Meteoritos
Peru: Meteorito assusta moradores de Cuzco Não há informações se o bólido cadente chegou mesmo a tocar a superfície ou teria se consumido antes disso.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA BH-26/08/2011
Imagem exibida pelo Canal N mostra a queda do objeto incandescente. Clique aqui para assistir o vídeo exibido pelo canal a cabo.
Moradores da região sul de Cuzco, no Peru, se surpreenderam com a queda de bola de fogo, na tarde da quinta-feira, 25/08.
Queimando-se durante a queda, o meteorito cortou o céu e deixou um extenso rastro de fogo. Moradores de Cuzco, situados entre San Sebastian e San Jerônimo tiveram o avistamento e alguns puderam registrá-lo.
Há também uma hipótese científica de que este tipo de fenômenos seria a causa de vários incêndios que ocorrem lá.
O Canal N, uma rede de televisão a cabo local, exibiu um vídeo mostrando o meteorioto em queda. Autoridades locais e fazendeiros realizaram buscas na região, mas ainda não há informações se o bólido cadente chegou mesmo a tocar a superfície ou teria se consumido antes disso.
No ano de 2007, um meteorito do tamanho de uma bola de basquete foi encontrado em uma cratera de 13,1 metros de diâmetro na fronteira do Peru com a Bolívia. Nele foram localizados fragmentos de níquel, ferro, cobalto e irídio, com idade média estimada em 4,5 bilhões de anos.
Os meteoritos
Meteorito é a denominação para um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados que viajam pelo espaço. Suas dimensões podem variar e vão desde simples grãos de poeira até corpos celestes com vários quilômetros de diâmetro.
Algumas dessas rochas que chegam a alcançar a superfície da Terra podem ser do tipo aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso).
Ao contrário dos meteoros (popularmente chamados de estrelas cadentes), os meteoritos que atingem a superfície da Terra não são consumidos completamente pelo fogo decorrente do atrito com a atmosfera.
Os mais comuns não contêm misturas de elementos, sendo compostos por côndrulos, podendo também conter partículas de ferro. Os condritos carbonácios podem conter moléculas complexas de hidrocarbonetos. Os meteoróides são corpos no espaço que ainda não atingiram a atmosfera terrestre.
Os meteoritos metálicos são constituídos por ferro (aproximadamente 85%) e níquel (aproximadamente 14%), podendo conter outros elementos em menor proporção. São também designados de sideritos.
Além desses, ainda existem os meteoritos ferro-rochosos, que são uma mistura da liga de ferro-níquel (50%) e outros minerais (50%).
Estados da região Norte do Brasil vêm registrando nos últimos anos, uma grande quantidade desse material que, por vezes, chegou a atingir a superfície e abrir enormes crateras.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e Rede VF (Brasil). - Com informações de Canal N e agências.
Clique aqui para assistir o vídeo exibido pelo canal a cabo.
- Imagem: Canal N/reprodução.
- Tópicos relacionados: Nasa esclarece sobre passagem do cometa Elenin Alerta: Perseidas - cuidado com a imprensa Missão espacial fotografa cometa de perto Sonda Stardust toma imagens do cometa Tempel 1 De olho nas ameaças que vêm do céu Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta Descoberto asteroide que segue a Terra Doutorando da USP lança livro sobre Direito Espacial Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial Pedra fumegante se precipita sobre uma praia Outras matérias do portal ASTROvia
- Colaborou: Vitório Peret (RJ).
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|