Cometas
67P/Churyumov-Gerasimenko Sonda Philae pousa em superfície de cometa* Agência Espacial Europeia (ESA) comemorou a chegada da sonda Philae até a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, numa jornada que remonta mais de 10 anos de planejamentos.
Da Redação* Belo Horizonte 12/11/2014
A imagem feita pelo sistema de imagem CIVA-P da Rosetta mostra um dos seus painéis solares com 14 metros de comprimento e ao fundo a sonda Philae se lançando ao cometa. Leia também: Sonda Roseta se prepara para descer sobre cometa Descoberto o primeiro cometa ‘brasileiro’ Cometa PANSTARRS é registrado em Vitória-ES Veja fotos do cometa PANSTARRS no céu de Vitória-ES Elenin: os 'catastróficos' e o cometa que evaporou Astrônomo australiano nos fala do cometa Elenin Nasa esclarece sobre cometa Elenin Tempel 1 - a primeira missão do Deep Impact (2005). Sonda Stardust toma imagens do Tempel 1 Hartley 2: Missão espacial fotografa cometa de perto De olho nas ameaças que vêm do céu
Nesta quarta-feira, 12/11, a Agência Espacial Europeia (ESA) comemorou a chegada da sonda Philae até a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, numa jornada que remonta mais de 10 anos de planejamentos.
A sonda europeia se separou do módulo orbitador Rosetta às 09:03 (GMT) e viajou solitariamente durante sete horas, até conseguir fazer o pouso no astro errante. Presa ao corpo do cometa, a Philae deverá colher diversas informações e transferi-las para Rosetta, que continua nas imediações e, por sua vez, deverá transferir esses dados a Terra.
O módulo Rosetta, trazendo consigo a sonda Philae, orbitou o corpo errante em diferentes órbitas, durante seis semanas. Este foi o tempo gasto para escolher um local de maior segurança para a descida da pequena sonda. A sonda cruzou quase 800 milhões de quilômetros de distância do calor solar, situando-se atualmente, além da órbita de Júpiter.
Pousar no corpo irregular do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko sempre foi visto como um desafio para os cientistas.
Durante o período de aproximação, descobriu-se, então, que o cometa era mais empoeirado do que gelado. Para aumentar as chances de um pouso perfeito, os cientistas ajustaram a sonda Philae para pousar em diferentes tipos de solo, mais ou menos suaves.
Rosetta e Philae estiveram navegando juntas pelo espaço por mais de 10 anos. A viagem que se inicio em 2 de Março de 2004, chegou ao seu objetivo final em 12 de Novembro de 2014. E agora, a Philae se torna a primeira sonda a pousar em um cometa, enquanto Rosetta é o primeiro módulo espacial a encontrar um cometa e segui-lo ao redor do Sol.
Se o desenrolar da missão for como é esperado, em breve, a pequena sonda deverá ativar as suas câmeras e enviará imagens panorâmicas da superfície do cometa. Os sinais de rádio enviados pela Philae demoram cerca de 28 minutos para chegarem até a Terra.
ESA divulgou imagem mostrando a Philae fixada no cometa.
Contudo, segundo informações recebidas da telemetria, os sistemas de fixação, ou arpões, não foram ativados e, por isso, não está confirmado que a Philae esteja segura na superfície do cometa. Mas parece que a sonda Philae não teve problemas, pois algumas horas depois, a ESA divulgou uma imagem [acima] mostrando a Philae fixada no cometa.
* Com informações e imagens da ESA e tradução de Pepe Chaves para Via Fanzine.
- Imagens: ESA/Divulgação.
Leia também: Sonda Roseta se prepara para descer sobre cometa Descoberto o primeiro cometa ‘brasileiro’ Cometa PANSTARRS é registrado em Vitória-ES Veja fotos do cometa PANSTARRS no céu de Vitória-ES Elenin: os 'catastróficos' e o cometa que evaporou Astrônomo australiano nos fala do cometa Elenin Nasa esclarece sobre cometa Elenin Tempel 1 - a primeira missão do Deep Impact (2005). Sonda Stardust toma imagens do Tempel 1 Hartley 2: Missão espacial fotografa cometa de perto De olho nas ameaças que vêm do céu Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Moradores relatam passagem de 'bola de fogo' nos EUA Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas Meteorito na Rússia: Uma visita não anunciada Rússia: Meteorito assusta e fere centenas de pessoas Asteroide Toutatis passará pela Terra Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Câmeras registram passagem do meteorito na Rússia - em vídeo Clique aqui para ver as imagens de Gonçalves ampliadas EXTRA: Outras imagens do PANSTARRS pelo mundo
- Produção: Pepe Chaves ©Copyright, 2004-2014 Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|