HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

 

 

 Espaço do leitor

 

Cartas publicadas neste espaço foram enviadas pelos respectivos autores.

Leitores que desejam se manifestar em Via Fanzine, podem enviar seus textos assinados para:

pepechaves@yahoo.com.br , com o título "PARA PUBLICAR".

 

Os textos devem conter assinatura do autor, no máximo uma lauda.

O conteúdo é de inteira responsabilidade dos autores.

---------------------------------------------------------------------------------

 

Acredite, aconteceu comigo na Pizzaria

do Verdemar no Diamond Mall

 

Acredite se puder. Na noite de domingo 21.10 por volta de 20H fui até a pizzaria do Verdemar no Shopping Diamond e lá chegando, me dirigi ao caixa que fica dentro da própria pizzaria. Paguei antecipadamente um crepe e um refrigerante e sentei em uma das mesas para come-lo. Qual não foi a minha surpresa, a atendente de nome Celina, após servir o refrigerante, informou que eu não poderia usar os talheres da pizzaria para comer o crepe. Insisti dizendo que eu havia comprado o produto ali e que não teria como come-lo sem um garfo e uma faca.

 

Sem acreditar no que estava acontecendo e com toda educação, pedi para falar com o superior e ela não titubeou: A autoridade aqui sou eu e o Sr. não tem outra alternativa. Pacientemente, informei que não havia como  degustar o crepe sem talheres. Ainda assim ela permaneceu irredutível. Como última tentativa, pedi que ela me devolvesse o dinheiro, na expectativa de que ela mudasse de opinião. Pasmem, sem mudar uma linha de expressão, ela aceitou a proposta de devolução do dinheiro, recolheu o crepe e a coca cola e jogou ambos no lixo.

 

Acredite, a gerente da pizzaria do Verdemar do Shopping Diamond preferiu jogar o produto no lixo e perder o cliente, do que emprestar o talher para que eu pudesse degustar o crepe que eu acabara de comprar naquele estabelecimento. Muito menos pelo valor ou o constrangimento que essa colaboradora me fez passar, foi a sensação de impotência diante de um fato aparentemente sem importância. Se como consumidor e cidadão tenho algum direito de reparação por essa grosseria, gostaria que a direção do Verdemar tomasse providencias para que este episódio não se repita com outros clientes.

 

Até que isso ocorra, a minha recomendação para os que lerem e se sentirem tocados por esse desabafo é a de quem evitem a pizzaria do Verdemar do Diamod Mall, afim de evitar constrangimento como o que passei e não desejo para ninguém.

 

José Aparecido Ribeiro

Belo Horizonte-MG

22/10/2012

 

*  *  *

 

A greve dos federais

 

Por que está tão difícil conter a greve dos funcionários públicos federais? Porque aqueles que hoje estão nos ministérios foram pessoas que sempre estimularam as greves, ou seja, o governo está em greve. O governo está sentindo na pele  o que é negociar com sindicatos. Essa categoria sempre foi tratada a pão de ló pelo antecessor de Dilma. Apesar de a greve ser um direito quando não há  alternativa, não faz o menor sentido alguém continuar recebendo sem trabalhar. Mal acostumados que foram com o tratamento dado por quem sempre instigou funcionários a fazer greve, agora o PT está provando do próprio veneno. Os prejuízos somados nos portos, aeroportos, bloqueios em estradas, estão  causando transtorno a milhões de pessoas. De fato fazer greve e fica recebendo é o melhor dos mundos. Quem vai ganhar essa guerra?

 

Izabel Avallone

São Paulo, SP

22/08/2012

 

*  *  *

 

Advogado do Jefferson

 

Na minha opinião, o advogado do Roberto Jefferson do PTB, deu um show de competência e foi claro ao indicar o ex presidente como o maior responsável pelo Mensalão, Caixa Dois ou o que quer que seja, e acrescentou que o Dr. Gurgel, Corregedor  Geral, tinha a obrigação de havê-lo indicado como responsável,  pois o Estado Maior do PT não teria tomado decisões sem sua ordem, considerando seu estilo egocêntrico.

 

Mário A. Dente

São Paulo

13/08/2012

 

*  *  *

 

Foi um delírio ou Marcio Tomaz Bastos

está do lado de Carlos Cachoeira?

 

Estou ficando maluco, foi um delírio, um surto ou o ex-ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos, de fato estava sentado ao lado do contraventor Carlinhos Cachoeira, no Senado Federal, orientando o mesmo a ficar calado, diante de uma platéia de Senadores impotentes e uma Nação atônita?

 

O que é pior, ver este cidadão que esteve ao sentado ao lado do Presidente da República, ocupando o cargo máximo da Justiça, defendendo a ética e os bons costumes, usar o instrumentalismo do direito em troca de alguns tostões de origem duvidosa? Ou o certo agora é ser errado?

 

Me orientem por favor, pois não sei o que dizer para os meus filhos sobre ética.

 

José Aparecido Ribeiro

Belo Horizonte – MG

26/05/2012

 

*  *  *

 

O ‘MAV’ e o PT

 

O tal "MAV", Movimento de Mobilização Virtual, criado pelo PT, aparelhou a Rede, invadindo fóruns, blogs, espaços de opinião, além das redes sociais. É um batalhão de choque, no melhor estilo nazista, que tem como missão espalhar boatos e calúnias, além de agredir, xingar e ameaçar - até mesmo com a Polícia Federal! -quem tenha opinião contrária ao governo. Não bastasse, costumam invadir as caixas postais dos que têm seus endereços eletrônicos publicados, e promovem invasões maciças de mensagens com vírus e tentativas de phishing. O pior é que estes milicianos virtuais são pagos com o dinheiro do partido, que é, afinal de contas, o nosso dinheiro! Discordar do PT, agora é crime no Brasil. É o fim da picada!

 

M. Cristina Rocha Azevedo

Florianópolis-SC

30/04/2012

 

*  * *

 

Por que Itaúna não aprende a lição?

 

Lendo a mensagem do leitor Miguelangelo Buonarroti, publicada na sexta 13, me emocionei com as palavras de quem conhece Itaúna muito melhor que eu. O Sr. está certíssimo em afirmar tudo o que coloca. Em Itaúna, o "comum" é jogado nas mãos de grupos privados (bens como, Universidade, Colégio Santana, Orfanato, Vânia Campos, entre outros e cada qual, com uma longa história que o Sr. deve conhecer muito bem...).

 

É lamentável a crescente falta de um senso comum em nossa cidade. Como o Sr. se refere sabiamente, há quanto tempo uma grande obra não é realizada em Itaúna, salvo àquelas dos grandes homens do passado? E o desleixo não tem sigla ou partido: ao longo dos anos, incompetentes, e péssimos gestores, tentaram edificar um hospital que logo deverá completar 50 anos, sem sequer ser inaugurado ou estar funcionando como previsto. Tal incompetência foi a última tentativa de se construir algo grande nessa terra pequena, a qual passou pelas mãos de vários e incapazes prefeitos nesses últimos anos.

 

Se antes, obras, edificações e instituições de primeira grandeza eram criadas em Itaúna e agora não o são mais, para onde está indo todo o nosso dinheiro? Nem para os buracos de rua! Para onde vai a arrecadação municipal que praticamente dobra de 5 em 5 anos, enquanto a cidade está a perecer (em todos os sentidos) cada vez mais? Itaúna perdeu sua grandiosidade, perdeu o seu sentido...

 

E os homens públicos de agora não chegam sequer ao dedão do pé dos verdadeiros itaunenses do passado. Praticamente todos, são uns covardes, que vendem qualquer coisa pública a preço de banana pra beneficiar os seus bolsos. Estão na vida pública para defender interesses particulares, jamais da comunidade da qual estão a mamar o dinheiro público. São uns impotentes, gastadores do dinheiro público e sem a menor condição de peitar, quem quer que seja, em nome dessa sociedade decadente.

 

Eles deviam olhar para o passado e aprender a lição dos desprendidos beneméritos que dedicaram gratuitamente o seu sangue, o seu suor, a sua energia e a sua inteligência à favor de Itaúna.

 

Tudo isso é lamentável, caro Miguelangelo, e como se não bastasse à já desgraçada Itaúna, eis que, ninguém menos que o maior capitalista do Brasil surge agora como uma espécie de vilão, ao ameaçar a qualidade da água consumida pelo itaunense, por causa da escória de um dos seus inúmeros empreendimentos bilionários em território nacional.

 

Alguém merece mais que isso? Itaúna deverá ter sido uma "Sodoma" da pré-história ou uma “Gomorra” indígena, para estar a agora se cobrindo de tanta desgraça, tanto desrespeito, tanta omissão, irresponsabilidade e destruição. Enquanto o seu povo, tal como um rebanho na fila do matadouro, com raros “esperneios” à parte, assiste a tudo calado.

 

A sensação é de estarmos todos descendo pelo ralo!!!

 

E me desculpe pelos desabafos.

 

Cordialmente,

 

Everardo Canoppi Pinto da Silva

Itaúna-MG

14/04/2012

 

*  *  *

 

 

Léo Burguês. Seria cômico, se não fosse trágico

 

Chega a ser patético e cômico ver um individuo chamado Léo Burguês, ascender na política e virar presidente da CMBH. Que me perdoem os eleitores que foram cúmplices deste disparate, incluindo o maior responsável, o Sr. Aécio Neves, padrinho político desta desventura descabida, cara para BH.

 

Este jovem parlamentar caiu de para quedas na política e ficou por que o nosso modelo eleitoral está há muito, falido.

 

Me mostrem por gentileza, e para os leitores deste ilibado veículos de comunicação (Jornal O Tempo) algo substancial que esse "jovem" play boy tenha feito para BH que não homenagens e títulos, sempre com segundas intenções?

 

Sinceramente, o povo pisou feio na bola ao dar um mandato para esse individuo. Sou capaz de apostar que os que fizeram isso, não têm coragem de cobrar dele um comportamento ético, nem tampouco produtividade mínima, não precisam da política, e estão se lixando para a ética. A moral política há muito, já não é mais a moral dos homens. Para piorar, nosso modelo eleitoral e a nossa democracia permitem a qualquer um, o que não é recomendável para QUALQUER UM...

Com efeito a máxima do "cada povo tem o governo que merece" encaixa perfeitamente no que estamos assistindo na CMBH. Até quando?

 

José Aparecido Ribeiro

Belo Horizonte-MG

16/01/2012

 

*  *  *

 

Novo presidente do TJ-SP

 

O novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, defende os dois meses de férias por ano, que ele e toda sua classe desfrutam. Eu não considero um privilégio, afirma Sartori...

 

"Entendi, isso é um castigo"! Tenho absoluta certeza que existem milhões de trabalhadores brasileiros merecendo tal castigo, e estão impunes. É sabido por quem acompanha o desenrolar dos trabalhos judiciais do país, o tamanho e complexidade do desempenho jurídico no Brasil. Porém, há de convir que para este desempenho altamente técnico, nossos magistrados são justamente remunerados; senão, bem próximo.

 

Sem nenhum demérito a competência do corpo judiciário do país, ainda não pude notar nenhuma manifestação dos magistrados fazendo pressão pela renovação da vossa ferramenta de trabalho, as arcaicas leis que tudo faz parecer ser interessante aos seus condutores. Sr desembargador, a minha posição é muito clara: sou partidário da justiça, o que está faltando muito ao Brasil.

 

Benone Augusto de Paiva

São Paulo, Capital

02/01/2012

 

*  *  *

 

Minas Gerais deveria ter vergonha

 

O povo de Minas Gerais deveria ter vergonha do espetáculo esdrúxulo proporcionado por Atlético e Cruzeiro na última rodada do campeonato. Está na cara que o circo foi armado para o Cruzeiro não perder aquela partida, o que veio prejudicar diretamente o Atlético Paranaense, que estava pela disputa da permanência na primeira divisão.

 

Quem faz parte de um circo como aquele não merece estar na divisão de elite brasileira. Não é atoa que dos três times de Minas pouco restou de dignidade: o maior lanterna da competição foi rebaixado; o outro, penúltimo da elite, permaneceu a trancos e barrancos e o último colocado da primeira divisão, permaneceu descaradamente às custas do rival.

 

E não venham dizer que sou bairrista ou me falar da final da Copa da França ou da goleada de Argentina sobre o Peru na Copa de 78, desclassificando o invicto Brasil de Zico e Sócrates. Mineiro agora não tem moral para reclamar de tramoia nenhuma.

 

Antônio Beltrão

Cascavel-PR

06/12/2011

 

*  *  *

 

A excomunhão que não tem fim

 

De tempos em tempos, nossa cidade, sem homonímia nos mais de 5 mil municípios brasileiros, por melhor que seja seu gentílico nato ou titulado, é surpreendido com o efeito da excomunhão simbolizada num passado em que princípios -da época- sendo contrariados, submeteu-o aos desígnios de forças sobrenaturais pela suposta irreverência -da época- às coisas ditas sagradas.

 

Passa-se o tempo e eis que ressurge Bauru nos noticiários dos grandes veículos de comunicação. Todos os grandes Jornais, Rádios e Televisões do país alardeou Bauru como sendo o hospedeiro do “raio de Bauru”, e que, muitos anos depois, concluiu-se um tremendo equívoco.

 

Agora, outro raio cai sobre uma família bauruense, enodoando-a com a fúria equivalente a um “tsunami”, sem opção de defesa, e se ela, a defesa, eventualmente lograr algum êxito, não conseguirá jamais fugir da constatação da destruição de uma Família.

 

Dando vazão a crença, aliada ao comportamento de parcela numerosa das redações jornalísticas e de seus formadores de opinião, a justiça exarada no papel impresso, nos telejornalismos e rádiojornalismos já está feita. O destino das matérias, irá agora, em direção ao “arquivo morto” para eventuais consultas.

 

Portanto, o destino dos bauruenses (natos), foi selado nos primórdios, onde certamente parcela dos bauruenses (titulados) não conhecem, mesmo porque, o título é apenas um “troféu” eventualmente dependurado numa parede. Entretanto aos “titulados” ainda restam a expectativa de devolverem o título, ou para não passarem por esse constrangimento, retirá-lo da parede. Aos “natos”, o sossego perseguido só será alcançado na paz do sepulcrário.

 

Nicanor Amaro da Silva Neto

Bauru-SP

06/10/2011

 

* * *

 

Por enquanto é só um alerta sobre a internet

 

Sintomática a frase do ministro da Justiça José Eduardo Cardoso se referindo à proposta de um marco nacional para a rede mundial enviada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional: "até o uso da internet precisa de limites".

 

Se estiver se referindo à necessidade de controle contra as redes de pedófilos ou traficantes que chegam a vender drogas e remédios proibidos pela internet... admito que esta decisão já tarda.

 

 Mas se for para limitar  a liberdade que temos de expor nossos pensamentos, de defender nossas idéias, fazer nossas críticas, agitar nossas ações para mobilizações nas ruas, e policiando  forma e conteúdo de nossos comentários, eu digo que não e não mesmo!

 

Porque esta liberdade é que transformou a internet no veículo capaz de mobilizar as massas. E na verdade,  liberdade de expressão é algo que a esquerda quer ter só para si... por isso vejo com desconfiança esta proposta do governo Dilma.Portanto, fiquemos de olho nos  trabalhos do Congresso!

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo-SP

25/08/2011

 

*  *  *

 

Ministério dos Transportes pertence ao PR?

 

Dilma parece estar refém das pressões do PR, ao aceitar que Nascimento, envolvido em tantas denúncias de corrupção, participe da escolha de seu sucessor.

 

É um absurdo essa relação doentia e antidemocrática que existe entre o Executivo e os partidos da base aliada no Legislativo, pois neste caso em questão, o PR tem toda intenção de que o esquema lucrativo continue, e Valdemar da Costa Neto, conhecido como o "ministro de fato", continuará a comandar os cordões deste ministério.

 

Pois eu acho que Nascimento não tem que dar palpite, e mais,  que o PR não pode ficar com esta pasta dos transportes, visto que sua ação nele já é viciada, e concluindo, que Nascimento não deveria ocupar a cadeira do senado, visto que pode, através de seus contatos e de sua influência, atrapalhar as investigações do MP que correm contra si e seus familiares.

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo-SP

07/07/2011

 

*  *  *

 

A coerência de FHC quanto a regulamentação

do consumo da maconha

 

Embora discorde das opiniões do ex-presidente FHC, em relação ao polêmico tema da regulamentação do consumo da maconha, não é possível deixar de reconhecer a sua coragem cívica, ao tomar posição pública sobre uma pauta extremamente delicada, diante da qual a maioria dos políticos prefere ficar irresponsavelmente omisso.

 

Não é fácil para ninguém "dar a cara para bater", tomando uma posição tão clara a respeito de uma questão tão controversa, ainda mais se esse alguém é um político profissional, filiado a um partido sobre o qual se acumulam críticas quanto capacidade de moldar suas posturas, adaptando-as às mais favoráveis "tendências da sociedade".

 

O fato é que, uma das principais características dos políticos, independente de coloração partidária e/ou viés ideológico, é exatamente a capacidade de falar muito sem dizer nada, e o ex-presidente FHC, pelo menos em relação ao tema em tela, tem sido uma exceção a regra, pois suas colocações tem sido, ao longo dos anos, clara e objetivamente manifestadas, sem qualquer tipo de enrolação.

 

 Que bom se os políticos brasileiros, em relação a outros temas sociais, fossem tão coerentes e transparentes quando FHC tem demonstrado ser, nos debates pela regulamentação do uso da maconha. Mesmo estando em desacordo com qualquer tipo de "afrouxamento" quanto ao consumo da maconha, não posso deixar de louvar alguém que, nesses tempos de Brasil Tiririca, ainda cultiva o hábito de "ter lado".

 

Júlio Ferreira

Recife - PE

E-mail: julioferreira.net@gmail.com

Blog: www.ex-vermelho.blogspot.com

30/05/2011

 

*  *  *

 

Se tiver jeito, você se importaria?

 

Tem político que não se emenda. Passa ano, entra ano e o espertalhão tasca no seu comunicado à imprensa via aspones regiamente gratificados, onde afirmam no tal comunicado, que o espertalhão, esse ano, adotou como prioridade certas ações que há dezenas de anos vem enganando seus eleitores. É que o espertalhão sabe muito bem que o esclarecido eleitorado, três meses depois da eleição já não se lembra em quem votou.

 

Pior, é que a própria imprensa aceita esse comportamento e dá seqüência à mentira.

 

Avacalham com o substantivo (prioridade) --gesto próprio da alta burguesia-- que justifica a lapidar frase construída pelo pensador francês Denis Diderot lá nos idos anos de 1700: “burgueses vocês não entenderam nada”.

 

A burguesia de lá como a de cá, não se conforma com as mudanças que se processam a passos largos.

 

A burguesia de cá não consegue assimilar que o pobre e o remediado hoje é que estão fazendo a roda da economia a girar.

 

É que informação perturba. Conhecimento então, perturba mais ainda.

 

O livre-pensar não é mais justificativa para mandar ninguém para a cadeia.

 

Esses políticos deveriam se atualizar em boas leituras, porém e infelizmente, o que eles gostam mesmo é de lerem “Por uma vida melhor” da coleção “Viver, aprender” adotado pelo Ministério da Educação (MEC). Esse é o futuro que essa corja de mal ditos homens públicos estarão a legar às gerações vindouras. Que bom que não estarei aqui para ver essa catástrofe...

 

Nicanor Amaro da Silva Neto

Bauru-SP

15/05/2011

 

*  *  *

 

A farsa do desarmamento

 

Vejam como funciona o raciocínio dos que compõem este governo: o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo já antecipa que, em reação ao brutal massacre  de jovens em Realengo tragédias como a do Rio " devem ser combatidas com uma política forte de desarmamento"...acrescentando que o governo federal já tinha decidido retomar as políticas de desarmamento da população...Da população? Ah...estão tentando reverter a primeira derrota de Lula acontecida já no primeiro mandato, o plebicito do desarmamento, se aproveitando de um fato de comoção nacional. Será que a mídia vai novamente apoiar esta mentira mais do que comprovada pelo contínuo desleixo com que o governo tratou nossas fronteiras?Se interesse houvesse em desarmar a criminalidade... A atuação teria sido outra!

 

Será que não está claro que este jovem facínora não adquiriu as armas de forma legal? Que provavelmente foi comprada de traficante de armas  e droga, que trabalham ativamente porque este governo é relapso ou incompetente? Que seu treinamento não foi feito numa escola de tiro regular... Mas certamente sua habilidade com armas adveio de treinamento entre a marginalidade? Mas o governo prefere adotar novamente uma política de embuste. Mas se precisar  começaremos já outra campanha para desmascarar as verdadeiras intenções de quem se preocupa em desarmar a população  mas até agora deixou-nos à mercê da criminalidade!

 

Que façam uma pesquisa para saber o número de armas ilegais em mãos de bandidos e de  armas adquiridas dentro da lei. Chega de enganação! As mãos cruzadas no peito imitando asas de pombinha da paz... São as mesmas que só defendem direitos de alguns humanos em detrimento de milhares de outros...

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo-SP

 

*  *  *

 

A nova novela: Erenice, a difamada

 

Amiga íntima de Dilma Rousseff e ex-ministra da Casa Civil na gestão de Lula, Erenice Guerra perdeu o cargo ao ser acusada no ano passado de envolvimento por suposto tráfico de influência, envolvendo inclusive o nome de seu filho e de seu marido. Ela sempre negou, o que já era mais do que esperado... O que não é normal é o tempo que este galo duro está cozinhando sem que a canja seja servida  apesar das robustas provas encontradas. A comissão de sindicância interna instalada na Casa Civil em 18 de outubro do ano passado para apurar as denúncias chegou ao fim sem sugerir punição aos  ex-servidores. E agora a PF pede a quarta prorrogação de inquérito do caso Erenice Guerra, dizem que talvez para obter novos depoimentos ou fazer novas perícias. Enquanto isso, Erenice se diz vítima de "indisfarçável campanha de difamação". Daqui à pouco vai repetir a fala de Lula referente ao mensalão...dizendo que o tráfico de influência que ela e familiares "supostamente" cometeram é uma farsa montada pela oposição para desestabilizar o governo Lula e atrapalhar Dilma nas eleições....Nunca existiu e vamos dar glória a deus!

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo-SP

 

*  *  *

 

BH: PM mata inocentes no Aglomerado da Serra

 

Caros amigos, me desculpem por tomar vosso tempo, mas se for de vosso interesse peço que leiam para se informar:

 

A trágica morte de dois inocentes no Aglomerado da Serra era a gota d'água que faltava para a comunidade expôr sua revolta contra as ações truculentas e inconstitucionais da Polícia Militar no aglomerado.

 

Há tempos que um grupo de não mais que dez policiais vem exterminando moradores do aglomerado aos olhos de toda a comunidade. A ROTAM reúne policias que ostentam o status de assassinos dentro da corporação, seguindo o mesmos códigos na lei - e aqueles debaixo dela - que a instituição tinha na época da ditadura.

 

Hoje, porém, policiais civis e militares em Belo Horizonte estão deixando de ser coadjuvantes no crime para serem protagonistas. Não querem mais receber acertos, querem ser os donos das bocas. Provavelmente querem controlar todo o tráfico de suas jurisdições em um sistema unificado e hierarquizado dentro da própria polícia, e estão perto disso. O sociólogo e ex-Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Luís Eduardo Soares, apresentou exatamente essa análise no conflito ocorrido no Complexo do Alemão no Rio. As milícias no Rio representam justamente essa nova ordem do tráfico em que parte da polícia está engajada para implementar.

 

Os policiais da ROTAM sobem as favelas de Belo Horizonte para receber propinas, extorquir os jovens que fazem parte da mão de obra do tráfico e matar. Eles andam, cada um com duas pistolas, uma com chassi e a outra com o chassi raspado. Matam com uma e plantam a outra na vítima. Perdem jovens envolvidos com tráfico, e quando não conseguem extorqui-los, não os encaminham para a delegacia, simplesmente os exterminam.

 

Mas dessa vez, a prepotência de policiais que tiram, há anos, proveito do tráfico na serra, caiu do cavalo: pois as vítimas não tinham qualquer envolvimento com o tráfico e a comunidade está expondo o fim de sua tolerância com esses elementos.

 

Os protestos continuam e hoje ou amanhã haverá uma assembléia da comunidade com a Comissão dos Direitos Humanos.

 

A mídia fica em cima do muro ou reproduz sem contestação a versão mentirosa dos fatos apresentada pela polícia militar: a de que os dois trabalhadores estavam com roupas do GATE, armas e munições e atiraram nos policiais. A Rede Globo, especialmente, apresentou a matéria mais distorcida sobre o fato, que chegou a chocar a comunidade inteira pela ausência de um pingo de veracidade.

 

Conclamo todos interessados no combate à corrupção dentro de nossas instituições a enviar um e-mail para o site da Polícia Militar MG, no canal "fale conosco", solicitando apuração desses assassinatos no Aglomerado da Serra. O momento é oportuno pois a Polícia Federal acabou de investigar e condenar os abusos das operações policiais no Complexo do Alemão. E em ambos episódios, tanto no Rio quanto em Belo Horizonte, temos abusos de policiais que representam a mesma estratégia de controle do tráfico de drogas. Portanto os protestos relacionados a esse caso específico podem servir a uma conjuntura maior. Temos que freiar a truculência de policiais corruptos e mostrar que a sociedade civil exige constitucionalidade nas ações da polícia.

 

Abaixo o e-mail que enviei para a PMMG, abraços!

  

Solicito, enquanto cidadão belorizontino, às instâncias máximas da Polícia Militar de Minas Gerais, apuração rigorosa e medidas cabíveis no caso dos políciais da ROTAM que mataram dois inocentes no Aglomerado da Serra, apresentando uma versão mentirosa, facilmente desmentida por inúmeras testemunhas, e plantando provas falsas como: armas, munição e roupas do GATE em dois trabalhadores inocentes.

 

A corporação não pode corroborar esse tipo de mentira para inocentar alguns poucos poiciais envolvidos com o tráfico de drogas, extorsão de dinheiro, abuso de autoridade e extermínio.

 

Me questiono se haverá vontade da Polícia Militar mineira para combater esse tipo de corrupção dentro da instituição. Acretido que os trabalhadores honestos de dentro da corporação têm a obrigação de dar essa resposta à população e querer limpar o nome da instituição.

 

Tomás Amaral

Filmes de Quintal

www.filmesdequintal.com.br

 

* Enviado por Fábio Barbosa

 

*  *  *

 

Devolvam os passaportes!

 

A família Lula da Silva não sabe mais viver sem mordomias e privilégios, por isso,  recusa-se a devolver os passaportes diplomáticos indevidamente fornecidos a vários de seus componentes.

 

Já se conhece o efeito deletério que a súbita riqueza e mudança de status social causa nas pessoas despreparadas, mas geralmente notamos mais isso em jogadores de futebol, que, seduzidos pelo glamour, extrapolam e acabam "pisando na bola".

 

Mas a família Lula da Silva, mesmo fora do poder, pretender estabelecer parâmetros de ilegalidade e sentir-se impune, acima e ao largo da lei, é inaceitável!

 

Direto e reto: devolvam já os passaportes, acabou-se a mamata!

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo-SP

 

*  *  *

 

Mensagem da Guerreira Indígena

 

Irmãs Indígenas, Amigos e Guerreiros.

 

Ontem encontrei o Velho Paiakan na FUNAI.

 

Conversamos sobre a luta indigena de ontem quando expulsávamos garimpeiros e invasores para garantir a demarcação das terras, preocupados com o momento que vive o movimento indígena nosso Brasil. Hoje o jovem indígena só quer saber de notebook, viagens, hotéis, celulares e mordomias como se isso fosse direito e não um privilégio.

 

Por isso, anoto abaixo, a Carta de uma Guerreira Indígena escrita para despertar o espirito guerreiro do Índio Brasileiro porque estamos dormindo como se tivéssemos tomado uma dose de anestesia. Vamos despertar:

 

Uma velha Wintu religiosa fala com tristeza da destruição brutal e desnecessária de sua terra pelos brancos...

 

“O homem branco jamais se preocupou com a terra, nem com o veado, nem com o urso.

Quando nós, índios, matamos um animal, comemos ele todo.

Quando queremos arrancar uma raiz, fazemos peque­nos buracos no chão.

Quando construímos casas, também fazemos pequenos buracos.

Quando queimamos a erva contra os gafanhotos, não arruinamos tudo.

Recolhemos as bolotas e as pinhas. Não derrubamos árvores. Usamos apenas madeira morta.

Mas os brancos reviram a terra, arrancam as árvores, matam tudo.

A árvore diz “Não! Eu sou sensível. Não me fira”. Mas eles a derrubam e a cortam em pedaços.

O espírito da terra os odeia.

Eles destroem as árvores e as puxam pelas entranhas. Eles serram as árvores. Isto as fere.

Os índios nunca ferem nada, enquanto os brancos destroem tudo.

Explodem rochas e as espalham pelo chão. A pedra diz “Não! Você está me ferindo”.

Mas o branco não pres­ta atenção.

Quando os índios usam pedras, escolhem as menores e arredondadas que servem para a cozinha.

Como é que o espírito da terra pode gostar do homem branco?

Onde o branco põe a mão há sofrimento.”

 

* Mensagem enviada por Marcos Terena

http://twitter.com/MarcosTerena

http://www.youtube.com/marcosterena

 

*  *  *

 

 

Relato de Itaipava: Indignação

 

Aqui na cidade de Petrópolis que está vivendo em um clima de pavor devido a calamidade que assolou Madame Machado e Cuiabá, no Distrito de Itaipava, na manhã do dia 14 de janeiro, por volta das 11:30h, me deparei com uma cena no mínimo revoltante, com total falta de respeito à vida humana.

 

Haviam várias pessoas no ALTO CUIABÁ, precisando de ajuda a qual ainda não havia chegado ao local pelo acesso impossível por terra.

 

Acho que como eu todos os voluntários que estavam ajudando de alguma forma ficamos felizes por saber que havia uma aeronave das FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS, que sobrevoaria o local para o resgate das vítimas ou que pelo menos fosse lá para levar água e alimentação, pois as mesmas ainda não haviam recebido nenhum tipo de ajuda.

 

E realmente a aeronave sobrevoou o local e até conseguiu pousar para fazer o resgate, porém quando a mesma retornou, transportava apenas a família SALGA DO FILHO, que segundo informações que obtive é a família de um EX-MINISTRO e também AMIGOS de uma funcionária do alto escalão da APA Petrópolis, a Sra. YARA VALVERDE.

 

Do Alto Cuiabá a aeronave das FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS, pousou em um hotel de luxo em Itaipava para que o filho e os parentes do ex-ministro desembarcassem e ficassem em segurança.

 

Pensei que a aeronave retornaria ao local para retirar as vítimas de lá, mas infelizmente eles não são filhos e nem parentes de ex-ministro.

 

As vítimas continuaram lá à espera de um SOCORRO, de água, roupas e alimentação digna, achei que a aeronave das FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS, retornaria ao local para resgatar vítimas pobres e indefesas estão em estado desesperador aguardando SOCORRO desde o início das chuvas, porém quando vi a aeronave já estava retornando para o Rio de Janeiro e não voltou para prestar socorro a quem paga as contas de todos os políticos do nosso País.

 

Mais revoltante ainda foi saber que no dia anterior já havia ido ao local uma aeronave de menor porte, porém o filho do Sr. Ex-Ministro Salgado Filho, se negou em sair do locar naquela aeronave, não sei por que motivo, mas ainda se deu ao luxo de escolher transporte para ser resgatado.

 

Segundo o relato de pessoas que assistiram tudo, ficaram boquiabertas com a situação onde nossas FORÇAS ARMADAS salvam apenas famílias ilustres.

 

Até quando temos que assistir a essas cenas?  Onde vamos chegar com essas atitudes imundas?  Por que o salvamento beneficia apenas as pessoas que tem contato? Porque um membro da família foi uma pessoa importante para as forças armadas? E Por que as pessoas que tem um poder aquisitivo mais alto tem que ter privilégios? Por que as pessoas que aguardam desesperadas não têm chance alguma de salvamento através de uma AERONAVE COMPRADA COM O DINHEIRO DO POVO?

  

MINHA INDIGNAÇÃO NÃO É PELO FATO DE SALVAR FILHO, PARENTE OU O QUER QUE SEJA DE EX-MINISTRO, COM CERTEZA SE ELE ESTAVA PRECISANDO DE AJUDA TINHA QUE SER AJUDADO, O QUE NÃO PODERIA TER ACONTECIDO ERA DEIXAR PARA LÁ OUTRAS PESSOAS, AFINAL PELA NOSSA CONSTITUIÇÃO TODOS SÃO IGUAIS!

 

GOSTARIA MUITO QUE FOSSE TOMADA ALGUMA PROVIDÊNCIA DE NOSSAS AUTORIDADES, POIS ISSO QUE ACONTECEU AQUI EM PETRÓPOLIS FOI VERGONHOSO, HUMILHANTE, REVOLTANTE.

Onde vamos parar???

 

Luciana Maria Périco Machado Coura

Moradora, apaixonada por Petrópolis, pala vida humana, seja ela de quem for e pagadora de meus impostos.

 

- Encaminhado por Luiz Carlos de Oliveira - Presidente do Lions Clube de Piracicaba Vila Rezende.

 

*  *  *

 

Nota do Sindicato dos Delegados sobre

pronunciamento do Secretário da Segurança*

 

Tendo em vista pronunciamentos do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – Sindpesp, não pode se calar:

 

1º - Sendo o Secretário de Segurança Pública, segundo o “site” da SSP/SP, a mais alta autoridade na hierarquia policial (apesar de não pertencer a nenhuma das duas policias estaduais constitucionalmente previstas – civil e militar), é o único responsável pela atual situação da insegurança pública, e, para fugir de suas responsabilidades tece comentários levianos e sem qualquer fundamento, principalmente contra a Polícia Civil, órgão pelo qual, nota-se, claramente, que nutre um enorme rancor;

 

2º - O Secretário ultrapassa os seus limites de atribuições, os quais deveriam ser administrativos e em plena harmonia com a Delegacia Geral de Polícia, e passa a gerir diretamente a Polícia Civil, nomeando e exonerando diretores a seu bel prazer, sem consultar a Delegacia Geral de Polícia e o Conselho da Polícia Civil;

 

3º - Agride toda a instituição policial quando faz seus comentários negativos, discriminatórios e generalizados;

 

4º - No que se refere ao Denarc, mostra o senhor secretário não possuir conhecimentos suficientes para se manifestar sobre suas atuações, pois o Denarc encontra-se instalado em um prédio totalmente inadequado e em péssimas condições. Sofre, como toda a Polícia Civil, a enorme falta de Delegados e de funcionários, não possui equipamentos tecnológicos de última geração para aprimorar os trabalhos investigativos, a legislação engessa a atuação policial como um todo, mas principalmente no que se refere a investigação sobre tráfico de drogas, e, apesar de toda esta dificuldade, o Denarc além de fazer um brilhante trabalho policial, também faz excelente trabalho social, seja quando profere palestras sobre entorpecentes em escolas, associações, Igrejas, Rotary, Maçonaria, Lions etc, seja quando faz trabalhos de recuperação de drogados e encaminhamentos para clinicas especializadas etc. Ademais, durante a gestão do atual diretor do Denarc, registre-se, nomeado pelo atual secretário, foram apreendidas 5,232,31 toneladas de cocaína, quase 0,5 tonelada de crack; foram realizadas 299 prisões em flagrante com um total de 499 pessoas presas e 1.017 toneladas de maconha, interceptações telefônicas, o que gerou milhares de conversas a serem ouvidas e degravadas. Tudo isto, somente em 2.010, e se não teve maior êxito em suas ações foi por culpa única e exclusivamente do estado, e não do Diretor do Departamento, o qual tem feito um excelente trabalho por onde tem passado.

 

5º - Quanto ao Detran, mostra o senhor secretário também não possuir qualquer conhecimento a respeito de seu funcionamento, pois no que se refere as delegacias especializadas em crimes de trânsito, as mesmas, além de atenderem ao público que possuem o conhecimento de sua existência e que para lá se dirigem, recepcionam todo o acervo de boletins de ocorrência de acidente de trânsito com vítimas que sejam de autoria desconhecida, e ainda, nos moldes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa, possui uma equipe plantonista que poderá ser acionada por qualquer delegacia de policia territorial da capital, assessorando e atendendo as ocorrências de crime de trânsito.

 

Desta feita, se a segurança pública não está indo bem, não é por culpa da Polícia Civil, mas sim do Secretário de Segurança Pública, que em vez de administrar a sua pasta, quer, a seu modo, dirigir a Polícia Civil, menosprezando a Delegacia Geral de Polícia, o Conselho da Polícia Civil, e, em consequência, a todos os policiais civis do Estado de São Paulo. Acho que ele ainda não sabe que o regime ditatorial, no Brasil, já acabou.

 

George Melão

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – Sindpesp.

 

* Encaminhada por Higor Vinicius Nogueira Jorge (www.higorjorge.com.br).

 

*  *  *

 

Aumento dos Parlamentares

 

"Duvida: Com um salário de mais de R$ 26.700,00 por mês, além das verbas de gabinete,  vai parar a roubalheira? Se parar, tá barato pra caramba!"

 

Claudio  Juchem

São Paulo - SP

 

*  *  *

 

Aerodilma

 

Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que "o Brasil passa humilhação" porque o avião presidencial tem apenas 12 horas de autonomia. Espero que essa pérola seja para fechar o ano e encerrar o seu governo. Presidente: a Suécia, apesar de ser um país rico não tem avião presidencial, seus dirigentes usam aviões comerciais.

 

Este país jamais se sentirá humilhado por isso, e principalmente porque os homens que o dirigem tem dignidade e moral. Eles não falariam tamanha idiotice, digna de terceiro mundo, onde uma quadrilha de sindicalistas pelegos e incompetentes tomou de assalto o poder, comprando com o bolsa-esmola o pobre substrato cultural que compõe 80% do nosso eleitorado.

 

Presidente: o que humilha um país é o fato de seus dirigentes entrarem no governo pobre e saírem ricos; é o presidente estar no centro das denúncias de corrupção envolvendo o poder Executivo e o Legislativo e dizer que não viu, não ouviu e nem sabia de nada; são as alianças espúrias que seu governo fez e sua sucessora continua fazendo; são as tentativas de segregar a população em nome dos Direitos Humanos com a finalidade de melhor dominar e se perpetuar no poder; é bajular ditadores e lhes perdoar as dívidas; é tentar a todo custo neutralizar a oposição que por sua vez não é lá bem uma oposição, porque parte dela se vende; é permitir que sua antessala vire balcão de negócios; e finalmente, ser papagaio de pirata do proto ditador Hugo Chávez e de quebra, lamber as botas de Fidel Castro. 

 

Necessário se faz que alguém lhe diga que são esses os verdadeiros motivos que humilham um país, e que está na hora de uma correção na sua escala de valores.

 

Humberto de Luna Freire Filho

São Paulo-SP

 

*  *  *

 

Tiririca bombando nas pesquisas

 

No final da década de 60, estudante secundarista no interior do estado de São Paulo, e profundamente envolvido com política estudantil, tive de buscar abrigo em Pernambuco, logo após a publicação do AI-5, onde pretendia "dar um tempo, até que as coisas esfriassem". Quis o destino que aquele jovem, então com 18 anos, adaptado aos usos e costumes de Pernambuco, optasse por não mais voltar para São Paulo, resolvendo ali cursar a faculdade e dar início a sua carreira profissional. Desde então, exatamente com conta da rotina de trabalho, tenho vindo a São Paulo com frequência, ocasiões em que pude constatar o preconceito, explícito e/ou velado, cultivado por grande parte dos paulistas em relação aos nordestinos, pejorativamente chamados de baianos. Pois bem, durante todos esses anos, um dos principais motes das críticas aos ditos "baianos" estava agregado ao que alguns pretensiosos paulistas classificam de ignorância política existente no Nordeste, situação que transformaria os milhões de eleitores da região em "massa de manobra", instrumentalizada por políticos de péssima qualidade, na base do jeitinho, através da compra de votos, ou na marra, usando de instrumentos de pressão, a exemplo dos tais "currais eleitorais". Ao longo dos anos, em diversas ocasiões, tive a oportunidade de argumentar que o eleitorado de São Paulo também não pode ser visto como exemplo de cultura política, posto ser useiro e vezeiro em eleger verdadeiras "trepeças", sem qualquer noção ou compromisso político, como seus representantes no Executivo e no Legislativo. Agora mesmo, em plena campanha eleitoral de 2010, os esnobes paulistas estão prestes a dar mais uma demonstração da sua indigência política-ideológica, ao provavelmente eleger, se confirmadas as pesquisas, inclusive com votação recorde, ninguém menos que o palhaço Tiririca, um candidato que diz, entre outras baboseiras, não saber sequer o que faz um deputado. Essa é a prova cabal de que a indigência cultural que grassa entre nosso povo, longe de ser um problema característico de qualquer região geográfica, é um problema que atinge o Brasil, como um todo, transformando-nos nessa sociedade permissiva, capaz de idolatrar o "menos pior", como se fosse o suprassumo da excelência.

 

Júlio Ferreira

Recife – PE

 

*  *  *

Como votar consciente

 

O voto é a única arma que nós o povo, dispomos para projetar nosso futuro, direcionando em dias melhores, o rumo das mudanças necessárias para um país justo, onde todos tenham direito à saúde, educação, moradia, segurança, etc. Desta forma é uma oportunidade impar que temos para exercer o único direito que temos de exercitar nossa cidadania. Nós somos o governo, eles apenas são signatários dos poderes que lhes conferimos. Se não votarmos com consciência, perdemos a oportunidade de votar em nós mesmos, porque depois de eleitos, se mal escolhidos farão o que quiserem e o povo não tem como mudar, não tem voz, não tem poder, não tem união. A maioria sem cultura, informação e, alguns sem vergonha na cara. As Justiças Eleitorais dificilmente puniram corruptos, sob o pretexto, que foram eleitos pelo povo e, por ser politicamente comprometida e amordaçada pelas Leis, aproveitam os caminhos mais fáceis para deixá-los impunes. Não se deixe enganar com as belas caras de falso-honestos, caras de santinhos, promessas que nunca serão cumpridas, lembrem-se do mensalão, acabado em pizza. Da última eleição em Itaúna, quando o povo foi enganado com pesquisas mentirosas, fotos não autorizadas, traição com o povo Itaunense, agora todos com fotos desenhadas nos computadores, rindo para o povo, como se tudo que fazem não passa de obrigação. Não vote pela simpatia, pela beleza do candidato, pela sua capacidade de motivação na televisão, pelas imagens belas mostradas de obras que em sua maioria não estão acabadas. Faça você mesmo uma avaliação daquilo que cada candidato está prometendo, se é possível que cumpra tudo o que promete. Compare o que está vendo na TV, com a realidade do dia-a-dia, nas filas do SUS, nas escolas, no transporte, veja que nada do que foi prometido, foi cumprido. Que enganam a todos nós com a bolsa família, quando na verdade, a maioria quer emprego, porque a bolsa família, tem limite de idade e, quando acabar esse limite, não há emprego para todo mundo, porque não foi criada uma estrutura de base sustentada, com cursos profissionalizantes e investimentos tecnológicos na produção em geral. O Brasil não cresceu como se fala, o governo mente para o povo, e a distribuição de renda, foi nivelada por baixo, ou seja, entre as classes mais pobres, com redução dos salários, enquanto ricos e banqueiros tiveram os maiores lucros da historia. O numero de empregos criados não chega à metade do prometido e, os salários são tão baixos que não dá para sobreviver com dignidade. Veja a situação dos aposentados, que estão sendo roubados depois de anos de trabalho. Analise as riquezas que tem o Brasil e, compare com a situação que vive o povo. Portanto, tome muito cuidado com o caráter emotivo que o candidato passa para os eleitores nos programas de TV, principalmente o do governo atual, que tem milhoes para gastar, sendo todo este dinheiro nosso, do povo que paga os juros mais caros do mundo, a telefonia mais cara do mundo, péssimo atendimento e certos da impunidade. Não temos acesso digno à saúde, transporte, educação, segurança, etc. Não vote fazendo trocas de coisas ou favores, porque depois de eleitos esquecem que o povo existe e, voto é a mais pura expressão de democracia, de sentimento moral e ética que cada cidadão possui e, deve exercer com moralidade e dignidade. Analise o numero de escolas, hospitais, creches que prometem e, façam suas próprias avaliações se realmente farão, ou se não passa de lorota, ou em linguagem popular “um sete um”, como no governo Lula e Prefeituras do seu partido. Enquanto vivemos a realidade do dia a dia, eles mostram belezas impossíveis de aproveitamento para o povo, se vestem a rigor, vão aos melhores hospitais, viajam de avião gastando nosso dinheiro, como o Lula, com campanhas, cujos valores dariam para construir centenas de hospitais e escolas, e clinicas para dependentes químicos. Só para nos situarmos vejamos como vive o Presidente Lula: - ele NUNCA trabalhou, mente descaradamente para o povo, apesar de ser "Líder" dos trabalhadores; é cabo eleitoral, cara de pau, porque nunca se explicou sobre o mensalão, do qual participou de reunião com a sua turma, fato gravado em vídeo. A Dilma diz que faz parte do Conselho de Administração da Petrobras, não fala que é um cargo indicado por Lula nem o salário, que é um absurdo, segundo informações passa dos R$70.000,00 mensais, e porque não diz quem são os outros integrantes, da mesma panela? Lula tem um belo salário como Presidente; oficialmente menor que o do Prefeito Eugenio Pinto e pouco maior que o do Vice de Itaúna, tem um belo salário do Partido, sem trabalhar; - Será que recebe pensão como ANISTIADO? - ele tem aposentadoria; ele tem filhos estudando no exterior;- ele não paga aluguel da mansão onde mora; - ele desconhece os preços de supermercado, padaria ,farmácia, açougue, dos cartões de credito que é uma afronta aos brasileiros, telefones, cuja utilização não explicam, se são usados oficialmente, ou para afazeres particulares, etc; -ele viaja ( e muito ) de avião luxuoso comprado com nosso dinheiro só para ele; agora quer comprar mais. Hospeda-se nos hotéis mais caros do mundo, enquanto o Presidente Americano se hospeda na Embaixada Americana, como aconteceu em Londres. -ele tem vários carros e mente para todos nós, dizendo que é como o povo. Pense! Você, eu, nós, que votamos seremos responsáveis pelo futuro de nosso país, de nossos filhos. A Dilma faz parte da banda podre do PT, porque viu tudo que aconteceu e nunca falou nada. Cadê a promessa de campanha que fez com o Prefeito Eugenio Pinto, na TV, juntamente com outros comparsas, será que se lembra ou tem conhecimento da administração pífia que ela ajudou eleger?

 

Odair de Assis Rodrigues

Itaúna-MG

 

Página inicial  HOME

 

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter