AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

 

Marco Prado

 

 

 

 

 

 

 

Marco Antonio Prado é professor de Artes e Artesanato. Estilista, figurinista e  cenógrafo, desenvolve trabalhos para companhias de balé e escolas de dança, em várias cidades do país. Formado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Esportivo e Gestão, trabalhou em diversas escolas públicas e projetos sociais, em Itaúna, Pará de Minas, Divinópolis e região. Também é ilustrador e possui significativos trabalhos  publicados,  principalmente em literatura infantil.

 

 

 

 

Festa religiosa:

Solenidade de Corpus Christi em Itaúna

No Brasil esta festa foi introduzida pelos portugueses com procissões esplendorosas em tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos.

 

Por Marco Prado

De Itaúna-MG

15/06/2018

 

Resultado final do tapete de Corpus Christi de Marco Antônio Prado.

 

Realizada em Itaúna-MG, mais uma edição do Tapete de Corpus Christi, considerado pela  coordenadora, a gestora cultural Bel de Abreu, como um tapete de superação. Isso devido à dificuldade de recolher e distribuir a enorme quantidade de materiais doados por empresas, para os trabalhos na construção do tapete.

 

Marco Antônio Prado confeccionando um tapete.

 

Foram toneladas de material reciclável, que em função da crise de abastecimento, ocasionada pela paralisação dos caminhoneiros nos dias de preparação do evento, ficaram estocadas, sem a possibilidade de transporte. No entanto, o resultado foi bastante satisfatório, segundo a coordenadora, que contou com o apoio e solidariedade de diversos voluntários.

 

Jesus é retratado em um dos tapetes.

 

Um pouco da história dos tapetes de Corpus Christi

 

O Concilio de Trento declarou que "muito piedosa e religiosamente, foi introduzido na Igreja Católica o costume, que todos os anos,  em determinado dia festivo, seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade;  e reverente e honorificamente seja levado em procissão  pelas ruas e lugares públicos". E desta forma é  costume dos cristãos expressarem sua gratidão e honrarem o "Deus vivo, o Cristo Sacramentado".

 

Tapete com destaque ao Espírito Santo.

 

No Brasil esta festa foi introduzida pelos portugueses com procissões esplendorosas em tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos. Esta versão brasileira tinha do troar dos canhões até gente importante na vida política da nação, disputando a honra de tocar com as mãos o "Pálio", aquela proteção de tecidos finos bordados à mão com os fios de ouro, que protege o sacerdote que leva a "Hóstia Santa". Uma festa barroca.

 

Sequência de tapetes com a Prefeitura e a igreja matriz ao fundo.

 

Em Minas, a tradição dos tapetes começa em Vila Rica, no ano de 1.733, quando da inauguração da Matriz do Pilar e era conhecida como "Festa do Triunfo Eucarístico".

 

Obra de arte representando a hóstia sagrada.

 

Colaboradores trabalham na confecção de tapetes.

 

Em Itaúna, nossa celebração começa ao alvorecer, quando a comunidade itaunense se reúne em torno da Praça Matriz para confeccionar um "tapete" tradicional para ornar a passagem do "Cristo Vivo na Hóstia Consagrada".

 

Pessoas de várias faixas etárias se envolveram no projeto.

 

Dezenas de colaborares trabalharam na confecção dos tapetes.

 

A confecção dos tapetes contou com a participação de famílias da comunidade.

 

Participação do Coral EAC, com a apresentação de músicas sacras.

 

Dr. Ivan Perilo, personalidade marcante nos trabalhos

de Corpus Christi. Com sua equipe de colaboradores.

 

Bel de Abreu, coordenadora dos trabalhos. Com Douglas Abreu e Ricart Corradi.

 

O evento contou também com barraquinhas montadas na Praça da Matriz.

 

- Todas as fotos: Marco Antônio Prado.

 

*  *  *

 

Carnaval 2019 em Itaúna:

Lançamento do Bloco dos Zuluzinhos

Bloco tem suporte da velha guarda da tradicional Escola de Samba Clube dos Zulus.

 

Por Marco Prado

De Itaúna-MG

28/05/2018

 

A madrinha da bateria Valéria e este colunista, estilista Marco Antônio Prado.

 

Foi realizada no sábado, 12/05, no Espaço Sítio Medeirinhos, a festa de lançamento do Bloco dos Zuluzinhos para o Carnaval 2019 em Itaúna.

 

Ao contrário dos blocos tradicionais que atualmente desfilam no Carnaval de Itaúna; com trios elétricos e abadás, o Bloco dos Zuluzinhos, irá para avenida apresentando um desfile tradicional.

 

O bloco vai para a avenida nos moldes dos blocos caricatos dos antigos carnavais da cidade. O bloco dos Zuluzinhos contará com Comissão de Frente; Mestre Sala e Porta Bandeira; Bateria e a eleita Madrinha Valeria Alves; Alas; Enredo e um Samba-enredo, criado exclusivamente pelos compositores da tradicional Escola de Samba Clube dos Zulus.

 

Contando com a direção e apoio da velha guarda do Clube dos Zulus, o Bloco Zuluzinhos promete resgatar os antigos carnavais de Itaúna, que foi destaque no cenário cultural, como o melhor carnaval do interior de Minas Gerais.

 

A festa de lançamento do Bloco dos Zuluzinhos contou com a presença maciça dos principais carnavalescos e sambistas da região. Aconteceram apresentações ininterruptas com grupos de pagode, músicos e sambistas, percursionistas e grandes cantores das rodas de samba e do show business atual.

 

Houve uma grande adesão dos foliões e de personalidades ligadas à arte e à cultura. Durante o evento foram homenageados personalidades que fazem parte da história do Carnaval Itaúna.

 

A seguir reproduzimos alguns flashes desse evento comemorativo ao Carnaval 2019 em Itaúna.

 

As cantoras Deyse Carvalho (Allfaces) e Tia Elisa (Sambista - Divinópolis).

 

 

Valdo do Cavaco e sua esposa, a cantora Raquel Silva.

 

 

Adílio Aparecido, músico, cantor e percussionista.

 

 

Flavinho, mestre de bateria e grande puxador de samba. Com Fininho, Giovanni, Jeferson e Henrique.

 

 

Mestre Sala nota 10, Gil, com a Madrinha da Bateria Valéria.

 

 

Espaço Sítio Medeirinhos. Casa lotada para o lançamento do Bloco dos Zuluzinhos, para o Carnaval 2019.

 

 

Merecida homenagem a Dona Edmeia Pércope, personalidade importante na história dos Zulus. Com as filhas, Rosa e Ana Maria

 

- Imagens: Arquivo pessoal de Marco Antônio Prado.

 

*  *  *

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL USINA DE SONHOS

Oficina de Artesanato (Módulo Pintura em Tecido),

ministrada pelo professor Marco Antônio Prado.

 

A Associação Cultural Usina de Sonhos está há 20 anos incentivando e divulgando a Cultura, através da produção de Arte e Artesanato em Itaúna-MG e região. O projeto idealizado e coordenado pela gestora Bel de Abreu promove oficinas de arte sem custos e abertas à toda comunidade.

 

Nas fotos abaixo são mostradas alunas da Oficina de Artesanato (Módulo Pintura em Tecido), ministrada pelo professor Marco Antônio Prado. Estes trabalhos foram realizados na quarta-feira, 09/05/2018, em homenagem ao dia das mães.

 

 

 

 

 

 

 

* Imagens: Usina de Sonhos/Divulgação.

   Itaúna-MG, 10/05/2018

 

Conheça a Associação Cultural

Projeto Usina de Sonhos

 

A Associação Cultural Projeto Usina de Sonhos foi fundada em agosto de 1998 com a finalidade de levar de forma gratuita oficinas de artes para crianças e adolescentes de escolas públicas ou em situação de risco. Nestes vinte anos de funcionamento já foram atendidos uma média de 4500 alunos nas suas oficinas efetivas e outras centenas de jovens, nos eventos realizados de dança, teatro e música, nos eventos da Biblioteca Comunitária e nas inúmeras participações da entidade na vida cultural da cidade e região.

 

A entidade Cultural atende crianças a partir dos 5 anos, atua na área das artes cênicas, artes visuais, artesanato, canto e aprendizado de instrumentos, educação ambiental e paisagismo, inglês. Todos os seus professores são habilitados nas suas áreas, o que proporciona a sua clientela um aprendizado eficaz e de qualidade.

 

Nestes anos de funcionamento muitas lutas e várias conquistas. Em 2004, a entidade foi declarada Utilidade Pública Municipal, através do Projeto de Lei 080/2004. Em 2006, membro efetivo do Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2008, declarada Ponto de Cultura do Programa Mais Cultura e Cultura Viva do Ministério da Cultura. Em 1º de julho de 2009, declarada Utilidade Pública Estadual, através da Lei 18.231.

 

Além das oficinas efetivas durante todo o ano, a Associação Cultural Projeto Usina de Sonhos desenvolve também outras ações culturais e participa dos eventos da cidade e região. Destacamso aqui: Usina de Ideias, Usinando com Arte da Férias, Muita Arte da Praça, Palco Livre Espetáculo Teatral, Circuito Andanças – Festival de Dança, Usina de Artes – Mostra Musicla. Manutenção e Atividades Culturais na Biblioteca, participação em eventos nas escolas e instituições.

 

Para a sua manutenção, a entidade trabalha de forma prioritária com as Leis de Incentivo à Cultura Estadual e Federal, que implicam na renúncia fiscal do ICMS e do Imposto de Renda, co ma captação junto a empresas parceiras compromissadas com a arte e a cultura na cidade. Tem o apoio do Fundo Estadual de Cultura e conta também com doações da comunidade através de carnês mensais ou depósitos na Agência 0124 – Operação 003 – Conta Corrente 797-7.

 

O Projeto Usina de Sonhos há 20 anos vem transformando e aproximando as pessoas pela arte. Oportuniza crianças e adolescentes ao aprendizado e valoriza o artista. Uma entidade que democratiza o aprendizado das artes e contribui de forma significativa para o crescimento da cultura local e regional.

 

 

Ir para a página principal

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter