A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 Agência Espacial Brasileira - AEB

 

Clique aqui para ler outras notícias da AEB.

 

 

Exoneração:

Roberto Amaral é exonerado da ACS

Decisão foi publicada no Diário Oficial do dia 28/03.

 

 Da Redação*

 Via Fanzine

 

Roberto Amaral dá adeus aos 'rabos de foguete'.

 

O ex-diretor da Agência Espacial Brasileira, Roberto Amaral, foi exonerado da direção-geral da binacional Alcântara Cyclone Space, função que ocupava atualmente no Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

O ato jurídico formalizando a exoneração foi publicado nessa segunda (28/03) no Diário Oficial da União. Roberto Amaral é político e vice-presidente do PSB (Partido Socialista Brasileiro), partido que atuou como um dos principais aliados do governo Lula.

 

Alcântara Cyclone Space (ACS)

 

Criada em parceria com a Ucrânia para fabricar no Brasil um lançador de foguetes, a Alcântara Cyclone Space (ACS) foi palco de episódios nada progressistas na gestão de Amaral. Brigas internas, descontrole administrativo e loteamento político da companhia binacional ameaçam sabotar o projeto, segundo relatório confidencial elaborado por um órgão de inteligência do governo e obtido pela revista ISTOÉ. A publicação

 

Confusões explícitas

 

Em 2009, Roberto Amaral protagonizou um dos históricos desentendimentos dentro da AEB. Na ocasião, ele quase saiu no tapa com o brigadeiro Antonio Hugo Pereira Chaves, então diretor de transporte espacial da AEB. Crítico da gestão de Amaral na Cyclone, Chaves defendeu um acordo com os quilombolas que vivem em Alcântara para evitar protestos contra futuros lançamentos.

 

Amaral chamou o brigadeiro de "filho da p." e bateu com a mão na mesa. Em seguida, tentou atirar um copo d'água em Chaves, que, ao reagir, fez Amaral cair no chão. Mas quem caiu mesmo foi Chaves, já que o PSB de Amaral detinha então o domínio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Poucos dias depois o brigadeiro Chaves seria exonerado da AEB.

 

Exoneração publicada no Diário Oficial da União

 

“MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DECRETOS DE 25 DE MARÇO DE 2011

 

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 14 do Estatuto da Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space, publicado no Diário Oficial da União de 4 de setembro de 2006, resolve E X O N E R A R ROBERTO ATILA AMARAL VIEIRA do cargo de Diretor-Geral da Alcântara Cyclone Space”.

 

* Com informações do blog Panorama Espacial e revista IstoÉ.

 

- Foto: Portal Terra.

 

- Clique aqui para ler outras notícias da AEB.

 

*  *  *

 

Sob nova direção:

Raupp é nomeado novo presidente da AEB

Presidente da SBPC assume comando da Agência Espacial Brasileira.

 Da Redação

 Via Fanzine

 

Marco Antonio Raupp

 

Marco Antonio Raupp, matemático brasileiro, ex-diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi nomeado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB).

 

Foi publicado no dia 02/03/2011, no Diário Oficial da União, o decreto da Presidência da República que exonerou Carlos Ganem da presidência da AEB. Na mesma data, foi também oficialmente nomeado o cientista Marco Antonio Raupp para a presidência da AEB, confirmando a indicação já anunciada anteriormente pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

 

Prioridades e desafios

 

Raupp assume a AEB que ainda se encontra no cenário de um antigo dilema, que é a conclusão do seu veículo lançador de satélites (VLS). Considerado como projeto primordial da agência, o mesmo já despendeu cifras astronômicas durante os governos de FHC e Lula, sem colocar um único satélite em órbita.

 

A nomeação de Raupp é vista com bons olhos por grande parte da comunidade científica brasileira, já que se trata de um técnico na área e assim, espera-se que deverá saber se relacionar com os desafios que terá pela frente.

 

Cientista

 

Marco Antonio Raupp nasceu em Cachoeira do Sul-RS, em 1938. Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no IME/USP.

 

Foi vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC. Em reconhecimento aos serviços prestados, foi agraciado com o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência e Tecnologia).

 

Em diferentes momentos foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também tesoureiro, vice-presidente e conselheiro da SBPC.

 

É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e membro suplente do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT). Nomeado pelo ministro Aloizio Mercadante, assumiu a presidência da AEB em 03/03/2011.

 

- Foto: SBPC.

 

*  *  *

 

Publicação:

AEB lança revista ‘Espaço Brasileiro’ nº 10*

Nova plataforma de integração do VLS, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

 

 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) disponibilizou em seu website a décima edição da revista institucional "Espaço Brasileiro", referente ao trimestre de outubro a dezembro de 2010.

 

O número tem como matéria de capa uma reportagem sobre a nova plataforma de integração do VLS (Veículo Lançador de Satélites), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Traz ainda uma entrevista com o pesquisador Eduardo Assad, da Embrapa, em que fala sobre a parceria da empresa agropecuária com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no uso de imagens de satélites, além de uma matéria com um balanço da gestão de Carlos Ganem, presidente da AEB, que deve ser substituído nos próximos dias por Marco Antonio Raupp.

 

Destaques ainda para pequenas reportagens sobre o desenvolvimento de propulsor para o VLM, a modernização da sala de controle do CLA, e o artigo de opinião de Himilcon Carvalho, diretor da AEB, sobre formação de recursos humanos.

 

Para acessar a revista, disponível em arquivo PDF (27mb), clique aqui.

 

* Informações da AEB.

 

- Tópicos associados:

- Área Espacial terá mais pesquisadores, diz ministro

- Mais notícias da AEB em ASTROvia

- Visite o site da AEB

 

Clique aqui para ler outras notícias da AEB.

 

Leia outras matérias:

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter