Rússia:
Mistério da morte de Gagarin é desvendado*
Acidente aéreo que matou primeiro homem no espaço foi
provocado por outro avião.
O
cosmonauta soviético Yuri Gagarin, primeiro homem a ir ao espaço.
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Gagarin a bordo da cápsula Vostok 1: primeiro
homem no espaço e herói da União Soviética, elçe morreu em acidente
aéreo causado pela passagem em alta velocidade de outro avião perto do
qual ele estava Foto: - / AFP
Quando subiu a bordo da cápsula Vostok 1 em
abril de 1961, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem no espaço e foi
alçado à condição de herói da antiga União Soviética, a personificação
do triunfo da ciência da superpotência comunista sobre seus rivais do
Ocidente. Assim, as circunstâncias da sua morte em um acidente aéreo em
março de 1968 permaneceram décadas envoltas em mistério, mesmo após o
esfacelamento da URSS. Agora, no entanto, elas foram reveladas por seu
colega cosmonauta Aleksey Leonov, ele mesmo o primeiro homem a fazer uma
caminhada espacial, em 1965.
Leonov passou os últimos 20 anos batalhando com
as autoridades russas pela divulgação dos detalhes da investigação sobre
o acidente, da qual fez parte. Na versão oficial divulgada então,
Gagarin e o experiente instrutor Vladimir Seryogin caíram com o MiG-15UTI
após se desviarem de um objeto voador não identificado – um balão ou um
pássaro. A manobra fez com que seu avião entrasse em parafuso e os dois
morreram no impacto com a terra.
- Esta conclusão é verossímil para um civil,
mas não para um profissional – afirmou Leonov em entrevista à rede de TV
Russia Today (RT). - De fato, tudo aconteceu diferente.
De acordo com um relatório finalmente liberado
pelo governo russo após os insistentes pedidos de Leonov, um jato SU-15
passou perigosamente perto do avião de Gagarin em um voo não autorizado,
precipitando-o rumo ao chão. O ex-cosmonauta contou que naquele fatídico
dia 27 de março de 1968 era o responsável pelos treinamentos de saltos
de paraquedas. O clima estava ruim, com muita chuva, vento e neve, o que
tornava impossíveis os exercícios. Enquanto esperava o cancelamento
oficial do treinamento, ele ouviu o barulho de um avião rompendo a
barreira do som, seguido de uma explosão um ou dois segundos depois, e
então soube que algo tinha dado errado.
- Sabíamos que o SU-15 estava previsto para ser
testado naquele dia, mas ele deveria estar voando a uma altitude de 10
mil metros ou mais, e não 450-500 metros. Foi uma violação dos
procedimentos de voo – disse Leonov. - Depois que realizou a
pós-combustão (necessária para levá-lo à velocidade supersônica) o avião
(SU-15) passou perto de Gagarin, virando seu avião e assim jogando-o em
parafuso, uma espiral, para ser mais preciso, a uma velocidade de 750
km/h.
Leonov lembra que recebeu ordens de voltar para
a base de Chkalovsky, onde soube que o avião de Gagarin deveria ter
esgotado seu combustível há 45 minutos. E suas suspeitas de que um
acidente tinha ocorrido foram confirmadas após informações de que um
local de impacto foi encontrado perto da vila de Novoselovo.
- Enviamos uma equipe que encontrou os
destroços do avião e os restos mortais de Seryogin – contou à RT. - Não
foram encontrados os restos de Gagarin, só seu mapa e uma bolsa, então a
princípio pensamos que ele tinha conseguido se ejetar. Enviamos um
batalhão de soldados que procurou por ele na floresta a noite inteira,
mas tudo que encontraram foram os restos de um balão. Só no dia seguinte
encontramos o corpo de Gagarin. Consegui identificá-lo por uma mancha
escura no pescoço que só tinha notado três dias antes.
Encontrados os restos de Gagarin, teve início
então a conspiração para esconder que ele tinha morrido por falha humana
de outro piloto soviético. Quando conseguiu colocar as mãos no relatório
décadas depois, Leonov encontrou várias falhas, mas a principal no seu
próprio relato, que tinha seu nome, mas foi escrito por outra pessoa com
os fatos mudados.
- Quando vi a cópia, de repente notei que ela
colocou o intervalo entre os sons entre 15 e 20 segundos no lugar dos
dois segundos que relatei. Isso sugeriria que os dois caças estavam
separados por não menos de 50 quilômetros.
Com a ajuda de computadores, simulações
conseguiram então mostrar como o avião de Gagarin entrou em uma espiral
mortal em alta velocidade. Segundo Leonov, a passagem de um avião maior
e mais pesado pelas proximidades fez com que o MiG-15 virasse de cabeça
para baixo. O nome do piloto do SU-15, hoje com 80 anos e saúde frágil,
não foi revelado como condição para a entrevista do ex-cosmonauta.
- Ele era um bom piloto de testes e isso não
vai consertar nada – justificou.
* Informações de O Globo Ciências.
19/04/2013
- Imagem: RCS Energia/Reprodução.
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