A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia 

- Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

Voyager 1

 

Rumo ao espaço:

Sinais para Voyager 1 demoram um dia

Os sinais de rádio que viajam à velocidade da luz requerem agora cerca de 23 horas e 39 minutos para chegarem à nave espacial a partir da Terra, o que significa que cada comando enviado chega quase um dia inteiro depois.

 

Da Redação*

Via Fanzine

31/12/2025

 

Atingindo o espaço interestelar, a Voyager 1 segue se distanciando do Sol.

Leia também:

Outros destaques na ASTROvia

Últimos destaques de Via Fanzine

 

As sondas gêmeas Voyager 1 e 2 foram lançadas pela Nasa em 1977. E atualmente, a Voyager 1 alcançou uma distância onde a própria comunicação se torna uma demonstração física de escala cósmica.

 

Os sinais de rádio que viajam à velocidade da luz requerem agora cerca de 23 horas e 39 minutos para chegarem à nave espacial a partir da Terra, o que significa que cada comando enviado chega quase um dia inteiro depois.

 

Este atraso coloca a Voyager 1 a mais de 160 unidades astronômicas de distância - cada unidade astronômica é a distância entre a Terra e o Sol. A sonda se encontra agora muito além da heliopausa, local do espaço onde o vento solar dá lugar ao espaço interestelar.

 

Cientificamente, esta separação extrema permite à Voyager 1 recolher amostras diretamente do meio interestelar local, medindo a densidade das partículas, ondas de plasma e campos magnéticos que não podem ser observados remotamente.

 

Estas medições in-situ definem o verdadeiro limite exterior do sistema solar e calibram modelos de como os ventos estelares interagem com a galáxia.

 

O crescente tempo de luz não é simbólico; é um indicador preciso da presença física mais distante da humanidade, operando numa região onde a distância é medida em horas de viagem na luz, em vez de quilômetros.

 

Em sua viagem rumo ao espaço interestelar, a Voyager 1 está atingindo a distância de um dia-luz da Terra.

 

* Com informações da Nasa, Missão Voyager, Astrophysical Journal, com tradução e edição de Pepe Chaves para ASTROvia.

 

- Foto: Divulgação.

 

- Leia também:

- Outros destaques na ASTROvia

- Últimos destaques de Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves.

   © Copyright, 2004-2025, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Leia outras matérias na

©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.