A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 Em orbita

 

 

Turismo espacial:

VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico

Realizado o primeiro voo de uma nave comercial, que deverá levar turistas à orbita da Terra.

 

 Por Pepe Chaves*

Para ASTROvia

 

VSS Enterprise executou seu primeiro voo tripulado.

 

Voo tripulado

 

A sugestiva data de 10/10/2010 foi marcada na história as viagens do turismo espacial, atividade que ainda engatinha, mas que num futuro breve deverá gerar uma das maiores indústrias do planeta. Nesta data, a empresa americana Virgin Galactic, que desenvolve o primeiro sistema de voo espacial tripulado para turismo de negócios, realizou a conclusão do bem sucedido primeiro voo pilotado da SpaceShipTwo (VSS Enterprise) na Califórnia (EUA).

 

A nave que futuramente deverá levar turistas à órbita terrestre foi lançada a partir de sua nave-mãe a Eva (WhiteKnightTwo) a uma altitude de 45 mil pés (13.700 metros). Ela já havia sido testada em vvo, porém controlada remotamente, ou seja, sem tripualação.

 

Durante seu primeiro voo tripulado, a VSS Enterprise foi pilotada por Pete Siebold e co-pilotada por Mike Alsbury, fazendo com que a Virgin Galactic anunciasse - o que passou a ser - o "primeiro voo tripulado de uma nave espacial comercial". Os principais objetivos do voo foram a realização de um voo livre a partir da nave da nave-mãe e também para que os pilotos executassem manobras e aterrissassem no Mojave Air e Space Port, na Califórnia.

 

Outros objetivos técnicos do voo foram concluídos com sucesso, inclusive, a verificação de que todos os sistemas funcionavam, antes e após o lançamento. A empresa informou que, durante o voo experimental, diversos testes foram executados em componentes distintos da nave.

 

A VSS Enterprise sobe acoplada no centro de sua nave-mãe - uma espécie de aeronave dupla.

- Clique aqui para assistir o vídeo do voo histórico VSS Enterprise.

 

Turismo espacial

 

 A Virgin Galactic está prestes a se tornar a primeira empresa do mundo a promover exploração comercial do espaço, abrindo um novo conceito e negócios. A empresa já conta com 370 depósitos de clientes, totalizando um capital de US$ 50 milhões. As futuras operações comerciais devem ocorrer no Spaceport America, no Novo México, onde os preparativos finais estão ocorrendo para uma cerimônia de inauguração da pista, na sexta-feira 22/10. De acordo com as informações divulgada pela empresa, o custo de cada viagem espacial, atualmente, seria de US$ 200 mil por passageiro.

 

Empolgado com as novas possibilidades que começam a surgir nesses novos horizontes espaciais, George Whitesides, diretor da Virgin Galactic, presente no voo histórico, se dizia emocionado. "Assistir o pouso da primeira nave espacial tripulada comercial em uma pista é algo que eu sempre sonhei em ver. Agora, nosso desafio daqui para frente será para completar nosso programa experimental, obter a nossa licença FAA e, seguramente, trazer o sistema em funcionamento no Spaceport America, Novo México", declarou.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e do portal ASTROVIA.

- Com informações de Collect Space (http://www.collectspace.com) e tradução do autor.

 

- Fotos: Virgin Galactic Varmuza Mischa.

- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).

- Clique aqui para assistir o vídeo do voo histórico VSS Enterprise.

 

- Leia também:

 Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

 

- Produção: Pepe Chaves

 ©Copyright, 2004-2010 - Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

Leia outras matérias na

http://www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm

 ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter