NASA
Cazaquistão: Nave Soyuz sofre incidente e volta à Terra Levando um cosmonauta russo e um astronauta americano, o foguete Soyuz-FG sofreu uma falha e a missão para a Estação Espacial foi abortada com um pouso de emergência realizado no Cazaquistão. A Roscosmos informou pouco sobre o estado de saúde da tripulação, mas não houve vítima fatal.
Por Pepe Chaves* Para ASTROvia 11/10/2018
O veículo de lançamento Soyuz-FG, carregando em seu topo a nave Soyuz MS-10 com dois tripulantes a bordo. Leia também: Ficção e realidade: Um mundo e dois sóis Viagem espacial é oferecida por operadora Nasa: Ártico encolhe e Antártida se expande Sondas Voyager estão deixando a Heliosfera MCPV, o substituto do ônibus espacial Cápsula Dragon cumpre missão oficial
Um incidente ocorreu com o veículo de lançamento Soyuz-FG, que carregava a nave Soyuz MS-10, nesta quinta-feira, 11/10. O ocorrido se deu logo após ao lançamento, que teve de ser abortado e assim, a tripulação teve que voltar a terra em modo balístico. Contudo, segundo a Roscosmos, o sistema de resgate da nave Soyuz demonstrou confiabilidade excepcional e um pouso de emergência foi realizado no interior do Cazaquistão, após uma falha no foguete.
De acordo com a agência espacial russa Roscosmos, a condição dos cosmonautas da espaçonave Soyuz MS-10 "não é muito boa", e eles serão enviados a Moscou em um futuro próximo para um conselho especial. A fonte dessa informação é a agência, TASS no Cosmódromo de Baikonur.
“Os membros da tripulação da Soyuz MS-10 foram examinados por médicos, e sua condição não é muito boa”, disse a fonte, sem especificar detalhes. E acrescentou que "no futuro próximo, eles serão enviados por conselho especial para o aeródromo de Chkalovsky para Moscou, e depois para a Cidade das Estrelas".
O veículo de lançamento Soyuz FG, com a nave Soyuz MS-10, foi lançado nessa quinta-feira da primeira rampa de lançamento de Baikonur (Gagarinsky). O lançamento foi realizado às 11:40 (horário de Moscou) e a bordo da nave que seguia para a Estação Espacial Internacional (ISS), estavam o cosmonauta da Roscosmos, Alexei Ovchinin (comandante da União MS-10) e o astronauta da Nasa, Nik Haig.
Durante o voo do foguete Soyuz, uma transportadora se soltou, fazendo com que a tripulação mudasse para o modo de descida balística. A Soyuz MS-10, após o acidente do foguete Soyuz-FG, desceu nas estepes do Cazaquistão. De acordo com o serviço de imprensa do Distrito Militar Central, os socorristas evacuam a tripulação da cápsula de resgate.
O astronauta da NASA, Nick Haig e o cosmonauta da Roscosmos, Aleksey Ovchinin, após o voo suborbital que foi abortado. Eles se encontram em Zhezkazgan, estão sendo examinados clinicamente e passam bem.
Durante a subida, o foguete prosseguiu normalmente até a separação de um dos estágios de reforço, altitude em que a tripulação já havia experimentado a microgravidade.
Como a espaçonave Soyuz não alcançou a órbita no momento da falha do propulsor, a tripulação foi forçada a fazer uma rápida descida balística, provavelmente, sob altas forças g. Após cerca de 20 minutos de incerteza, as autoridades russas confirmaram que a tripulação estava bem e havia pousado a cerca de 20 quilômetros a leste de Dzhezkazgan, uma cidade no centro do Cazaquistão. Quando as equipes de resgate chegaram, Hague e Ovchinin foram relatados em "boas condições" e encontradas já fora da cápsula.
Pouca informação adicional foi fornecida. A Roscosmos, que é responsável pelos lançamentos da Soyuz, não realizará nenhuma coletiva de imprensa hoje. O encarregado da Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse que uma comissão estadual já foi criada para estudar o ocorrido.
* Pepe Chaves é editor dos portais ASTROvia & Via Fanzine e da ZINESFERA. - Com informações da Agência TASS e agências dos EUA.
- Foto: Roscosmos/Divulgação.
- EXTRA: Assista ao lançamento do Soyuz-FG, em 11/10/2018
Leia também: Ficção e realidade: Um mundo e dois sóis Revista da NASA publica artigo sobre satélite SABIA-Mar Ubatuba: da sala de aula para o espaço Inpe auxilia alunos municipais a lançar satélite AAB promove concurso para mini-satélites Satélite ROSAT cai no Oceano Índico Satélite alemão cairá na superfície Hayabusa: Cápsula retorna após visita histórica a um asteróide
- Produção: Pepe Chaves.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|