A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Missão Juno /Nasa

 

Clique aqui para ler mais sobre missões espaciais

 

Viajando pelo Sistema Solar:

Sonda espacial da Nasa se aproxima de Júpiter

Juno se aproxima de Júpiter e equipe da Nasa faz ajustes em sua trajetória.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para  ASTROvia

04/02/2016

 

Sonda Juno realizará pesquisas que devem ampliar o nosso conhecimento sobre Júpiter.

Leia também:

   Juno: Nasa lança sua mais lúdica missão

 Sonda Juno registra Terra e Lua vistas de longe

   Da 'Era Galileu' ao telescópio espacial J. Webb

   Robô Spirit é sepultado na poeira de Marte

   Astronautas capturam ‘vácuo sideral’

   Sonda Dawn da Nasa atinge órbita de Vesta

Leia outros destaques em ASTROVIA

 

Um veleiro solar

 

Viajando pelo espaço por quase cinco anos, a sonda Juno, da Nasa, lançada em 2011, deverá chegar a Júpiter em julho de 2016 para estudar o planeta gigante a partir de uma órbita elíptica, que deverá cortar os seus dois polos.

 

A Juno executou com sucesso uma manobra para ajustar sua trajetória de voo a partir de 03/02/2016, meses antes de sua chegada a Júpiter. Movida a energia solar, a sonda recebeu ajustes para definir o cenário de sua chegada à região de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar onde realizará pesquisas diversas buscando mais compreensão para a natureza jupiteriana.

 

De acordo com Scott Bolton, pesquisador do Southwest Research Institute em San Antonio, parceiro da missão, "Este é o primeiro de dois ajustes de trajetória da sonda Juno, aperfeiçoando o nosso encontro com Júpiter em 4 de julho próximo".

 

A manobra teve início às 10:38 PST (13:38 EST). Os propulsores da sonda espacial Juno consumiram cerca de 1,3 libras (0,6 kg) de combustível durante a queimadura, o que mudou a velocidade da nave para 1 pé (0,31 metros) por segundo. No momento da manobra, a Juno estava situada a 82 milhões de quilômetros de Júpiter e cerca de 684 milhões de quilômetros da Terra. A próxima manobra de correção de trajetória está marcada para 31/05/2016.

 

Entrando na órbita

 

Quando Juno chegar a Júpiter estará navegando mais rápido que qualquer outro objeto de origem humana. Para abrandar sua velocidade e entrar em órbita de Júpiter, será preciso executar uma manobra delicada, caso contrário, a sonda poderá passar direto pelo planeta e se perder no espaço, para jamais ser recuperada.

 

Desta maneira, os motores de Juno precisam ser acionados apenas no momento certo, exatamente na direção correta e dentro do tempo de duração calculado da operação. Para tudo correr bem, a sonda terá que executar um movimento complicado totalmente por conta própria. “Inserção da órbita de Júpiter” é nome do movimento que deverá posicionar adequadamente a Juno para que possa executar a missão.

 

Uma vez que a gravidade de Júpiter capturar Juno, a sonda iniciará sua órbita, cuidadosamente desenhada para observar o planeta de perto, de modo a evitar prejuízos em seus equipamentos, por conta das radiações vindas de Júpiter.

 

E pelo fato de Juno depender da energia solar, a sua órbita deverá mantê-la exposta ao Sol durante toda a missão.

 

Lembranças a Júpiter

 

A sonda espacial Juno – que tem o nome da esposa do deus grego Júpiter - foi lançada do Cabo Canaveral (EUA) em 05/08/2011, levando a bordo uma placa dedicada ao famoso astrônomo italiano Galileu Galilei, além de três miniaturas Lego em 3D.

 

A sonda realizará 33 órbitas polares em Júpiter e a cada 14 dias navegará a uma distância de apenas 5000 quilômetros do topo das nuvens do planeta. Durante os sobrevoos, a Juno realizará sondagem abaixo das nuvens escuras de Júpiter e estudará as suas auroras buscando mais conhecimento sobre a origem do planeta, estrutura, atmosfera e magnetosfera.

 

A sonda Juno da Nasa tornou-se o explorador espacial movido a energia solar mais distante do nosso planeta, o que influenciou o futuro da exploração espacial por alimentação solar.

 

O nome da sonda tem origem na mitologia grega e romana. O deus Júpiter desenhou um véu de nuvens em torno de si mesmo para esconder seu mal, mas a sua esposa - a deusa Juno - foi capaz de espreitar por entre as nuvens e revelar a verdadeira natureza de Júpiter.

 

Tripulação da sonda espacial Juno: Júpiter e seus raios, Juno e sua lupa, Galileu e seu telescópio.

 

Tripulantes de brinquedo

 

Nesta viagem a Juno leva consigo ao espaço sideral três inusitados passageiros em miniatura. A Nasa informou que três figuras em 3D, produzidas pela conhecida empresa Lego (parceira do projeto), estão a bordo da sonda espacial, representando o deus romano Júpiter, sua esposa Juno, além do próprio Galileu [veja acima].

 

A miniatura de Juno segura uma lupa, significando a busca pela verdade, enquanto o seu marido Júpiter carrega consigo um relâmpago. O terceiro membro da tripulação Lego é Galileu Galilei, que segue a viagem segurando uma miniatura do planeta de destino numa das mãos e na outra, o seu inseparável telescópio.

 

Muito se espera saber o que existe, sob o espesso manto de nuvens manchadas que cobre toda atmosfera de Júpiter. Com a ajuda dos instrumentos para dados e imagens, os sobrevoos da Juno em Júpiter poderão revelar incríveis ambientes de um estranho mundo do nosso sistema solar.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da Rede VF.

- Com informações de Nasa/JPL e tradução do autor.

 

- Imagens: NASA / JPL-Caltech.

 

- Leia também:

   Juno: Nasa lança sua mais lúdica missão

   Sonda Juno registra Terra e Lua vistas de longe

   Da 'Era Galileu' ao telescópio espacial J. Webb

   Robô Spirit é sepultado na poeira de Marte

   Astronautas capturam ‘vácuo sideral’

   Sonda Dawn da Nasa atinge órbita de Vesta

   Dois robôs estarão na Estação Espacial  

   Roskosmos festeja 50 anos do voo de Gagarin

   Histórico voo da primeira nave para fins comerciais

   Confira outros destaques da ASTROvia

   Histórico de algumas missões espaciais recentes

   Leia outros destaques em ASTROVIA

- Extras:

  Página oficial da Missão Juno

 Imagem em HD da placa alusiva a Galileu

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2016, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Clique aqui para ler mais sobre missões espaciais

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter