Sondas
Vênus: O retorno da sonda Akatsuki A sonda japonesa Akatsuki deverá voltar à ativa. Após uma manobra falha, ela estava praticamente perdida no espaço e agora deverá retomar o seu destino à órbita de Vênus. Da Redação* BH-10/10/2011
Ilustração mostra a Akarsuki em torno de Vênus, tendo o Sol ao fundo.
Em 6 de dezembro passado, a sonda japonesa Akatsuki foi colocada em órbita de Vênus. Como é comum na manobra de inserção orbital foi reduzida a potência de seus motores para reduzir a sua velocidade e ser atraída pelo campo gravitacional de Vênus.
Mas, algo deu errado quando o motor falhou e a sonda permaneceu em órbita do sol, distante de Vênus e condenada para sempre.
Para sempre? Nunca diga isso quando os engenheiros JAXA buscam as soluções. Também a sonda japonesa Hayabusa passou por sérios problemas para enviar as amostras coletadas de um asteróide a Terra, mas a missão acabou sendo um sucesso. Agora, parece que os engenheiros nipônicos desejam repetir esse feito.
Nos dias seguintes ao incidente da manobra que distanciou a sonda Akatsuki de Vênus, o melhor que poderia ser feito era aguardar que a sonda percorresse uma viagem de 7 anos até estar apta a ser reprogramada.
Porém, a JAXA informa que através de muito trabalho, a sonda deverá atingir à órbita de Vênus em 2015.
Testes ainda estão sendo feitos para checar a saúde do motor e sua reativação que levará a sonda até as cercanias de Vênus.
Se tudo correr bem nestes testes a JAXA irá ativar o motor da sua Akatsuki em novembro próximo.
Ilustração mostra as posições relativas entre Akatsuki, Vênus e Terra e a manobra orbital que deverá ser feita.
Em seu site, a JAXA informou que resultados de alguns testes com o motor, mostraram que ele não conseguirá obter impulso suficiente para manobras específicas à órbita. Em vez de usar a tradicional manobra programada inicialmente, a JAXA usará o Sistema de Controle Reação (RCS) baseado numa hélice, que deverá levar a sonda até Vênus em 2015.
“Pretendemos realizar uma manobra periorbital de Vênus no início desse mês de novembro”, afirmam os engenheiros japoneses, prestes a reprogramar a Akatsuki.
* Com informações de JAXA/Space.com/Sondasespaciales. - Tradução Pepe Chaves (MG). - Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Tópicos associados: Hayabusa: Cápsula retorna após visita histórica a um asteróide JAXA confirma que partículas são de asteroide Nasa comemora sucesso da sonda Messenger Descoberta água no planeta Mercúrio Lançamento: mensageiro segue para Mercúrio Vídeo - Messenger: informações (em inglês)+animação da Nasa Matérias sobre outras sondas espaciais
- Extra: - Mais informações sobre a Akatsuki (Site da JAXA)
- Produção: Pepe Chaves ©Copyright 2011, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|