CNSA - Agência Espacial Chinesa
Taikonauta feminina: Mulher a bordo da Shenzhou IX China vai mandar sua primeira astronauta mulher ao espaço.*
Liu Yang estará a bordo da nave Shenzhou IX acompanhada de dois homens. Mulher deve aumentar eficiência do trabalho da tripulação, diz porta-voz.
A China vai lançar, na tarde de sábado (16), a nave tripulada Shenzhou IX, a quarta deste tipo, com uma novidade a bordo: a primeira mulher astronauta chinesa, Liu Yang.
A expectativa é que Liu, que irá acompanhada de dois homens, melhore a "eficiência" do trabalho da tripulação, segundo a porta-voz, Wu Ping, em entrevista na plataforma de lançamento, situada na província de Gansu (noroeste), segundo a agência oficial Xinhua.
"De maneira geral, as astronautas mulheres têm mais estabilidade psicológica e maior habilidade para lidar com a solidão", afirmou Wu.
Liu se somará à lista de mais de 50 mulheres astronautas que viajaram ao espaço desde que a russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira cosmonauta em 1963, dois anos depois da histórica viagem de Yuri Gagarin.
A designação de Liu foi anunciada nesta semana após um longo processo de seleção que deu preferência a mulheres casadas e com filhos (embora esse não seja o caso da escolhida), devido ao fato de o voo espacial e a possível exposição à radiação poderem causar infertilidade.
Os critérios da escolha são rigorosos. A escolhida tinha, entre outros, de ter dentes perfeitos, pele sem calos ou problemas, e odor corporal agradável -o contrário pode ser um problema durante a permanência no espaço.
Além disso, com esta missão, a China realizará o primeiro acoplamento de uma nave tripulada ao módulo chinês Tiangong I, lançado no último mês de setembro e criado para hospedar os tripulantes e servir de base para experimentos científicos que desenvolverão durante dez dias.
Os astronautas Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang embarcarão às 7h37 de sábado (de Brasília) na Shenzhou IX, que será propulsada ao espaço por um foguete desde o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto noroeste da China.
O lançamento foi anunciado em fevereiro, mas na ocasião foi informado que seria uma nave não tripulada com animais e sementes a bordo para realizar experimentos em condições de gravidade zero e radiação.
Este será a quarta viagem tripulada da China depois das realizados em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.
Segundo dados oficiais chineses, a China se situa no segundo posto no número de lançamentos depois da Rússia, embora os analistas considerem que o país asiático tem atualmente o nível tecnológico de Estados Unidos e União Soviética na década de 1960.
* Informações do G1.
- Imagem: Agência Espacial Chinesa.
- Tópicos associados: China acopla 1º módulo de sua estação espacial China quer homem na Lua em 2025 Registradas mais quedas de lixo espacial na China Rússia não confirma local da queda de sonda SRVAS - Lixo espacial em queda - TV FANZINE VÍDEO Phobos-Grunt pode ter caído no Brasil Sonda russa deve cair entre os dias 15 e 16/01 Lixo espacial: 'Coisas que caem do céu' Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial Ceará: observatório para monitoramento de NEOs Sonda meteorológica cai em quintal Satélite ROSAT cai no Oceano Índico Satélite alemão cairá na superfície Hayabusa: Cápsula retorna após visita histórica a um asteróide JAXA confirma que partículas são de asteroide Nasa comemora sucesso da sonda Messenger Descoberta água no planeta Mercúrio Lançamento: mensageiro segue para Mercúrio
- Extras: Assista vídeo sobre o lançamento da Shenzhou-8. Página do projeto do satélite Planck
Leia outras matérias: www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|