A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Cometas

 

46P Wirtanen:

Um pequeno cometa passa no céu

Astrônomo amador do interior paulista faz mais um brilhante trabalho ao registrar o pequeno cometa. O professor Márcio Mendes nos enviou suas primeiras imagens do pequeno cometa 46P Wirtanen.

 

Por Pepe Chaves*

Para Via Fanzine

& ASTROvia

06/12/2018

 

Imagem tomada em Dois Córregos-SP do pequeno e nebuloso cometa 46P Wirtanen, no dia 04/12/2018. Em 17/12 este cometa estará em seu periélio (distância mais próxima do Sol) e passará a aproximadamente 11 milhões de quilômetros da Terra.

Mais Márcio Mendes no Acervo ASTROvia:

ASTROvia entrevista Márcio Rodrigues Mendes

A descoberta da Nova Velorum

O surpreendente cometa 17P Holmes

Androláctea: o futuro de duas galáxias

Do Vale do Antílope ao solo lunar

Sputnik I: 56 anos em 2010 - o pai dos satélites

Reencontrando Copérnico em tempos atuais

Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta

Descobertas mais duas novas luas de Júpiter

Márcio Mendes, um cidadão do Cosmos

 

Há um cometa visível no céu: o 46P Wirtanen está sendo observado por diversos astrônomos em todo o mundo. Apesar da distância e sua pequena dimensão, o objeto celestial tem sido registrado por alguns instrumentos usados pelos aficionados pelos céus em alguns pontos do globo.

 

O 46P Wirtanen é um pequeno cometa com um período orbital de 5,4 anos. Ele era o alvo original de investigação pela sonda espacial Rosetta, planejada pela Agência Espacial Europeia (ESA). Este astro errante pertence à família de asteroides de Júpiter e têm afélios entre 5 e 6 UA. O seu diâmetro é estimado em 1,2 km (0,75 milhas).

 

Aqui no Brasil, em Dois Córregos-SP, o astrônomo amador, físico e professor Márcio Rodrigues Mendes (também colaborador de ASTROvia) tem dedicado várias horas na tentativa de registrar esse astro pelas lentes de seus equipamentos.

 

O professor obteve sucesso tomando a sua primeira e ainda pouco nítida imagem do pequeno 46P Wirtanen. “No dia 04/12, por volta de 22h, finalmente consegui registrar uma imagem do cometa 46P Wirtanen, embora muito difícil para ser visto a olho nu ainda. As estimativas são de melhorias para os próximos dias”, afirmou Mendes ao portal ASTROvia.

 

Na primeira foto tomada por ele (no topo) o cometa é apontado como uma tênue mancha esbranquiçada navegando entre algumas estrelas identificadas (do Catálogo Hiparcus).

 

De acordo com Márcio Mendes, “Não consegui ainda perceber nenhum vestígio de cauda. No seu entorno, estrelas de fraco brilho, o que ainda dificulta sua localização para quem não está habituado”, afirmou.

 

Esta segunda imagem, tomada em 05/12, mostra a evolução do cometa de um dia para o outro, se comparada com a de cima.

 

No dia seguinte ao primeiro registro, em 05/12, Márcio Mendes tomou mais uma imagem do P46 Wirtanan, agora um pouco mais nítida. Comparando ambas as imagens (acima) pode-se observar o movimento executado pelo cometa em torno de 24 horas.

 

Estima-se que em 12/12 o 46P Wirtanen estará em seu periélio (distância mais próxima do Sol) e em 17/12 ocorre sua maior proximidade com o nosso planeta, quando passará a aproximadamente 11 milhões de quilômetros. “Em termos astronômicos, isso é ‘tirar uma casquinha’ da Terra”, disse Mendes.

 

O 46P Wirtanen que é um cometa relativamente pequeno, é considerado "hiperativo", por isso, sua visibilidade poderá melhorar nos próximos dias quando praticar novas ações.

 

Localização no céu

 

Sobre a localização do cometa para observação, Márcio Mendes disse que ele se encontra numa região com poucas referências no céu, “O cometa está entre as constelações de Eridanus e Cetus (a Baleia) mas, em todo seu entorno, só há estrelas muito fracas (mesmo as principais que definem essas constelações). Não é uma região fácil para quem não está muito habituado a observar; contudo, posso adiantar que, atualmente, entre 21 e 22h essa região do cometa está bem próxima do zênite (ponto mais alto no céu)”, afirmou o professor.

 

Márcio Mendes nos deixa uma sugestão para interessados na observação do 46P Wirtanen, “Isso só vale para entre os dias 16 a 18/12. Bem a grosso modo, olhe primeiro para as Três Marias (cinturão de Orion), que estará na mesma altura, porém mais a Leste. À esquerda de Orion estará o Touro que contém as Plêiades. O cometa estará bem perto das Plêiades (principal referência) e ainda nos dias de maior aproximação com a Terra, até poucos dias depois de seu periélio. Nesta fase, o Sol atuará mais intensamente sobre ele, sublimando o material volátil do cometa”.

 

Carta de busca mostra a localização do cometa 46P Wirtanen nos próximos dias.

 

Ainda poderá dar um "show"

 

O professor Márcio Mendes que foi um dos descobridores brasileiros da Nova Velorum, uma das novas mais brilhantes descobertas no século passado, nos explica que, "em geral, cometas são uma loteria. Às vezes espera-se um show e se decepciona; outras vezes ocorre o contrário. Quanto ao 46P o Wirtanen, costuma-se referir a ele como um cometa hiperativo, portanto, pode dar show ainda”.

 

Com um período de passagem em 5,44 anos, faz alguns anos, o 46P Wirtanen foi alvo de uma sonda Rosetta da ESA, que infelizmente perdeu a janela-de-lançamento para o seu encontro e foi destinada a outro cometa, o 67P/Churyumov-Gerasimenko, em 2014.

 

As primeiras fotografias feitas por Márcio Rodrigues Mendes do cometa 46P Wirtanen (acima) foram tomadas de uma câmera Sony HX 300, montada em tripé, com abertura máxima, ISO 1250, com 15 segundos de exposição.

 

O professor Márcio Mendes nos prometeu enviar novas imagens desse cometa para esta página, caso consiga tomá-las nos próximos dias.

 

* Pepe Chaves é editor dos portais Via Fanzine, ASTROvia e da Rede ZINESFERA.

   - Com a colaboração de Márcio Rodrigues Mendes e informações das agências internacionais.

 

- Imagens: Márcio Rodrigues Mendes/Arquivo ASTROvia.

 

 Mais Márcio Mendes no Acervo ASTROvia:

ASTROvia entrevista Márcio Rodrigues Mendes

A descoberta da Nova Velorum

O surpreendente cometa 17P Holmes

Androláctea: o futuro de duas galáxias

Do Vale do Antílope ao solo lunar

Sputnik I: 56 anos em 2010 - o pai dos satélites

Reencontrando Copérnico em tempos atuais

Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta

Descobertas mais duas novas luas de Júpiter

Márcio Mendes, um cidadão do Cosmos

 

Leia também - MAIS COMETAS:

Sonda Philae pousa em superfície de cometa

Sonda Roseta se prepara para descer sobre cometa

Descoberto o primeiro cometa ‘brasileiro’

Cometa PANSTARRS é registrado em Vitória-ES

Veja fotos do cometa PANSTARRS no céu de Vitória-ES

Elenin: os 'catastróficos' e o cometa que evaporou

Astrônomo australiano nos fala do cometa Elenin

Nasa esclarece sobre cometa Elenin

Tempel 1 - a primeira missão do Deep Impact (2005).

Sonda Stardust toma imagens do Tempel 1

Hartley 2: Missão espacial fotografa cometa de perto

De olho nas ameaças que vêm do céu

 

- Produção: Pepe Chaves

©Copyright, 2004-2018 Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm

©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter