Voos privados
SpaceX: Um japonês será enviado à órbita lunar Bilionário japonês participará da primeira missão lunar BFR da SpaceX e se tornará o primeiro civil a rodear a Lua e voltar à Terra.
Da Redação* 19/09/2018
Imagem ilustrativa da SpeceX mostra a espaçonave BFR contornando a Lua. Leia também: SpaceX anuncia voo tripulado ao redor da Lua Falcon Heavy: O foguete que transportou o futuro Cápsula Dragon retorna à Terra Dragon se atracou à Estação Espacial Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico
A empresa espacial SpaceX anunciou que assinou um contrato com o primeiro passageiro privado do mundo a voar ao redor da Lua a bordo do veículo de lançamento Big Falcon Rocket (BFR) e ser trazido de volta à Terra.
O empresário Elon Musk, proprietário da SpaceX, revelou que o primeiro passageiro civil que planeja voar ao redor da Lua é o bilionário e magnata japonês da moda online Yusaku Maezawa, de 42 anos. O anúncio foi feito na sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, na terça-feira, 18/09.
A missão está prevista para 2023 e seria a primeira jornada lunar humana desde 1972, quando os últimos homens pisaram no satélite terrestre com a Apollo 17.
Mas, tudo depende de um foguete que ainda não foi construído, e quanto a isso, Musk advertiu: "Ainda não é 100% certo que possamos fazer este voo”. O BFR ainda é um protótipo de um sistema de lançamento ambicioso. O design - como Musk descreveu durante uma conferência em 2017 - remonta uma espaçonave com 57 metros de altura acoplada a um foguete.
A empresa disse que o voo a bordo do foguete BFR, lançado em 2016 por Musk, representa "um passo importante para permitir o acesso de pessoas comuns que sonham em viajar ao espaço".
Um japonês no mundo da lua
O bilionário Yusaku Maezawa ganhou as manchetes de todo o mundo no ano passado ao pagar US$ 110,5 milhões por uma pintura do falecido artista francês Jean-Michel Basquiat num leilão em Nova York.
O entusiasta da arte afirmou a repórteres que convidaria de seis a oito artistas de todo o mundo para acompanhá-lo nessa viagem. "Eles serão convidados a criar algo depois que voltarem à Terra. E essas obras irão inspirar o sonhador que existe dentro de todos nós", disse Maezawa.
Apenas 24 homens visitaram a Lua - todos eles americanos, destes, 12 pousaram no solo lunar e 12 permaneceram na sua órbita. A missão Apollo 17 da Nasa, realizada em dezembro de 1972 marcou a última vez que seres humanos pousaram na Lua, ou estiveram além da órbita baixa da Terra.
No caso de Maezawa, ele não pousará na lua, mas viajará no que é chamado de "trajetória de retorno livre", que trará de volta sua nave BFR à Terra, depois de passar por detrás do satélite, podendo observar de perto o “lado escuro da lua”.
O japonês Yusaku Maezawa deverá ser o primeiro civil a fazer uma viagem às cercanias lunares.
Viagens tripuladas
Em 2017, Musk anunciou que estaria enviando dois passageiros para um loop ao redor da Lua, cujo lançamento deveria ocorrer já neste ano. Na época desse anúncio, a SpaceX planejava usar seu foguete Falcon Heavy e sua versão tripulada da cápsula Dragon.
Mas em fevereiro deste ano, Musk disse que a SpaceX se concentraria no BFR para as futuras missões tripuladas. Contudo, o BFR nunca voou, mas Musk divulgou alguns detalhes técnicos sobre o assunto. O foguete deve ter 118 metros de altura e um diâmetro de nove metros. Em comparação, o seu Falcon Heavy possui 70m de altura e consiste de um núcleo de foguete central com dois boosters acoplados, cada um com diâmetro de 3,66m.
Recentemente, Musk divulgou novas imagens artísticas do BFR e da nave espacial que transportará passageiros ao redor da Lua. Ele também confirmou algumas mudanças de projeto na espaçonave, incluindo três grandes antenas e um escudo de calor preto na parte inferior.
Eventualmente, o BFR deverá ser capaz de erguer uma quantidade de 150 toneladas para a órbita baixa da Terra – quantidade superior aos foguetes Saturn V, da Nasa, que ergueram a espaçonave Apollo.
Polêmicas desconfortáveis
Mas se fora da Terra os planos de Musk estão decolando bem, aqui no chão é fato que ele tenha atraído algumas manchetes desconfortáveis ultimamente. Ele apareceu recentemente fumando maconha durante um webcast com um comediante norte-americano, o que para muitos, não foi bom para a sua imagem. Também as ações da sua empresa Tesla tiveram turbulências depois que Musk disse em um tweet no mês passado que pretendia construir uma montadora particular. Mas, ele abandonou essa ideia duas semanas depois.
Musk também estava sendo processado por difamação, devido às suas repetidas alegações de que um mergulhador de cavernas britânico teria abusado de crianças. O processo movido pelo mergulhador Vernon Unsworth (que ajudou no resgate de 12 adolescentes tailandeses de uma caverna inundada em julho passado) pede US$ 75.000,00 de indenização e uma injunção contra Musk para que ele cesse com tais acusações.
* Com informações de BBC e SpaceX.
- Imagens: SpaceX/divulgação.
- Leia também: SpaceX anuncia voo tripulado ao redor da Lua Falcon Heavy: O foguete que transportou o futuro Cápsula Dragon retorna à Terra Dragon se atracou à Estação Espacial ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico Nasa busca alternativas para voos espaciais
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2018, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|