Voos privados
Cápsula Dragon: Nasa vai retomar voos tripulados NASA e SpaceX marcam primeiro lançamento histórico de astronauta em nave privada para 27 de maio próximo. Primeiro voo teste levará dois astronautas à Estação Espacial Internacional*.
A Crew Dragon será lançada com Behnken e Hurley e entrará em órbita e encontro com a ISS, que deve ocorrer cerca de 24 horas após a decolagem. Leia também: SpaceX anuncia voo tripulado ao redor da Lua Falcon Heavy: O foguete que transportou o futuro Cápsula Dragon retorna à Terra Dragon se atracou à Estação Espacial Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico
A NASA e empresa particular espacial SpaceX definiram data e hora específicas para o seu primeiro lançamento histórico de astronauta a bordo de uma espaçonave particular a partir do do solo dos EUA. A data foi planejada para 27 de maio e uma hora de decolagem prevista para 16h32 EDT (13h32 PDT) do Espaço Kennedy Center, no Complexo de Lançamento 39A da SpaceX (LC-39), na Flórida/EUA.
Já havia sido anunciado anteriormente que essa missão estaria em um período de lançamento de meados a final de maio, mas agora sabemos exatamente quando a agência e a SpaceX esperam lançar os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley para esta viagem inaugural à Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento consiste no envio da primeira missão tripulada no programa Commercial Crew da NASA, que busca devolver as capacidades de lançamento americanas por meio de parcerias privadas, com a SpaceX e a Boeing participando e desenvolvendo seus próprios veículos de lançamento e embarcações de tripulação.
A SpaceX tomou todas as medidas necessárias para chegar a esse estágio à frente da Boeing, e este voo, chamado Demo-2, enquanto ainda tecnicamente fará parte do programa de testes, levará os astronautas da NASA visitarem a Estação Espacial para "uma estadia prolongada", com uma duração completa ainda a ser determinada.
Este teste final validará cada aspecto do sistema de lançamento da cápsula (nave) Crew Dragon e do foguete Falcon 9, incluindo a plataforma de onde o foguete decola, as instalações operacionais em terra, os sistemas orbitais e os procedimentos dos astronautas. Na pendência da conclusão bem-sucedida de todos esses elementos, a Crew Dragon deve ser definido para uma certificação operacional completa, após o que poderá iniciar o serviço regularmente programado de entrega de astronautas para e a partir da ISS.
Para a missão, a Crew Dragon será lançada com Behnken e Hurley e entrará em órbita e encontro com a ISS, que deve ocorrer cerca de 24 horas após a decolagem. A espaçonave foi projetada para atracar de forma totalmente autônoma com a estação (e já o fez em uma ocasião anterior durante uma missão de demonstração desaparafusada), então Behnken e Hurley desembarcarão e se juntarão aos demais membros da equipe da ISS, realizando pesquisas na plataforma científica orbital.
A Crew Dragon que voa nesta missão foi projetada para permanecer em órbita por cerca de 110 dias, mas seu tempo real de permanência será decidido pela disponibilidade da missão da tripulação comercial no momento do lançamento. A Crew Dragon, que é uma versão totalmente operacional, foi projetada para estadias de pelo menos 210 dias, e a tripulação de quatro astronautas, incluindo três da NASA e um da agência espacial do Japão, já está determinada. Se tudo correr bem, isso acontecerá ainda este ano.
A Crew Dragon do Demo-2 executará um desencaixe automático com a ISS, com Behnken e Hurley a bordo. Quando estiverem prontos para retornar, então, eles entrarão novamente na atmosfera da Terra e terão um pouso controlado por paraquedas no Oceano Atlântico, onde um navio da SpaceX irá buscá-los e trazê-los de volta para a Flórida.
Obviamente, a NASA e a SpaceX estão enfrentando desafios, juntamente com todos os outros, com a crise global da COVID-19, mas a agência tomou precauções extras para garantir que essa missão continue, já que o administrador da NASA, Jim Bridenstine, observa que o acesso e a presença dos EUA dentro da ISS continuam críticos.
* Informações de Darrell Etherington/techcrunch.com, com tradução de Pepe Chaves para Via Fanzine e ASTROvia. 17/04/2020
- Foto: SpaceX/divuçgação.
Leia também: SpaceX anuncia voo tripulado ao redor da Lua Falcon Heavy: O foguete que transportou o futuro Cápsula Dragon retorna à Terra Dragon se atracou à Estação Espacial ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico Nasa busca alternativas para voos espaciais
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2020, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|