|
Notícias
Embu das Artes: ‘OVNI’ de Embu era pipa iluminada Os objetos iluminados avistados no céu por diversos populares era uma pipa com leds.
Por Pepe Chaves * De Belo Horizonte-MG Para VF/UFOVIA BH-27/07/2011
Mecânico mostra o croqui de uma pipa iluminada com leds criada por ele.
Luzes de Embu
O município paulista de Embu das Artes, próximo à capital São Paulo marcou presença nos noticiários nesta última semana de julho. Moradores locais avistaram e filmaram objetos voadores não identificados (OVNIs) a partir de diferentes pontos da localidade, no sábado, 23/07.
A emissora afiliada da Rede Globo regional foi acionada e fez uma matéria mostrando as imagens. A tevê contatou as assessorias de imprensa da Aeronáutica, em Brasília (DF), e da Polícia Militar, em São Paulo, que informaram não haver registros de nenhuma ocorrência envolvendo OVNI em Embu entre sábado e domingo.
A partir de tal divulgação, ocorreu a popularização das imagens, também em sites e fóruns diversos da internet, surgindo diversos comentários equivocados e muito “achismos” por parte de alguns autodesignados “pesquisadores” de OVNIs e ETs.
As luzes mostradas nos vídeos não se tratavam de montagem, elas estavam no céu naquele momento. Piscavam ordenadamente e mostravam cores destacadas, como o azul. De acordo com algumas testemunhas, as luzes permaneceram por cerca de oito horas numa mesma parte do céu.
Alguns ufólogos paulistanos mais atônitos (os de sempre), despidos de qualquer metodologia científica, trataram logo de elaborar “teorias” e até “relatórios” para chamar a atenção da mídia incauta, mais uma vez deram com os burros na água ao insistir que as luzes avistadas em OVNIs. Chegaram a se emocionar com a aparição e um afirmou que o "objeto" estaria situada "acima das nuvens". Mesmo após esclarecidas alguams questões, alguns destes "investigadores" chegaram a propagar informações equivocadas na internet, considerando o "objeto" (uma pipa) como um OVNI, ou seja, "não identificado".
Por outro lado, o ufólogo Claudeir Covo (INFA), através de declarações à tevê e pela internet, já explicava que tais “OVNIs” se tratavam, na verdade de pipas iluminadas – logo, deixariam de ser tratados como OVNI. A princípio, Covo acreditou se tratar de uma cangalha central de um balão com aparatos luminosos à sua volta. Mas não foi assim que procederam alguns ufólogos que pregam reiterada e desesperadamente a presença de ETs em nosso meio, aproveitando qualquer anomalia ou suposto fato “incrível” para vir reivindicá-la.
Leds e outros materiais utilizados na construção da pipa.
Histórico de pipas iluminadas
As pipas iluminadas com pequenos leds têm se tornado mania em diversos locais do país. Inclusive, foi realizado em junho passado (18/06/2011) o Campeonato noturno em São Paulo de pipas iluminadas (veja os vídeos aqui e aqui). Portanto, estas “luzes” ou “OVNIs" (sic!) não foram novidades dias atrás, mas no mês passado e, bem ants isso já estavam sendo avistadas e todos sabiam que eram pipas.
O que impressionou alguns foi o recurso de sequenciais em piscas utilizados nas pipas, fazendo as luzes girarem ordenadamente ou manter comportamento “inteligente”. A partir daí, muitos leigos ou pseudo-ufólogos – assim como os nossos antigos selvagens atribuíam o ‘desconhecido’ aos deuses - passaram a pregar que tais luzes dançantes eram produzidas por extraterrestres.
Numa rápida pesquisa na internet descobrimos outros vídeos mostrando luzes semelhantes nos céus de Embu. Como o que foi gravado num domingo de fevereiro (06/02/2011), no Jardim Santa Tereza, em Embu das Artes, por volta das 21h. Uma família viu pela janela de sua casa algumas “luzes no céu girando na diagonal” e conseguiu filmá-las do telhado.
Alguns dias depois, em 25/02/2011, um “objeto azul” seria filmado novamente em Embu das Artes, mantendo a mesma predominância da cor azul. No mês seguinte, mais gente filmou “luzinhas azuis” em Embu, como mostra um vídeo postado em 25/03/2011. Nestes dois últimos casos as pessoas que tomaram as imagens não sabiam de antemão do que se tratava.
Embora estes vídeos estivessem disponíveis na internet, os tais ufólogos, apressados em provar somente as teorias que pipocam em suas cabeças, ignoraram tais informações e partiram logo para as afirmações esdrúxulas de que tais luzes se tratavam de OVNIs e o que é pior: de origem extraterrestre. Fabricante de ‘OVNI’.
A pipa avistada trazia uma luz azul no centro, orbitada por outras em evolução.
Imprensa esclarece
Dois dias depois daquele sábado, em entrevista concedida ao UOL Tabloide, Sílvio Voce, especialista em fabricação de pipas, confirmou a tese de que a luz do Embu tratava-se de uma pipa. “Um concorrente meu, inclusive, fez uma pipa muito parecida com esse objeto, ela se assemelha a um relógio e possui luzes ao redor. Há 90% de chances de não ser um OVNI”, considerou.
Provavelmente, Sílvio Voce se referia a um mecânico abordado três dias depois da aparição, pelo portal G1 (Rede Globo). Ele tem 42 anos, é morador de Embu da Artes, não deseja se identificar e alega ter sido o criador do polêmico “objeto voador não identificado” avistado no último sábado. De acordo com o mecânico, a luz avistada no céu por diversos moradores da localidade é identificável e tratava-se de uma pipa aprumada com leds luminosos. Ele mostrou ao portal o material utilizado para a fabricação da pipa, inclusive, os pequenos leds.
Conforme publicou o G1, “O mecânico conta ter começado a criar a pipa em novembro do ano passado. Em fevereiro, a soltou pela primeira vez, quando ela ainda tinha apenas três luzes. Já pronta – com 32 leds externos e 12 ao centro, alimentados pela bateria de um celular – foi solta pela segunda vez neste fim de semana, e acabou ficando no ar mais tempo que o previsto inicialmente, atraindo a atração da população”.
Ele também declarou sobre a pipa, “Ela foi feita com papel simples, com plástico, linha, bambu, fibra de vidro, material recolhido do chão, sucata. Comecei a fazer em novembro, nem sempre eu podia ficar em pé para fazer [devido a um problema de saúde]. Com o tempo eu fui aperfeiçoando”, afirma.
Sobre a grande repercussão. “Eu fiquei feliz de ter concretizado o trabalho. Eu fiquei meio atônito com a situação, achei que foi um pouco além do que eu esperava. Eu acho que está na hora do povo ser mais inteligente, se unir, ter soluções melhores, respeitar o ser humano", afirma o mecânico.
Não é atoa que o Embu é das Artes.
OVNIs terrestres
Nós já havíamos chamado a atenção num artigo sobre a onda dos aeromodelos noturnos. A prática de aeromodelismo durante a noite tem encontrado adeptos em diversas cidades brasileiras. As réplicas em escala reduzida de conhecidos aviões estão sendo recebendo iluminação e voando durante a noite. Muitos aeroclubes já promovem esta prática que, pode assustar observadores desinformados mais distantes.
Portanto, é lamentável quando os mesmos pseudo-pesquisadores de sempre, que não passam de ufólogos notoriamente “maioneseiros” e desprovidos de qualquer metodologia, os quais jamais prestaram algum serviço efetivo à Ufologia (estudo dos OVNIs) continuem se aproveitando de capim amassado e pipas iluminadas para alegar a presença de seres extraterrestres em nosso meio.
Por esta e tanta outras, devemos estar cientes que qualquer pessoa em sã consciência deve considerar inúmeros possibilidades, inclusive, as de origens terrestres, antes de eleger qualquer fenômeno como um sinal, uma manifestação ou a tão propalada chegada "deles".
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da Rede VF.
- Fotos: G1 e W1TV.
- Tópicos relacionados: A onda do aeromodelismo noturno - artigo de Pepe Chaves UFOVIA - o portal mais confiável da Ufologia
* * *
Londres: Hawking adverte que humanos deveriam evitar extraterrestres* O destacado cientista acha que é perfeitamente possível que exista vida inteligente, e o perigo é que queiram se abastecer dos recursos da Terra.
Stephen Hawking
O físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking advertiu que quase seguramente os seres extraterrestres existem e que os humanos deveriam fazer todo o possível para evitá-los.
O cientista, membro da Real Sociedade de Londres e autor de clássicos como "Breve história do tempo", afirmou que é "perfeitamente racional" assumir que existe vida inteligente fosse da Terra.
Em uma série para o Discovery Channel, Hawking advertiu que os seres extraterrestres poderiam invadir a Terra para se abastecer de recursos.
"Se os aliens nos visitam, as consequências serão similares a quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, algo que não terminou bem para os nativos", declarou o experiente e professor da Universidade de Cambridge.
Hawking sustenta que em lugar de tratar ativamente de fazer contacto com extraterrestres, os humanos deveriam fazer todo o possível para evitá-los.
"Simplesmente temos que ver o que ocorre conosco para saber como poderia a vida inteligente se transformar em algo que não quereríamos conhecer", continuou.
"Para minha mente matemática, os números tornam perfeitamente racional a existência de seres extraterrestres. O verdadeiro desafio é compreender como seriam os aliens", afirmou.
O programa de Discovery Channel apresenta várias alternativas sobre como seriam os aliens, desde herbívoros com duas pernas, até predadores parecidos com lagartos.
No entanto, Hawking admitiu que toda a vida fora da Terra muito provavelmente esteja confinada a simples micróbios.
Por sua vez, o professor Brian Cox, físico da Universidade de Manchester, afirmou à BBC que também acredita que haja vida inteligente no Universo, inclusive, dentro do nosso sistema solar.
O experiente Cox sustentou que organismos poderiam estar presentes por debaixo da capa de gelo que cobre Europa, uma das luas de Júpiter.
"Mais próximo da Terra, está a crescer a possibilidade de que exista vida em Marte. Só saberemos com certeza quando a nova geração de foguetes, criada para encontrar vida, seja enviada nas próximas décadas às luas de Júpiter e às planícies áridas de Marte", concluiu.
* Informações do portal Emol.com /Chile (http://www.emol.com). - Tradução: Pepe Chaves (MG). - Foto: Arquivo VF. - Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP). - Leia também: CSETI reage e responde Stephen Hawking
* * *
Europa: Reino Unido abre arquivos do governo sobre OVNIs* Se você algum dia já foi sequestrado por alienígenas do espaço sideral, não reclame junto ao Ministro da Defesa britânico.
“O sequestro por alienígenas é um crime e, sendo assim, é uma problema da alçada da polícia civil”, explicou o ministério a um morador de Lancashire. “A polícia só pode investigar as alegações de sequestros por alienígenas se houver evidências que indiquem que tal crime ocorreu. Como, até o momento, o Ministério da Defesa não está ciente de nenhuma evidência que possa substanciar a alegação da existência de formas de vida extraterrestres, a questão do sequestro por alienígenas continua não sendo um problema, no que diz respeito ao Ministério da Defesa”.
Na última quinta-feira, os Arquivos Nacionais Britânicos divulgaram milhares de páginas das respostas classicamente discretas do governo aos avistamentos de discos voadores e outros objetos voadores não identificados (OVNIs, que, segundo uma resenha governamental explica, alguns especialistas preferem chamar de “fenômeno aéreo não identificado” que “não implicam a existência de um 'objeto' de origem extraterrestre).
