A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Cometas

 

 

Elenin:

Os 'catastróficos' e o cometa que evaporou

O material restante do Elenin está se afastando para as

profundezas do espaço, após passar próximo à Terra.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para Via Fanzine

21/10/2011

 

 

Enquanto algumas pessoas parecem torcer pela ocorrência de uma catástrofe global, sensacionalizando fenômenos naturais como a passagem de cometas, erupções, furacões e afins, as coisas acontecem, como sempre aconteceram.

 

Os anúncios da descoberta e a passagem do cometa Elenin pelas cercanias terrestres levantaram turbilhões de especulação por parte de alguns sites ufológicos, esotéricos ou anti-conspiracionistas.

 

Incluindo o seu descobridor, o russo Leonid Elenin, de pronto, astrônomos de várias partes do mundo, além de engenheiros da Nasa, vieram a público declarar que a passagem do cometa Elenin não representava nenhum perigo à Terra. Explicaram que o cometa estava no final da vida e que sua capa de gelo não resistiria à sua aproximação ao Sol, devendo, com isso, se fragmentar.

 

A foto acima foi tomada pelo telescópio Faulkes em 17/10/2011, um dia após o anunciado ponto máximo de aproximação do cometa - isso, se este ainda mantivesse massa suficiente. A imagem foi tomada com uma exposição de 30 minutos e comprova que o núcleo frágil desse cometa já se dissolveu completamente, anulando o curso que deveria seguir, caso mantivesse sua massa.

 

Mattiazzo: 'o cometa C/2010 X1 Elenin não irá colidir com a Terra'.

 

Astrônomo alertou

 

Através do nosso portal ASTROVIA, entramos em contato com o renomado astrônomo australiano Michael Mattiazzo, um dos principais pesquisadores do cometa Elenin e quem mais tomou imagens deste astro. Gentilmente, Mattiazzo dissipou todos os boatos infundados sobre o suposto choque desse bólido com a Terra, declarando que ninguém precisava temer, pois o cometa estava se fragmentando e iria se desintegrar nos próximos dias – isso, ainda na ocasião de sua entrevista, em setembro passado.

 

Na ocasião, Mattiazzo declarou, “o cometa C/2010 X1 Elenin não irá colidir com a Terra. Ele vai passar a 35 milhões de quilômetros daqui”, destacando a distância considerável que o astro se encontrava em relação ao nosso planeta.

 

Mas, nada disso foi considerado pelos “catastróficos” e a própria Nasa chegou a ser acusada por alguns deles, de estar “escondendo informações sobre o Elenin” – como continua sendo de agir dessa maneira em relação a outros distintos assuntos. Por isso, chegou-se a declarar que havia um conchavo científico internacional, para ocultar das populações que o Elenin se chocaria com a Terra em 16/10/2011. Isso foi farta e irresponsavelmente divulgado pelos quatro cantos da internet.

 

Salada de absurdos

 

Mais absurdas ainda foram algumas mensagens postadas em determinados blogs e sites (das quais, recebi dezenas por e-mail nesses últimos meses), dando conta de que o Elenin se tratava de bólido “articulado” por uma frota de naves espaciais extraterrestres; a mesma que o escoltava (sic!).

 

Para muitos, Elenin seria o tal Nibiru, famigerado astro errante (sem o menor fundamento científico) profetizado e cultuado por alguns esotéricos que, acreditam, virá um dia para se chocar com a Terra e promover o fim do mundo ou o que o valha.

 

Delirantemente, os autores dessa teoria bizarra, também asseguravam que tais naves que escoltavam o cometa Elenin – programando-o para se chocar contra a Terra – já estariam com seus “escudos extraterrestres” abertos (?!), por conta da pequena aproximação que já se encontravam do nosso planeta.

 

Como se vê, a cada grande fenômeno natural que atinge a globalidade, absurdos são propagados sem a menor comprovação, por mentes “inspiradas” em criar teorias ou "profecias" que jamais se realizarão, além de suas próprias cabeças. E a internet vem turbinar esse turbilhão delirante, com boas doses de agilidade, convencimento e natural rapidez para a difusão de fatos absurdos ou bizarros. Tais absurdos, geralmente, vêm de fontes duvidosas, sejam do Brasil ou do exterior, e quase sempre acabam sendo incrementados por esotéricos, gurus, magos, astrólogos, ufólogos, médiuns e crentes de todas as espécies.

 

Leonid Elenin: 'se acreditam em teorias

da conspiração, eu não posso ajudar'.

 

O cometa não passou; acabou

 

Quando deveria atingir o ponto máximo de aproximação à Terra – nesta semana que passou - o Elenin já havia se desintegrado completamente, tal como foi anunciado pelos astrônomos que estiveram a monitorá-lo "de perto". Somente puderam ser captados alguns fragmentos [imagem acima] do que um dia foi o Elenin que, não passou, mas se acabou!

 

O cometa realmente se dissolveu ao alcançar o ponto máximo de aproximação ao sol, tal como fora afirmado anteriormente, tendo por base dados de sua estrutura física, obtidos bem antes de sua evidente aproximação.

 

Portanto, termina aqui a “novela Elenin”, explorada por sites sensacionalistas e pessoas que gostam de propagar mensagens “chocantes” e ímprobas, seja por má fé ou por pura ignorância. Elenin não será o nome “do fim”, como queriam alguns, mas do espetacular final de um cometa que pudemos testemunhar de perto, graças à competência de alguns astrônomos de várias nações que ousaram registrá-lo e estudá-lo.

 

Fatos e crenças

 

Mas, com certeza, os disparates e mentiras propagadas sobre este cometa, ainda permanecerão “mofando” por muito tempo na internet, sem que os seus respectivos autores e difusores, tenham caráter ou coragem suficientes para assumir que prestaram um desserviço à comunicação, por conta de suas crenças pessoais.

 

Leonid Elenin, descobridor do cometa, declarou sobre os absurdos que rodaram o mundo enquanto o astro errante descoberto por ele se aproximava da Terra, “Eu não sei por que o medo. Tenho recebido muitas cartas de pessoas com medo. Mas, se elas acreditam em teorias da conspiração, eu não posso ajudar...”.   

É, mais uma vez os “catastróficos” vão ter que arrumar algum outro pretexto para o teórico fim do mundo ou a tão fadada chegada (ou ataque) de ETs, sobretudo, após o dia 12 de dezembro de 2012...

  

* Pepe Chaves é editor do diário digital ViaFanzine e da Rede VF.

  - Com tradução do autor.

 

- Imagem: Faulkes Telescope North - H.Howes/E. Guido/G. Sostero.

 

- Foto de Leonid Elenin: Tevê russa.

 

- Colaboraram: J. Ildefonso P. de Souza (SP) e Vitório Peret (RJ).

 

- Tópicos associados:

  Astrônomo australiano nos fala do cometa Elenin

  Nasa esclarece sobre cometa Elenin

  Tempel 1 - a primeira missão do Deep Impact (2005).

  Sonda Stardust toma imagens do Tempel 1

 Hartley 2: Missão espacial fotografa cometa de perto

 

- Extra:

  Últimas informações sobre o cometa Elenin no Blog de Mattiazzo

 

- Produção: Pepe Chaves

©Copyright, 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter