A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Em queda

 

Phobos-Grunt:

Phobos-Grunt pode ter caído no Brasil

Apesar do desencontro de informações sobre local para a queda da sonda russa, é provável

que a as regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil tenham recebido destroços do equipamento.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para ASTROvia

16/01/2012

Traçado mostra prováveis locais para a queda da Phobos-Grunt.

Leia também:

Leia também: Lixo espacial: 'Coisas que caem do céu'

 Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

SRVAS - Lixo espacial em queda - TV FANZINE VÍDEO

 

A princípio, diversas fontes divulgaram dados desencontrados sobre o local da queda da sonda espacial russa Phobos-Grunt, durante esse domingo, 15/01. Um relatório da RIA fonte Novosti, agência da indústria espacial russa, com bases balísticas, afirmava que os destroços deveriam ter caído no oceano Atlântico, próximos à América do Sul.

 

Anteriormente, a Agência Espacial Federal da Rússia, Roscosmos, divulgou relatórios apontando que os fragmentos da sonda espacial Phobos-Grunt teriam possível queda no Deserto de Gobi, na China. A Roscosmos havia mencionado possíveis áreas nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. A mudança da área foi causada pela diminuição na velocidade de queda dos fragmentos em órbita.

 

No entanto, dados de várias fontes diferem entre si. De acordo com estimativas de balística da russa RIA Novosti, uma fonte da indústria espacial, os destroços da sonda teriam caído no Oceano Atlântico.

 

Segundo essa fonte, “Fragmentos da sonda caiu sob as coordenadas 310,7 graus de longitude leste e 18,2 graus de latitude sul, no Oceano Atlântico”, ao largo da costa do Brasil. A RIA Novosti também acrescentou que a sonda entrou na atmosfera da Terra às 21:59 GMT.

 

O resultado balístico confirmou as coordenadas do ponto central da queda da Phobos-Grunt em 310,7 graus de longitude leste e 18,2 graus de latitude sul, com uma dispersão de fragmentos numa longa extensão. O ponto que incide nessas coordenadas está no estado brasileiro de Goiás, segundo os relatórios RIA Novosti.

 

"Reafirmamos a posição do ponto central de incidência, que era para ocorrer em 21:59 GMT. A janela foi aberta para a margem esquerda da queda, que começou às 21:40 GMT, tendo como ponto central da queda os 310,7 graus de longitude leste e 18,2 graus de latitude sul. Tempo estimado para fechar esta janela: 22:20 GMT”, explicou a RIA Novosti.

 

Segundo a fonte, os fragmentos poderiam cair tanto no oceano, assim como no Brasil.

 

Anteriormente, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, coronel Alexei Zolotukhin afirmou que a Phobos-Grunt afundou no Pacífico oceano, numa região a cerca de 2,5 mil quilômetros a oeste da ilha de Wellington.

 

Phobos-Grunt se despedeçou e voltou à Terra, após tentativa

de lançamento a um dos satélites marcianos..

Leia também: Lixo espacial: 'Coisas que caem do céu'

 Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

SRVAS - Lixo espacial em queda - TV FANZINE VÍDEO

 

Avaria e queda da sonda

 

Após ser lançada pela Roscosmos, em 9 de novembro de 2011, para pesquisar Fobos, uma das duas luas de Marte, a sonda Phobos-Grunt sofreu avaria e se manteve presa à órbita da Terra, entrando numa lenta queda.

 

Da massa total da Phobos-Grunt, que é de 13,5 toneladas, calcula-se que 11 toneladas seriam incineradas quando de sua reentrada à atmosfera. Anteriormente, a Roscosmos informou que 20 a 30 peças da sonda deveriam atingir a superfície da Terra. Contudo, das 13,5 toneladas iniciais, de acordo com a agência russa, não mais que 200 quilos deveriam resistir à queima e atingir a superfície.

 

Ainda de acordo com a Roscosmos, o combustível tóxico - dimetil – deverá se queimar nas camadas densas da atmosfera a uma altitude estimada em 100 quilômetros. A possibilidade de pequenas porções de agentes nocivos atingirem a superfície da Terra seria bastante baixa, como acreditam os especialistas russos.

 

Apesar do desencontro de informações sobre local, até a entrada da segunda-feira, 16/01, é provável que a queda da sonda russa tenha ocorrido sobre as regiões Centro-Oeste ou Nordeste do Brasil, que podem ter recebido destroços do equipamento espacial russo.

 

* Com informações de RIA Novosti e agências internacionais e traduções do autor.

 

- Imagens: Satflare / Roscosmos.

 

- Tópicos associados:

 SRVAS - Lixo espacial em queda - TV FANZINE VÍDEO

 Sonda russa deve cair entre os dias 15 e 16/01

 O retorno da Phobos-Grunt

 Lixo espacial: 'Coisas que caem do céu'

 Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

 Pedra fumegante precipita-se sobre uma praia

 Ceará: observatório para monitoramento de NEOs

 Sonda meteorológica cai em quintal

 

 - Produção: Pepe Chaves.  

  © Copyright, 2004-2012 - Pepe Arte Viva Ltda.  

 

Leia outras matérias:

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter