o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 

 Obituário

 

 

 

Itaúna:

Falece o ex-prefeito Francisco Ramalho

O ex-prefeito realizou importantes obras físicas no município que deixam o seu nome

na história de Itaúna. Entre elas, a Praça Cívica (hoje gradeada pela Câmara),

que inclui o complexo do Legislativo itaunense (Cúpulas e prédio),

o teatro Sílvio de Matos e complexo do Espaço Cultural de Itaúna.

 

Da Redação

Via Fanzine

BH-04/03/2017

 

Professor Francisco Ramalho.

Leia também:

Últimos destaques em Via Fanzine

 

Na manhã desse sábado, 04/03, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itaúna comunicou o falecimento do ex-prefeito do município, Francisco Ramalho da Silva Filho, ocorrido nesta data. A Prefeitura não informou a causa da morte.

 

Por duas vezes Ramalho foi ex-prefeito de Itaúna e deputado estadual e atualmente ocupada o cargo de secretário municipal de Infraestrutura e Serviços no governo do atual prefeito Neider Moreira de Faria.

 

O ex-prefeito realizou importantes obras físicas no município que deixam o seu nome na história de Itaúna. Entre elas, a Praça Cívica (hoje gradeada pela Câmara), que inclui o complexo do Legislativo itaunense (Cúpulas e prédio), o teatro Sílvio de Matos e complexo do Espaço Cultural de Itaúna.

 

De acordo com a nota, “Nascido em 22 de janeiro de 1941, digno representante do povo, notável personalidade política, Ramalho foi prefeito de Itaúna no período entre 1983 e 1988. Enquanto Chefe do Executivo e grande conhecedor da administração pública realizou uma transformação social com a construção do Espaço Cultural, Câmara Municipal, canteiro de obras da Prefeitura, duplicação da Rua Silva Jardim, dentre tantas importantes intervenções urbanas. Foi também Deputado Estadual durante dois mandatos, entre os anos de 1991 e 1999, e Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços, no governo do prefeito Neider Moreira, desde o dia 02 de janeiro, do corrente ano”.

 

A Prefeitura de Itaúna informou que o corpo será velado no Velório Municipal Central, e o sepultamento, às 17 horas, no Cemitério Central.

 

* Com informações da Assessoria de Comunicação PMI.

 

- Imagem: PMI.

 

*  *  *

 

Itaúna:

História itaunense perde Juarez Franco

Após se aposentar, passou a se dedicar à história e memória de Itaúna,

estudando sobre as famílias mais antigas e tradicionais,

além de outros aspectos da história e da cultura local.

 

Da Redação

Via Fanzine

BH-19/04/2016

 

Juarez Nogueira Franco (1942-2016).

Leia também:

Últimos destaques em Via Fanzine

 

Faleceu na manhã desta terça-feira, 19/04, em Itaúna-MG, por motivos de saúde, o genealogista e historiador itaunense Juarez Nogueira Franco. Bastante conhecido na comunidade itaunense, Juarez Franco trabalhou por longos anos no INSS e na extinta Companhia Industrial Itaunense. Também se revelou um entusiasta da história e da cultura de Itaúna. Seu corpo será sepultado em Itaúna.

 

Após se aposentar, Franco passou a se dedicar à história e memória de Itaúna, estudando sobre as famílias mais antigas e tradicionais, além de outros aspectos da história e da cultura local. Como historiador, Juarez Franco colaborou com diversos veículos da imprensa de Itaúna, destacadamente com o portal Itaúna em Décadas, administrado por Charles Aquino.

 

“Lamento muito pelo passagem do amigo Juarez Franco, e gostaria de externar meu pesar a toda família Nogueira Franco. Durante a década de 1980, trabalhamos juntos na Companhia Industrial Itaunense por quatro anos. Apesar de mantermos poucos contatos, desde então reparei que se tratava de uma pessoa bastante reservada, íntegra e perfeccionista. Foi um dedicado profissional. Pude me reencontrar com Franco somente quase três décadas depois, através de contatos pela internet, quando ele realizava um entusiástico trabalho voltado à memória de Itaúna”, afirmou Pepe Chaves, editor de Via Fanzine.

 

E concluiu o editor, “Graças à internet, ainda pude saber dele sobre diversos aspectos e situações e pessoas durante décadas em nossa comuna brilhante. Sempre que tinha alguma dúvida sobre famílias, sobrenomes, e até mesmo sobre meus familiares, eu me recorria a ele, ultimamente ‘in box’ pelo Facebook. Fica uma lacuna, não somente para mim e outros amigos, mas para a história de Itaúna e, sobretudo, pela própria memória desse lugar, da qual grande parte se foi com o Juarez Franco”.

 

- Foto: Facebook.

 

 
 
MAIS ITAÚNA
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2016, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter