A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia 

- Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Radiotelescópio

 

Ondas no espaço:

Estamos sendo observados no espaço?

Estudo da NASA diz que alienígenas podem espionar nossas comunicações de rádio.*

 

Civilizações alienígenas podem espionar nossas comunicações com nossas espaçonaves e veículos espaciais, de acordo com um novo estudo — e podemos encontrá-los da mesma forma.

Leia também:

Outros destaques na ASTROvia

Últimos destaques de Via Fanzine

 

Para instruir um rover em Marte a virar à esquerda ou um orbitador a mudar o foco, os cientistas da missão precisam enviar transmissões potentes para planetas vizinhos em nosso Sistema Solar. É claro que o alvo não "capta" todas as ondas de rádio enviadas em sua direção, então parte do sinal continuaria no cosmos, essencialmente indefinidamente.

 

Qualquer coisa nessa linha de ondas de rádio em constante expansão, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, estaria em uma posição privilegiada para ouvir nossos chamados.

 

"Com base em dados dos últimos 20 anos, descobrimos que se uma inteligência extraterrestre estivesse em um local que pudesse observar o alinhamento da Terra e de Marte, há 77% de chance de que ela estivesse no caminho de uma de nossas transmissões — ordens de magnitude mais provável do que estar em uma posição aleatória em um momento aleatório", diz Pinchen Fan, astrônomo da Penn State.

 

A equipe examinou décadas de registros da Rede do Espaço Profundo (DSN) da NASA, usada para se comunicar com naves espaciais além do sistema Terra-Lua. Como os planetas do nosso Sistema Solar orbitam dentro de um plano, alienígenas localizados em um local alinhado com a borda desse plano teriam mais chances de ouvir, especialmente se estivessem a cerca de 23 anos-luz de nós.

 

A parte interessante é que poderíamos inverter isso e usar isso para procurar alienígenas. Se outras civilizações inteligentes também estiverem explorando seus planetas vizinhos, nossa melhor aposta para captar sinais de rádio poderia ser procurar sistemas próximos onde dois planetas se alinham do nosso ponto de vista.

 

"No entanto, como só começamos a detectar muitos exoplanetas na última década ou duas, não conhecemos muitos sistemas com dois ou mais exoplanetas em trânsito", diz Fan.

 

"Com o próximo lançamento do Telescópio Espacial Nancy Grace Roman da NASA, esperamos detectar cem mil exoplanetas não detectados anteriormente, então nossa área potencial de busca deve aumentar muito."

 

A pesquisa foi publicada no Astrophysical Journal Letters.

 

- Clique aqui para ler o artigo científico.

 

* Informações de Sciencealert,com tradução e edição de Pepe Chaves para Via Fanzine e ASTROvia.

   23/09/2025

 

- Imagem: Getty Image/Divulgação.

 

- Colaborou: José Ildefonso

  

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2025, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Leia outras matérias na

©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL