o portal dos itaunenses de todo o mundo...
Adulteração na Praça da Matriz
Praça da Matriz: CODEMPACE se reúne e aprova descaracterização da Praça Conselho nomeado pelo prefeito entendeu que as obras que estão a descaracterizar a Praça da Matriz devem prosseguir. Por Pepe Chaves De Contagem-MG Para Via Fanzine
O CODEMPACE reuniu na quinta-feira (12/08) para tratar do assunto da descaracterização da Praça Dr. Augusto Gonçalves, em Itaúna. O Conselho, cujo os membros são nomeados pelo prefeito (incluindo, funcionários de sua Administração), aceitou a “reforma” na Praça como foi proposta por Eugênio Pinto.
Para o Ministério Público, esta reunião visava ouvir os clamores sociais acerca do problema, no entanto isso não foi feito pelo Conselho. Até o momento de nossa publicação, a ata dessa reunião não foi tornada pública, mas deverá ser postada no site da prefeitura.
Os presentes na reunião de 12/08 foram, Franque Weber, engenheiro da Prefeitura de Itaúna; Saionara Marques, servidora municipal; Renato Becheilaine, advogado da prefeitura; Janete Rodrigues, funcionária do museu municipal; Ângelo Bráz de Matos, servidor municipal e Gláucio Bustamante, presidente do Centro de Artes Yara Tupinambá (entidade que tem o aluguel de sua sede pago pela Prefeitura de Itaúna). Como podemos ver, todos tem algum vínculo com a Administração municipal.
Portanto, ficou claro que a reunião do CODEMPACE tratou somente das vontades e pretensões do prefeito Eugênio Pinto no que se refere às adulterações arquitetônicas promovidas por ele em nossa Praça da Matriz, vez que todos os envolvidos neste conselho, estão de alguma maneira vinculados à sua Administração.
Se o Ministério Público aceitar esta reunião do CODEMPACE, a decisão “sai da chuva para cair no molhado”, ou seja, continua valendo as intenções iniciais do prefeito de Itaúna, de tratar o patrimônio público local movido somente por suas aspirações particulares.
Tal assunto passar pelo crivo de um conselho como o CODEMPACE é o mesmo que atribuir aos nomes acima (e não ao prefeito) todas as responsabilidades relativas aos danos já causados à Praça da Matriz e outros que, certamente, serão efetivados se o MP aceitar essa reunião fantasiosa. Assim, entendemos que o Conselho apenas “lava as mãos” do prefeito Pinto, pois uma junta de funcionários públicos jamais poderia responder pela população, senão pela administração que paga os seus salários (com a exceção de Bustamante).
Espera-se agora, que o Ministério Público busque outras maneiras de sanar o dano causado ao maior patrimônio local. Este jornal mesmo já havia informado que o CODEMPACE nada mais é do que um conselho, cujo controle está totalmente nas mãos do prefeito, já que foi ele quem nomeou os seus membros.
Com todo o respeito que nutrimos aos membros do CODEMPACE, acreditamos que, necessitamos de fato, não é de “fantasia”, como as reuniões surrealistas desse conselho pintista, que busca clara e somente dar suporte às ordens do Executivo municipal, mas sim, da coragem dos desprendidos agentes públicos (se é que eles existem!) para enfrentar a nossa triste realidade e fazer valer o respeito pelos nossos bens públicos e pela vontade popular.
Não é possível que a sociedade itaunense permaneça à margem de tão incisivas mudanças paisagísticas e patrimoniais em nossa cidade.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine.
- Leia também: outros textos sobre a adulteração na Praça da Matriz.
|
Voltar ao topo.
Clique aqui para ler mais notícias de Itaúna
Clique aqui para acessar à página inicial de Via Fanzine