JAXA
Hayabusa: JAXA confirma que partículas são de asteroide Agência espacial japonesa confirma sucesso da sonda Hayabusa.
Por Pepe Chaves* de Contagem-MG Para ASTROvia
O microscópio eletrônico de varrição (SEM) da JAXA está sendo usado na análise das partículas.
A Agência Espacial Japonesa (JAXA) constatou que as mostras enviadas à Terra por sua sonda Hayabusa correspondem efetivamente ao asteróide Itokawa, sobre o qual posou em setembro de 2005 para a tomada de mostras com o propósito de voltar à Terra com as mesmas.
De acordo com as provas realizadas com microscópio eletrônico de varrição (SEM), as observações e análises das amostras identificam cerca de 1.500 grãos como sendo partículas de rocha. A maioria foi considerada de origem extraterrestre e, definitivamente do asteróide Itokawa. O resultado da análise foi divulgado após a realização de estudos aprofundados e comparação dos componentes minerais.
Partículas com tamanho inferior a 10 micrômetros ainda serão analisadas. O manejo destes minúsculos grãos requer habilidades especiais e técnicas. A JAXA informou que está desenvolvendo as técnicas de manejo necessárias e a preparação de equipes associadas para a análise destas partículas minúsculas.
A cápsula Hayabusa foi lançada ao espaço pelos japoneses em maio de 2003 e, depois de cobrir com sucesso uma longa e arriscada missão, regressou à Terra com seu precioso tesouro no dia 10/07/2010.
* Pepe Chaves é editor do diário Via Fanzine e dos portais ASTROvia e UFOVIA. - Com informações e imagem da JAXA. - Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Tópicos relacionados: Cápsula retorna, após visita histórica a asteroide China lança Chang'e 2, sua segunda sonda lunar
- Produção: Pepe Chaves.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|