'Há vida inteligente acima das nuvens' - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 FAB - Força Aérea Brasileira

Voo 447 - resgate

Histórico resumido das operações de resgate da FAB e Marinha do Brasil no Atlântico,

incluindo informes da Polícia Federal e da Secretária de Defesa Social de Pernambuco.

 

Buscas no Atlântico:

Informações sobre as buscas do Voo 447 da Air France

Comando das buscas no Atlântico.

 

21/06/2009 - 19h14

Nota 38 - 21/06/2009

 

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, neste domingo, dia 21 de junho, ocorreram apenas avistamentos de supostos destroços da aeronave acidentada, que distam cerca de 1.100 quilômetros a nordeste de Fernando de Noronha. As Corvetas Jaceguai (da Marinha brasileira) e Ventose (da Marinha francesa) foram informadas dos reportes. As condições meteorológicas foram satisfatórias para a busca visual durante todo o dia.

 

O Navio-tanque Almirante Gastão Motta segue em deslocamento para Recife, transportando um corpo e despojos, além de pequena quantidade de destroços e bagagens. Permanece a estimativa de chegada ao porto do Recife na segunda-feira, dia 22, às 10h. O corpo e os despojos serão entregues a representantes da Polícia Federal e do Instituto Médico Legal de Pernambuco (IML). O material recolhido ficará à disposição do Bureau D´Enquêtes et D´Analises Pour la Securité de I´Aviation Civile (BEA).

 

21/06/2009 - 18h19

Nota 5 - 21/06/2009 (PF/IML-PE)

 

A Força Tarefa – composta pela Polícia Federal e Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, com o apoio de médicos legistas da Secretaria de Defesa Social da Paraíba - informa que, dos 49 corpos das vítimas do desastre do vôo AF447 que se encontram no IML/PE, 11 já foram identificados até o momento, sendo 10 brasileiros e 1 estrangeiro. Dos brasileiros identificados, cinco são do sexo masculino e cinco do feminino. O único estrangeiro identificado até o momento é do sexo masculino.

 

A comunicação aos familiares dos brasileiros já identificados foi individualmente realizada pelos Superintendentes Regionais da Polícia Federal na noite da última sexta-feira e durante este sábado, por meio de visitas às residências dos familiares dos passageiros. O comunicado sobre a identificação da vítima estrangeira foi realizada à embaixada do seu país de origem pela Polícia Federal.

 

Em respeito ao compromisso estabelecido pela Força-Tarefa, as famílias foram as primeiras a serem comunicadas da identificação dos entes vitimados, momento em que externaram o desejo de que os nomes não fossem divulgados, o que continuará sendo respeitado pela Força-Tarefa.

 

Os trabalhos de identificação seguem as diretrizes da INTERPOL para a identificação de vítimas de desastres, que reúne procedimentos internacionalmente discutidos e cientificamente acreditados.

 

A metodologia de identificação consiste na comparação de informações antemortem, que são fornecidas pelos familiares das vítimas e institutos de identificação civil, com dados postmortem, que são diretamente observados e coletados nos corpos encontrados. São comparadas informações sobre vestes, pertences, tatuagens, características físicas, impressões digitais, alinhamento dos dentes, forma das coroas e raízes dentárias, dados sobre tratamentos odontológicos, cirurgias médicas, além de exames de DNA.

 

Em consonância com o protocolo INTERPOL, foram estabelecidas seções de identificação, que analisam individualmente as informações antemortem e postmortem nas áreas de papiloscopia (impressões digitais), vestes e acessórios, odontologia, medicina e DNA. Os representantes das seções de identificação compõem uma Comissão de Identificação, que se reúne periodicamente para discutir os achados específicos e, quando possível, para aprovar as identificações dos corpos. Também fazem parte da Comissão de Identificação, com total acesso aos trabalhos realizados no IML de Recife, um representante do Comitê Permanente da INTERPOL na área de desastres coletivos, Lynn Aspinall, e um médico-legista francês, Alain Sanvoisin, que assinam conjuntamente todas as identificações realizadas.

 

O critério adotado pela Comissão de Identificação é o de considerar identificados apenas os casos comprovadamente suportados pelo exame das impressões digitais, ou por exames de arcada dentária, ou por exames de DNA, que são considerados os 03 (três) métodos primários de identificação da INTERPOL. As 11 (onze) identificações confirmadas até o momento estiveram suportadas pela análise das impressões digitais e da arcada dentária.

 

Apenas depois da conclusão do processo de identificação as famílias das vítimas são comunicadas. Terminada esta etapa, encerra-se o trabalho da Força Tarefa com a liberação do corpo à família para o processo de traslado, que é de responsabilidade da empresa aérea.

 

A Força Tarefa comunica também que os trabalhos de identificação dos demais corpos continuam. Ainda é aguardada a chegada dos dados de referência para identificação da maior parte dos estrangeiros, informações imprescindíveis para o processo de identificação. A carência de dados antemortem explica o pequeno número de estrangeiros identificados.

 

Por fim, esclarece que NÃO serão feitos comunicados às famílias por telefone, e-mail ou outro tipo de correspondência e que é desnecessário o deslocamento de familiares das vítimas para Recife, já que serão os primeiros a serem pessoalmente comunicados em suas residências por autoridades da Polícia Federal.

 

No vigésimo dia de buscas (20/06), informamos que a aeronave R-99 empregada na Operação para realizar missões de imageamento deixará de ser utilizada, haja vista já estar bem delineada a área de concentração de destroços, objeto básico de sua destinação de varredura eletrônica. O R-99 voou mais de 100 horas e cumpriu um papel fundamental para a Operação, sobretudo em sua fase inicial.

 

* Informações e imagens do Centro de Comunicação Social da Marinha, Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e Comunicação Social/Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco.

 

* * *

 

Buscas no Atlântico:

Seis corpos chegam a Fernando de Noronha

PF informa que um dos despojos não era tecido humano.

Da redação*

Via Fanzine

 

Destroço da Airbus recolhido em alto mar por um navio de bandeira barbuda

que rumava para a África. Esta foto foi envaida por e-mail à Força Aérea Brasileira.

 

Segundo informações dos comandos militares nas buscas aos corpos de vítimas no Atlântico, os últimos seis corpos localizados na área dos destroços chegaram a Fernando de Noronha às 8h15 da terça-feira (16/06). Eles foram entregues aos peritos da Polícia Federal e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Não há previsão da chegada desses corpos a Recife-PE.

 

A Operação, que atingiu 1000 horas de vôo, está sendo realizada conforme planejado, sendo que as condições meteorológicas, até o presente momento, não estão comprometendo as missões de busca.

 

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informaram também que, nas buscas da segunda-feira (15/06), militares a bordo das aeronaves avistaram destroços a cerca de 950 quilômetros de Fernando de Noronha, em área próxima a materiais encontrados anteriormente. Não foram avistados corpos.

 

No momento, atuam diretamente nas buscas mais de mil militares brasileiros, sendo 761 da Marinha e 250 da Aeronáutica.

 

Em sua terceira nota à imprensa, a Polícia Federal e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informam que, a respeito dos últimos três corpos encontrados na área de resgates, verificou-se que um deles – que consiste em um fragmento de tecido mole de aproximadamente 80 cm -, após ser submetido às análises prévias pela equipe que trabalha em Fernando de Noronha, mostrou-se não ser tecido humano, e sim de animal marinho de grande porte, possivelmente eviscerado por alguma embarcação de pesca e atirado ao mar.

 

Um dos despojos não era humano

 

Segundo a Polícia Federal, o equívoco ocorreu em função da impossibilidade de se verificar, por simples contato visual, ser o fragmento de tecido orgânico humano ou não. Somente um exame mais acurado, como o realizado em Fernando de Noronha, pôde detectar a verdadeira origem do tecido.

 

As autoridades informaram que o fragmento não será descartado até que exames laboratoriais confirmem a convicção dos peritos. Desta forma, o número real de corpos resgatados até o momento é de 49.

 

* Com informações da Polícia Federal, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Centro de Comunicação Social da Marinha e Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

 

 

*  *  *

 

Buscas no Atlântico:

Marinha francesa resgatou mais corpos

Quantidade de corpos não foi informada, até serem transferidos para navio da Marinha do Brasil.

 

Da redação*

Via Fanzine

 

Equipe do PARASAR realiza buscas.

 

Conforme informações do Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica em sua nota nº 29, outros corpos foram resgatados pela Marinha Francesa, contudo, a quantidade será divulgada apenas quando estes corpos forem transferidos para um navio da Marinha do Brasil.

 

A Fragata Constituição deverá chegar ao Porto de Recife no domingo, 14/06, levando destroços e objetos pessoais recolhidos na área de busca. As peças da aeronave (destroços) ficarão à disposição do Bureau D’enquêtes et D’Analises pour la Securité de l’Aviation civile (BEA). Quanto aos objetos pessoais (bagagem) do voo AF 447, a Aeronáutica aguarda o posicionamento da Companhia Aérea Air France, que é legalmente responsável por esses itens.

 

As buscas aéreas em 12/06 contaram com a participação somente de aeronaves da Força Aérea Brasileira. As duas aeronaves francesas que participam da operação estão em manutenção de rotina e, portanto, não puderam voar.

 

As condições meteorológicas continuaram desfavoráveis para a realização das atividades, no entanto, as aeronaves de busca cumpriram todas as missões que foram planejadas para hoje. A altura das ondas permanece abaixo de um metro e a temperatura da água na superfície está em torno de 26oC.

 

Em 12/06 foram contabilizados alguns dados referentes ao esforço logístico da Marinha do Brasil na operação. Até o dia 11 de junho, a soma dos dias de mar de todos os navios envolvidos na Operação totaliza 56,5 dias. Ao todo, foram navegadas 13.763 milhas (25.490 quilômetros), o que representa mais de três vezes a extensão da costa brasileira.

 

Em sua nota de nº 28, o Comando informou que, nas últimas horas, aeronaves de busca visual, deslocadas para oeste dos pontos de concentração inicial, conseguiram avistar diversos destroços, confirmando as previsões do planejamento de buscas em relação ao movimento das correntes marítimas. Navios já foram direcionados para o resgate nessas áreas.

 

A meteorologia indica uma acentuada piora das condições de tempo e visibilidade na área de buscas, o que poderá comprometer os trabalhos nas próximas horas. Mesmo com as limitações meteorológicas, as buscas continuarão a ser realizadas, sempre nas áreas que ofereçam condições de vôo visual à baixa altura. As condições do mar são favoráveis, com ondas de até um metro de altura.

 

O efetivo militar, os meios empregados, assim como a conduta adotada para as Operações de Busca, permanecem sem alteração em relação às informações prestadas anteriormente.

 

Os Comandos também informaram que a partir de 13 de junho, as entrevistas coletivas serão realizadas diariamente, às 18h (horário de Brasília).

 

* Informações do Centro de Comunicação Social da Marinha e Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

 

 

*  *  *

 

Buscas no Atlântico:

Um total de 41 corpos foi resgatado

Primeiros corpos devem chegar em Recife na quarta-feira (10/06).

 

Da redação*

Via Fanzine

 

 

Infográfico mostra o local em que foram encontrados os primeiros corpos que chegarão em Recife a bordo do Hércules C-130.

 

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica em sua circular nº 22 informam que até a noite da quarta-feira (09/06), um total de 41 corpos foi resgatado, sendo que 25 deles encontram-se embarcados na Fragata Bosísio, que segue para Fernando de Noronha.

 

As autoridades militares informaram que os 16 primeiros corpos resgatados, que se encontram em Fernando de Noronha, serão transportados por uma aeronave Hércules C-130 para a Base Aérea de Recife nesta quarta-feira (10/06) no período da tarde.

 

O comando das operações informa que as ações de busca e resgate continuarão durante à noite de hoje, a exemplo do que tem ocorrido, e estarão concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos.

 

O comando informa também que o governo Francês solicitou o ingresso, em águas jurisdicionais brasileiras, de dois rebocadores de alto-mar contratados pela França: o Fairmount Expedition e o Fairmount Glacier, que trarão a bordo 40 toneladas de equipamentos para auxílio às buscas dos destroços. Além disso, o Submarino Nuclear Émeraude, o Navio de Pesquisa Porquoi Pás e o Navio Anfíbio Mistral, estão seguindo para a área das buscas, em coordenação com o SALVAERO.

 

* Informações do Centro de Comunicação Social da Marinha e Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

 

 

*  *  *

 

Atlântico:

Confirmados resgates de 16 corpos

Comando de operações retifica informação e diz que 16 corpos foram resgatados.

 

Da redação*

Via Fanzine

 

Oficiais da Marinha do Brasil

 

Em sua nota nº 20, expedida às 11h, de 08/06, o Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica retificam a informação transmitida na noite do domingo, 07/06. Até o presente momento, 16 corpos foram resgatados na área de buscas, e não 17 como foi anunciado. A Fragata Ventose, da Marinha Francesa, recolheu sete e não oito corpos como foi informado anteriormente à Coordenação das Buscas.

 

O comando informa que a Fragata Constituição deverá chegar às proximidades do Arquipélago de Fernando de Noronha na manhã desta terça-feira, 09/06, transportando todos os 16 corpos já resgatados.

 

Conforme o comando, os sete corpos que estavam na Fragata Ventose, da Marinha Francesa, foram transferidos para o Navio Brasileiro, sem comprometer significativamente a estimativa de chegada. Uma vez em Fernando de Noronha, estes corpos receberão o tratamento pericial inicial para serem transportados de avião até Recife-PE.

 

As autoridades brasileiras também informaram que as ações de busca e resgate continuam, ininterruptas, e concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos. Paralelamente a essas ações, a aeronave R-99 permanece realizando varreduras eletrônicas no intuito de identificar outros focos de destroços.

 

As condições meteorológicas não atrapalham as operações de busca e resgate neste momento, porém, existem áreas de instabilidade próximas ao Arquipélago de Fernando de Noronha.

 

Atualmente a Operação conta com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira e duas da França. O Navio-Patrulha Guaíba está substituindo o Navio-Patrulha Grajaú, que retorna para Natal (RN). Dessa forma, os meios navais continuam compostos por cinco navios da Marinha do Brasil e uma Fragata da Marinha da França.

 

* Com informações e foto do Centro de Comunicação da Marinha e Centro de Comunicação da Aeronáutica.

 

Clique aqui para acessar outras notícias do acidente com o Voo 447

Clique aqui para ver fotos do acidente liberadas pela FAB/Marinha do Brasil

 

*  *  *

 

Atlântico:

Buscas já resgataram 17 corpos

Comando operacional brasileiro informou que até o domingo (07/06) 17 corpos já foram resgatados.

 

Da redação*

Via Fanzine

 

O tenente-coronel Henry Munhoz, assessor de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Comando da Aeronáutica  divulgou novas informações sobre as buscas ao voo 446 da Air France. O comando operacional informou que, após intensa atividade noturna, mais três corpos foram localizados na madrugada do domingo (07/06). A corveta Caboclo encontrou e resgatou os corpos que estão sendo transferidos para a Fragata Constituição.

 

Os cinco corpos que se encontram na Constituição deverão chegar a Fernando de Noronha na segunda-feira (08/06). Outros corpos estão sendo avistados pelos navios de busca e deverão ser recolhidos nas próximas horas.

 

As ações de busca e resgate permanecerão concentradas nos pontos onde foram localizados os primeiros corpos. Entretanto, a aeronave R-99 continua realizando varreduras na região a fim de identificar outros eventuais novos focos de destroços.

 

A previsão do tempo para este domingo em toda a região das buscas é desfavorável para o cumprimento das missões das aeronaves, devido à redução de visibilidade e às formações meteorológicas.

 

O comando operacional informou que, além dos cinco navios da Marinha do Brasil que se encontram na região, as buscas passam a contar a partir de hoje com a Fragata Ventuse da Marinha Francesa. As duas aeronaves francesas (Falcon 50 e Atlantic Rescue D) permanecem colaborando intensamente com as missões de busca. No momento, 14 aeronaves (12 brasileiras e duas francesas) e cinco navios da Marinha do Brasil participam da operação.

 

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informaram em sua 19ª nota, expedida na noite do domingo 07/06, até o presente momento, um total de 17 corpos foram resgatados na área de buscas, além de dezenas de novos componentes estruturais da aeronave.

 

Dos cinco primeiros corpos encontrados e mais quatro resgatados ao longo do dia pelo Navio Patrulha Grajaú, quatro são do sexo masculino e quatro do sexo feminino, havendo ainda um corpo cujo sexo não pode ser identificado. Estes corpos devem chegar a Fernando de Noronha na próxima terça-feira.

 

O comando da operação informou que na tarde do domingo 07/06, outros oito corpos foram resgatados pela Fragata Ventose da Marinha Francesa, que se encontra na área de buscas.

 

As autoridades brasileiras esclarecem que, em Fernando de Noronha, apenas a preparação pericial inicial dos corpos será realizada. A identificação dos corpos dos passageiros e tripulantes do voo AF 447 encontrados será processada a partir de um trabalho conjunto dos peritos da Polícia Civil de Pernambuco e da Polícia Federal. Os exames serão realizados pelos médicos legistas e a liberação final dos corpos acontecerá pelo Instituto Médico Legal (IML) de Recife, enquanto a Polícia Federal auxiliará com os exames genéticos e confrontos de impressões digitais.

 

O comando informa que nos próximos dias, as buscas por corpos prosseguirão simultaneamente ao resgate dos variados componentes da aeronave já localizados. Os seis navios envolvidos na operação continuarão a retirar material no local de buscas. As aeronaves também seguirão o mesmo planejamento adotado nos dias anteriores, priorizando as áreas em que vem acontecendo os achados.

 

Atualmente a operação conta com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira e duas da França. Os meios navais são presentemente compostos por cinco navios da Marinha do Brasil e uma Fragata da Marinha da França.

 

* Com informações do Centro de Comunicação da Marinha e Centro de Comunicação da Aeronáutica.

 

Clique aqui para acessar outras notícias do acidente com o Voo 447

Clique aqui para ver fotos do acidente liberadas pela FAB/Marinha do Brasil

 

 

*  *  *

 

Força Aérea Brasileira:

Nota sobre acidente aeronáutico em Goiânia*

 

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

 

Com relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia-GO, e ocorrido na tarde de hoje, 12 de março, o Comando da Aeronáutica (COMAER) presta as seguintes informações:

 

• Ao ser notificado da ocorrência do roubo, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) que, por sua vez, ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.

 

• O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em vôo, primeiramente, por um MIRAGE 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano.

 

• Por medida de segurança, o COMDABRA determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI.

 

• Até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto do PT-VFI.

 

• Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência.

 

• Todos os procedimentos adotados pelo COMAER, através do COMDABRA, foram permanentemente acompanhados pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Dr. Nelson Jobim.

 

* Informações do CECOMSAER - www.fab.mil.br.

12/03/2009 - 22h09.

 

- Leia mais: Avião cai em Goiânia e mata pai e filha.

 

*  *  *

 

 Aeronáutica

Clique aqui para ler mais Aeronáutica

 

DORNAS DIGITAL

 

 HOME |ARTICULISTAS| BIGIO | BLOG ZINE | EDITORIAL | ENTREVISTAS | ITAÚNA| J.A. FONSECA | PEPE MUSIC | UFOVIA | ZINE ZONE

© Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter