Pesquisa
Alcântara-MA: Foguete brasileiro com etanol é lançado com sucesso* O experimento funcionou durante o período previsto de 90 segundos. A carga útil embarcada, denominada Estágio Propulsivo a Propelente Líquido, consiste em um motor que utiliza etanol e oxigênio líquido.
A estudante Marcelle Soares Santos, formada pela USP é o destaque do Tollestrup Award em 2014. Leia também: Observatório do Vaticano Funes volta a falar de possíveis ETs Centenas de exoplanetas já foram catalogados Exoplaneta é visto em trânsito na sua estrela Astrônomos descobrem um novo planeta azul Astrônomos anunciam descoberta de planeta com quatro sóis Tau Boötis b: Revelações de um exoplaneta Telescópio da Nasa encontra 1º planeta habitável Descoberto planeta rochoso similar à Terra
O lançamento do primeiro foguete brasileiro com motor a propelente líquido foi feito na noite de ontem (1º) no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Todos os requisitos técnicos de sucesso da missão foram atingidos, segundo o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, coordenador da operação.
O experimento funcionou durante o período previsto de 90 segundos. A carga útil embarcada, denominada Estágio Propulsivo a Propelente Líquido, consiste em um motor que utiliza etanol e oxigênio líquido. O sistema foi desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia em parceria com o IAE.
O lançamento do foguete ocorreu às 23h02 e durou 3 minutos e 34 segundos. Durante o teste, houve a coleta de dados para estudos de um sistema de posicionamento global (GPS) de aplicação espacial, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e de um dispositivo de segurança para veículos espaciais, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica.
A operação serviu também para o treinamento das equipes na operação e lançamento de motores a propelente líquido, visando a aplicação no desenvolvimento de futuros veículos suborbitais e lançadores de satélites.
O bom desempenho do motor possibilitará a retomada de lançamento dos foguetes brasileiros, por parte da Agência Espacial Alemã, a partir da Europa. Os alemães participaram da operação com trabalho de coleta de dados em voo, por meio de uma estação móvel de telemetria.
* Informações de Olhar Digital. 03/09/2014
- Imagem: Divulgação.
- Leia também: Observatório do Vaticano Funes volta a falar de possíveis ETs Centenas de exoplanetas já foram catalogados Exoplaneta é visto em trânsito na sua estrela Astrônomos descobrem um novo planeta azul Astrônomos anunciam descoberta de planeta com quatro sóis Tau Boötis b: Revelações de um exoplaneta Telescópio da Nasa encontra 1º planeta habitável Descoberto planeta rochoso similar à Terra Descoberto planeta que veio de outra galáxia Missão Kepler detecta astro parecido com Tatooine Descobertas duas novas luas em Júpiter Sonda Juno registra Terra e Lua vistas de longe
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2014, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|