o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 segurança  pública

 

 

 

Carceragem:

Assinada ordem para construção de presídio

A construção do presídio de Itaúna é uma promessa antiga do ex-governador Aécio Neves.

 

Da Redação*

Via Fanzine

 

Solenidade de assinatura na Cidade Administrativa contou

com presença de vereadores e deputado de Itaúna.

 

Na quarta-feira (16/02) aconteceu a solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do presídio em Itaúna. A cerimônia ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), na Cidade Administrativa do Governo de Minas.

 

A Ordem de Serviço foi assinada pelo secretário de estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles. Estiveram presentes na solenidade também o Secretário de Defesa Social Lafayette Andrada, o Diretor Geral do Deop, Gerson Barros de Carvalho e outras autoridades.

 

Num release enviado pela CâmaraA construção do presídio em Itaúna é uma das buscas dos vereadores itaunenses, por se tratar de algo indispensável pela segurança pública e melhor recuperação dos infratores. Para eles, o ideal é que fossem construídas mais escolas e outras fontes de crescimento humano. Mas diante da realidade atual, o presídio já se faz necessário.

 

Estiveram presentes na solenidade de assinatura, o presidente da Câmara de Itaúna, Édio Gonçalves Pinto e os vereadores Silvano Gomes Pinheiro, Antônio de Miranda Silva, Alex Artur da Silva, Lucimar Nunes Nogueira e Vicente Paulo de Souza e o deputado estadual Neider Moreira de Faria (PPS).

 

De acordo com informações fornecidas pela Câmara, “Para os vereadores esse investimento será uma forma de garantir mais dignidade aos presos. Além de gerar mais empregos em Itaúna e permitir à toda a comunidade uma maior segurança. O presídio a ser construído terá capacidade para 302 detentos. A previsão de conclusão das obras é de 450 dias”.

 

A construção do presídio de Itaúna é uma promessa antiga do ex-governador Aécio Neves e o seu objetivo é solucionar um antigo problema da precária cadeia do município.

 

* Com informações e imagem da Câmara Municipal de Itaúna.

 

*  *  *

 

Carceragem:

Publicado edital de licitação do presídio de Itaúna*

DEOP abrirá propostas dia 15 de junho. 

 

 Deputado Neider Moreira e o governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia.

 

Nessa quinta-feira, dia 06/05/10, foi publicado no Minas Gerais, página 49, que o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais – DEOP fará realizar a licitação de nº CO.017/2010, destinada à construção do Presídio com 302 vagas, no município de Itaúna. As propostas serão abertas através de sua Comissão Permanente de Licitação, às 9:00 horas do dia 15 de junho de 2010, em seu prédio na Avenida dos Andradas, nº 1120, bloco A, Centro de Belo Horizonte.

 

A construção do presídio é uma antiga reivindicação, prioritária ao município que há anos vem passando por problemas de superlotação da cadeia e consequente aumento da violência. Através do empenho do deputado estadual Neider Moreira junto ao governo, em junho de 2009 foi definida a empresa Dimensão para elaboração do projeto do presídio e, em setembro, o então secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, se comprometeu com o início da obra para 2010.

 

Em outubro de 2009, os técnicos da Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI) da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) estiveram em Itaúna para vistoriarem o terreno cedido para o presídio, avaliando a localização do terreno e as necessidades técnicas para extensão da rede elétrica, captação de esgoto e fornecimento de água para o prédio. E em novembro o projeto executivo já estava concluído e aprovado.

 

Em 15 de março de 2010, quando esteve com o governador Antônio Anastasia, o deputado Neider cobrou o início da obra. Anastasia afirmou que a cadeia seria assumida pelo Estado e que a licitação do presídio seria publicada em breve, com início da construção ainda no primeiro semestre. Em seguida a SEDS convocou os agentes penitenciários, aprovados em concurso para atuarem no presídio, para iniciarem os treinamentos.

 

Em abril, dia 06, a SUAPI assumiu definitivamente a cadeia pública do município, transformando-a em presídio e sugerindo o breve início da construção do novo prédio.

 

 “Somos muito felizes por estarmos participando efetivamente desse processo para a construção do presídio de Itaúna. Nossa contribuição é uma obrigação do cargo que ocupamos como representante do povo. Devemos agradecimentos à população que confia em nosso trabalho e ao governo, que tem feito grandes investimentos no município e região. A obra do presídio será o maior investimento público do Governo do Estado em Itaúna nas últimas décadas: em torno de 13 milhões de reais. Passo a passo, com o apoio dos governos Aécio e Anastasia, ao longo desses últimos sete anos estamos resolvendo todos os grandes problemas infraestruturais do município, que se acumularam por décadas.”, ressaltou Neider Moreira.

 

Maiores informações e o Edital de Licitação estão à disposição dos interessados no site www.deop.mg.gov.br.

 

* Informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Neider Moreira.

 

*  *  *

 

Terrorismo:

Novo atentado a bomba em Itaúna

Ataques a bomba estão se tornando comuns em Itaúna, desta vez o político

oposicionista ao governo Eugênio Pinto, comerciante Odair de Assis foi o alvo.

 

Da Redação

Via Fanzine 

Janela da sala e estilhaços de vidro sobre o móvel.

 

Na madrugada de domingo (12/04), o comerciante e político Odair de Assis Rodrigues, foi vítima de um atentado a bomba. Um artefato explosivo foi lançado nas dependências de sua residência, causando um forte estrondo por volta das 4h da manhã. Felizmente, não houve vítimas e os danos foram somente materiais.

 

O explosivo arrancou um pedaço de um rodapé de ardósia, quebrou um cano de pvc e a força da explosão estilhaçou também a vidraça da sala de jantar, além de arrancar o reboco de uma das paredes do lado dentro da casa. O susto foi grande e a vítima chamou a Polícia imediatamente para registrar um boletim de ocorrência (BO).

 

Notoriamente, Odair de Assis Rodrigues tem se mostrado um dos mais ferrenhos críticos ao governo do prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto (PT), seja fazendo denúncias através de seus artigos reproduzidos por alguns veículos da mídia local ou protocolizando documentos oficiais na Justiça, denunciando o que ele entende se tratar de atos ilícitos da administração municipal.

 

Sem apontar suspeitos, Odair nos falou sobre o atentado sofrido. “Como você sabe, isso me incentiva cada vez mais a denunciar o que eu tiver nas mãos com fundamento. Hoje mesmo protocolizei mais duas denuncias no MP e no Juizado Eleitoral. A minha parte vou fazer sempre, não vou deixar de ser cidadão cumpridor do meu dever. Recebi várias ligações de apoio, de pessoas de várias camadas sociais, isso nos conforta”, afirmou Assis.

 

Danos causados pela explosão: rodapé, cano, janela e reboco.

 

Ele também nos informou que esta não foi a primeira vez que lhe ocorre algo semelhante, “Não foi a primeira vez. Poucos dias após o protocolo da ação que poderá cassar o prefeito Eugênio Pinto e o vice Pedro Paulo, explodiram meu interfone da mesma forma, conforme registrado no BO nº 186 de 03/01/2009. Na época, não divulguei o fato e apenas o levei ao conhecimento policial e judicial. Mas desta vez a coisa foi mais séria, porque atingiu minha casa, a sala de jantar e, se tivesse alguém por perto as consequências seriam sérias, porque fez um estrago no rodapé externo que é de ardósia”, afirmou.

 

Segundo Odair de Assis, o deslocamento de ar quebrou vidro da janela, cano e descolou o reboco do lado de dentro da casa [veja acima]. Ele acredita que se a bomba tivesse atingido um dos carros estacionados na garagem o problema poderia ter consequências bem maiores.

 

São uns covardes, gostaria que aparecessem na minha frente, mas são todos da mesma laia, safados. O BO da PM é de nº 6.011, iniciado as 4h18 e terminado às 4h30 da manhã do dia 12/04. O BO da Policia Civil é o de nº 723/09.”, nos informou Assis.

 

Restos do explosivo foram recolhidos e investigações estão sendo realizadas pela Polícia em Itaúna na tentativa de se chegar aos autores do atentado. Os ataques a bomba estão se tornando comuns em Itaúna e se fazem mais um problema para a Segurança Pública local. Recentemente, a advogada Maria Helena Pereira também registrou um BO e pediu que se investigasse acerca de um forte explosivo atirado debaixo do seu automóvel.

 

Jamais a cidade experimentou ações desse quilate e tais incidentes deixam a população alarmada e insegura.

 

- Fotos e informações fornecidas por Odair de Assis Rodrigues.

 

 - Leia mais sobre este atentado: Precisamos de itaunenses com urgência - Por Odair de Assis

 
 
 
VOLTAR AO TOPO
 
Mais Itaúna:
www.viafanzine.jor.br/itauna.htm
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter