HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

 

 

 Espaço do leitor

 

Cartas publicadas neste espaço foram enviadas pelos respectivos autores.

Leitores que desejam se manifestar em Via Fanzine, podem enviar seus textos assinados para:

pepechaves@yahoo.com.br , com o título "PARA PUBLICAR".

 

Os textos devem conter assinatura do autor, no máximo uma lauda.

O conteúdo é de inteira responsabilidade dos autores.

---------------------------------------------------------------------------------

 

Caos nos aeroportos do Rio

 

É uma vergonha o que está acontecendo nos aeroportos do Rio de Janeiro, que enfrentam apagões de energia elétrica e gerando caos para a população que lá transita. Os usuários estão literalmente derretendo dentro do Galeão e do Santos Dumont.

 

Isso pode estar acontecendo para racionar energia ou então é falha de manutenção da Infraero nos equipamentos de ar condicionado, sendo que a Infraero é uma agência (loteada por militantes do PT) que supostamente administra 67 aeroportos do país.

 

O resultado desta gestão é evidente. Seja qual for a causa da falha, a responsabilidade é do governo e só dele. Além do mais, os apagões em diferentes regiões do país são contínuos. Por isso é incompreensível a fala da presidente Dilma dizendo achar ridículo falar em racionamento para justificar os seguidos apagões e que a causa dos mesmos é por falha humana e não por queda de raios...

 

Afinal, no que esta justificativa refresca o caos da energia no país?  Dilma recomenda que gargalhemos quando os técnicos justificarem os apagões por queda de raio. Acho que não é hora da presidente usar de ironia na tentativa de tirar a responsabilidade dos próprios ombros, esta é uma tática desgastada pelo governo Lula e que já não cola mais! Portanto, assuma presidente Dilma, e arrume um jeito de não passarmos vergonha durante a Copa!

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo-SP

28/12/2012

 

*  *  *

 

Ladrões ou Generais, o que é pior para o Brasil?

 

A que ponto nós chegamos. Enquanto políticos se digladiam em Brasília com acusações mútuas e sucessivos escândalos que envolvem Senadores, Governadores, Presidentes do Supremo, bicheiros, ex-presidente da República, agentes públicos que deveriam dar exemplo, o país padece da falta de transporte coletivo decente; com a escassez de obras que permitam um trânsito menos estressante, sobretudo nas capitais; padece também da falta de saúde pública para os pobres.

 

Nas periferias das cidades multiplicam-se as favelas que servem de cenário para o crime e sobra ausência do poder público onde ele é mais demandado. A rotinas das cidades brasileiras tem sido de incertezas, sobretudo quando se fala em segurança e mobilidade urbana. Será que é o fundo do poço ou existem mais escândalos para serem trazidos a tona?

 

É isso que chamam de democracia? Será que os militares eram desonestos e oportunistas como os democratas estão sendo? O Brasil está evoluindo ou regredindo com a democracia? Essas perguntas precisam ser feitas para os que combateram a ditadura e hoje assistem a tudo encima do muro, via de regra, envolvidos até o pescoço em falcatruas e comportamentos imorais.

 

É hora de botar ordem nesta casa, mesmo que para isso a liberdade tenha que ser sacrificada, pois um país comandado por generais não teria lugar para ladrões e gângsteres. O povo como juiz da democracia é um desastre e é hora de pensar em mudanças drásticas que sejam capazes de botar freio nesta safadeza que só traz prejuízos para quem é honesto e benefícios para quem é fora da lei. Embora pareça uma loucura a proposição, entre ladrões e generais, é preferível o ultimo, pois com eles, o país corre o risco de crescer e deixar de ser espoliado.

 

José Aparecido Ribeiro

Belo Horizonte-MG

1º/06/2012

 

*  *  *

 

CPI e mensalão

 

O cientista político José Álvaro Moisés tem a convicção de que o PT deu um tiro no pé ao apostar que a CPI do Cachoeira vai ofuscar o mensalão. Segundo ele esta CPI não vai ficar fixada nos nomes de DemóstenesTorres e Marconi Perillo, pois existem muitas empresas envolvidas com Cachoeira com grandes contratos no PAC.

 

Mesmo que ele tenha razão neste ponto... e que o julgamento do mensalão não seja ofuscado por esta tão oportuna CPI, fiquei de orelha em pé quando li numa revista semanal que , a respeito do julgamento, o ministro Aires Britto afirmou que não se deixará influenciar pela vontade popular e que seu julgamento será estritamente técnico.

 

Sou leiga no assunto, mas no decorrer dos últimos anos aprendi que dentro da Constituição existem umas tais brechas legais que já permitiram a tomada de decisões polêmicas e até  injustas e imorais , baseadas em julgamentos "técnicos".

 

O assassino italiano Cesare Battisti vivendo no Brasil é a prova disso. A revista fala que o ministro não permitirá linchamento político...e eu pergunto: o STF permitirá o linchamento da vontade popular de não ver quadrilheiros comprovadamente culpados serem considerados inocentes?

 

Permitirá o fracionamento de processos como quer Marcio Thomas Bastos, de olhos já em que alguns de seus clientes safados se livrem de condenação por prescrição?

 

Aliás,os fatos à época foram expostos de forma tão clara que foi o próprio procurador da República Fernando de Barros quem pela primeira vez  chamou Zé Dirceu e os quase 40 outros petistas de quadrilheiros.

 

E no relatório do ministro Joaquim Barbosa este detalha como funcionava o esquema de desvio de recursos públicos por meio de licitações fraudulentas e empréstimos fictícios, já apontando José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares como os responsáveis por “organizar a quadrilha voltada à compra de apoio político” (IstoÉ - edição 2199).

 

Assim, se o STF presidido pelo ministro Aires Britto decidir de forma eticamente técnica, podemos ficar tranquilos que a justiça será feita... Se for tecnicamente, mas de forma amoral, este julgamento oficializará a corrupção como modus operandi da política brasileira. E Lula provará, como prometeu, que o mensalão nunca existiu!

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo-SP

29/04/2012

 

*  *  *

 

Enchente no Rio São Francisco

 

Na última estimativa, Min. da Interação Nacional calcula um aumento de 71% - para uma inflação de 8,2% - a transposição do Rio São Francisco, de Dez/2010 para Mar/2012 uma joia da mãe do PAC. Houve enchente, ou como dizia o ex, uma marola no preço (mas, não necessariamente na qualidade da "obra") Desconfio que como em tudo deste desgoverno, não será o último reajuste e que vem mais por aí, sem falar no prazo para nascimento do filho da mãe do PAC. A barriga vai crescer pacas...

 

Mário A. Dente

São Paulo-SP

24/12/2012

 

*  *  *

 

FIFA investiga corrupção na CBF

 

Sem dúvida alguma é muito engraçado a Fifa anunciar que vai investigar denúncia de corrupção feita por ex-árbitro de futebol brasileiro, Gutemberg de Paula Fonseca.

 

A Fifa investiga se há manipulação de resiultados no futebol brasileiro e admite que vai apurar as denúncias feita pelo ex-árbitro Gutemberg, que acusa o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, de corrupção. Esta operação faz parte de combate contra o crime organizado e apostas ilegais que, segundo especialistas da entidade, movimentam U$500 bilhões por ano no mundo, valor superior ao PIB de muitos paises.

 

Se a Fifa quer mesmo investigar esses fatos, porque não começa na sua própria casa? E, pode até incluir nesse trabalho de investigação o sistema de eleição, tanto na Fifa como na Cbf, apesar que tudo isso já é de conhecimento do público, apenas não tem uma prova legal.

 

Benone Augusto de Paiva

São Paulo-SP

11/01/2012

 

*  *  *

 

Dilma e FHC

 

Há quem veja na carta que Dilma enviou ao Fernando Henrique um reconhecimento oficial de sua verdadeira importância para o Brasil, mesmo que isso irrite o PT e Lula.

Infelizmente eu não vejo assim.

 

Dilma  - neste momento de fragilidade em que Palocci teve que ejetar-se do governo para não causar danos maiores  à presidente - simplesmente garantiu , com seu afago a FHC, que por algum tempo, do lado da oposição tucana não viessem ataques excessivos ao seu governo. Quanto a isso ela nem precisaria se preocupar... com agrados ou sem eles, a oposição é frouxa de qualquer jeito!

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo-SP

15/06/2011

 

*  *  *

 

Itaúna no Jornal Nacional da TV Globo

 

Senhores vereadores, conforme noticiado no Jornal Nacional da Rede Globo há irregularidades na venda de medicamentos em farmácias desta cidade. Será que a culpa vai recair sobre os humildes balconistas, os quais suam a camisa para ganhar um modesto salário, como é o caso da maioria dos brasileiros, ou os culpados serão os doentes, que precisam de tais remédios?

 

Na qualidade de cidadão itaunense, como eu sempre fiz, eu poderia muito bem salvar tal matéria jornalística em um DVD e protocolizar aos cuidados dos senhores vereadores. No entanto, depois que nós, os membros do PSOL de Itaúna, termos sido desrespeitados, quando o vereador Edinho de Santanense e o Procurador desta Casa nos impediram de ter acesso a documentos que são públicos e chegaram ao despautério de afirmarem que é "capricho pessoal" fiscalizar os atos do desgoverno municipal, creio que será em vão pedir o empenho dessa Câmara, a qual, visivelmente, tem sua maioria de vereadores integrando a base de sustentação deste desgoverno eugenista.

  

Pobre Povo Itaunense, muito provavelmente, mais uma vez não verá instaurada uma comissão especial para apurar este caso. Enquanto isso, Itaúna continua a ser motivo de vergonha, no cenário e noticiário nacional.

 

Reportagem exibida no Jornal Nacional:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/04/farmacias-populares-de-mg-fraudam-o-programa-do-ministerio-da-saude.html

 

Reportagem no Via Fanzine:

 http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ita/2/itauna_saude01.htm

 

Júnior Capanema

Cidadão Itaunense

19/04/2011

 

*  *  *

 

A quais interesses a ANAC está servindo?

 

ANAC não cumpre sua real função e impõe medidas prejudiciais ao usuário, aos trabalhadores e à segurança de voo.

 

Uma recente decisão da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou que as máscaras de oxigênio fossem retiradas dos banheiros das aeronaves. A decisão foi para atender a uma recomendação da ICAO/FAA (Agência Americana de Aviação), mas não houve nenhuma explicação dos motivos nem esclarecimento aos usuários. As máscaras são utilizadas para respiração em casos de despressurização. Agora, os comissários é que terão de abrir o lavatório e socorrer os passageiros, mas não houve nenhum tipo de treinamento específico com os tripulantes para lidar com essa situação!

 

A ANAC vem impondo ao setor aéreo (usuários e trabalhadores) determinadas situações que deixam dúvidas sobre sua real função de fiscalização do sistema aéreo brasileiro. A quais interesses a ANAC está servindo? Certamente não é aos interesses do país!!!

 

Há outras iniciativas da Agência, como, por exemplo: a aprovação precipitada do projeto LATAM, fusão da TAM com a companhia LAN, do Chile – decisão que vem sendo questionada juridicamente pelos próprios chilenos; novas consultas públicas sobre redução de comissários de bordo; mudanças na obtenção das carteiras de pilotos; a abertura de céus com a Europa e Estados Unidos e a liberação das tarifas internacionais, que dão mais competitividade às empresas estrangeiras e podem comprometer as expectativas de recuperação do mercado aéreo brasileiro; a tentativa de descaracterizar o comissário enquanto aeronauta, substituindo a carteira de saúde. Outra preocupação é a alteração no Artigo 158 do CBA, sobre a possibilidade de contratação de mão de obra estrangeira. Caso aprovada, serão atraídos profissionais de segunda categoria, já que os salários e condições de trabalho nos países do primeiro mundo estão muito acima daqueles oferecidos pelas empresas nacionais. Além de não haver estímulo à formação nacional de novos profissionais, comprometendo o nível de nossos pilotos e a própria segurança de voo.

 

Enquanto isso, as empresas se calam! Continuam a burlar a regulamentação e o que a ANAC está fazendo???

 

O SNA continua encaminhando à ANAC todas as denúncias recebidas, mas a Agência faz vista grossa às atitudes e as providências deixam a desejar! Questões que comprometem seriamente a segurança de voo estão sendo implantas com a rapidez e consequências de um tsunami. E a fiscalização, que deveria ser o objetivo principal da ANAC, deixa muito a desejar.

 

Não deixaremos de cobrar uma postura séria da ANAC, que não seja prejudicial ao Brasil, aos usuários, aos trabalhadores e à segurança de voo.

 

Continuamos na luta!!! Denuncie!!!

 

Sindicato dos Aeronautas

Rio de Janeiro-RJ

www.aeronautas.org.br

 

*  *  *

 

Tô fora

 

Ao Governo Dilma: amiguinhos, o caixa está estourado? Vou avisando: não é minha culpa. Paguei todos os meus impostos, "doei" quase 5 meses de meu trabalho para vocês, sem falhar. Todos todos meses, eu lia nos jornais que a arrecadação de tributos batia recorde atrás de recorde. Mesmo assim, eu não vi ainda para onde foi o meu dinheiro, pois as escolas continuam péssimas, as rodovias caindo aos pedaços, os hospitais públicos em estado de calamidade, os aeroportos estão precários e, vira e mexe, uma capital ou outra vive apagões. Se o serviço tivesse melhorado, tudo bem, mas vejam só, amiguinhos, para tirar um simples passaporte, levamos hoje mais de um mês! Portanto, não me venham falar em "cortes profundos" e "dor". Eu aqui, que paguei tudo direitinho, e não foi pouco, não tenho nada com isso.  Se houver sacrifício, que seja aí, entre vocês, que devem saber o que fizeram com aquele dinheirão todo que eu dei nas suas mãos.  Eu "tô fora"!

  

Maria Cristina Rocha Azevedo

Florianópolis, SC

 

*  *  *

 

Povos Indígenas e o Rio

 

Vocês viram o que aconteceu quase no mesmo dia na casa do homem branco chamado carioca, ou Kari-Oca na língua Guarani.

 

A chuva caiu e correu pelo caminho dela que estava cheio de lixo e casa de gente pobre. Tudo foi sendo levado, afinal as águas caem e correm por onde elas sabem correr. Muitos caraibas ficaram sem ter onde dormir, sem ter onde comer, doentes e morreram. Será que os governos nunca vão aprender a respeitar a natureza e a humanidade como nós sempre fizemos em nossas aldeias?

 

Ao mesmo tempo, vinte mil pessoas torcedoras do Flamengo devido a contratação do jogador Ronaldinho, fizeram festas, cervejas, estavam felizes com isso e se esqueceram daquilo que nós os Índios sempre fizemos com o pobre homem português no passado, socorrendo, ajudando ou como se costuma fazer nos estádios, fazendo um minuto de silêncio. O Ronaldinho como líder deveria ter tomado essa atitude.

 

Por isso irmãos guerreiros, cada dia mais aprendemos que temos que ajudar o homem branco a ser feliz, a cultivar a natureza e a respeitar a força do grande Criador, e agora, dizer, que somos solidários a todos os irmãos brasileiros que estão sendo castigados pela força do meio ambiente, mas isso vai passar e tudo será reconstruído.

 

Lembramos para que tudo seja prevenido da próxima vez, que isso acontece entre o Ano Novo e o Carnaval todo ano, ou se não, acreditam, usem os sistemas eletrônicos de Meteorologia e o povo vai pular feliz saudando também a chuva.

 

Marcos Terena

14/12/2011

http://twitter.com/MarcosTerena

http://www.youtube.com/marcosterena

 

*  *  *

 

Unesco e a regulação da mídia

 

A consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) Eve Salomon emitiu seu ilustre pensar  em entrevista e explicou exatamente o que os defensores do sistema  regulador vêm querendo nos fazer crer: que regular a mídia não é censurar, mas tão somente estabelecer parâmetros de proteção aos cidadãos. Mas a quais cidadãos será que ela se refere?  Além disso, Eva Salomon parece estar se dirigindo aos suíços quando diz que os membros das agências reguladoras têm que ser politicamente independentes. Ora, pois... Aqui as agências estão todas ocupadas por aliados e amigos de amigos...

 

Seria muito bom que a representante da Unesco descesse das longitudes e colocasse os pés na América Latina, se interasse da real situação da mídia na Venezuela, na Argentina e também no Brasil...O Estadão padece de censura a quase 500 dias..justamente para a justiça "proteger" um cidadão que pratica  "incivilidades"... Será ele um exemplar dos cidadãos a serem protegidos pelo sistema regulador para a mídia?

 

Mara Montezuma Assaf

São Paulo/SP

Página inicial  HOME

 

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter