A Força Aérea enviou dois aviões para sobrevoar a zona do Oceano Atlântico ao noroeste da ilha de Fernando de Noronha. Uma das aeronaves decolou do aeroporto de Salvador e outra de uma base aérea de Recife.

 

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu ao governo que faça todo o possível para encontrar o rastro do avião, anunciou o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa. "Informado esta manhã da perda de contato com um Airbus A330 da Air France, o presidente da República expressou sua profunda inquietação", afirma um comunicado da presidência.

 

O aeroporto parisiense criou uma célula de crise durante a manhã, assim como o aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro, que deve receber as famílias dos passageiros e dar informações sobre o voo.

 

‘Não há esperança’

 

Fontes do aeroporto Charles de Gaulle de Paris afirmaram que "não há esperança" para o voo que desapareceu dos radares hoje, após ter decolado do Rio de Janeiro.

 

A companhia área Air France anunciou a organização de serviços de amparada especiais no aeroporto para parentes dos passageiros do voo AF447, desaparecido hoje no Atlântico.

 

"A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AF447 que cobre a rota Rio de Janeiro-Paris-Charles de Gaulle, com chegada prevista esta manhã às 11h15 local" (6h15 de Brasília), comunicou a companhia.

 

A bordo do avião, viajavam 216 passageiros mais 12 tripulantes, precisou a Air France, que habilitou linhas telefônicas especiais para a França e para ligações do exterior, a fim de dar informações sobre o voo. EFE

 

Possíveis causas do acidente

 

O avião da Air France desaparecido que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris estava 'bem avançado no Atlântico' quando fez o último contato, informou a Força Aérea Brasileira nesta segunda-feira. Há suspeitas de que a aeronave pode ter sofrido um problema no sistema elétrico, segundo a imprensa francesa. Outro motivo aparente, seria uma turbulência na região em que passava o avião, que pode ter enfrentado uma tempestade.

 

Autoridades francesas afirmam que, se o avião estivesse em voo, já estaria sem combustível. Também descartaram a possibilidade de sequestro. O mais provável é que tenha acontecido um acidente.

 

O voo AF 447 levava 228 pessoas a bordo, segundo a Air France. O avião A 330-200 saiu do Rio de Janeiro no domingo às 19h (horário de Brasília) e deveria chegar a Paris às 11h15 (horário local), 6:10 no horário de Brasília, disse um porta-voz da companhia.

 

Notícias ainda mais recentes dão conta de que o piloto fez seu último contato às 22h36m com o controle de vôo brasileiro, informando problemas no sistema elétrico logo após enfrentar área de forte turbulência.

 

- Informações da AFP, EFE e Reuters.

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

 

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Rio de Janeiro:

Aberta a LAAD, feira aeronáutica e de defesa

Embraer apresentará linha de produtos e serviços no Rio de Janeiro de 14 a 17 de abril.* 

 

A Embraer participa da sétima edição da Latin America Aero and Defence (LAAD – www.laadexpo.com), feira aeronáutica e de defesa que ocorre entre os dias 14 e 17 de abril no RioCentro, na cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, a Empresa promoverá toda a linha de produtos e serviços no estande G-49.

 

“A LAAD é uma feira aeronáutica que cresce cada vez mais em importância, tanto para a Embraer como para os nossos clientes”, disse Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Defesa e Governo, que pela primeira vez participa de um evento aeronáutico e de defesa em sua nova função, assumida em janeiro deste ano.

 

“É uma oportunidade para estreitar ainda mais o relacionamento com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas Brasileiras, bem como com vários clientes, principalmente aqueles da América Latina. Os últimos contratos para o Super Tucano com Chile, República Dominicana e Equador demonstram a importância estratégia da região para a Empresa.”

 

No estande, a Embraer apresentará a convidados e clientes um demonstrador de conceito de sistema de Comando e Controle (C2) e de Modelagem e Simulação (M&S). A Empresa tem investido cada vez mais em sua capacitação visando o exigente mercado de sistemas de Comando, Controle, Comunicação, Computadores, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Command, Control, Communication, Computers, Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – C4ISR).

 

Nesse contexto, a Embraer desenvolveu uma solução C4ISR e forneceu aeronaves de vigilância para a Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA) do México, que opera com sucesso esse sistema desde 2004.

 

- Acesse o Programa Oficial da LAAD 2009 diretamente da página do evento.

 

* Informações da www.laadexpo.com

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

- Clique aqui para ler mais sobre Aeronáutica em Via Fanzine.

 

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Europa:

Por ano são perdidas 42 milhões de malas*

UE diz que milhões de malas são perdidas por ano em todo o mundo

e empresas aéreas de baixo custo, se recusam a reembolsar passageiros.

 

Cerca de 42 milhões de malas são perdidas nos aeroportos em todo o mundo por ano - 1,2 milhão dessas jamais são encontradas de novo pelos passageiros. Diante dessa situação considerada como “crítica”, a Comissão Europeia lançou uma investigação contra empresas aéreas e aeroportos e pretende estabelecer novas multas. Há o temor de que, se essa tendência não for revertida, 70 milhões de malas estarão sendo extraviadas por ano até o 2019.

 

 “A escala do fenômeno é preocupante”, afirma a comissão. No Reino Unido, o Conselho de Usuários do Transporte Aéreo se queixou também de que os passageiros não estão sendo compensados de forma adequada pelas perdas de malas. Em 2007, a cada 2 mil passageiros, um teve sua mala perdida e nunca mais achada. Diante da dimensão dos prejuízos, a UE agora defende uma “intervenção dos governos”. O comissário de Transporte da Europa, Antonio Tajani, anunciou que pedirá informações de empresas aéreas e aeroportos. Segundo ele, entre 2006 e 2007, o número de malas perdidas subiu em 8 milhões de unidades.

 

 Uma das preocupações é com o comportamento das empresas aéreas de baixo custo, que deixam claro que se recusam a reembolsar passageiros por malas perdidas. Um tratado internacional entre países, assinado em 2004, obriga todas as empresas a compensar os passageiros em caso de perdas. Mas, segundo a UE, os registros de abusos por parte das companhias são frequentes. Um dos casos aponta para a Ryanair, que pagou US$ 25 por uma guitarra quebrada durante o transporte. O passageiro havia pedido US$ 2,5 mil.

 

* Informações do 'Aerocliping' - Sindicato dos Aeroviários - Brasil.

 

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

 

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