o portal dos itaunenses de todo o mundo...
Ofícios
. Ofício recebido: DIREÇÃO DO FORO DA COMARCA DE ITAÚNA-MG Correição Ordinária Geral de 2010
Ofício nº 024/2011/DF Data: 18 de fevereiro de 2011 Assunto: Esclarecimento(Faz)
Ilmº Sr. Diretor-Responsável Jornal Via Fanzine Itaúna-MG
Prezado Diretor,
Sirvo-me do presente para esclarecer os fatos publicados na matéria desse Jornal, Via Fanzine, em sua página na internet (http://www.viafanzine.jor.br/comunidade.htm), sobre a Audiência de Correição Ordinária Geral de 2010, ocorrida no salão do Júri desta Comarca, no dia quatorze do corrente mês, vejamos:
Na citada audiência, não consta que havia representante deste jornal. Pois bem! a participação consciente do Diretor de Redação do jornal é manifesta, haja vista que a matéria não foi assinada por jornalista, o que não pode, pois, alegar ignorância sobre aquilo que faz veicular no jornal sob o seu comando.
Sobre a questão levantada pelo Dr. Pedro de Vargas, Presidente da Subseção da OAB, este Magistrado manisfestou relativamente à legalidade da retirada dos processos nas Secretarias sem procuração nos autos, decisão recente do STJ autorizando tal procedimento, sendo que minha opinião é contrária à decisão, mas será cumprida conforme seus termos.
Houve realmente, em tom de brincadeira, uma intervenção durante a audiência, por parte deste Magistrado, sobre as conversas paralelas, dizendo que as mesmas podiam ser ouvidas até dentro de um ônibus, transitando pela praça. Mas tal observação não ocorreu diretamente sobre a pessoa da ilustre Advogada a Drª Maria Helena Pereira, que merece todo o nosso respeito e consideração. Aliás, oportuno mencionar, que em nenhum momento foi observada qualquer alteração, que merecesse uma atitude mais enérgica por parte deste Magistrado.
Na oportunidade, quero parabenizar o Jornal pela contribuição que tem dado aos cidadãos do Município de Itaúna, bem como à coletividade em geral da Comarca, levando a informação do Poder Judiciário local em tempo hábil e com seriedade.
Considerando que a imprensa, em geral é, de certa forma, formuladora de opinião pública, há que se considerar que as oportunidades oferecidas por parte da imprensa, através de publicações de fatos relevantes, fazem a diferença, e vemos aqui a forte possibilidade de solidificação das bases no quesito cultura-informação e fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
Assim queremos com estas poucas palavras, manifestar nossa consideração e esclarecimentos, respeitando com admiração os serviços prestados por esse Jornal, solicitando que seja a publicação do presente esclarecimento.
Atenciosamente,
Geraldo Rogério de Souza Juiz de Direito Diretor do Foro
-------------------
Resposta do editor:
Agradecemos ao juiz da 1ª Vara Geraldo Rogério de Souza, diretor do Fórum Mário Matos, da Comarca de Itaúna por se manifestar sobre a nossa cobertura da Correição dirigida por ele em nossa cidade, em artigo, sob o título "Cidadão cobra cassação de prefeito a juiz". Cabe colocar que realmente este editor não estava presente na dita reunião e não apresentamos, realmente, um representante formal ao condutor da Correição. No entanto, costumamos receber as informações de pessoas comuns que participam de tais eventos de caráter público, sobretudo, nos repassando gravações em áudio (conforme também tornamos públicas algumas reuniões do Poder Legislativo), o que garante à legitimidade do conteúdo veiculado por VF.
A partir daí, fazemos as edições e redações que julgamos necessárias, no sentido de compor a matéria. Esta é uma maneira que tem funcionado, vez que a nossa sede esteja situada em Itaúna e a redação desse jornal em Belo Horizonte, o que nos dificulta enviar representantes desse para cobrir determinados eventos de suma importância social. Razão esta, de o referido texto sustentar a assinatura da "Redação de VF" (que redigiu as informações recebidas de Itaúna) e, desta maneira, sempre que for assim, o conteúdo se encontrará sob responsabilidade dessa editoria, - tendo por base, os referidos dados recebidos.
Na parte de nossa cobertura que se refere à conhecida advogada Maria Helena Pereira, funcionária de confiança do prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto (expulso do PT local), informamos que se trata de pessoa a qual nutrimos respeito e reconhecimento. Contudo, a transcrição da referida cobertura ocorre à maneira do nosso livre entendimento, conforme ali reportado. E, lamentamos sobremaneira se distorcemos à realidade ou causamos algum mal estar a qualquer pessoa.
Assinalamos que, apesar de terem sido veiculadas algumas informações, cobranças e denúncias “fortes”, de fato, conforme aponta o meritíssimo juiz Geraldo Rogério de Souza, a dita reunião do Judiciário foi conduzida com perfeita plenitude e denodada organização.
Saudamos o nosso competente magistrado por sua expressão, colocando o nosso modesto trabalho ao seu dispor, sempre que se fizer necessário.
Pepe Chaves editor/diretor 21/02/2011
* * * Fonte: Jornal Oficial do Município de Itaúna. |
Voltar ao topo.