China - astronáutica
Chang'e-4: China leva plantas e animais para a Lua A ideia é que as plantas apoiem os bichos-da-seda com oxigênio, e por sua vez, os bichos-da-seda forneçam às plantas o dióxido de carbono e os nutrientes necessários através de seus resíduos.
Por Pepe Chaves* Para Via Fanzine 06/01/2019
China prepara terreno para plantar batatas na lua. Experiência de biosfera envolve outras plantas e até animais. - Leia também: China pousa Chang'e-4 no lado oculto da lua China lança missão lunar não tripulada A 1ª taikonauta: mulher a bordo da Shenzhou IX China acopla 1º módulo de sua estação espacial China quer homem na Lua em 2025 Inquérito sobre fiasco de Phobos-Grunt é concluído
Pela primeira vez, a vida tentará vingar fora da Terra, porém, sem trajes de astronautas, mas naturalmente, no solo lunar. No dia 03/01 a Administração Espacial Nacional da China pousou com sucesso a sua sonda Chang'e-4 no lado oculto da Lua, que levou consigo criaturas vivas a bordo.
A espaçonave contém sementes de batata, agrião, repolho e mostarda, além de ovos de bicho da seda. De acordo com um relatório publicado no The Telegraph no início deste ano, a ideia é que as plantas apoiem os bichos-da-seda com oxigênio, e por sua vez, os bichos-da-seda forneçam às plantas o dióxido de carbono e os nutrientes necessários através de seus resíduos.
Os pesquisadores observarão as plantas cuidadosamente para ver se realizam com sucesso a fotossíntese e cresçam e floresçam no ambiente lunar. "Queremos estudar a respiração das sementes e a fotossíntese na Lua", disse Xie Gengxin, designer-chefe do experimento, à agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
O experimento de "biosfera" é o resultado de uma colaboração entre 28 universidades chinesas, liderada pela Universidade de Chongqing, no sudoeste da China, segundo informou a Xinhua.
O experimento foi colocado dentro de um cilindro de liga de alumínio de 0,8 litro, pesa cerca de 3 kg e inclui adubo, nutrientes e água. A luz solar será filtrada para o contêiner por meio de um tubo e pequenas câmeras assistirão ao que se passará no pequeno ambiente.
Esses dados serão transmitidos de volta à Terra por meio do complexo sistema de satélites relés que a China montou para se comunicar com o experimento que não tem linha de visada direta com a Terra.
A batata foi escolhida porque pode se tornar uma importante fonte de alimento para futuros viajantes espaciais, segundo Liu Hanlong, diretor-chefe do experimento e vice-presidente da Universidade de Chongqing, "Nosso experimento pode ajudar a acumular conhecimento para construir uma base lunar e uma residência de longo prazo na Lua", afirmou à agência Xinhua.
Mudas da planta Rockcress, que também foram levadas pelos chineses, foram cultivadas no espaço anteriormente, inclusive, em um experimento na Estação Espacial Internacional, mostrando que as folhas dessas plantas pareciam subir e descer quando detectavam a gravidade lunar. Mas se o florescimento ocorrerá no ambiente do lado oposto da Lua, essa permanece uma questão em aberto.
Por enquanto, fato mesmo é que no momento podemos dizer há vida em pelo menos um outro lugar do Sistema Solar, ainda que esta tenha sido colocada lá pelo homem.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da ZINESFERA. - Com informações da agência Xinhua e tradução do autor.
- Foto: Administração Espacial Nacional da China.
- Leia também: China pousa Chang'e-4 no lado oculto da lua China lança missão lunar não tripulada A 1ª taikonauta: mulher a bordo da Shenzhou IX China acopla 1º módulo de sua estação espacial China quer homem na Lua em 2025 Inquérito sobre fiasco de Phobos-Grunt é concluído Registradas mais quedas de lixo espacial na China SRVAS - Lixo espacial em queda - TV FANZINE VÍDEO Phobos-Grunt pode ter caído no Brasil Sonda russa deve cair entre os dias 15 e 16/01 Lixo espacial: 'Coisas que caem do céu' Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial Ceará: observatório para monitoramento de NEOs Sonda meteorológica cai em quintal Satélite ROSAT cai no Oceano Índico Satélite alemão cairá na superfície
- Produção: Pepe Chaves. ©Copyright 2004-2019, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Leia outras matérias: www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|