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Oceano

Capão Novo-RS:

Baleia jubarte morre no litoral gaúcho

Após ser rebocada de um primeiro encalhe, baleia voltou a se encalhar. 

Da Redação*

 Via Fanzine

 

Grupo tentou desencalhar baleia, mas não obteve sucesso.

 

O encalhe de uma baleia jubarte no litoral gaúcho, mobilizou um grupo de instituições se reuniram para auxiliar no atendimento ao animal. A baleia jubarte se encalhou em Capão Novo-RS e na manhã da quinta-feira (26/08) foi realizada uma avaliação clínica do estado do animal. Foi avaliada a sua chance de sobrevivência e discutidas as determinações das próximas ações.

 

Após a avaliação feita pelo médico veterinário Milton Marcondes, do Instituto Baleia Jubarte, o grupo se reuniu e discutiu a situação. De acordo com as conclusões, o quadro era grave e a baleia piorou com o passar do tempo.

 

De acordo com boletim emitido pela Yes Assessoria de Comunicação, foram feitos “contatos para levantar a disponibilidade de equipamentos/embarcação para esta nova tentativa. Ao mesmo tempo a frequência respiratória da baleia vem sendo monitorada continuamente para avaliar qualquer piora nas condições” - do animal.

 

Baleia morre no fim da tarde

 

No entanto, segundo informações do secretário de obras de Capão Novo, Davenir Lima, a baleia morreu às 17h30, as equipes de resgate já analisavam uma nova tentativa de salvamento da baleia para as 2h30 de sexta-feira.

 

A baleia encalhou pela primeira vez no domingo, ficou mais de 60 horas presa em um banco de areia e foi libertada na terça-feira, sendo rebocada por uma embarcação até 200 m de distância da costa. Na manhã de quarta, porém, voltou a encalhar. Segundo o secretário, veterinários e biólogos irão fazer a necropsia da baleia na manhã de sexta-feira para determinar as causas da morte do animal.

 

Curiosamente, outros encalhes de baleias solitárias ou grupos delas também têm sido registrados nos últimos dias em diversas regiões do litoral brasileiro e também no exterior.

 

Frustrado, o grupo que tentou devolver a baleia jubarte ao oceano em Capão Novo-RS, foi constituído pelas seguintes instituições, Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos/CECLIMAR; Centro de Estudos do Mar/UFPR; Centro Mamíferos Aquáticos/CMA/ICMBio; Centro de Recuperação de Animais Marinhos/CRAM-MORG; Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul/GEMARS; IBAMA; Instituto Baleia Jubarte/IBJ; Polícia Ambiental; Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Sul/REMASUL; UERGS; UFRGS e Unisinos.

 

* Com informações de Yes Assessoria de Comunicação e portal Terra.

- Imagens: Yes Assessoria de Comunicação.

 

*  *  *

 

Voo 447:

França: em busca da caixa-preta

Franceses utilizarão seus maiores aparatos tecnológicos para

a sondagem marinha: o mini submarino Nautile e o robô Victor.

 

Por Pepe Chaves

De Contagem-MG

Para Via Fanzine

 

O mini submarino Nautile que pode ser ocupado por três

tripulantes vai sondar o fundo do mar em busca da caixa-preta.

 

Após a queda do voo 447 da Air France, diversas forças mundiais se mobilizaram para que sejam tomadas as devidas providências investigatórias. Desde a busca por supostos sobreviventes e destroços da aeronave, quanto à busca pela caixa-preta do Airbus.

 

O Brasil através de suas Forças Armadas (Marinha e Aeronáutica) tem colaborado para a busca de destroços e demais indícios que possam explicar o fatídico acidente aéreo. Já a França, país em que o avião está matriculado e sede da empresa aérea Air France, é a responsável por identificar as causas da tragédia. Um relatório será expedido pela Defesa francesa nos próximos dias.

 

Tudo o que os especialistas, parentes das vítimas, jornalistas, curiosos e até mesmo pilotos apontarem como a causa da queda do Airbus, não passará de especulação. Para se assegurar das causas do ocorrido é preciso que a caixa-preta da aeronave seja recuperada e seu conteúdo analisado. Nesta caixa vermelha, que é chamada de “preta” estão gravadas as últimas conversas de bordo, além de inúmeros e preciosos dados que podem explicar com clareza sobre as causas que levaram ao acidente.

 

O robô Victor também auxiliará na busca pela caixa-preta.

 

Buscas no fundo do mar

 

O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, afirmou à França que o Brasil não possui tecnologia para resgatar a caixa-preta do Airbus, que pode estar no fundo do Atlântico, numa profundidade de um a dois mil metros de profundidade e se limitará a colaborar somente nas buscas em alto mar.

 

Na tentativa de resgatar a caixa-preta, a França utilizará um dos seus mais modernos equipamentos para a sondagem marinha, o mini-submarino Nautile, o mesmo que foi usado nas buscas pelo Titanic e do navio petroleiro Prestige, naufragado em 2002. O navio francês Porquoi Pas que se encontrava em missão no arquipélago português dos Açores se deslocou até o local das buscas, próximo a pequena ilha de São Pedro e São Paulo, pertencente ao Brasil.

 

O Nautile está equipado com braços motores e pinças, podendo atingir uma profundidade de até seis quilômetros. Ele foi o primeiro submarino a alcançar a carcaça do Titanic, que estava no fundo do mar desde 1912. O Nautile mostrou também os seus préstimos nas buscas pelo petroleiro Prestige, que causou um desastre ecológico ao naufragar em 2002. O Nautile leva também um poderoso sonar lateral e pode ser tripulado por dois pilotos e mais um observador.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine (Brasil).

- Imagens: Ifremer.

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.

 

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