UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

 

 Eventos

 

 

Mariana-MG

II Encontro de Ufologia de Mariana em 20/05

Evento debaterá a temática ufológica e apresentará palestra

com Pepe Chaves, editor dos portais Via Fanzine e UFOVIA.

 

Da Redação*

VF/UFOVIA

Belo Horizonte-MG

02/05/2017

 

Cidade de Mariana-MG será a capital ufológica do Brasil no dia 20/05.

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

Principais entrevistas exclusivas UFOVIA

 

A Associação de Caçadores de Assombração (ACAM) está promovendo o 2º Encontro de Ufologia de Mariana-MG, um evento que pretende debater temas da ufologia em uma das principais cidades históricas de Minas Gerais. É uma boa oportunidade para se curtir o ameno clima mineiro nesta época do ano e ouvir causos e casos ufológicos ocorridos no estado e em várias partes do mundo.

 

O 2º Encontro de Ufologia de Mariana-MG está marcado para o sábado, 20/05, no Clube Guarani (Praça Gomes Freire, Centro, Mariana-MG). O credenciamento e recebimento dos presentes está marcado para às 9h. Depois das 10h haverá apresentação da ACAM e explanação de alguns casos ufológicos. Haverá pausa para almoço e após as 14h, está marcada uma palestra com Pepe Chaves, editor dos portais Via Fanzine e UFOVIA. Após a palestra haverá mesa redonda entre o público, organizadores e participantes do evento.

 

Mãe do Ouro - fenômeno mineiro e brasileiro

 

A palestra do jornalista Pepe Chaves intitulada “Mãe do ouro: fenômeno ou folclore?” vai narrar um pouco de suas experiências pessoais com o fenômeno luminoso chamado vulgarmente de Mãe do Ouro em várias regiões do Brasil. Ele é autor de um livro ainda não publicado e vários artigos inéditos sobre o assunto.

 

Após duas experiências pessoais de avistamentos e interações dessa luz a poucos metros de distância, o autor desenvolveu uma pesquisa por mais de 10 anos, incluindo quase duas centenas de relatos de moradores rurais, dando conta do avistamento dessa estranha luz em diversas situações.

 

A palestra “Mãe do ouro: fenômeno ou folclore?” será ilustrada, contendo imagens exclusivas elaboradas pelo autor e dos Arquivos Via Fanzine e UFOVIA.

 

Sobre a Acam

 

A Acam foi criada em 2008, após relatos de vários vigilantes da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) que diziam ouvir alguns barulhos estranhos na instituição durante a noite. A situação inclusive levou a alguns deles a pedirem para mudar de emprego. A partir daí, o professor Milton Brigolini e o chefe dos vigilantes da universidade, Vicente Evangelista Bispo, fundaram a associação que, hoje, reúne um grupo de pessoas que estuda fenômenos relatados por moradores da região e também realiza operações de caça a alguns destes “monstros”. Até então, nenhum nunca foi capturado.

 

A lenda do Caboclo d’água já foi tema de diversas matérias e temas de programas nacionais. O “monstro” já foi noticiado no Jornal Nacional, no Programa do Jô e também no Encontro com Fátima Bernardes.

 

Mariana preserva capelas e um casario mineiro secular.

 

Município de Mariana

 

Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 58 mil habitantes (2015), a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios.

 

Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.

 

Recentemente a Mariana foi notícia em canais de comunicação de todo o mundo, após o maior desastre ecológico do país, ocorrido em uma das minas da mineradora Vale, que opera em um distrito rural, causando danos em cidades de Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

Turismo histórico e ecológico

 

A cidade possui um enorme patrimônio arquitetônico do barroco produzido durante o Brasil Colonial. Além disso, o turismo ecológico teve também uma expansão importante, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do setor de serviços e transformando Mariana em uma das cidades mineiras com o maior número de praticantes dos chamados esportes radicais, como montanhismo e mountain bike.

 

Mariana recebe boa parte do fluxo de turistas de Ouro Preto, devido à pequena distância de 12 km. Essa integração se ampliou com a criação do Trem da Vale, fruto da parceria entre a Vale do Rio Doce e as Prefeituras Municipais de Mariana e Ouro Preto. Após décadas parado, o trem turístico voltou a funcionar em abril de 2006, com viagens diárias. A Estação Ferroviária de Mariana foi totalmente revitalizada e é um ponto turístico da cidade, além de possuir uma biblioteca, um playground temático e um centro de mídia para a população.

 

Como atrações naturais, a cidade conta com várias cachoeiras, como a do Brumado (no distrito de mesmo nome), da Serrinha (em Passagem de Mariana), do Cristal e a da Prainha (no bairro Santo Antônio). Entre o centro histórico e o distrito de Passagem, há uma simpática pista de ciclismo e caminhada, que possui ainda academia ao ar livre e um lago represado. Nos arredores da cidade há ainda várias cavernas e grutas naturais, e uma montanha para prática de paraquedismo, o Pico da Cartuxa.

 

A Organização do 2º Encontro de Ufologia de Mariana-MG é de Leandro Henrique dos Santos.

 

O evento tem o apoio de Jornal O Espeto, Via Fanzine e UFOVIA.

 

- Inscrições e mais informações pelo e-mail:

  acammariana@gmail.com ou cel.: (31) 9-8777-6478.

 

- Para contratar a palestra  “Mãe do ouro: fenômeno ou folclore?”/Pepe Chaves:

   pepechaves@gmail.com

 

* Com informações da ACAM, O Espeto e Prefeitura de Mariana.

 

- Imagens: Divulgação.

 

*  *  *

 

 

 

 home of UFOVIA

 

 

  UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter