NEO - Objetos Perto da Terra
Setembro de 2012: Asteroide vai passar próximo da Terra* O asteroide 2012 QG42 é quase do tamanho de três campos de futebol. A rocha é proveniente de uma região além da órbita de Marte.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA 04/09/2012
Imagem mostra o asteroide2012 QG42 como o ponto mais brilhante ao centro. - Leia também: Os novos ícones do fim do mundo De olho nas ameaças que vêm do céu Europa: meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta China lança ambiciosos projetos espaciais
Um asteroide de dimensão relativamente grande, só descoberto em 28/08, tem chamado a atenção de astrônomos demais pesquisados nesses últimos dias.
A rocha espacial batizada pelos cientistas de 2012 QG42 deverá atravessar uma área próxima do sistema Terra-Lua. O objeto terá sua aproximação máxima da Terra no dia 14/09/2012.
A uma grande velocidade, esse imenso pedregulho sideral deverá trafegar a uma distância estimada em apenas 2,8 milhões de quilômetros da Terra, o que equivale a 7,4 vezes a distância entre a Lua e a Terra, valor esse, considerado pequeno pela astronomia.
Os cientistas informaram que o asteroide 2012 QG42 tem tamanho aproximado de três campos de futebol. Em seu trânsito, a rocha "vagabunda" que vai cortar o nosso espaço cósmico é proveniente de uma região situada além da órbita de Marte.
De acordo com informações divulgadas recentemente pelos astrônomos que estão monitorando essa rocha incandescente, o seu avantajado brilho está sendo observado através de instrumentos e já se mostra similar ao de uma estrela com magnitude 15.
O asteroide 2012 QG42 tem um tamanho estimado de 200 x 500 metros e terá uma abordagem estreita com a Terra, em cerca de 7,43 LD (distâncias lunares) ou 0,019 UA em 0510 UT, no dia 14/09/2012.
Este asteroide atingirá magnitude média de 13,6 por volta de setembro 10/12. O 2012 QG42 tem sido um alvo nos telescópios terrestres de rádio. Astrônomos dos observatórios de Goldstone e Arecibo já estão observando-o durante este mês de setembro.
O 2012 QG42 foi classificado como PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso). Os PHAs são asteroides com dimensões superiores a 100 metros e que podem chegar mais perto da Terra do que 0,05 UA.
Entretanto, nenhum dos PHAs conhecidos atualmente está em rota de colisão ou representa perigo para a Terra, embora os astrônomos estejam encontrando novos objetos similares diariamente.
* Com informações de Ernesto Guido, Howes Nick & Sostero Giovanni, Minor Planet Center (http://www.minorplanetcenter.net) e tradução do autor.
- Foto: Ernesto Guido, Howes Nick & Sostero Giovanni.
- Colaboraram: J. Ildefonso P. de Souza (SP) e Fábio Bettinassi (MG).
- Extra: Clique aqui para obter mais informações sobre o 2012 QG42.
- Tópicos associados: Os novos ícones do fim do mundo Europa: meteoro explode sobre o País de Gales De olho nas ameaças que vêm do céu Meteorito assusta moradores de Cuzco Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta Nasa esclarece sobre passagem do cometa Elenin Nasa mostra asteroide que passa próximo Asteroide passou raspando à Terra Mais lixo espacial atinge o Nordeste SRVAS – lixo espacial em queda – vídeo da TV FANZINE Encontrada parte do Ônibus espacial Columbia num lago Asteroide passou raspando à Terra Descoberto asteroide que segue a Terra Doutorando da USP lança livro sobre Direito Espacial Pedra fumegante se precipita sobre uma praia Argentina: 'Bola de fogo’ em queda matou um e feriu oito China lança ambiciosos projetos espaciais Outras matérias do portal ASTROvia
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2012, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|