Missão Juno /Nasa
Clique aqui para ler mais sobre missões espaciais
Viajando pelo Sistema Solar: Sonda Juno entra na órbita de Júpiter Espaçonave teleguiada viaja mais de 700 milhões de quilômetros. Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROvia 06/07/2016
O ambiente jupteriano apresenta um campo magnético 20 mil vezes mais forte que o da Terra. Leia também: Sonda espacial da Nasa se aproxima de Júpiter Juno: Nasa lança sua mais lúdica missão Sonda Juno registra Terra e Lua vistas de longe Da 'Era Galileu' ao telescópio espacial J. Webb Robô Spirit é sepultado na poeira de Marte
Finalmente a sonda Juno (Nasa) entrou na órbita de Júpiter, após uma missão com custo superior a US$ 1,1 bilhão e que já conta com mais de cinco anos de duração. A entrada com sucesso na órbita do maior planeta do sistema solar foi transmitida ao vivo pela internet, através da TV Nasa, e muito comemorada pela equipe coordenadora.
Logo após a nave se posicionar na órbita jupteriana, a equipe na Nasa comemorou a inserção à 0h54 desta terça-feira (05/07). Tão logo entrou em órbita, a Juno se aproximou do polo norte de Júpiter e pôde mostrar uma nova perspectiva do planeta e suas quatro luas maiores.
São esperadas novas imagens das cercanias de Júpiter, sobretudo, daquilo o que pode haver abaixo de sua atmosfera gasosa, que impede a visualização da superfície planetária.
Desde que foi lançada em 05/08/2011, a nave não tripulada da Nasa percorreu 716 milhões de quilômetros até atingir o ponto de sua atual órbita. A missão está programada para durar até fevereiro de 2018.
Imagem da Juno mostra a proximidade da grande mancha de Júpiter e uma de suas luas transitando sobre sua face principal.
Com 3,5 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro a Juno é movida a energia solar. Ao se aproximar de Júpiter, os cientistas previam que a gravidade do planeta começasse a puxá-la cada vez mais rápido até a espaçonave atingir uma velocidade superior a 250 mil km/h. Isso tornaria a Juno um dos objetos fabricados pelo homem mais rápidos da história. Para entrar na órbita do planeta, a sonda teve de fazer várias manobras de frenagem para se manter sob controle.
O ambiente jupteriano apresenta um campo magnético do planeta é 20 mil vezes mais forte que o da Terra. Por isso, o grande perigo para visitar Júpiter com uma nave espacial tripulada. Outra questão é o fato de que a Juno não foi projetada para operar dentro de uma atmosfera e passará por um período de “queimação” enquanto estiver orbitando.
Para a Nasa, o principal objetivo da missão é entender a origem e a evolução do planeta. Conhecer o que há abaixo da densa cobertura de nuvens. Com um conjunto de instrumentos, a sonda vai investigar a quantidade de água e amoníaco na atmosfera profunda. Recentemente, já foi possível avistar a aurora boreal do planeta.
Segundo a mitologia grega, Juno é a esposa de Júpiter. Nesta viagem, a Juno pode ser considerada a espaçonave que mais longe levou brinquedos terrestres. Ela leva consigo ao espaço sideral três inusitados passageiros em miniatura. A Nasa informou que três figuras em 3D, produzidas pela conhecida empresa Lego (parceira do projeto), estão a bordo da sonda espacial, representando o deus romano Júpiter, sua esposa Juno, além do astrônomo italiano Galileu Galilei - cientista precursor na pesquisa do planeta Júpiter.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da Rede VF. - Com informações de Nasa/JPL e tradução do autor.
- Imagens: NASA / JPL-Caltech.
- Leia também: Sonda espacial da Nasa se aproxima de Júpiter Juno: Nasa lança sua mais lúdica missão Sonda Juno registra Terra e Lua vistas de longe Da 'Era Galileu' ao telescópio espacial J. Webb Robô Spirit é sepultado na poeira de Marte Astronautas capturam ‘vácuo sideral’ Sonda Dawn da Nasa atinge órbita de Vesta Dois robôs estarão na Estação Espacial Roskosmos festeja 50 anos do voo de Gagarin Histórico voo da primeira nave para fins comerciais Confira outros destaques da ASTROvia Histórico de algumas missões espaciais recentes
- Extras: Imagem em HD da placa alusiva a Galileu
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2016, Pepe Arte Viva Ltda.
Clique aqui para ler mais sobre missões espaciais
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|