Em um dos casos, quando fazendeiros locais relataram ter visto um misterioso objeto em forma de disco nas instalações de uma base de monitoramento de sinais eletrônicos operada conjuntamente com os Estados Unidos, o ministério negou a alegação de forma inequívoca: “Nenhum OVNI/disco voador pousou nas proximidades de Menwith Hill, e a base não tem qualquer vínculo com pesquisas de OVNI”.
Embora os documentos não contenham relatos sobre nenhuma arma especial, eles fazem lembrar que alguns militares graduados levaram as descrições de avistamentos a sério. Lord Mountbatten, o comandante da equipe de defesa, “acreditava que os OVNIs eram reais e de origem interplanetária”, diz um documento do ministério.
E os documentos reconhecem que dos 11 avistamentos de OVNIs registrados de 1959 a 2007, cerca de 10% não puderam ser prontamente explicados. Isso não sugere necessariamente que 1.100 discos voadores foram vistos, explicou o Ministério do Ar no início daquele período.
“O fato de os outros 10% serem inexplicados tem que ser atribuído a nada mais sinistro do que uma falta de dados”, diz o ministério. “Quando a manifestações controladas do espaço sideral, não existem evidência tangíveis da sua existência”.
Isso não impediu que pessoas as relatassem. Um homem de Birmingham viu um objeto triangular (eles geralmente variam em formato desde os tradicionais discos a charutos alongados e barras de chocolate Toblerone) pairando sobre o seu quintal. Ele deixou uma “substância branca sedosa” sobre no topo das árvores. O homem coletou a substância em um pote de vidro.
Em 1996 o astrônomo Carl Sagan redigiu uma carta indagando se o governo estaria envolvido em uma operação de ocultamento dos círculos feitos em plantações.
Luzes intermitentes e giratórias vermelhas, azuis, verdes e brancas vistas por policiais das cidades inglesas de Boston e Skegnesse e também detectadas no radar revelaram ser apenas estrelas brilhantes e “um 'eco permanente' criado pela cúpula de uma igreja em Lincolnshire Wolds”.
Porém, os britânicos permanecem abertos para tais fenômenos. Basta ver a resposta do Ministério da Defesa a esta pergunta, sobre um fenômeno que atrai toda uma geração de adeptos da ufologia: “O que vocês acreditam que aconteceu em Roswell, Novo México, em 8 de julho de 1947?”.
Ao que o ministério respondeu, de forma inescrutável: “Evidências insuficientes para que se faça um julgamento subjetivo”.
* Informações de Sam Roberts para The New York Times, com tradução do portal Uol. * * * Reino Unido:Britânicos extinguem órgão que investiga OVNIsApós abrir arquivos, britânicos informam que abandonam pesquisas cinqüentenárias.Por Pepe Chaves* De Contagem-MG Para UFOVIA Recentemente o governo britânico causou alvoroço no meio ufológico, ao tornar públicos documentos relativos a mais de 800 observações de objetos não-identificados. Os registros feitos entre 1981 e 1996, reúnem relatos de cidadãos que tiveram experiências de avistamentos de OVNIs, até contatos com criaturas alienígenas.E após 50 anos de atividades, o Ministério da Defesa do governo do Reino Unido decidiu extinguir o setor que investiga os OVNIs. As alegações são de que os custos de manutenção do órgão não justificam os resultados obtidos.Segundo o ministério, não foram encontradas “qualquer evidência de ameaças ao Reino Unido ou prova da existência de extraterrestres, apesar dos relatos de pessoas através de e-mail e telefone afirmando que avistaram objetos voadores não-identificados (OVNIs)”.A extinção do órgão vai proporcionar uma economia de 44 mil libras (cerca de R$ 125 mil) por ano. Conforme o ministério, estes recursos serão destinados a prioridades mais importantes, incluindo a guerra no Afeganistão, onde 9.000 soldados britânicos combatem insurgentes do Taliban, como parte das forças da Otan.
* Com informações da Reuters. - Colaborou: Luís Gago (BA).
- Leia também: Ministério da Defesa Inglês vai abrir os seus X-Files Governo britânico revela documentos sobre OVNIs Brasil: deputado quer saber sobre OVNIs:
|
|