|
HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA
Rio de Janeiro
Futebol: Adriano anuncia que não treina mais no Flamengo em 2012* Jogador disse que tomou a decisão após conversar com amigos e familiares.
Adriano dá um tempo.
O atacante Adriano anunciou na manhã desta segunda-feira, por meio de sua assessoria, que não treina mais no Flamengo neste ano. Em nota, o jogador disse que tomou a decisão após conversar com amigos e familiares, e que vai continuar treinando para voltar ao futebol em 2013.
- Pensei muito, conversei com amigos e minha família e cheguei a conclusão que a melhor coisa a ser feita é voltar em 2013. Tomei essa decisão não só por mim, mas também pensando no Flamengo. Estou quase recuperado, mas faltam pouquíssimas rodadas para o final do campeonato. O Clube tem que se concentrar nessa reta final e eu na minha volta com 100% da minha forma física e não apenas para saciar as expectativas. Continuarei treinando com ainda mais garra. Ainda não sei se será no RJ, mas posso afirmar que em 2013 estarei pronto para entrar nos campos. Agradeço sempre e muito aos que torcem por mim. Acreditem, essa decisão foi tomada pensando em todos. Fiquem com Deus e muito obrigado - disse o jogador.
Na mesma nota, Adriano ainda fez um pedido à imprensa: - Por favor, chequem as informações que chegam até vocês. Tenho assessoria de imprensa e sou super transparente. Nós sempre falaremos a verdade, portanto, antes de uma publicação, entrem em contato.
* Informações da Agência O Globo. 05/11/2012
* * *
Igreja Católica: JMJ terá Feira Vocacional no Rio* Durante a JMJ são muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar.
A Comissão de preparação Pastoral do COL - Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013, convida sua comunidade para participar da FEIRA VOCACIONAL da JMJ Rio 2013. Do dia 23 ao dia 28 de Julho do ano de 2013, será realizada na cidade do Rio de Janeiro, RJ - a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).
Trata-se do grande encontro mundial de jovens com o Papa que se realiza a cada dois anos em uma cidade do mundo escolhida pelo Santo Padre. O objetivo principal da JMJ é dar a conhecer aos jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, por meio deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
Durante a JMJ são muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar, como a catequese, eventos culturais, momentos de partilha e vida em comum, entre outros. Uma dessas atividades é a visita à FEIRA VOCACIONAL para que os jovens conheçam os carismas infundidos pelo dom do Espírito Santo. A FEIRA VOCACIONAL da JMJ RIO 2013 permitirá aos participantes do evento conhecer os caminhos vocacionais existentes na Igreja.
A FEIRA VOCACIONAL acontecerá durante os dias da JMJ na Praia Vermelha, ao lado do conhecido ponto turístico Pão de Açúcar. Nos dias anteriores à JMJ haverá também um segundo local oferecido para todas as comunidades participarem da FEIRA VOCACIONAL, já que os espaços na Praça da Urca são limitados. Uma parceria com a Promocat Marketing, empresa contratada para organizar e comercializar a Feira Vocacional, ampliará o espaço da Feira no Centro de Exposições Riocentro, junto com a ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil, evento paralelo à JMJ Rio 2013 que será realizado pela CNBB, também em parceria com a Promocat.
Os locais contarão com estandes para a divulgação vocacional, tendas para Adoração ao Santíssimo Sacramento, além de espaços especiais para celebração da Santa Missa, palcos para shows e apresentações à disposição dos expositores. A praça de alimentação também faz parte da estrutura. Assim, queremos convidar sua comunidade para fazer parte desse belo e importante evento de nossa Igreja. Seguem abaixo algumas informações para você participar da Feira Vocacional da JMJ Rio 2013.
O contato deve ser feito com a Promocat pelo telefone (11) 2099 6688, por email promocat@promocat.com.br ou pelo site www.expocatolicario.com.br.
* Informações de Padre Arnaldo Rodrigues e Padre Leonardo Lopes COL JMJ Rio 2013 Comitê de Preparação Pastoral e Feira Vocacional 19/07/2012
* * *
Rio+20: Conferência decide destino das intenções Líderes estrangeiros irão negociar polêmicas do documento final da Rio+20.*
Leia também: Ban Ki-moon pede 'esforço' para o documento final
Os cerca de 100 chefes de Estado e Governo reunidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, mantêm hoje (21) uma série de discussões em mesas-redondas sobre o documento final a ser anunciado por eles amanhã. A exemplo de ontem, vários presidentes e primeiros-ministros discursarão. O pronunciamento do presidente de Cuba, Raúl Castro, é um dos esperados.
Pela tradição das conferências, os líderes se reúnem em quatro grandes debates, em busca de fechar um consenso sobre o documento final, que nos últimos dias dividiu os negociadores dos países em desenvolvimento e desenvolvidos e gerou muita polêmica. Mas o texto não será modificado, mesmo diante de críticas e apelos. A tendência, segundo os negociadores, é acrescentar, mas sem a possibilidade de exclusão de itens ou de alteração de conteúdo.
Inicialmente, houve uma expectativa de que a versão preliminar, concluída anteontem (19), pudesse ser modificada. Mas o secretário executivo da delegação do Brasil na Rio+20, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, descartou a hipótese.
Segundo Figueiredo, as 30 recomendações encaminhadas pela sociedade civil serão analisadas pelos líderes políticos, mas eventuais mudanças no documento final só ocorrerão daqui a três meses. Reunidos em dez painéis, os integrantes da sociedade civil examinaram os temas-chave do desenvolvimento sustentável, como água, energia, oceanos, novos padrões de consumo, produção e erradicação da pobreza e da fome.
Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, será criado um fórum para debater as propostas da sociedade civil e as sugestões que foram excluídas do texto final. O embaixador lembrou que a criação do fórum foi estabelecida no documento final.
Os chefes de Estado e Governo retomam os debates hoje em meio às cobranças da presidenta Dilma Rousseff para que os países desenvolvidos cooperem com o desenvolvimento sustentável e apoiem os investimentos, sem rejeitar as propostas alegando dificuldades decorrentes da crise econômica internacional.
Paralelamente, alguns líderes políticos e organizações não governamentais (ONGs) exigem mudanças no rascunho do texto alegando que, como está, ele não atende às suas demandas. As queixas envolvem principalmente a ausência específica de repasses financeiros, a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em organismo autônomo e a ampliação da regulação das águas internacionais.
* Informações de Renata Giraldi e Carolina Gonçalves da Agência Brasil | Yahoo! Notícias. 21/06/2012
- Tópico associado: Ban Ki-moon pede 'esforço' para o documento final
* * *
Turista ilustre: Príncipe Harry participa de evento esportivo no Aterro do Flamengo* O príncipe também terá aula de vôlei de praia com a medalhista olímpica Adriana Behar, que contará com a ajuda de outros atletas brasileiros da modalidade, como Jaqueline Silva, Carlão e Pará.
Príncipe Harry é cercado pela imprensa ao participar de corrida ao lado de jovens e atletas no aterro do Flamengo.
Com pontualidade britânica, o príncipe Harry chegou ao Aterro do Flamengo às 9h e deu a largada na corrida do Great Sports Day. Vestindo calça de jogging e camiseta branca, ele usou uma bandeira do Brasil para dar início à corrida, e em seguida se juntou aos participantes. Harry correu por cerca de um quilômetro e parou para se preparar para participar de um jogo de rúgbi, também no Aterro. O jogo de rúgbi durou cerca de meia hora e, na sequência, foram distribuídas medalhas para os participantes.
A escolha do vôlei e do rúgbi tem seus motivos. A arena do vôlei de praia nas Olimpíadas deste ano ficará próxima ao Palácio Real. Já o rúgbi estreia como esporte olímpico nos Jogos de 2016, no Brasil. Assim, a visita do príncipe será oportuna para divulgar os dois esportes.
O príncipe também terá aula de vôlei de praia com a medalhista olímpica Adriana Behar, que contará com a ajuda de outros atletas brasileiros da modalidade, como Jaqueline Silva, Carlão e Pará.
A corrida de 1.600 metros tem a participação de 1.300 pessoas, entre artistas e autoridades políticas, devidamente pré-cadastradas. Quem foi ao local para conhecer o príncipe não pôde participar do evento, mas apenas observar. Desde cedo, pessoas que se aglomeram nas grades colocadas no Aterro acenavam com bandeiras do Brasil e da Inglaterra. Houve um pequeno incidente, por causa da quebra de protocolo de cinegrafistas e fotógrafos da imprensa, que invadiram a pista de corrida para fazer imagens do príncipe de perto. Eles foram retirados por assessores do Consulado Britânico e por equipes de segurança. O príncipe Harry chegou acenando para as pessoas, ao lado de uma cadeirante, que usava uma fantasia de escola de samba e segurava a bandeira da Inglaterra.
Das 6h às 10h da manhã deste sábado, o Aterro do Flamengo foi fechado no sentido Zona Sul, a partir da altura da Praça Luís de Camões - e não da Avenida Marechal Câmara, como geralmente é feito aos domingos - para a chegada do príncipe. Harry deixou o hotel em que está hospedado, no Leme, por volta das 8h30m deste sábado rumo ao Aterro.
À tarde, o príncipe irá a uma comunidade do Rio, que, por segurança, também não foi revelada pela assessoria do Consulado. Mas, segundo a assessoria da prefeitura do Rio, Harry visitará o Complexo do Alemão, na Zona Norte. A proposta da visita, segundo o consulado, é que haja bastante informalidade. Harry conhecerá a vida dos moradores da comunidades e deverá interagir com a população.
No domingo, Harry viaja para São Paulo, onde ele vai participar de uma partida de polo. Mais detalhes da passagem do príncipe pela capital paulista não foram divulgadas.
Em seu primeiro dia de visita ao Rio, ontem, Harry foi à churrascaria, sobrevoou o Rio de helicóptero e participou de evento no Morro da Urca, à noite, onde disse que esta é uma cidade mágica.
* Informações e imagem da Agência O Globo. 10/03/2012
* * *
Capital: PM anuncia greve e comando nega Policiais do Rio declaram greve, mas Comando da PM nega paralisação.*
Os policiais e bombeiros do estado do Rio de Janeiro decretaram greve na noite de quinta-feira, a apenas uma semana para o início do carnaval, mas o Comando da Polícia Militar afirma que todas as unidades estão em pleno funcionamento.
A greve foi decretada apesar do aumento salarial aprovado pelo Governo do Estado, que foi considerado insuficiente. Com esta declaração, o Rio de Janeiro seguiria os passos da Bahia, onde há 11 dias os policiais estão sem trabalhar reivindicando melhoras salariais.
Além de um melhor salário, os policiais e bombeiros do Rio exigem a libertação de um de seus líderes, o cabo Benevenuto Daciolo, que foi detido na quinta-feira ao retornar de Salvador, onde prestava apoio aos grevistas da Bahia.
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou com antecipação um reajuste salarial de 39% para os policiais e bombeiros que estava previsto para outubro de 2013. Apesar disso, os policiais se decidiram pela greve e culparam o governador Sérgio Cabral pela decisão. O diretor jurídico do Sindicato de Policiais Civis, Francisco Chao, afirmou que a greve será pacífica e que não será permitido que os agentes cometam atos de vandalismo. A Polícia Civil e Militar e os Bombeiros do Rio de Janeiro somam cerca de 70 mil homens.
Entretanto, o Comando da Polícia militar divulgou em nota que na madrugada de sexta-feira todas as unidades estavam em pleno funcionamento e que não havia paralisação de nenhum tipo de serviço ao cidadão.
O Rio de Janeiro se prepara para o carnaval, que começará na próxima sexta-feira e atrai milhares de turistas do Brasil e do exterior. O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou na quinta-feira que está garantida a segurança do carnaval carioca.
"Nosso foco é o interesse público e a manutenção da paz no estado do Rio de Janeiro", disse Beltrame, que afirmou confiar que o "bom senso" dos policiais não permitirá atos de vandalismo como os registrados na Bahia.
* Informações da EFE. 10/02/2012
* * *
Capital: Número de mortos em desabamento sobe para 17* Apesar da chuva e da poeira que ainda afeta as redondezas, os trabalhos de busca continuam sem parar.
Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram na madrugada deste sábado o corpo da 17ª vítima do desabamento de três prédios no centro histórico do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (25). As buscas seguem nesta manhã e, de acordo com a prefeitura, pelo menos nove pessoas seguem desaparecidas.
Ao longo da tarde e no início da noite desta sexta-feira, as equipes de busca resgataram quatro corpos dos escombros no local da tragédia, situado na avenida Treze de Maio, ao lado do prédio histórico do Theatro Municipal, próximo à praça da Cinelândia.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio (CBMERJ), Sergio Simões, informou que um dos corpos foi encontrado em um dos depósitos que a Prefeitura está usando para descarregar o entulho retirado do local. Segundo ele, o corpo estava dilacerado.
Apesar da chuva e da poeira que ainda afeta as redondezas, os trabalhos de busca continuam sem parar. As autoridades já descartaram, no entanto, a possibilidade de se achar sobreviventes.
A empresa Tecnologia Organizacional, que executava obras dentro de um dos prédios desabados, negou que seus trabalhos no edifício tenham sido a causa da tragédia.
O governo do Rio de Janeiro decretou três dias de luto oficial a partir desta sexta-feira e suspendeu atos oficiais, entre eles a inauguração de uma ponte que teria a presença da presidente Dilma Rousseff.
* Informações da EFE.
* * *
Sapucaia: Sobe para 12 o número de mortos* Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil retomam as buscam por vítimas de deslizamento.
Mais corpos estão soterrados no local.
Chega a 12 o número de corpos resgatados de um deslizamento de terra ocorrido na madrugada de segunda no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no Centro Sul Fluminense. Segundo a Prefeitura, na manhã desta terça (10) foram localizados quatro corpos. A estimativa é a de que ainda outros 10 corpos estejam soterrados no local.
Segundo a Prefeitura, já foram encontrados os corpos de uma mulher, de aproximadamente 40 anos, e de Gláucia Nascimento, de 72 anos, e Livia Gomes, de 22 anos. O último corpo encontrado por volta das 10h30 ainda não foi identificado.
O trabalho de resgate recomeçou no início desta manhã, e de acordo com o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, a prioridade neste momento é encontrar os corpos. Ele passou a noite no distrito e já está acompanhando os trabalhos dos bombeiros, na manhã desta terça-feira.
Na segunda-feira foram encontrados os corpos de Luiz Carlos Nassifi, de 40 anos, e sua neta, Ana Maria Costa Bela Nassifi, de 3 anos; o casal Sergio "Batatinha" e Solange, e do filho Tiago Carvalho, de 18 anos; e Rosiani Gomes Bastos, de 23 anos, o filho Josiel, de 3, todos em um mesmo deslizamento. Em outro ponto da cidade, morreu um homem de 45 anos identificado apenas como Francisco. O último corpo encontrado até o momento pela Defesa Civil na segunda foi de Tiago. Ele estava entre os escombros na Rua dos Barros.
A Secretaria estadual de Saúde montou um miniposto de atendimento médico na igreja de Jamapará, perto do local onde ocorreu o mais grave deslizamento de Sapucaia. Além do posto, um Ciep da localidade também está dando suporte aos moradores da região, recebendo os desabrigados. A lista de cadastrados no Programa Saúde da Família vai complementar as informações de moradores para que seja criada uma lista unificada de desaparecidos.
Na noite da segunda-feira, o governador Sérgio Cabral ligou para o prefeito Anderson Zanon, para saber o que seria mais necessário para o regate dos mortos. Mais cedo, Zanon disse que todo o distrito de Jamapará está em área de risco de deslizamento. Ele recentemente baixou um decreto, no qual nem a Light nem a Cedae podem fazer serviços em novas ocupações do distrito. Ele afirmou que o município está à espera de verba do Governo Federal para a construção de novas casas e a retirada de famílias de áreas de risco. O prefeito disse que, diante dessa tragédia, vai pedir recursos ao governo estadual:
- Em outro ponto de Jamapará, eu avisei às famílias que haveria deslizamentos. Estas famílias conseguiram ir para o Ciep mais próximo. Mas, no lugar da tragédia, havia casas de pelo menos 60 anos, e nunca ocorreram deslizamentos como esses.
Cerca de 30 bombeiros dos destacamentos de Carmo, Teresópolis, Três Rios e Itaipava foram deslocados para o local. A Polícia Civil estadual também participa do auxílio às vítimas do deslizamento. O Serviço Aeroespacial (Saer) está utilizando o helicóptero Águia 3, para realizar o resgate de feridos por meio de rapel. Além disso, a aeronave transportou equipes do Corpo de Bombeiros para Sapucaia, além de mantimentos e água para as vítimas. Além do Saer, o Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica enviou legistas e papiloscopistas para auxiliar no trabalho de identificação dos corpos encontrados no município de Três Rios, no Centro-Sul fluminense, onde temporais vem atingindo a cidade.
O secretário municipal de planejamento e Defesa Civil, Marco Antonio Teixeira, disse que pelo menos 59 famílias (cerca de 150 pessoas) foram retiradas do lugar. A maioria foi realocada para casas de parentes, vizinhos e amigos. Outros permaneceram no Ciep.
- A terra em Japamará é de aluvião, ou seja, é uma terra ruim, que se dissolve facilmente. E contém muitas pedras. Por isso, o risco aqui é grande. Há pelo menos 4 mil pessoas morando no distrito onde temos feito obras de mitigação - disse Teixeira.
Um funcionário da Agência Nacional de Transporte Terrestre, que não quis se identificar, informou que há pelo menos 70 deslizamentos na BR-393. Os buracos já ocupam mais de meia pista nos quilômetros 122 e 126, próximos a Jamapará. A um quilômetro da tragédia, a Defesa Civil montou um ponto de apoio onde há três helicópteros. A chuva aumentou de intensidade e o nível do rio continua a subir. Mais cedo, em entrevista ao RJTV, o secretário de Comunicação de Sapucaia, Sérgio Murilo, disse há notícias de que uma família que se abrigou em um fusca também acabou morrendo durante o deslizamento.
R$ 600 mil para rodoviária em Cardoso Moreira
O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, começou nesta segunda-feira a visitar os 11 municípios das regiões Norte e Noroeste atingidos pelas fortes chuvas. No fim da tarde, ele estava em Itaperuna, em uma reunião com os secretários de Saúde, Sérgio Côrtes, e Assistência Social, Rodrigo Neves. Em Cardoso Moreira, o vice-governador anunciou a liberação de R$ 600 mil para a construção da rodoviária da cidade. O montante é proveniente do Programa Somando Forças. O anúncio foi feito após reunião com o prefeito local, Gilson Siqueira. Já em Italva, a primeira cidade a ser visitada, o vice-governador se reuniu com o prefeito Joelson Soares, para definir ações de ajuda à população da cidade. No município, o posto de saúde e o hospital ficaram submersos, e a prefeitura vai montar um espaço alternativo para atender à população. Nesta terça-feira, Luiz Fernando Pezão vai se reunir com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e dos Transportes, Paulo Passos para avaliar os prejuízos nos municípios fluminense atingidos pelas chuvas.
No Norte e Noroeste Fluminense, equipes da Defesa Civil estadual e da Defesa Civil de Campos continuam o trabalho de remoção das famílias que vivem na localidade de Outeiro, em Cardoso Moreira, onde um dique se rompeu no domingo. Foi o segundo dique que se rompeu na região em menos de uma semana. Alguns moradores estão indo voluntariamente para casas de parentes, e outros estão recebendo barracas de acampamento para fazem abrigos de emergência num morro próximo. A previsão era de que até esta tarde toda a área de Outeiro - um distrito que nasceu no entorno de uma usina desativada - estivesse inundada. O secretário estadual de Defesa Civil informou à rádio CBN na segunda-feira que a situação está sob controle.
- A situação é menos grave do que imaginávamos ontem à noite. A área de Outeiro está plenamente assistida. Cerca de um quarto das pessoas já saíram e o restante está reticente, quer ver como a água vai chegar, o que é natural - afirmou o secretário, acrescentando que o nível dos rios do Noroeste deve baixar. A expectativa é que a chuva diminua, e os rios voltem ao nível das calhas. Estamos mobilizados em alerta máximo para antecipar ações - disse.
No Rio de Janeiro, as chuvas deste começo de ano levaram sete municípios das regiões Norte e Noroeste a decretar situação de emergência após as enchentes. Balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil inclui as cidades de Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé. Na segunda, o secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que cidades do Noroeste Fluminense cortadas pelo Rio Muriaé receberão três desvios de excesso de água e uma barragem. Na quinta, um trecho da BR-356, que servia como dique para as águas do Rio Muriaé, desmoronou, provocando a inundação da localidade de Três Vendas, em Campos. Climatempo alerta para risco de temporais
E a chuva não dá trégua na Região Serrana, onde grandes volumes voltaram a ser registrados. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a previsão para a terça-feira é de concentração de chuvas em áreas serranas e do Norte e Noroeste do Rio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 11h de domingo e 11h de segunda-feira, choveu quase 96 milímetros sobre Nova Friburgo. Esse volume corresponde a 46% da média normal de chuva para todo o mês de janeiro, segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo. Em Teresópolis, foram registrados 58 milímetros. Toda a Região Serrana do Rio de Janeiro já está encharcada, por causa do excesso de chuva que vem sendo observado desde dezembro passado.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Noroeste Fluminense, Douglas Paulich, Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé tiveram mais de 100 milímetros de chuvas de domingo para segunda. E a maior preocupação é um possível deslizamento de terra.
A chuva está sendo volumosa também no Sul do Estado, e a região de Resende acumulava 72 milímetros entre 11h de domingo e 11h desta segunda. No mesmo período choveu 87 milímetros sobre Macaé, no litoral Norte Fluminense, e quase 44 milímetros sobre Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Em Campos, no Norte do Estado do Rio, choveu mais 18 milímetros. O total acumulado em nove dias já era de aproximadamente 170 milímetros, superando a média normal para janeiro que fica em torno dos 140 milímetros.
A previsão para esta terça-feira é de que as áreas de instabilidade continuem sobre o estado, provocando mais chuva. A situação é de alerta para o alto risco de novas enchentes e deslizamentos de terra. Há previsão de mais chuva para o decorrer da semana, mas alguns períodos com sol a partir de quarta-feira. Contas para doações a vítimas
Como parte do Plano de Ações divulgado pela Caixa Econômica Federal na última sexta-feira, o banco divulgou nesta segunda-feira a abertura de duas contas para arrecadação de doações para vítimas das enchentes no Rio de Janeiro e Minas Gerais. A CEF informa que, além da abertura das contas, promove reforço de pessoal para atendimento nas agências e o deslocamento de duas Unidades de Atendimento Temporário (caminhões-agências) para os locais onde se concentrarão as populações que estão deixando seus locais de residência.
Número das contas para doação:
Rio de Janeiro: Agência: 0199 Operação: 006 Conta: 2012-8 Minas Gerais: Agência: 0935 Operação: 006 Conta: 700-8
Agentes da Operação Lei Seca vão dar apoio
Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado de Governo vai enviar 75 agentes da Operação Lei Seca para as regiões Norte e Noroeste Fluminense. As equipes vão atuar nas cidades de Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Cambuci, Aperibé, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé e Campos dos Goytacazes. Quinze veículos do órgão também serão disponibilizados para auxiliar os trabalhos.
* Informações e imagem da Agência O Globo. 10/01/2012
* * *
Bacia de Campos: Chevron é multada em R$ 50 mi pelo Ibama* Punição está sendo detalhada em entrevista do presidente do Ibama.
A petroleira Chevron recebeu multa do Ibama no valor de R$ 50 milhões pelo vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos. É o valor máximo previsto para multas aplicadas pelo instituto.
A punição está sendo detalhada em entrevista do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, e do secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc.
* Informações da Agência Estado. 21/11/2011
* * *
Bacia de Campos: Vazamento de óleo pode comprometer espécies Membros da Chevron devem ser intimados hoje, diz PF.*
Alguns representantes da petroleira Chevron devem ser intimados ainda esta sexta (18) para prestarem depoimento na próxima semana, segundo confirmou o chefe da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, Fábio Scliar.
A empresa pode ter provocado um acidente ambiental na Bacia de Campos, no Rio, por conta de um vazamento de óleo em uma sapata de um dos poços perfurados pela petroleira na região há cerca de oito dias.
A Polícia Federal no Rio de Janeiro instaurou na quinta-feira um inquérito policial para apurar o acidente ambiental ocorrido na Bacia de Campos.
Os responsáveis pelo incidente poderão ser indiciados pelo crime de poluição e, se condenados, estão sujeitos a penas que variam de 1 a 5 anos de reclusão. Fábio Scliar espera o laudo pericial encomendado a um oceanógrafo para intimar diretores da Chevron.
Ele sobrevoou a região na terça-feira e ouviu cerca de 15 funcionários do navio-plataforma no local.
Rachadura de 300 metros**
De acordo com a Chevron, o óleo está vazando por uma rachadura de 300 metros. No entanto, alguns técnicos acreditam que o rombo seja maior. O vazamento preocupa, pois, segundo a informação de biólogos marinhos, nessa estação, diferentes tipos de vida marinha se acasalam e se reproduzem naquela região.
O vazamento, que despeja milhares de litros óleo no mar, está localizado a cerca de 120 km da costa fluminense. Nesta sexta-feira, membros do grupo ambiental Greenpeace no Brasil promoveram manifestação em frente a sede da multinacional norteamericana Chevron, no Rio de Janeiro.
* Informações de Solange Spigliatti/Agência Estado. ** Da Redação VF, com agências. 18/11/2011
* * *
Capital: Polícia captura traficante Nem em porta-malas 'Nem' é preso em porta-malas de suposto carro de cônsul do Congo*
Nem acabou capturado pela polícia carioca.
O traficante Antonio Francisco Bonfim Lopes, o "Nem", de 35 anos, chefe do tráfico da Favela da Rocinha, foi preso, no início desta madrugada, pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, deixando a favela, na saída próximo à PUC, na zona sul do Rio, e escondido no porta-malas de um Corolla preto, pertencente ao cônsul do Congo. Três homens estavam dentro do veículo. Um deles afirmou aos policiais ser o cônsul. A outra disse que era funcionário do consulado; já o terceiro, seria o advogado do traficante.
O suposto diplomata se recusou a sair do carro para ser revistado alegando imunidade. Os policias, que faziam uma blitz na região e já haviam parado vários carros, disseram que iriam acompanhar o veículo até a sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), que fica na Praça Mauá, na zona portuária, região central. No caminho, o motorista do Corolla parou o veículo junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Clube Naval, onde o trio ofereceu cerca de R$ 30 mil aos PMs em troca da liberação de todos, mas o suborno ficou só na tentativa. O porta-malas do carro foi então aberto e o traficante, encontrado.
O traficante e os demais três ocupantes do Corolla foram levados para a sede da PF.
Repercussão internacional
A prisão do chefe do tráfico de drogas da Rocinha, Antônio Bonfim Lopes, o Nem, é notícia em diversos veículos internacionais nesta quinta-feira. No diário espanhol "El País", Nem é descrito como "o homem que impunha sua vontade e caprichos na que é considerada a maior favela do Rio".
Ainda segundo o jornal espanhol, o fato de policiais terem se negado a aceitar propina em troca da liberação de Nem, durante a tentativa de fuga do traficante, mostra que algo mudou dentro da polícia do Rio, que fora alvo durante muitos anos de escândalos de corrupção.
O "El País" também chamou a atenção para a prisão de Anderson Rosa Mendonça, conhecido como Coelho, braço-direito do traficante Nem e chefe do tráfico no Morro de São Carlos. Coelho e mais quatro comparsas tentavam fugir, mas foram interceptados por agentes da Polícia Federal. O jornal reforçou que o grupo era escoltado por policiais civis e militares que teriam recebido cerca de R$ 2 milhões para proteger os criminosos. Sobre o fato, o "La Nación", da Argentina, ressalta que, mesmo com uma melhora na reputação das policias, o escolta de Coelho prova que ainda há corrupção dentro das forças de segurança estatais do Brasil.
De acordo com o periódico argentino, os prováveis 120 mil moradores da comunidade temem uma explosão de violência na favela por causa da entrada da polícia para a promoção da pacificação e instalação da UPP. O jornal ressalta que muitos deles deixaram suas casas antes do início das operações.
Cabral quer transferência de Nem e outros
O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio CBN, que pediu a transferência de Antônio Bonfim Lopes, o Nem, e de outros traficantes para presídios federais. Segundo ele, os documentos já foram enviados às unidades de segurança máxima fora do estado. O governador também elogiou a prisão do traficante.
- Isso foi fruto da parceria entre as Forças Armadas e as polícias Federal, Civil e Militar. É muito importante o trabalho que o Rio vem desenvolvendo com a retomada de seus territórios. A Rocinha e o Vidigal são duas comunidades muito simbólicas e muito queridas. Elas estão em um lugar privilegiado, mas foram crescendo sem nenhuma estrutura. Esse é um dia de muita alegria para todos nós - declara Cabral. Quanto a prisão de policiais que davam coberturas aos traficantes da Rocinha, Sérgio Cabral afirmou que todos serão punidos.
- Se tem um ou outro que não presta, esse será punido. Temos que olhar para os policiais que fazem esse o trabalho correto. Nós estamos no caminho certo. Esse trabalho da Rocinha e do Vidigal não acabou. Os fuzileiros entram nessa ação junto com as polícias Federal e Militar para dar apoio a esse grande momento do Rio, que também é um grande desafio - destacou o governador.
Sérgio Cabral acredita ainda que não haverá confronto na retomada da Rocinha.
- Faço um apelo para que esses marginais se entreguem. Mas estamos prontos para qualquer tipo de reação - disse Cabral.
* Informações de Agência Estado, Agência O Globo e O Globo com CBN. 10/11/2011
- Tópico relacionado: Polícia prende o mais procurado traficante carioca
* * *
Zona Sul: Ricardo Teixeira é internado com diverticulite* Presidente da CBF dá entrada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, com dores abdominais. Quadro é estável, mas ainda não há previsão de alta.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi internado no fim da tarde desta quinta-feira no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O dirigente, que chegou ao local queixando-se de dores abdominais, apresenta quadro de diverticulite (saiba o que é na ilustração abaixo). Sua situação é estável, mas não há previsão de alta. Certo, por enquanto, é que ele vai passar ao menos a madrugada desta sexta-feira internado.
Ricardo Teixeira tem 64 anos de idade. Ele chegou ao hospital caminhando, ao lado da esposa e de dois seguranças. O dirigente está em observação no setor de emergência e está lúcido, conversando normalmente. Teixeira foi atendido inicialmente por seu médico pessoal, Jorge Castro Y Perez. Depois, passou a ficar sob os cuidados da equipe do hospital.
Além de presidente da CBF, Ricardo Teixeira preside também o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014. O dirigente tem farto histórico de problemas cardíacos. Por duas vezes, ele teve de ser submetido a angioplastias ao longo da última década. O problema de agora, entretanto, não tem a ver com o coração.
* G1 (RJ). 29/09/2011
|
|
HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA
© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.