o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 Adulteração na Praça da Matriz

 

 

Urbanismo:

Engenheira contesta projeto de reforma da Praça

Para ela, o projeto mostra uma coisa, mas estão fazendo outra coisa.

 

Por Pepe Chaves

Editor

Via Fanzine

 

A chamada “reforma” que está sendo executada na Praça da Matriz e Itaúna pela prefeitura, tem gerado manifestações de cidadãos diversos em Itaúna. Angela Nogueira Moreira, engenheira civil, também reagiu diante a forma com que estão sendo feitas modificações profundas no cenário paisagístico do “coração de Itaúna”.

 

Ângela informou que a Prefeitura Municipal de Itaúna, após a  Manifestação Pública da área técnica de Itaúna na Praça Dr Augusto Gonçalves no dia 31/07, contra o início das obras na referida praça, lançou na internet um comunicado sobre a reforma da praça, que reproduzimos a seguir.

 

"Praça arborizada, segura e moderna no centro de Itaúna

- Texto divulgado na internet pela Prefeitura de Itaúna.

 

Depois de apresentado oficialmente o projeto de revitalização da praça Dr. Augusto Gonçalves, os funcionários da obra iniciam suas atividades. Todas as pessoas que circulam pela área central do município podem verificar que, na mesma tarde desta quinta-feira (29), já foram colocados no local, parte do maderite que fará o isolamento da área da obra e a proteção das pessoas e veículos.

 

A proteção também será feita quanto à preservação de todas as espécies de árvores e plantas que já existem na praça. Uma prioridade do projeto paisagístico é garantir que as belas árvores, com suas frondosas copas não sejam danificadas. Há no momento um admirável Ipê Amarelo com suas belas flores iluminando a praça. Tanto o Ipê, quanto todas as outras árvores sadias serão mantidas, com o objetivo de garantir a sombra e a beleza já existente ali. Além das espécies já enraizadas e tão importantes para a paisagem e para o meio ambiente, também será feito o plantio de outras 40 espécies entre arvores nativas do serrado e plantas ornamentais, melhorando ainda mais o aspecto natural e verde da Praça da Matriz.

 

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Cristiano Carneiro, apenas as árvores doentes serão substituídas. Mas, antes de retirar ou até mesmo podar qualquer espécies, os técnicos da secretaria farão uma criteriosa avaliação sobre a saúde delas.

 

“Não existe a intenção de cortar nenhuma árvore da praça sem motivo. Somente as árvores com risco de queda serão retiradas. Mas, o objetivo é melhor a arborização e não degradar. E, todo procedimento relativo ao paisagismo está sendo acompanhado pela bióloga do Departamento de Proteção ao Meio Ambiente.” afirma o secretário.

 

A expectativa gerada quanto ao novo projeto é grande. Muitos elogios e comentários foram feitos após a colocação dos outdoors que apresentam uma maquete do projeto de revitalização. A maquete dá destaque mais aos aspectos relacionados ao sistema do novo piso, mas já é possível verificar que o projeto contempla tanto a segurança, quanto a modernização e a arborização da praça.

 

Os elementos arquitetônicos que são um charme da Praça da Matriz também serão preservados. O laguinho que existe em frente ao Banco do Brasil não será retirado, nele será feita uma ampliação. O local conhecido como Caramanchão, onde muitos itaunenses passam as tardes jogando truco e contando casos, será revitalizado utilizando melhores estruturas e uma arborização adequada para conceder aos seus frequentadores mais conforto. A fonte será substituída por uma fonte moderna e ecologicamente correta que usa menos água e economiza energia.

 

Os banheiros serão construídos atrás da banca de revista e jornais e possuirá também um fraldário. A banca de metal será retirada para ampliar o espaço para prática de esportes. Além dos banheiros haverá a construção de um Playground, um espaço de lazer para crianças.

 

Em toda a praça serão assentados pisos modernos e ecológicos com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e idosos. Além disso, haverá a adequação dos estacionamentos ao redor da praça e os táxis serão relocados para um único local”.

 

Após publicar um editorial sobre o assunto, Via Fanzine também recebeu o texto acima, porém, da Secretária de Educação e Cultura, e sem pedido para publicação. A engenheira Angela Nogueira Moreira, contestou tais colocações, de autoria da Prefeitura de Itaúna, denunciando ainda, contradições anunciadas no projeto e ações contrárias já executadas na Praça da Matriz. Ela destaca também que o projeto anunciado prevê o corte de várias árvores, informação negada posteriormente pela mesma prefeitura, que afirmou através do secretário Cristiano Carneiro, que o mesmo seria “ilustrativo”. Para ela, a prefeitura não pode divulgar um projeto “ilustrativo” ao público, mas sim, disponibilizar o original, ao qual ninguém teve acesso, segundo ela.

 

A seguir, publicamos na íntegra a contestação da engenheira itaunense.

 

Considerações da engenheira Angela Nogueira Moreira

 

“É muito fácil falar, mas nós da área técnica acreditamos que projeto é para ser seguido e o projeto apresentado até agora não é fiel às palavras do comunicado. Aliás, muito ao contrário. Nele consta SIM ,corte de árvores, retirada do lago, retirada do quiosque de truco a muita pavimentação.

 

Porém como é do caráter da ATUAL  Prefeitura escrever uma coisa, falar outra e ainda fazer outra bem diferente, vamos começar cobrando o PROJETO ORIGINAL que eles ainda não nos mostraram e nem apresentaram à população ( pois segundo ELES, O Banner instalado não está fiel ao projeto: “É APENAS ILUSTRATIVO” (palavras do Sr. Cristiano Carneiro).

 

Lembramos Senhores que de ILUSTRAÇÃO estamos fartos. Sempre nos lembraremos de como deixaram nosso TEATRO . Queremos a verdade: QUEREMOS O PROJETO ORIGINAL nas mãos. Queremos ver e saber o que farão com NOSSA PRAÇA.

 

Depois iremos, além de averiguar a execução, averiguar as contas.

 

Nós Itaunenses da área técnica queremos ver as planilhas de custo e ver o preço que estamos pagando pelos serviços executados. Se justos estão ou não.

 

É NOSSO DIREITO E ALERTAMOS VAMOS FAZÊ-LO. SE ESTIVER TUDO CORRETO: OTIMO!

 

ESTA ENTENDIDO?

 

Angela Nogueira Moreira.

Enga Civil. CREA 54149/D”.

 

Fomos informados também, que cidadãos autônomos estão organizando manifestações pacíficas que devem sair às ruas, pedindo às autoridades da Justiça, do Legislativo e do Ministério Público, que intervenham, no sentido de proteger o patrimônio urbanístico que se encontra na Praça da Matriz de Itaúna. Conforme também já divulgamos, recebemos a informação que o Ministério Público local interditou a obra na praça, nessa segunda-feira (09/08), transferindo a resolução do assunto ao CODEMPACE, que deverá se manifestar dentro de 15 dias.

 

- Imagem: Prefeitura de Itaúna.

 

- Leia também: outros textos sobre a adulteração na Praça da Matriz.

 

 
 
Voltar ao topo.
 

Clique aqui para ler mais notícias de Itaúna

 

Clique aqui para acessar à página inicial de Via Fanzine

 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2010, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter