|
Notícias
Doação: Ufólogo doa acervo particular a USP Hipnólogo em ufologia, Mário Rangel pesquisou diversos casos, inclusive, usando de regressão.
Por Pepe Chaves* Belo Horizonte-MG Para UFOVIA BH-10/10/2013
Acervo ufológico do pesquisador Mário Nogueira Rangel poderá ser consultado pelo público, através da USP. Leia também: Observatório do Vaticano: ‘É possível existir vida extraterrestre’ Vaticano admite a existência de vida inteligente noutros planetas Aparição mariana de 1955 em Itaúna-MG completa mais um ano A presidente Dilma e o Museu do ET em Varginha
A Ufologia nas
universidades brasileiras
Entrevista com o psicólogo Leonardo Martins
O ufólogo paulista Mário Nogueira Rangel, comunicou nessa quarta-feira, 09/10, que doou seu acervo ufológico à Universidade de São Paulo (USP) que o manterá aberto para consultas públicas. Seu acervo foi formado ao longo de muitos anos e consiste de materiais especializados em ufologia.
O acervo ufológico de Mário Rangel é constituído por mais de 230 livros sobre ufologia, hipnose e parapsicologia, CDs, vídeos e DVDs, revistas especializadas em diferentes idiomas, livros baixados da internet e apostilas. O acerco inclui também, artigos de sua autoria em português e inglês, três pastas AZ com correspondências e informações sobre 214 hipnólogos em ufologia em 31 países e mais três pastas AZ com recortes de jornais e revistas.
Em seu comunicado, afirmou Rangel, “No domingo 6 de outubro de 2013, um simpático grupo da USP esteve em meu apartamento e embalou e retirou esse material, que agora será catalogado e posteriormente aberto a consulta pública”.
De acordo com Rangel, o grupo da USP foi liderado pelo professor doutor Wellington Zangari da USP INTER PSI (Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicosociais), orientador do psicólogo mestre Leonardo Breno Martins. Este mineiro de Pedro Leopoldo é doutorando defendendo tese em ufologia pela USP. Rangel diz esperar que seu ato motive a composição de outras teses acadêmicas envolvendo a temática ufológica.
Pesquisador e hipnólogo em ufologia, Mário Rangel estudou diversos casos, inclusive, usando seções de regressão em algumas oportunidades. Com mais de 80 anos, Rangel afirma que, devido à elevada idade, não trabalha mais com regressões hipnóticas em abduzidos e tem reduzido suas atividades na ufologia, o que motivou a doação de seu acervo.
Mário Nogueira Rangel é autor do livro “Sequestros Alienígenas”, que trata casos de abdução ocorridos no Brasil em décadas passadas. Destacado colaborador do nosso trabalho desde 2004, ele também é autor de materiais exclusivos sobre o tema, publicados pelo portal UFOVIA e mantidos em acesso aberto e irrestrito ao público.
Dentre suas principais colaborações para o portal UFOVIA está o seu artigo “Um incrível passeio de disco voador”, destacando o fantástico caso do advogado paulista e ex-juiz do Trabalho, João de Freitas Guimarães, do qual é o seu principal investigador. Este ilustre advogado paulista alega que, na década de 1950, teria experimentado viagem em uma nave espacial pilotada por criaturas desconhecidas que teria sido encontrada por ele na orla de São Sebastião/SP.
Aceitando o nosso convite, Mário Rangel também colaborou com a produção em vídeo da TV FANZINE em 2012, que abordou deste mesmo caso de contatismo do advogado João de Freitas no litoral paulista. Intitulado “Caso João de Freitas: da terra para o céu - PARTES 1 e 2”, esse documentário em vídeo apresenta o áudio de uma palestra do advogado João de Freitas Guimarães, onde narra sua inusitada experiência, além de apresentar algumas imagens inéditas. O áudio original e parte das imagens apresentadas foram resgatados e tornados públicos por Mário Rangel.
Também pelo portal UFOVIA pode ser acessado pelo público o seu álbum ilustrado “A ufologia na arquitetura”, reunindo informações e imagens de construções arquitetônicas em todo o mundo que utilizaram a temática ufológica. Também em formato de álbum ilustrado, Rangel publicou “Ufomemorais e monumentos ufológicos”, reunindo diversas imagens de monumentos e memorais ufológicos construídos em cinco continentes.
Mário Rangel também é autor do artigo “Ufologia nas universidades brasileiras”, que trata de teses e outros trabalhos universitários sob a temática ufológica no Brasil nos últimos anos.
Em 2010, Mário Rangel concedeu uma entrevista exclusiva ao portal UFOVIA, abordando sobre seus trabalhos na ufologia e registros de ocorrências ufológicas em poder das autoridades do país.
Com a entrega de seu acervo a USP, Rangel espera que este seu legado possa ser útil às pessoas interessadas, que poderão acessá-lo para consultas. “Meu acervo ufológico será mais útil aberto a consulta pública. Fico pensando o que terá ocorrido com acervos ufológicos de companheiros que já se mudaram ‘para o andar de cima’”, afirmou o pesquisador em seu comunicado.
*Pepe Chaves é editor do portal UFOVIA e da ZINESFERA.
- Imagem: UFOVIA/Fotomontagem.
Leia também: Observatório do Vaticano: ‘É possível existir vida extraterrestre’ Vaticano admite a existência de vida inteligente noutros planetas Aparição mariana de 1955 em Itaúna-MG completa mais um ano A presidente Dilma e o Museu do ET em Varginha
A Ufologia nas
universidades brasileiras
Entrevista com o psicólogo Leonardo Martins
|
|