UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

 

 Cinema

 

 

Área Q:

Longa de Ufologia é rodado no Ceará

Uma ficção envolvente, em um dos palcos de interessantes casos da vida real.

 

Por Pepe Chaves*

Para UFOVIA

 

Murilo Rosa: personagem enigmático na trama de 'Área Q'.

 

Sem dúvida alguma, o Ceará é um dos estados brasileiros que mais registrou fatos curiosos associados aos Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). Os casos cearenses envolvem desde avistamentos, pousos, passando por contatos, tentativa de abdução e abduções.

 

Os históricos do Ceará são antigos, mas também não deixam de ser recentes. Entre eles, podemos citar o avistamento coletivo ocorrido em novembro de 2008, na pequena cidade de Itatira, no interior do Estado, quando diversos populares avistaram um inusitado e luminoso objeto celestial. O estranho OVNI chegou a ser fotografado por uma jovem que se encontrava numa estrada da cidade quando de seu surgimento. Esta ocorrência também foi abordada na reportagem “Mistérios celestiais ainda não desvendados”, de autoria de nossa correspondente cearense, Rafaela de Oliveira, onde é mostrada a foto do objeto.

 

Curiosa e simultaneamente, na cidade de Cláudio, região Centro-Oeste de Minas Gerais, um policial militar e sua patrulha perseguiam um OVNI luminoso por uma estrada rural. Meses depois, este policial, que tirou várias fotos do OVNI, entrou para a reserva e nos concedeu uma entrevista contando toda a sua estranha experiência naquela noite de 19 de novembro de 2009.

 

Isaiah Washington: Dos Estados Unidos ao Nordeste do Brasil.

 

Da vida real para a ficção

 

Já em fase de produção, “Área Q”, é um longa de ficção científica numa co-produção EUA/Brasil  (Reef Pictures Inc., ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes). Filmado no Estado do Ceará, Brasil, a cidade de Quixeramobim se torna o palco para um enredo fantástico envolvendo ufologia e paranormalidade. Esta cidade é conhecida em todo o mundo por registros e relatos de aparecimentos de OVNIs, daí o nome “Área Q” – em menção a Quixeramobim e também a Quixadá.

 

A produção promove uma inédita parceria com a Panavision, que se associou ao projeto, cedendo temporariamente um dos mais avançados equipamentos de câmeras de alta definição do mundo, o Gênesis – utilizado nas últimas grandes produções cinematográficas.

 

Objetos voadores curiosos são narrados na região.

 

Área Q tem roteiro e produção de Halder Gomes, com direção de Gerson Sanginitto. Gomes e Sanginitto dirigiram juntos o terror “Cadáveres 2”, numa produção norte-americana. Halder revelou que o filme contará histórias de avistamentos e abduções no interior do Ceará que escuta desde que era criança, e que o nome do filme, “Area Q”, faz referência aos municípios de Quixeramobim e Quixadá.

 

Glauber Filho será o produtor executivo da ficção científica. Os efeitos especiais em computação gráfica serão dirigidos por Márcio Ramos. No elenco, destaque para Isiah Washington, Murilo Rosa e Tânia Khalil.

 

Enredo

 

No enredo, Thomas Matthews (Isaiah Washington) é o repórter de uma revista conceituada dos Estados Unidos e atravessa problemas pessoais. Seu chefe o obriga a sumir e relaxar. Por sorte, aparece uma história no Ceará – o fim do mundo para eles – de uma onda de aparições de Objetos Voadores Não-Identificados, abduções e curas milagrosas. Ele segue para o Brasil com o intuito de entender se não seria uma paranóia coletiva. Após conhecer pessoas, histórias e manter contato o lugar, sua e seus conceitos mudam inesperadamente.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e dos portais ASTROvia e UFOVIA.

- Com informações de Pipoca Blog.com.

 

- Imagens: Área Q/divulgação.

 

- Clique aqui e assista trailer de ‘Área Q’

 

- Mais sobre 'Área Q' - visite o blog:

http://areaqofilme.blogspot.com/

 

- Clique aqui para acessar mais ufologia no cinema

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2010, Pepe Arte Viva Ltda.

 

 

 

 home

 

 

  UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 
© Copyright 2004-2010, Pepe Arte Viva Ltda.