A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 Sondagem Lunar

 

 
 

    Europeus rumo à lua:

 Sonda européia na órbita lunar*

          O pequeno módulo espacial europeu vai

    estudar a superfície lunar a partir de sua órbita.                                             SMART-1

 

  • O módulo foi

  • lançado em

  • setembro de 2003

  • da Guiana Francesa

  • e entrou na

  •  órbita lunar.

 

EM ÓRBITA LUNAR - O módulo espacial SMART-1, do tamanho de uma máquina de lavar roupas e movido com um revolucionário motor iônico, começou a  executar suas manobras na órbita lunar a partir do dia 14/11/2004. Este pequeno aparato científico deu à primeira missão de exploração lunar européia, que colheu diversos dados do satélite terrestre.

 

O módulo SMART-1, que pesa 370 kg é ativado por pelo motor que proporciona um impulso de apenas sete gramas. O equipamento leva consigo pequenos dispositivos que farão mapeamento e fotografias de cada centímetro da superfície lunar. Este será o primeiro passo dado pelos europeus, rumo às futuras incursões lunares.

 

'uma das características das missões espaciais futuras

será criar bases fora da Terra, de onde os foguetes

poderiam ser lançados com uma propulsão mínima.'

 

'ESPERTO' - A SMART-1 é uma missão precursora na exploração interplanetária da exploração”, declarou na última quinta-feira, Bernard Foing, cientista da ESA (Agência de Espacial Européia), em uma conferência à imprensa.

 

O principal objetivo do SMART (esperto, do inglês) – cuja sigla significa Small Missions for Advanced Research and Technology (Pequena Pesquisa de Investigação Tecnológica) - é provar se é possível trabalhar em viagens longas e tripuladas até outros planetas.

 

Uma das características das missões espaciais futuras será criar bases fora da Terra, de onde os foguetes poderiam ser lançados com uma propulsão mínima.

 

Para isso, a gravidade da lua seria ideal, pois equivale somente a 1/6 da gravidade terrestre.

 

O módulo SMART-1 foi lançado em setembro de 2003 da Guiana Francesa. Ao ser lançado entrou na órbita terrestre onde executou diversos giros até que foi progressivamente direcionado à lua, aumentando sua velocidade gradativamente, graças à corrente de partículas emitidas pelo seu motor iônico.

 

'gradativamente, se aproximará do satélite terrestre,

até estabelecer uma órbita elíptica, que deve variar

entre 300 e 3.000 km acima da superfície lunar'

 

MOTOR IÔNICO - No interior do motor, os elétrons colidem com os átomos produzidos pelo gás propulsor, que cria os íons, os quais são expelidos no campo magnético em forma de uma pequena cauda flamejante azul [ao lado].

Se a seqüência de manobras, que começará na manhã dessa segunda-feira estiver correta, o módulo entrará em órbita da lua e, gradativamente, se aproximará do satélite terrestre, até estabelecer uma órbita elíptica, que deve variar entre 300 e 3.000 km acima da superfície lunar.

 

PINÁCULO DA LUZ ETERNA - Embora o SMART-1 vá explorar toda a superfície do satélite, a missão será voltada ao estudo dos pólos lunares. “Existe uma área chamada de ‘Pináculo da Luz Eterna’ que é particularmente muito interessante. Esta zona se situa próxima ao pólo sul lunar”, disse Foing. Esta região descrita pelo cientista é um ponto que recebe a luz solar constantemente e se mostra como uma superfície bastante lisa.

 

Uma grande vantagem, segundo os pesquisadores da ESA, é que nessa região há algumas crateras muito profundas, onde os cientistas acreditam na possibilidade de encontrar água congelada que poderia ser usada para beber e também criar oxigênio para os residentes de um futuro assentamento lunar.

 

ORIGEM LUNAR - A missão européia realizou vários estudos que visam determinar a origem da lua. As teorias atuais apontam que o satélite terrestre é fruto do impacto de um grande meteorito que golpeou a Terra durante sua fase de formação e posteriormente fora atraído por seu campo gravitacional, entrando em sua órbita.

 

- Fonte e fotos: ESA (Agência Espacial Européia).

- Tradução e Produção: Pepe Chaves.

 

Clique aqui e saiba sobre 'viagens à lua'.

Clique aqui para ler sobre 'bases lunares'.

 

www.viafanzine.jor.br/astrovia ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

DORNAS DIGITAL

 

 Produced in Brazil - © Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Reservados todos os direitos dos autores e produtores.  All rights reserved©

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter