o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 Cartas & e-mails

Leia outras cartas & e-mails recebidos

 

 

Mensagem recebida - assunto:

IPTU: Carta aberta à População Itaunense

 

Como deve ser do conhecimento de parcela da população que acompanha os atos do desgoverno Eugênio Pinto, o nosso Prefeito enviou à Câmara, projeto de Lei nº 53 de 07\11\2011, de sua autoria, que visa modificar a forma de cálculo do nosso IPTU que já é caro e ainda pode ficar com o preço ainda mais alto.

 

Na última reunião plenária da Pseudocâmara Legislativa de Itaúna, na terça-feira dia 22 de novembro, o nobre vereador Márcio José Bernardes – Líder do Prefeito na Câmara sinalizou que possivelmente vota a favor do aumento, alegando, dentre outros, que é complicado os vereadores recusarem receita. Mas recusarem a trabalhar em prol do povo, ao fiscalizar os atos do Prefeito, como tem acontecido desde o primeiro dia de mandato pode?

 

Pra quem não sabe, na Constituição do Brasil consta que Vereadores são invioláveis por votos e palavras proferidas no exercício da função, ou seja, se eles realmente quiserem impedir que o povo seja penalizado com o aumento do IPTU, eles podem muito bem votar contra este projeto, sem que sejam penalizados, juridicamente falando, de alguma maneira.

 

Mas, o que mais me chamou a atenção, na última reunião da Câmara, foi o fato de nenhum dos 10 vereadores ter se posicionado radicalmente contra o aumento do IPTU. ACORDA, ITAÚNA!

 

Infelizmente, o Prefeito, de acordo com o meu entendimento, possui 7 (sete), dentre os 10 (vereadores) e, portanto, as chances de nosso IPTU aumentar são muitas, se você não levantar o seu trazeiro dessa cadeira e manifestar pacificamente a sua opinião contrária a mais este ato de devassa ao bolso do cidadão itaunense, o qual, muito provavelmente, os nossos vereadores devem aprovar.

 

Desde já, informamos que, para que se cumpra a TRANSPARÊNCIA e o ESCLARECIMENTO PÚBLICO (alô, verba publicitária da Câmara!), estaremos divulgando, com recursos próprios, panfletos constando os nomes dos vereadores que votarem a favor deste aumento sobre o nosso caro IPTU. Para tanto, já estamos articulando uma manifestação pacífica, que deverá ocorrer após a votação desse projeto "lesa-bolso" de autoria do Sr. Prefeito, Eugênio Pinto!

 

 Obs.: em anexo segue cópia escaneada do referido Projeto de Lei.

  

Cordialmente,

 

Júnior Capanema

24/11/2011

 

- Extra: 

- Clique aqui para acessar cópia do projeto em PDF.

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

16 de setembro: comemorar o quê?

 

Caminhava em direção à minha residência, desviando dos buracos do caminho de terra mal-cuidada, em plena área central da cidade. Foi quando me deparei com uma cena degradante. Um jovem usuário de crack disputava comida com um cachorro no lixo esparramado na calçada. Continuei a minha caminhada, atento aos buracos do caminho, com medo de torcer o pé (e ter de ir ao Hospital local, imerso em dívidas e sem condições dignas de receber os pacientes). Uma fumaça constante ardia os olhos e atrapalhava a visão. Dava-se a impressão de que a cidade pegava fogo. A escuridão da rua (todo o município é escuro) era aterrorizante. Um fio de luz saía pelos poucos postes elétricos existentes ali. Outro jovem, aparentemente drogado, me abordou na porta de meu prédio e me pediu (mas, na verdade, ameaçando) dinheiro para “comprar leite”. Respondi alguma coisa e entrei rapidamente para dentro de casa. O rapaz ficou resmungando, mas não ouvi o teor das maledicências. Já dentro do apartamento, ouvia música e barulho de discurso. “O Grande Irmão zela por ti” é o que faltava ouvir do som amplificado.

 

Não se está diante do cenário catastrófico descrito na obra 1984, de George Orwell. Estamos no mês de setembro do ano de 2011. Moro a poucos metros da principal avenida de Itaúna, a Jove Soares. A calçada de que falei não é concretada, é terra pura. Se um cadeirante quiser passar por lá, vai ter de desviar pela rua (pois não dá para transitar), correndo o risco de ser atropelado pelos automóveis que correm em alta velocidade. A iluminação é um fiasco. Não há postes suficientes e a penumbra assusta qualquer transeunte que arrisca a passar por aquela região.

 

Itaúna vive um caos geral. Ruas esburacadas, péssima iluminação pública, falta de opções de lazer, fortes denúncias de corrupção. O Executivo apenas se defende dos escândalos passados e se prepara para o próximo que vier. O Legislativo é inoperante. Parece até a política do: “quanto pior, melhor”. Os cidadãos aguardam passivamente o próximo pleito eleitoral, à espera de um salvador da pátria. E, o que é pior, várias pessoas sem experiência administrativa estão se candidatando a esse posto.

 

Enquanto isso, as comemorações são ofuscadas por uma bala perdida que atinge uma adolescente (a insegurança pública, apesar do esforço sobre-humano da Polícia, está num patamar assustador) e ecoa a voz do “Grande Irmão” a nos proteger. Resta dormir. Mas, enfim, dorme-se com todo esse barulho?

 

Cláudio Márcio Bernardes

Itaúna-MG

14/09/2011

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Passe Livre?

 

Estivemos há dois meses atrás mais ou menos numa importantíssima reunião onde finalmente estaríamos recebendo o tão sonhado passe livre. O auditório estava cheio de pessoas que com dificuldades diversas foram lá acreditando, agora vai... Pura ilusão e demagogia política. Muitos falaram, prometeram e davam certeza absoluta de que o passe livre agora seria real.

 

Fizemos perícia, comprovamos nossas rendas, fomos na Ação Social e depois fomos direcionados para a Autotrans e enfim, recebemos os cartões. Alguns dias tudo bem, deu certo, mas foi só questão de tempo a coisa começou a voltar ao que era antes. Muitos cartões simplesmente não valem mais nada e passamos pelo constrangimento de estar dentro do ônibus e muitas vezes sem o dinheiro para pagar a passagem. Eu mesmo desci no meio do caminho por não ter dinheiro para pagar e o cartão não funcionar.

 

Liguei para a empresa AUTOTRANS e me disseram que a culpa é da Prefeitura, ligamos para a Prefeitura e nos dizem que a culpa é da AUTOTRANS e assim somos palhaços destes poderosos. Os ônibus são péssimos e ficam até sem roda no meio do caminho, pode? Não existe vistoria e muito menos manutenção dos mesmos.

 

Afinal de contas, porque em Itaúna nada funciona? Cadê o EXECUTIVO, O LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO? Até quando? Por favor, dê destaque a este lamento que não é só meu e sim de muitas pessoas, muitas vezes em situação pior do que a minha.

 

Abraços

Marcus Elísio Silva

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Chefe de gabinete, primeira dama "coronel" de Itaúna...

 

Sou casada, no civil e religioso, tenho um excelente marido, que não vive às custas dois cofres públicos. Sou dona de casa, com muito orgulho, tentando resolver problemas relativos ao IPTU de minha casa, então fui à Prefeitura Municipal de Itaúna, no dia 3/01/2011.

 

Sendo recebida pelo Sr. Valdir, Secretário de Finanças que não teve  competência para solucionar o problema, encaminhou-me para  a chefe de gabinete.

 

Seu secretário informou-me que ela estava em Brasília na posse da presidente e em busca de recursos para o município.

 

No dia 04/01/2011, fui recebida pela chefe de gabinete para tentar resolver o assunto, estranhando muito, pois o assunto de finanças não diz respeito à sua pasta.

 

De inicio, mandou-me que a chamasse de Senhora Íris, e que não devia satisfações de suas viagens, pois ganhava 6 mil reais por mês, o suficiente para financiá-las, e que eu deveria ir trabalhar e pagar as minhas contas.

 

(Deveria se informar melhor antes de dizer tanta asneira, SENHORA Íris)

 

Não se esqueça, Iris Léia, de que seus recursos são vindouros dos cofres públicos. Se foi viagem particular, financiada pelo seu salário, devem ser descontados seus dias faltosos ao trabalho. Se foi como chefe de gabinete, foi a trabalho, e então deve satisfações SIM de que recursos conseguiu angariar.

Se foi como suposta 1ª dama, aí já é outro caso: NEPOTISMO.

 

Foi afirmado em seu gabinete, que os recursos do IPTU são aplicados em saúde, educação, infraesturutura, etc.

 

Faltam medicamentos na farmácia básica, falta material de primeiros socorros nos postos de saúde, e até papel higiênico os funcionários de alguns postos tem que comprar. As ruas estão que é buraco só. E o lixo? Pagamos caro pela limpeza urbana - a  empresa que presta serviço em nossa cidade paralisou recentemente o serviço por dois dias por falta de pagamento. E a praça da matriz, nosso cartão postal? Já foi belíssima. Hoje é um caos.

 

Será a solução semelhante ao Teatro Sílvio de Mattos onde foi concedido (leia-se vendido) espaço público em troca de reforma?

 

Ainda existem várias perguntas.

 

Podem sobrinhos, irmãos, esposas... de vereadores, esposas de procuradores e prefeitos ocuparem cargos de confiança?Isso é legal ou cai na ilegalidade do Nepotismo?

 

Quando saí da prefeitura, ainda fiquei me questionando se é normal a sala da chefe de gabinete estar cheia de brinquedos após a entrega oficial dos mesmos - referentes a campanha natal solidário - capiniado pela chefe de gabinete, suposta esposa do prefeito.

 

Em pleno século XXI, em um país democrático, Itaúna parece viver sob o regime de coronéis, onde manda quem pode e obedece quem se acovarda, ou quem quer manter o seu emprego.

 

Magda Vilma Vasconcelos Brandão,

Cidadã Itaunense e moradora do bairro Jadir Marinho.

 

 

*  *  *

 

 

Mensagem recebida - assunto:

Currículo autoritário

 

A nova matriz curricular da rede estadual de ensino de Minas Gerais, principalmente na cidade de Itaúna, imposta pela Secretaria Estadual da Educação expõe de maneira clara a concepção minimalista e mercadológica de educação da secretária Vanessa Guimaraes Pinto.

 

É praxe neste governo definir medidas educacionais de cima para baixo, e, agora, procede da mesma forma em relação à matriz curricular, sem nenhuma consulta à comunidade escolar. Nem mesmo os conselhos de escola puderam opinar, restando aos profissionais da educação simplesmente cumpri-la, sem que suas vivências, experiência e opiniões sejam levadas em conta.

 

É importante frisar que, de acordo com o artigo 13, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), cabe aos professores “participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”. E o local por excelência para esta elaboração é o conselho de escola.

 

A proposta curricular da Secretaria da Educação reflete o tipo de cidadão que pretende formar. Ela é simplista e se apóia em disciplinas centradas em habilidades, que só reproduzem conhecimento, e não na formação do aluno com base na reflexão e no incentivo à elaboração do conhecimento. A proposta também não se articula com o atual contexto econômico, social e político e não corresponde às necessidades, inclusive materiais, de um ensino de qualidade.

 

Sendo obrigada a cumprir a legislação federal que determina a obrigatoriedade das disciplinas Filosofia e Sociologia no ensino médio, a secretária da Educação reduz a carga horária de História e Geografia. Ela assim procede porque a nova lei fere sua opção política, que era a de não adotar estas disciplinas quando a obrigatoriedade era definida em Resolução do Conselho Nacional de Educação. Agora, porém, trata-se de lei aprovada pelo Congresso Nacional. Ela faz politicagem com uma questão séria, numa queda de braço com o governo federal. Observem que a S.E.E. é contra tudo que vem do governo federal. No caso de Educação Física, a secretária desrespeita a legislação, ao retirar a disciplina das terceiras séries do ensino médio.

 

Para cumprir a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia, a S.E.E deveria ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, com qualidade, uma reivindicação histórica dos educadores.Também deveria estudar outras formas de contemplar todas as disciplinas, através da reorganização do tempo escolar. Poderia, por exemplo, flexibilizar   o tempo de duração de cada aula, de acordo com a natureza de cada disciplina, no contexto de um projeto político-pedagógico debatido e definido no âmbito do conselho de escola, como determina a LDB.

Questões como as que apresentamos neste breve texto já justificariam uma nova postura da secretária da Educação no tratamento da questão curricular, com a promoção do diálogo e do debate com a comunidade escolar. Nunca é tarde para começar.

 

Thiago Joel Estevam Damazio

Diretor do Sind-Ute subsede Itaúna   

thiagogeografiaa@hotmail.com

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Adivinhem a distorção real

 

Pois bem itaunenses, não bastassem os desmandos dos poderes Executivo e Legislativo, agora temos que nos sujeitarmos a reaprender as leis eugeniânicas de trânsito. Isso mesmo, como se num passe de mágica, nosso tão exemplar chefe do Executivo, em ação conjunta com seus subordinados fiéis do Departamento de Trânsito, resolveram desafiar as leis do Código de Trânsito Brasileiro “ colorindo“ de vermelho as faixas de pedestres do centro da cidade.

 

Todo aquele que ocupa cargo público deve estar ciente de que serão responsabilizados por quaisquer acidentes que possam acontecer após tal aberração. Deixo claro que este texto não se trata de picuinha, mas, tão somente de aviso para os irresponsáveis que mantêm o pensamento que são a própria Lei.

 

Desconhecem por completo responsabilidade privada e pública. Vale ressaltar que tal ação já foi coibida pelo ministério público em outras cidades do Brasil cuja administração também era petista. Afinal de contas, o homem é o não do PT? Só para lembrar, qual a decisão final da expulsão do nosso até então prefeito?

 

Lincoln Melo

Itaúna 18/10/2010

 

*  *  *

 

 

Mensagem recebida - assunto:

Propaganda enganosa

 

O Brasil é uma utopia do que diz o Presidente Lula. Não só ele, mas toda a banda podre do PT, falam com uma capacidade motivacional de enganar o povo, que até parece que fizeram cursos de teatro. Tenho gastura quando vejo o Presidente Lula, mentiroso, com aquela cara de vitima, enganando o modesto povo brasileiro. Nossas exportações, como ele diz tem que gerar superávit porque o Brasil é rico por natureza. Mas não há qualidade nas exportações, porque exportamos basicamente produtos primários, ou seja, aquele que não agrega valores e gera lucro marginal. Exportamos soja, café, minério, veículos, aviões. Mas importamos defensores agrícolas, componentes para adubos. O minério que é de todos os brasileiros, está nas mãos de poucos, gera pouco imposto e poluem todos os mananciais, deixando milionários apenas seus exploradores que viram donatários de capitanias hereditárias, séculos após findarem. Exportamos veículos, mas não temos nenhuma fabrica de automóvel. Aviões, com quase tudo importado. Vemos agora a construção civil importando aço da Europa, com o minério que foi daqui, dá para entender? Dá é o vergonhoso custo Brasil. E o povo, como vive? Nas condições de paises paupérrimos, no lixo, sem saneamento básico, sem segurança, estradas e, o pior sem educação, porque dirigente analfabeto não tem visão para enxergar que investimento nesta área significa economia em varias áreas no futuro em médio prazo. A Dilma não ira responder o questionamento que fiz sobre ela e muito menos o Presidente Lula, porque são mentirosos e, meu questionamento mostra realmente que pertencem à banda podre do PT e envergonha os bons do partido. É um governo tanto nas áreas, federal, estadual ou municipal que não trabalha com planejamento, visando o melhor para a população, trabalha com planejamento, visando o melhor para a população, como saúde, educação, transporte, saneamento, infra-estrutura, segurança. Preocupam em mostrar que têm poder, porque lhes falta competência e sobra vaidade pessoal para mostrar que mandam. Fico a perguntar? Por que aqui em Itaúna, se gasta tanto com a Praça da Matriz, com tantas prioridades que tem o Município? Está próximo das eleições e ali é uma obra visível e, os mal informados pensam que obras estão em evidência. Quando vejo candidatos falar nas propagandas eleitorais, que vão aumentar o fundo de participação dos Municípios, fico perguntando: Enviar mais dinheiro para Prefeitos incompetentes, desonestos, jogar tudo no lixo? Para aumentar esses repasses, seria necessário mudar todos os Prefeitos e Vices, que estão no poder para se enricarem com dinheiro público juntamente com seus comparsas. A Justiça Eleitoral poderia levar nesta caravana que estão fazendo, informações sobre os candidatos, seus passados, porque só falar que comprar votos é crime não passa de uma grande piada, porque compram e dificilmente algum candidato é pego e punido. A propaganda eleitoral é uma farsa, porque o ficha limpa de hoje, pode ser muito sujo no passado, ou ainda estar sujo, mas sem julgamento por um colegiado e, na maioria dos casos serão condenados quando já não tiverem mais mandatos, ficando ricos sem nenhum esforço como o cidadão comum, que luta muito e às vezes não é reconhecido e muito mal remunerado. Se não acontecer uma mudança radical, até constitucional, levando para toda população a verdade sobre candidatos, não teremos mudanças no que acontece a centenas de anos. Os bandidos políticos conseguem reelegerem eternamente e novos entram com dinheiro e oportunismo. “A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais Aos fatos”! Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações”. Minha indignação é ver que muitas pessoas vão votar, sabendo que estão sendo enganados, sabendo que há uma quadrilha roubando esse país, administrando em beneficio próprio. É só ver o que mostra a rede globo, a miséria, prostituição e trabalho infantil, cidades sem esgoto e água tratada, milhões de analfabetos e outro tanto, semi-alfabetizados, porque só assinam o nome.  O povo não é confiável, há muito tempo, desde os primórdios dos tempos, pela falta de educação e informação, por isso, as autoridades competentes e conhecedoras da realidade deveriam agir, mostrar para  a realidade, evitando que as mudanças levem mais de um século para acontecer, se investirem com urgência em educação.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro.

Odair@nwnet.com.br Itaúna-07/09/2010.

 

 

Mensagem recebida - assunto:

Rebatendo a defesa de Eugênio Pinto

  

Para minha surpresa, quando eu recebi em mãos cópias da defesa previa do Sr. Prefeito, referentes ao atual processo de cassação que a Câmara dos Vereadores move contra o mesmo, a meu pedido, me surpreendi mais uma vez com a capacidade de Eugênio Pinto em tentar supostamente ludibriar e enrolar a tudo e a todos. 

 

O Prefeito e seu Advogado, aquele famoso que defendeu o Deputado do Castelo, afirmam, sem apresentar uma única prova ou testemunha, que eu, com o inegável e reprovável ‘suporte’ da Procuradoria da Câmara fiz levantamento de documentos da extinta CPI. Mas no parágrafo seguinte caem em contradição ao afirmar que sou pessoa leiga, na tentativa de desqualificar minha substancial denúncia. 

 

Ora bolas Sr. Prefeito, num parágrafo V.Exª deixa a entender que o meu pedido de informação foi tão bem elaborado que possivelmente contou com a ajuda da Procuradoria e no parágrafo seguinte desqualifica minha denúncia. Afinal de contas, V.Exª entende que o meu pedido foi bem elaborado ou não? Já sei! Vossa Excelência não deve ter entendido até hoje que nada eu tenho contra a sua pessoa e muito menos eu participo ou concordo com as alianças escusas da política brasileira, pois eu apenas cumpri meu dever de cidadão, mas se o Sr. não concorda com minha denúncia e entende que eu fui manipulado pela Câmara, apresente suas comprovações e me processe mais uma vez. 

 

Meu caro leitor, eu não cai de paraquedas neste contexto, vez que ainda anteriormente ao dia 19 de maio de 2009, quando eu entreguei os abaixo-assinados pela cassação do Prefeito à Câmara, eu já pesquisava sobre o assunto Prescon, entre outros envolvendo atos do Executivo local. Tanto, que venho fazendo – e tornando públicos – inúmeros pedidos de informações formalizados na Câmara e na prefeitura e encaminhados ao Prefeito, sem receber do agente público majoritário sequer UMA resposta, como me garante a Lei. 

 

Em 18 de setembro de 2009 eu pedi cópia de todas as providências tomadas pela então Comissão Especial (CE) que apurou a denúncia e desde então eu passei a me interar mais sobre o caso. Levando o material ao conhecimento de Advogados conhecidos meu, vez que eu, assim como o Sr. Prefeito, sou leigo no assunto, bem como não sou formado em Direito. Pelo menos isso, eu e Eugênio Pinto temos algo em comum. Se não bastasse isso tudo, se não me engano, em meados de novembro de 2009, a mídia local publicou relatório final da (CE) contendo as supostas infrações político-administrativas citadas, antes mesmo de se iniciar os trabalhos da CPI. E eu como leitor interessado na realidade municipal, também procurei me informar mais sobre o assunto. Durante os trabalhos da CPI, eu estive na Câmara frequentemente, para fiscalizar de perto os trabalhos desenvolvidos e me inteirar sobre o assunto.  

 

Agora, cá pra nós, como o Prefeito tem a coragem de alegar na defesa dele que eu contei com apoio da Câmara, vez que é público e notório que eu quase sempre uso a Tribuna da Câmara para cobrar mais agilidade de nossos vereadores?  Eu não aceito tais acusações de Eugênio Pinto contra minha pessoa, expostas em sua defesa. E se Eugênio Pinto deseja firmá-las como FATOS em um documento oficial, exijo que apresente as devidas comprovações, sob pena de eu tomar as  providências cabíveis e exigir desse político o ressarcimento cabível à sua falsa acusação contra a minha pessoa. 

 

Júnior Capanema

Cidadão Itaunense

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Inconformados sim, inativos jamais

 

Pois bem, itaunenses, estamos vivendo um momento que de fato ficará marcado na história daqueles que são itaunenses ou mesmo que se sintam como Itaunenses. É de ficar boquiaberto com o que está acontecendo em nossa cidade. Fico indignado quando confirmo que nenhum cidadão itaunense se preocupa com o dia-dia da política municipal.

 

Estamos vivendo um momento de sangria  dos cofres públicos em favor de uns poucos corruptos ditos como itaunenses. O mais triste é imaginar que vereadores, pessoas escolhidas para fiscalizarem o gasto do seu dinheiro, se omitam e pior, tentam distorcer a realidade dos fatos com o intuito de tornar sem efeitos os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está investigando os contratos superfaturados entre a administração e a empresa Prescon Informática.

 

Mais de R$ 6.000.000,00 (Seis milhões de reais) é o rombo inicialmente apurado pela comissão que investiga os contratos mencionados. A comissão está em sua fase final, é de suma importância que todos os que lerem este texto estejam presentes na próxima terça-feira, às 17h, na Câmara Municipal e depois compareçam também  no dia da votação do relatório final dos trabalhos da investigação. A população precisa ter consciência que os vereadores agem com maior liberdade quando não estão sendo observados.

 

Não vamos deixar que nossa cidade se torne um prostíbulo político. Já basta o baixo nível de educação, atendimento de saúde, infra-estrutura e a crescente violência que se instalou em nossa cidade.

 

Lincoln Guimarães Melo

Itaúna-MG

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Escritor pede apoio pra lançar livro

 

Venho por meio deste para fazer um humilde pedido, Me chamo Alessandro Geraldo Penido da Silva, tenho 28 anos, moro no parque jardim, recentemente escrevi um livro chamado histórias de uma não vida, e gostaria de poder publicá-lo, mas infelizmente não tenho condições financeiras para tal.

 

Para isso gostaria que alguém pudesse me ajudar, eu adoro escrever e meu sonho é poder publicar meu livro, também já estou escrevendo o segundo.

 

Gostaria de pedir essa ajuda O valor é de R$ 942,00 e o prazo deste orçamento é de 15 dias, por isso, queria pedir a ajuda de algum empresário ou pessoa publica que possa me arranjar pelo menos uma parte deste montante.

 

Meu e-mail para contato: alessandroyagami2004@yahoo.com.br

 

Desde já agradeço a atenção de todos!

Muito Obrigado!

 

Alessandro Silva

Itaúna-MG

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Aleluia, saúde mental é lembrada

 

Participantes da “I Conferência Municipal de Saúde Mental”

 

A “I Conferência Municipal de Saúde Mental” ocorreu em Itaúna nesta segunda-feira (12/04/10). O evento, promovido pela SMS, foi realizado no Teatro Vânia Campos, que ficou lotado, daí percebe-se a preocupação da sociedade com o problema da saúde mental. Participaram profissionais de saúde, universitários e interessados sobre o assunto, que teve como objetivo principal, debater temas relevantes para o campo da saúde mental, assim como os avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Mental. 

 

Com o tema “O sol nasce para todos”, a Conferência Municipal promoveu o debate com diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica indicando novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no território, contemplando o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, entre outros. 

 

Participei do evento representando o “Grupo Amigos de Itaúna” e quero elogiar a organização. Parabéns. Mas ouvi várias reclamações da pouca divulgação, que concordei.

 

E as presenças principais do prefeito e secretário de saúde (que ocupa duas pastas) foi mesmo só para sair na foto. Abriram a conferência e se retiraram rapidamente, fato que recebeu muitas criticas dos convidados.

 

Foi observado também que nenhum vereador participou, daí mostra o grande interesse dos representantes do povo pelo assunto.

 

No período da tarde, os presentes se reuniram para discutir e elaborar as propostas relacionadas aos serviços de saúde mental de Minas Gerais. 

 

No encerramento, foram eleitos os delegados municipais que irão participar da etapa estadual e foi elaborado um relatório final, que será encaminhado à Comissão Organizadora Estadual. 

 

Esperamos agora que não seja mais um evento para promover políticos em ano eleitoral e que as reivindicações sejam atendidas, pois os doentes mentais no Brasil estão morrendo por falta de recursos adequados.

 

- Texto e foto fornecidos por João Batista de Oliveira – “Grupo Amigos de Itaúna”.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

NOTA DE PROTESTO

 

Eu, Lincoln Guimarães Melo, presidente do Conselho Municipal de Cultura, venho por meio desta tornar público minha renúncia junto ao Conselho pelos motivos a saber:

 

- Após posse em julho/2009, fora solicitado informações junto ao Departamento de Cultura e o mesmo negou tais informações impossibilitando a tomada de quaisquer atitudes por parte do conselho em prol da sociedade. Não há como fazer quaisquer atividades sem sabermos dos dados reais sobre materiais, verbas disponíveis etc.

 

- O Conselho tomou posse com o caráter consultivo, porém, fora anunciado/assumido pelo Sr. Prefeito em mais de um evento público que o mesmo já era deliberativo e que contaria com a participação efetiva do Conselho nos eventos que fossem realizados pela prefeitura. O prefeito por seus funcionários, encaminharam lei que tornava o conselho deliberativo, no entanto, tal projeto fora incorreto. O Prefeito solicitou que o próprio conselho encaminhasse a Câmara dos Vereadores tal projeto, infelizmente o prefeito não informou previamente que o projeto deveria ter partido dos vereadores ligados a administração (Nossas desculpas pela atitude ingênua Sr. Eu - gênio).

 

- Em 2009, Vereadores ligados a base do governo, Srs. Delmo Barbosa, Paulinho Morada Nova, Lucinho Santanense e Marcinho da Prefeitura, votaram contrários à Lei ligada a cultura do município. No dia da votação, explicaram simplesmente que não tinham que explicar o “por que” de tal atitude. Tal atitude culminou na impossibilidade da segunda votação em 2009 e prorrogou para 2010 tal aprovação, quer dizer votação.

 

- Sendo o Conselho Municipal de Cultura um órgão de caráter consultivo, a administração municipal gastou em torno de R$ 230.000,00 no carnaval de 2010. O Conselho entendeu inaceitável a atitude da administração em nem consultar o conselho para tais contratações. Fica registrado aqui o protesto quanto ao valor gasto em tal realização, entendo que R$ 50.000,00 seria um valor razoável tendo em vista o estado da infraestrutura do município (Ruas danificadas, saúde precária etc.)

 

- O Teatro Silvio de Matos está sendo reformado; pedimos informações sobre tais reformas que já estão na fase final, no entanto o pedido ainda não foi respondido. Mais importante que a inauguração do teatro, é tornar viva a cultura municipal. A administração anunciou recentemente que inaugurará o teatro sem apresentações artísticas, o chefe de departamento de cultura atual afirmou que sua missão era tão somente reformar o teatro, ficando para o próximo chefe de departamento as reais funções do cargo. Entendo que o mesmo deveria verificar suas atribuições legais e não se limitar às funções de encarregado de obras. Por que o mesmo não procurou o conselho para cooperação das funções atribuídas?

 

- Já fora anunciado pela mídia que contratações já estão sendo feitas para a festa da exposição 2010. O Conselho novamente não fora informado de tais procedimentos, mantendo-se a postura arbitrária e omissão da administração frente ao conselho. Vale lembrar que em 2009 a administração gastou em torno de R$ 200.000,00 para tal evento.

 

- No dia 15 de março de 2010, houve a audiência referente à Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO) e sobre o Plano Plurianual de Governo. O conselho novamente fora desprezado, no entanto, após anúncio de tal audiência 15 minutos antes pela TVC, o conselho por seu presidente, compareceu a tal reunião onde nem o próprio coordenador do grupo da cultura (Sr. João Jose, chefe do departamento de cultura) compareceu. Infelizmente a administração se absteve em convidar a sociedade e pelo que pareceu somente funcionários da prefeitura foram convocados para tal audiência.

 

- Em 2010 quando da volta do Projeto da Cultura para votação, os vereadores de forma covarde, negaram parecer no projeto de Emenda a Lei Orgânica com a desculpa que o mesmo estava sendo discutido judicialmente, mesmo após o Poder Judiciário ter extinguido tal processo sem sequer ter analisado o pedido uma vez que o mesmo fora impetrado sem as condições mínimas exigidas pela lei.

 

- Por último, no dia 16/03/2010, o Vereador Delmo Barbosa, para brincar com o conselho, fez um pedido de vistas do projeto que vem transitando desde meados de 2009. Faço o seguinte questionamento, porque ver um processo já tão discutido, lido e relido por todos? Qual a intenção em não aprovar uma lei que somente determina que a administração pública terá um conselho que acompanhará e deliberará em conjunto com a administração sobre os gastos com a cultura municipal? Qual o medo dos Vereadores ligados ao prefeito em ver a sociedade menos alienada? Há algum inconveniente em surgir novos cidadãos que procurem saber de seus direitos junto à administração? Há algum inconveniente em permitir que o conselho tenha poder de barrar gastos incoerentes com a realidade da nossa cidade?  Há algum inconveniente em um conselho não se submeter à administração e não assinar documentos “juridicamente perfeitos” sem fazer prévia análise?

 

Pois bem, a história se repete em meados de 1989, o conselho está extinto e nova comissão para eleição deverá ser formada para organizar novo procedimento de eleição e posse do novíssimo conselho municipal de cultura. O Conselho espera que os Vereadores tenham a dignidade de votar tal alteração legislativa para que o novo conselho tome posse e tenha condições mínimas para trabalhar a favor da cultura municipal. Uma vez que administração municipal e os Vereadores de sua base, Srs. Delmo Barbosa, Paulinho Morada Nova, Lucinho Santanense e Marcinho Prefeitura conseguiram o que queriam, fica aqui o protesto de parte da sociedade civil que ingenuamente acreditou no Prefeito que declarou que contava com nosso apoio para que algo de positivo fosse realizado para a cultura municipal. Finalmente, fica o ALERTA através das frases abaixo para todos os cidadãos itaunenses que não estão preocupados com o futuro da nossa cidade.

 

"Sem cultura moral não haverá nenhuma saída para os homens."  (Albert Einstein).

 

"A cultura do espírito aumenta os sentimentos de dignidade e de independência." (Herbert Spencer).

 

"Uma das principais tarefas da cultura é fazer da necessidade, liberdade." (Jacob Klatzkin).

 

Lincoln Guimarães Melo

Itaúna-MG - 17/03/2010

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Bairro de Lourdes, descaso e abandono

 

Recentemente, foi construída uma nova praça no bairro, com material de péssima qualidade, (Duzentos mil reais jogados no lixo) que já foi parcialmente destruída por vândalos e encontra-se em péssimo estado de conservação e ninguém toma providências, apesar das incansáveis cobranças na prefeitura. Tenho a poucos metros da minha casa um problema que considero gravíssimo. Trata-se do “campão de futebol” situado ao lado da Praça de Esportes LTC, melhor dizendo dois campos, lado a lado. Foram usados há um ano, altos recursos públicos para murar, colocar portões, construir um vestiário, arquibancadas, e uma gigantesca grade de proteção com uma altura absurda que até hoje fico tentando decifrar porque o exagero e sua finalidade.

 

Fiz várias fotos do local e fiquei indignado com tanto descaso. Abandono, pichações com palavras de baixo calão, apologia as drogas, sem portões, muros quebrados, vestiário destruído, padrão de energia exposto, padrão do SAAE sem proteção, mato alto, animais pastando, muito lixo, água parada. Pior ainda o local está sendo ponto de prostituição, uso de drogas, abrigo para mendigos etc. Os vizinhos do “campão” dizem não agüentar mais o perigo oferecido e a falta de respeito no local principalmente à noite.

 

Com isto os pais não levam seus filhos para divertirem no local, pois as pichações com letras gigantes, contêm palavras impróprias para menores e digo até para adultos. Neste mesmo local funcionava uma escolinha de futebol da prefeitura para crianças, se funciona ainda peço urgentemente que suspenda até que providências sejam tomadas, pois o local em minha opinião deve ser interditado. Vide fotos. Trata-se de uma grande área nobre pública do bairro, bem localizada, praticamente no centro, que poderia ser construída uma grande escola nos padrões modernos, que atenderia os Bairros de Lourdes, Morro do Engenho, Nova Vila Mozart e outros da região.

 

Com esta iniciativa desafogaria os já superlotados, sucateados e ultrapassados prédios onde funciona a Escola Celuta das Neves, Gilka Drumond e Dr. Lincoln Nogueira Machado. E sendo vizinhos ao LTC, os alunos poderiam usufruir das benfeitorias do clube, pois pelo que percebo a Praça de Esportes tem pouquíssimo movimento.

 

Pergunto de novo: onde estão as autoridades? Senhores vereadores quando dizem que não trabalham e ganham nossos dinheiros no bem bom, vejam os por quês. E os edis ainda reclamam dos cidadãos que os cobram. Peço também que representantes do Ministério Público visite o local. Isto é a Cidade Educativa do Mundo, sendo tomada pelo abandono, desrespeito e virando cidade fantasma e terra de ninguém. E você eleitor, ainda pensa em colocar seu político sentado lá de novo? Pense, vote consciente. “NÃO REELEJA SEU POLÍTICO” e ninguém ligado a ele, porque ele não está nem ai pro cidadão e para campo de futebol abandonado.

 

João Batista de Oliveira – Morador Bairro de Lourdes

Itaúna, 25 de dezembro de 2009

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Uma breve observação

 

Venho me dirigir aos caríssimos cidadãos itaunenses, os quais assinaram o abaixo-assinado pela cassação do senhor prefeito, para informar que na ultima reunião ordinária da Câmara, os Vereadores resolveram instalar uma CPI para apurar denuncia feita meses atrás por minha pessoa, na Tribuna daquela Câmara, quando eu também entreguei as referidas assinaturas, aos cuidados do Ilustríssimo senhor Antônio de Miranda, quando também solicitei respeitosamente providências em relação aos supostos erros no contrato da Prescon Informática com a Prefeitura de Itaúna.

 

Peço aqueles que tanto têm me questionado pelo motivo de eu estar afastado da política local que, ao invés de darem ouvidos aos falsos boatos de que eu estou trabalhando na Prefeitura, entre outros, que vão participar das reuniões da Câmara para acompanhar de perto os trabalhos da CPI, exercendo o direito de cidadania assim como eu, que sempre o faço de cabeça erguida.

 

Quero aqui de público dar meus parabéns a dois vereadores. Primeiro ao nobre vereador Gleison pelo relatório verdadeiro e objetivo, através do qual, torna-se evidente que aquela fortuna gasta com a Prescon Informática não pode mais continuar. Ele foi claro ao afirmar que a solução é cassar o mandato do atual prefeito. Em segundo, expresso meus parabéns ao vereador Márcio Bernardes que, mesmo sendo líder do Governo, afirmou em plenário que no andar das investigações, supostos erros foram descobertos na denúncia que apresentei à Câmara. Eu entendo que agora é hora de os vereadores, independente de ser da base do governo ou da oposição, acatarem o pedido daquelas centenas de pessoas que constam no abaixo-assinado que eu entreguei aos cuidados do Legislativo Municipal e apurar todas as possíveis irregularidades.

 

Quanto ao boato de eu trabalhar na Prefeitura de Itaúna ou ter supostamente recebido dinheiro do senhor prefeito para me calar, quem ainda tiver essa pífia dúvida, que faça um requerimento ao Executivo Municipal para investigar se eu trabalho de fato na Prefeitura. Informo ainda que, aquele que quiser ir mais a fundo, basta se dirigir a minha pessoa, a minha casa, ao meu local de trabalho e verá que eu continuo na mesma rotina de vida. Portanto, afirmo aqui de público que o senhor Eugênio Pinto não me deu dinheiro algum para eu me calar e muito menos me ofereceu emprego, pois qualquer um que me conheça sabe que eu não aceitaria.

 

Por fim relembro aos munícipes de Itaúna, que muito provavelmente deve acontecer no dia 23 de dezembro, por volta das 17 horas, na praça da matriz, uma manifestação pacífica da classe artística contra os quatro vereadores que votaram contra a proposta de emenda à lei Orgânica, debatida e redigida pelos membros do Conselho Municipal de Cultura. Aproveito ainda para fazer um apelo aos senhores dez vereadores, aos senhores Secretário de Cultura, Diretor do Departamento de Cultura e por fim ao Alcaide Eugênio Pinto, que se reúnam com os artistas para debater este assunto, até chegarmos a um acordo entre as partes, de maneira que a cultura seja a grande privilegiada. Esperamos que o referido projeto que altera a Lei Orgânica e concede maiores poderes ao Conselho Municipal de Cultura seja reapresentado à Câmara ainda na primeira reunião ordinária de 2010.

 

Cordialmente

 

Júnior Capanema

Cidadão Itaunense.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Nota do Conselho Municipal de Cultura

 

O Conselho Municipal de Cultura de Itaúna, solicita uma justificativa quanto a não aprovação do projeto de alteração da Lei Orgânica nº 02/2009, este com o intuito de transformar deliberativo tal conselho.

 

Quando da posse do Conselho em julho/2009, recebemos o apoio incondicional dos Poderes Legislativo e Executivo. Vale ressaltar que a função do Conselho de Cultura é manter uma parceria com a administração no tocante aos investimentos ligados à Cultura da cidade.

 

Após longa negociação entre o Conselho (representando a clássica artística da cidade), Secretário de Educação, Cultura e Turismo, bem como com o Chefe de Departamento de Cultura, ficou estabelecido de comum acordo que tal projeto seria aprovado para num segundo momento, o Poder Executivo encaminhar um projeto de lei ordinária que regulamentaria  as atuais e novas atribuições do Conselho.

 

Pois bem, a Cultura perdeu novamente. O Projeto não foi aprovado tendo a seguinte justificativa até então apresentada: “Não temos que justificar o não”. “Não, não e pronto”. O conselho entende que tais palavras frente a um projeto de apoio à cultura da cidade têm peso de censura. O Conselho aguarda uma justificativa para que possa  apresentá-la à Classe Artística Itaunense.

 

Lincoln Guimarães Melo

Presidente do Conselho Municipal de Cultura

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Pobres ou ricos – incultos ou intelectuais?

 

Não sei mais, mesmo tentando entender pesquisas, quem é mais bandido na política brasileira. Se os que saíram do lixo para o luxo e roubam para continuar no luxo, ou se os que sempre estiveram no luxo e roubam para sofisticar esse luxo. Se os incultos, incompetentes, sempre posando de vitima do sistema capitalista, ou se os intelectuais preparados e aliados aos anteriores, roubam mais. A verdade é que o caráter misturou-se nos dois casos, raras exceções. Temos esses governos, os fatos, a falta de caráter e uma Justiça Eleitoral restritiva, asfixiada pelo sistema e, refém das Leis protecionistas.

 

O Ministério Publico, com profissionais competentes, mas sem condições de fazer um trabalho no momento certo no período eleitoral, pelo excesso de trabalho, quando deveriam ser exclusivos da Justiça Eleitoral e, aí não promovem a tempo às necessárias investigações. Diante desse quadro, o povo mal informado e submisso às necessidades de sobrevivência, rende-se diante de propostas e promessas mentirosas, desonestas e presentes ofertados, como aconteceu em Itaúna com a distribuição de bem publico, (padrões elétricos) além de outros ilícitos.

 

Desanimador ver Ministros respeitáveis pelo conhecimento jurídico, tomar decisões que protegem políticos cassados, ou dificultam cassações. Nossa Legislação Eleitoral é tão protecionista que o Ministro Carlos Veloso desabafou com a frase: “EXIGIR O IMPOSSÍVEL É NEGAR A APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL” Não tenho duvida que os problemas brasileiros, desde a insegurança, à falta de atendimento na saúde, passando pelo assassinato dos aposentados, roubados por esses governantes corruptos, que rasgaram a Constituição Federal, negando-lhes um direito adquirido; ora, ditadores mascarados de republicanos, sejam os responsáveis por toda desídia e problemas sociais e econômicos desse país.

 

O que escrevo não é desabafo, é a realidade. A Justiça Eleitoral mesmo amarrada às Leis oriundas de interesses, poderia minorar esses problemas, porque não basta o conhecimento e aplicação Jurídica, se não atrelada à sua função social. Só uma posição firme do Judiciário para entupir esse abismo entre política, povo e os demais poderes. A depender dos políticos, dessa vergonha que é o Congresso Nacional com suas maracutaias, fisiologismo e corporativismos, espalhados como uma pandemia por Estados e Prefeituras não teremos uma solução racional, com bom censo e razoabilidade, porque a equidade e igualdade é ficção. Vemos os escândalos,  a olho nu, mas a Justiça não tem como agir pelas deficiências já mencionadas, por isso, se faz necessário um esforço dentro da Instituição para que providencias sejam tomadas.

 

A desigualdade tem proporções assustadoras. Funcionário da iniciativa privada, mal remunerado, se praticar um pequeno ato imprudente é sumariamente demitido. Um cidadão comum que fala uma verdade é punido. Políticos praticam os mais absurdos genocídios com suas decisões e corrupções e são absolvidos compulsoriamente, que pais é este chamado Brasil? Quero dizer para a brilhante Jornalista de Divinópolis que fez referencia ao meu artigo, que foi coincidência - sempre chamo de pífia as administrações quando mostram que são incompetentes, não só a de Itaúna. Quanto às denuncias tenho provas, não sou louco de falar pelos cotovelos.

 

Algumas delas, foram descobertas após o período eleitoral, apesar de ser dentro dele, daí temos que fazer justiça com a Justiça Eleitoral que não teve conhecimento tempestivamente e, só depois foi encaminhado para a DEPOL para investigação, mas são vergonhosos os fatos. Não perco a esperança, mas não vejo movimentos que possam mudar essa situação. É muito triste e inaceitável, ver tantos brasileiros honestos, competentes, vivendo um alto grau de estresse, adquirindo doenças a este relacionadas, porque não conseguem trabalho ou são escravizados e, muitos engrossando a corda da marginalidade, por essa irresponsabilidade das nossas autoridades maiores.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro

Itaúna-15 de setembro de 2009

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Traição e covardia! Cinco vereadores votam contra o povo

 

 João Batista de Oliveira

Amigos de Itaúna

 

Em uma tarde fria, com ares de traições, (28/08) os ânimos se exaltaram na Câmara de vereadores de Itaúna, após a grande decepção causada por cinco vereadores ao público presente e aos cidadãos mais necessitados de Itaúna. O projeto a favor do povo, vetado pelo prefeito, que dava direito ao usuário de coletivos escolherem o cartão magnético ou a passaginha de papel não foi aprovado por cinco covardes edis. Foi o agradecimento aos seus eleitores.

 

Preferiram obedecer às ordens do patrão do executivo e outros, sendo que somos nós que pagamos o salário deles e são nossos empregados. Tiraram dos mais necessitados o direito de poder comprar um litro de leite ou outro item de primeira necessidade para sua família, pois a passagem de papel não sendo usada dá o direito de ser utilizada de outra forma. As minhas previsões anteriores se confirmaram, pelo menos dois vereadores, não resistiram ao que ofereceram a eles para se venderem.

 

Todos apostam que as “traíras” estão entre os novatos. Impressionante como vereador de primeira viagem aprende e age tão rápido em próprio beneficio e deixam a ética de lado! Escola maldita. Itaúna virou terra de todos menos dos próprios itaunenses. Vereadores canalhas, manipulados por prefeito, empresários, forasteiros, fazem o querem e ninguém reage. Nós que participamos ativamente da vida política do município já sabemos os nomes dos bandidos e em breve soltaremos na mídia e com certeza quem os elegeu se arrependerá amargamente. Será até quando vamos ter que aturar tanta safadeza de vereadores e outros políticos em Itaúna?

 

Não posso deixar de agradecer os outros cinco edis que votaram a favor do projeto, continuem assim não se vendam. Quero parabenizar a atitude do vereador Gleissinho, que fez questão de escrever o nome no voto secreto e mandar ler em voz alta, nosso anjo na câmara, que já mostrou que para ele não existe barreiras. Vejo em você nobre amigo vereador Gleissinho um dos candidatos a prefeito de Itaúna, você é o grande exemplo para os políticos e para todos nós. E vamos aderir à campanha “Não reeleja seu político” por amor a sua terra.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Câmara de vereadores: novatos aceitarão a pizza

 

 João Batista de Oliveira

Amigos de Itaúna

 

Pelos comentários e notícias nos jornais, já estou quase convencido que alguns vereadores de primeira viagem já estão traindo seus eleitores escancaradamente.      Se os novos parlamentares não se definirem de que lado estão, ( prefeito ou povão) já temos um indício de que eles foram seduzidos pelo cardápio da pizza ou churrasco que circula no ambiente, ou seja, comerão do mesmo prato. Estão até dizendo “eu sozinho” e “eu sou dono do meu mandato”, estão esquecendo dos coitados dos eleitores que votaram neles.

 

Esses vereadores não podem e nem devem continuar enrolando o povo, eles tem que ter uma resposta à altura para suas ações. Estive na posse do Conselho Municipal de Cultura e lá comecei analisar melhor alguns legisladores. Primeiro me aproximei da mesa de alguns, tamanha foi a falta de educação, que não fui convidado para sentar nem para beliscar um pouco da fartura que estava servida na mesa deles. Então fui convidado a sentar com outro vereador que estava só, vereador este que realmente não comunga com o prefeito.

 

De repente chega o alcaide com a primeira dama. E os edis, menos o que estava comigo, os acolheu em sua mesa. Parecia o patrão com seus puxa sacos. Só ouviam gargalhadas, as piadas deviam ser muito boas sim.  Mas tem um que gosta de contar piada sem graça nenhuma. Mas mesmo assim todos riam. Então eu questiono, são estes os cidadãos eleitos pelo povo que irão trabalhar para apurar denúncias e cassar um prefeito?

 

Não sei que estratégia eles usam, mas jamais uma coisa desta combinaria com minha ética, comer, beber, dormir, dar gargalhadas, tirar fotos abraçados com a pessoa da qual eu quero a cabeça. Coisas muitos suspeitas estão acontecendo entre executivo e legislativo. Vai saber. Falando em legislativo na minha ultima participação popular na Câmara foi feito o pedido de ipsis litteris da minha fala e do outro cidadão por vereadores eugenistas.

 

u reclamei da morosidade da reforma da Escola Dr. Lincoln que precisa ser agilizada e reforma de uma praça recém inaugurada no Bairro de Lourdes que custou R$200.000,00 (Duzentos mil reais) fora o terreno que ela foi construída que vale milhões. Alguém quer calar nossa voz no legislativo com certeza, como ja mandaram nos calar em uma emissora de rádio. Já estou averiguando e nas próximas seções estarei atento. Não vem não mané, vou cobrar mesmo doa a quem doer. Já estou naquela campanha “Não reeleja seu político”, pelo amor de Deus.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Lula engana povo – PT comanda corrupção

 

O Presidente Lula, mente e continua mentindo, conforme lhe interesse a popularidade de mais de 80% dos desinformados e alienados ignorantes que se deixam iludir com suas falácias e migalhas que lhes são ofertadas. Lula mente quando diz que desconhece o mensalão, que seu filho enriqueceu com trabalho, mentiu sobre os milhões que a Ong 13, de seus parentes, recebeu sem prestar contas, mentiu quando afastou Dirceu, Palocci Gushiken e outros flagrados com a mão na massa. Mente quando no mesmo dia para platéia diferente fala coisas diferentes e sob medida para agrada-las.

 

Não fez nada no seu governo para modificar leis que protegem bandidos, muito menos pela educação e saúde, mas pela bolsa família-votos que é o que interessa ao seu Partido. V. Excia. não é o criador da corrupção no Brasil, mas é o pai dos milhares de corruptos pelos estados e municípios sob sua proteção, porque não moveu uma palha para acabar com essa vergonha nacional que retroage o pais e enriquece seus comparsas de partido e aliados. Sua base no Congresso jamais preocupou em reduzir as brechas legais para que políticos desonestos não permanecessem impunes e rindo de todos nos, com as brechas que têm na Justiça para rir de todos nós principalmente nos municípios.

 

É impressionante como tem necessidade de bajuladores a exemplos de Prefeitos que têm orgasmos quando pessoas humilham na sua frente, porque pela falta de intelectualidade a humilhação alheia é seu triunfo e pensam que são donos dos empregos e das verbas. Impressiona-me vossa defesa em favor da escoria do Congresso Nacional, aqueles mesmos que odiava e vociferava antes de tomar o poder. Me da gastura quando vejo no Jornal Estado de Minas de 30/7/09 que V. Excia. quer nomear o Ministro José Mucio no TCU, para ser um fiscal, seu aliado nas investigações da CPI  da Petrobras, isso é uma ditadura democrática vergonhosa.

 

Não basta grande parte da imprensa nacional amordaçada, inclusive nos municípios, caladas, porque V. Excia. manipula as verbas publicitárias, pressionando e perseguindo Jornalistas. Explique o que houve entre o BNDES e as redes de televisão? Porque calou o Arnaldo Jabor, Boris Casoy e a Salete Lemos? Tenho gravado as verdades que ela falou. Nesse episodio do TCU é uma forma de controlar outros poderes? Será que tem interferência em todos eles? “O Ministro Gilmar Mendes afirmou que as decisões judiciais podem sofrer temperamentos econômicos, políticos ou sociais”, na defesa dos 350 funcionários demitidos pela Infraero, será que não se estende para defesa de políticos corruptos, como temos assistido?

 

Tenho certeza que Rui Barbosa me apóia, mas os tempos são outros e a sociedade mercantilista me odeia principalmente aqueles que recebem um prato de feijão, farinha e girimum e os que vendem sua dignidade para essa gente e, concorda que para os políticos a “plata e para o povo o plomo(chumbo). Até quando durarão essa gente, mal alimentada, sem educação e sem profissão, vivendo do bolsa política família sem futuro? V. Excia. perde uma oportunidade de transformar um pais bilionário em riquezas naturais em pais desenvolvido, em razão da ignorância e incompetência administrativa, porque para exercer função publica com as exceções que sempre existiram, têm  que rezar no mesmo rosário.

 

O exemplo está em Itaúna, pastas são ocupadas conforme o gosto e a bajulação ou o apoio político ao alcaide que também é resumido conforme seu partido e seu chefe mor o Presidente Lula. A judicialização da política é importante na medida em que o Judiciário mantenha boas relações com os demais poderes, sem permitir a unicidade da separação destes. Caso contrario com estamos vendo o Brasil não conterá a corrupção eleitoral, na medida que todos os partidos pertençam à mesma facção política do parlamento.

 

Todos os homens são políticos no seu âmago como é natural, certamente restará comprometido a separação dos poderes, com conseqüentes decisões unilaterais prejudiciais ao povo e ao País. Se não forem tomadas decisões urgentes, estaremos próximos da tirania, porque nosso Presidente operário, transformou-se em operário padrão de luxo e, aqui no Brasil todos são subornáveis, disse Darwin em 1832 quando passou por aqui e registrou em seu diário.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro – 03 de agosto de 2009.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Nacionalismo desenfreado

 

Manchetes estão na cara do leitor e são a porta de entrada à realidade brasileira. Elas estão lá, o tempo todo esperando que um olhar atento passe por seu aglomerado de letras tamanho GG. E como o brasileiro gosta de um crimezinho aqui, um corrupçãozinha ali, é isso que temos nos jornais.

 

Nacionalista como o brasileiro é, vemos manchetes que jogam nossa terra ao chão, pisam e instigam ainda mais as críticas amargas do brasileiro contra a própria nação.

 

E é esse mesmo brasileiro que gosta de uma boquinha, um cargozinho de umas horinhas por dia, para garantir uma aposentadoria tranquila, num emprego sossegado, o sonho da rapaziada, trabalhar para o Estado paizão.

 

Boas notícias estão em falta, más notícias há de sobra. Enquanto isso, os jornais escrevem o que o público quer ler, o gosto do nacionalismo brasileiro.

 

Se vier uma boa notícia na papelada, o Brasil vai muito bem, obrigado. Se vier uma ruim, o país está um caos. Esse é o senso crítico brasileiro. Opiniões bem formadas e que irão garantir a aposentadoria dos jornalistas - diplomados ou não.

 

Marco Túlio, aluno do 2º ano do Colégio Educare.

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

GALDIUM faz campanha de prevenção a Aids

 

Irreverência e conscientização. Essa foi a fórmula encontrada pelos integrantes do Grupo de Apoio, Luta Defesa dos Interesses das Minorias - GALDIUM - para realizar uma campanha de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) e Aids.

 

Na noite do último dia 18 de junho, quinta-feira, militantes do segmento LGBT itaunense se uniram, percorrendo algumas ruas na distribuição de cartilhas informativas e preservativos, obtidos após reivindicação junto à Secretaria da Saúde do Município. Foram distribuídos cerca de 450 preservativos e 80 cartilhas no entorno da avenida Jove Soares, centro da cidade. Drag-queens ligadas ao movimento e integrantes da ong participaram da distribuição.

 

"As pessoas quase sempre recebem bem este tipo de atividade, que é uma campanha educativa para alertar às pessoas sobre a necessidade de prevenção de doenças, gravidez e Aids. A abordagem tem que ser natural, alegre, por isso convocamos as drag-queens da cidade, para que as pessoas se divirtam e ao mesmo tempo se informem", disse Alison Barbosa, presidente do GALDIUM.

"Sou da área da saúde e parabenizo a iniciativa, é muito importante campanhas dessa natureza no decorrer do ano inteiro", disse um dos abordados após receber o preservativo e a cartilha com informações sobre prevenção.

 

A proposta do GALDIUM agora é fazer a mesma atividade de distribuição nos bairros, sobretudo naqueles em que há maior concentração de pessoas idosas e jovens. "Esses dois segmentos [jovens e idosos] não têm muita preocupação com atitudes preventivas, e acabam sendo os mais atingidos pelas DST's", explica Alison. A atividade, denominada "Bafão Prevenção", deve percorrer ainda este ano os bairros Morada Nova, Aeroporto, Jadir Marinho, Santanense e Padre Eustáquio, além de regiões rurais.

 

* Informações fornecidas por Alisson Barbosa (GALDIUM).

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Nós somos submissos

 

Conforme escrevi semana passada, nada que vem dos políticos me surpreende, face à irrespeitabilidade e irresponsabilidade de seus atos em beneficio próprio. Não fico surpreso quando ouço que um Deputado da nossa região disse: “O povo que se dane, vou fazer assim”.

 

Um jornal da cidade publicou a conta de celulares paga pela Prefeitura. No meu questionamento há mais de três anos, sem resposta, já questionava e tenho uma lista com mais de oitenta nomes, a Câmara Municipal recebeu cópia. Senhores os vereadores fizeram o quê? Ganham pra quê? Ah! O Prefeito quem manda.

 

Recentemente falei no radio, sobre gastos na compra de telefones em uma loja da Cidade, onde a primeira “dama”, além de gastar uma fortuna, ainda levou a funcionaria para a Prefeitura, num ato antiético e imoral e, a Câmara fez o quê?

 

Na pagina 5 do Jornal Brexó, um radialista, fez insinuações desabonando um determinado grupo e, por tabela tentou desmerecer minha luta contra o mau uso do dinheiro publico, dizendo: “insinuar, denunciar é fácil, provar nem tanto”. É uma verdade porque as Leis para o povo é uma e para os políticos é outra, elaboradas por eles para se protegerem.

 

Quero dizer para este cidadão que as denúncias que faço, são de minha responsabilidade, provadas com documentos, sem parceria de ninguém. Quanto a ir a radio, vou todas as vezes que for convidado e mostro as provas que tenho e que recebo. Portanto, não falo pelos cotovelos, apenas tento mostrar para o povo que estamos sendo enganados por toda essa gente que defende o que estão vendo, porque mamam nas tetas bancadas com dinheiro publico.

 

B.O., é a alternativa que tem o cidadão prejudicado no seu direito, assim não pode ser criticado porque é importante até para instruir um processo, seja ele criminal, de calunia, injuria ou difamação. O B.O. que fiz não foi por causa de uma bombinha senhor radialista, foi um artefato fortíssimo que provocou danos materiais e poderia também provocar danos físicos. Portanto, senhor não critique quem está fazendo o contrario de Vossa Senhoria, defendendo o povo que está sendo lesado escandalosamente, pela má administração pública.

 

Para o vosso conhecimento, a Prefeitura ficou devendo quase R$ 9 milhões e dividiu unilateralmente em 13 pagamentos. Quando quiser me procure que mostro muitas provas do vergonhoso e abusivo gasto do dinheiro do povo. Por outro lado, a falta de controle com carros públicos não é novidade, há um processo onde o carro do SAAE, não estava no motel, mas usado para transportar filhos de funcionários para a escola  e para o médico.

 

Também noticiado em um jornal local o uso de carro exclusivo da Prefeitura transportando crianças ilegalmente. Também é necessário que se fiscalize a utilização de carros oficiais usados por secretários como se particular fossem. Os Vereadores não podem se omitir para não criar inimizades que tirem votos nas próximas eleições, como disse um Edil: “Vou criar inimizades”. Renunciem se não têm coragem para assumir um cargo que tantas promessas fizeram. Na verdade o povo é submisso e aceita tudo, mesmo sendo prejudicado e vendo políticos se enricando e administrando mal nossas cidades e nosso País. Dinheiro desperdiçado, mal aplicado, roubado, a corrupção desenfreada, valores que daria para iniciar a educação do nosso povo, proporcionando melhores condições na qualidade de vida e melhoria na saúde.

 

O Presidente Lula está doidinho para um terceiro mandato, só não vingará porque os 80% dos inocentes que o apóiam, não vencerão os 20% dos sensatos e esclarecidos e que formam o PIB desse País. Caso contrario, não tenham duvidas que faria como seu amigo Chávez, com o qual tem um romance político perigoso.

 

Nossa crise não será tão intensa quanto em outros países, exatamente porque somos submissos, passamos fome, não temos leite nas escolas, faltam médicos nos postos, remédios, políticos mentem, faltam empregos, gastam fortunas com viagens e alimentação e, nós, silentes aplaudindo, enquanto em outros países o povo não aceita esse desrespeito. Conheci pela TV o Presidente da Coréia do Sul, quando lá estive e que se suicidou, pulando de uma montanha na semana passada, porque descobriram que ele praticou uma corrupção, que aqui no Brasil seria um roubozinho. Esta é a diferença, não temos ação, educação e vergonha na cara.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro.

Itaúna-25-5-2009 –

odair@nwnet.com.br

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Faltam homens e transparência

 

Já se tornou cansativo e repetitivo minhas criticas que há anos me colocaram no trono de polêmico. Quero dizer que é melhor ser compreendido por poucos sábios que ser criticado por uma multidão de insensatos, até porque insensatos fazem parte dos incultos, desonestos e covardes.

 

Há quase quatro anos, fiz uma lista de questionamentos à Prefeitura sobre despesas, entre estas as de viagem do Prefeito, porque além de conhecê-lo, viajei Brasil e mundo afora por quase duas décadas e, fiz auditoria em despesas de viagens de vendedores e gerentes comerciais, porque era responsável por esse controle.

 

Naquela oportunidade enviei cópia para a Câmara Municipal que silenciou-se e nenhuma providência tomou. Agora não me surpreendo com denúncias no Jornal ItaunAcontece, das vergonhosas despesas do Prefeito Eugenio, um mentiroso para a população Itaunense e que gasta como se fosse dele o dinheiro, ou se fosse um grande Empresário que pode esnobar como está fazendo.

 

Desrespeita os itaunenses, gastando valores que nunca teria oportunidade de fazê-lo, viajando de avião sabe-se até quando por necessidades de trabalho, ou a passeio, porque não é fiscalizado como cobrei naquela oportunidade. No questionário elaborado eram muitos itens que mereceriam controle e certamente evitaria a situação em que se encontra a atual administração. Quebrada, desgovernada, notório e imoralmente demonstrado que há uma farra com dinheiro publico, sem que medidas sejam tomadas e se necessário até cadeia para muita gente, porque o povo está pagando com muito sofrimento.

 

Entristece-me que muitas pessoas probas perante a sociedade, fazem vistas grossas aos acontecimentos, mesmo sabendo que quebraram a Prefeitura e, que os serviços básicos estão em estado de calamidade. E a transparência? Essa não existe não só aqui, mas em todo país e em todas as entidades, até no Judiciário, onde vez por outra deparamos com desonestos que deveriam ter uma retidão exemplar.

 

Todos são beneficiados pela lentidão das investigações ou fornecimento de documentos e até mesmo andamentos processuais, porque o lapso temporal é suficiente para fabricarem as informações que melhor lhes interessam e delas retiram o conteúdo de ilegalidade e ilicitude. É uma vergonha.

 

No caso de executivos e legislativos é porque tem mais desonestos que probos. No Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil, felizmente é diferente, é pela falta de estrutura, de pessoal, de mais especialização e até espaço físico, é duro dizer felizmente. Mas o país que tem um Presidente também mentiroso como o Presidente Lula, que disse que o Brasil é auto-suficiente em petróleo, acreditar mais em quem? Na verdade há um déficit de quase 8 milhões de barris/mês de óleo e derivados, com os preços mais caros do mundo, além do populismo, porque seus discursos são para 80% da população mal informada e, acredita no que ele fala.

 

No nosso caso doméstico que é Itaúna, só nos resta à esperança da Justiça cassar o mandato desse Prefeito, como vem acontecendo em muitas cidades. O que mostra a maturidade do Judiciário brasileiro porque são decisões recentes, que outrora eram engavetadas.

 

O fato de qualquer candidato ser eleito pelo povo, não injustifica sua cassação, desde que provadas irregularidades na condução ao cargo, associadas também àquelas de conhecimento publico. Se não houve legalidade/moralidade na campanha e irregularidades na eleição, não há o que se discutir, a cassação é a justiça e o exemplo para que outros não pratiquem atos ilegais, imorais, valendo-se da sua própria torpeza para ludibriar os eleitores. O Brasil precisa ser moralizado e o Judiciário é o caminho mais curto, até que venha a educação.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro

Itaúna, 16 de maio de 2009.

odair@nwnet.com.br

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Prefeitos Marajás

 

O jornal Estado de Minas publicou nos dias 11 e 12/5/2009, matéria sobre salário dos Prefeitos Marajás em Minas. Itaúna apareceu nos dois dias, mas omitindo o salário do Vice.

 

Como é do conhecimento de todos os leitores, antes das eleições, fui à Câmara Municipal fiz várias e duras criticas ao Legislativo, entre elas o Salário de R$18 mil para o Prefeito e R$9 mil para o vice. Sugeri que não aprovasse esse absurdo, que seria um desrespeito com os Itaunenses. Até porque, provavelmente o Prefeito não ganharia um salário de 5% desse valor, não fosse a Loteria do cargo, face aos vários critérios utilizados na admissão pelas Empresas, se não conseguisse um cargo político.

 

Outro absurdo seria o salário de um Vice-Prefeito, que na verdade não faz nada senão trabalhar com auxiliar de serviços gerais. A Câmara Municipal como sempre, submissa ao Executivo ficou silente como se nada tivesse acontecido. Na verdade, são todos milho do mesmo balaio e não adianta bater na cangalha para o burro entender.

 

Postulei ainda para o próprio Prefeito não sancionar seu próprio e absurdo salário. Mas político quando tem chance não perde oportunidade, pelo menos muitos dos que estão na política brasileira e em Itaúna, onde o povo elege sem nenhum critério e, deixam à cidade em palpos de aranha.

 

Quebraram a Prefeitura, fizeram uma assunção unilateral de dívidas de quase R$9 milhões e, não têm vergonha de sair às ruas, dar entrevistas, recebendo um salário dessa monta em detrimento de várias necessidades e, mais, administração, só se fizerem um curso, porque como administram não merecem receber mais que os sofridos garis.

 

Por outro lado, se a sindicância no TG, não apontar para crime eleitoral, com punição exemplar, sugiro a desnecessidade de critério para dispensa, basta o Prefeito dar as ordens, com ofícios endereçados ao Comando. O exercito terá custos reduzidos com a supressão de vários procedimentos que não são baratos.

 

É uma vergonha esse País que tem tudo para ser uma grande nação nas mãos de gente tão pequena. A Câmara Municipal precisa fazer uma urgente auditoria na implantação do Aterro Sanitário, porque tive informações que há superfaturamento por lá. Quem construiu o calçamento foi o SINDMEI e, o custo restante poderia ficar com valor bem inferior ao anunciado. Com a palavra os senhores Vereadores independentes.

 

Gostaria de ouvir da Secretaria de Saúde, se realmente Itaúna tem dengue zero, porque há noticias com exames positivos no Município, outro caso para os Vereadores. Como quem pode mais, pode menos, ficamos à mercê desses políticos, porque quem pode menos, não pode mais. Mas vamos continuar nossa luta, denunciando os disparates.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro

Itauna 11/05/2009.

odair@nwnet.com.br

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Campanha política até na doença

 

Solidarizo-me à doença da Ministra Dilma, porque doença grave em qualquer família só quem tem sabe os problemas. Mas Senhora Ministra, propaganda eleitoral precoce e extemporânea além de ilegal é imoral. A Senhora Ministra foi irônica ao dizer ao povo brasileiro para fazer exames preventivos. Seus exames foram no Hospital Sírio Libanês onde custa uma fortuna. Vosso recado foi para 0,00% da população brasileira.

 

Venha à Itaúna e verás que uma mamografia tem fila de quase dois anos, cirurgia de catarata da mesma forma. Faça alguma coisa de concreto, sem politicagem, mas não brinque com o povo. Verás ainda que o Prefeito de uma Prefeitura endividada do seu partido gasta quase R$800,00 com restaurantes em três dias em Brasília, como noticiou jornais locais, isso é um abuso e desrespeito com os munícipes, porque ninguém o fiscaliza.

 

Aquele mesmo que a Senhora fez propaganda para ele, naquela encenação aí em Brasília. Não paga horas extras para quem tem direito. Faltam remédios nos postos, como insulina. As escolas estão caindo, a educação está deseducando, constroem-se praças com material de péssima qualidade com finalidade politiqueira, apesar de o homenageado ser merecedor e, o custo sabe-se lá quanto. 

 

O custo com informática é desmoralizante e ninguém toma providencias eficazes condenações e até cadeia. A passividade das leis que permite que políticos incompetentes não sejam julgados e condenados está deixando o Brasil embriagado, cambaleia, não cai, mas o povo sofre para segurá-lo de pé.

 

Enquanto políticos embolsam altos salários, além das falcatruas escancaradas aos olhos da Justiça que suporta esta impassividade criada nos anais do Congresso Nacional, no Senado, Legislativos e Prefeituras, todos enlameados por escândalos diuturnamente e o Tribunal de Contas, fazendo de conta.

 

O mais grave é que decisões que beneficia alguém se estendem para todos, ou seja, um beneficia outro e o outro beneficia um, mesmo quando, gestões públicas se diferem na estrutura e no conteúdo. Não posso entender como fizeram leis eleitorais com prazos de prescrição exíguos, para se protegerem e nossos legisladores e operadores do direito, silentes como se tudo estivesse correto.

 

No crime eleitoral, passados 15 dias da diplomação, caso do Prefeito Eugenio, qualquer providência só na área criminal e aí, o tempo processual empurra o mandato até o fim, mesmo o art. 15 da Constituição Federal prevendo cassação.

 

Não se consegue descobrir crimes eleitorais nos prazos estabelecidos, porque sabem mascarar os fatos e, prova disso alguns crimes eleitorais foram descobertos fora do prazo, porque alguém exerceu a cidadania e entregou-me documentos. Na nossa legislação temos prazo de prescrição de até 30 anos, como é o FGTS, enquanto para os bandidos da política eles são exíguos.

 

Se nós, alguns cidadãos, não gritarmos exigindo providências, continuaremos convivendo com estes disparates injustos, que provocam conseqüências sérias, como a morosidade da Justiça, o pêndulo da balança desnivelado a favor desses políticos que deveriam trabalhar para o povo e, se enriquecem às custas do sofrimento deles.

 

Por outro lado, enfrenta-se ainda a morosidade nas investigações, também porque os políticos não prestam a legislar em favor das instituições para não lhes causar problemas, sabem que provas ilícitas são proibidas e as licitas eles sabem esconde-las a qualquer custo, até com terrorismo, ameaças e muitas vezes em espécie.

 

Faz-se necessário que as Secretarias de Educação e Cultura, criem condições de ensinar cidadania ao povo, como também uma maior aproximação do Ministério Público com a sociedade para encorajá-la a exercer essa pratica e, só assim o País poderá começar a educar sua gente. Se não forem tomadas decisões urgentes, nossos Tribunais não disponibilizarão de Magistrados para julgar e cidades inteiras terão que se transformar em cadeias, haja vista que a miserabilidade associada à falta de educação, ao desenvolvimento econômico retrogrado, somados com os desvios de verbas públicas e má gestão do que sobra, claramente aumenta o numero de delinqüentes.

 

Não dá para esperar, políticos ladrões fora dos cargos, na cadeia e, povo sendo educado.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro -

Itaúna, 03 de maio de 2009.

odair@nwnet.com.br

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Nota de esclarecimento à sociedade Itaunense

 

Itaúna, terça feira, 28 de Abril de 2009.

 

Nós, cidadão Itaunenses abaixo assinados, como ex-membros do Grupo Amigos de Itaúna, o qual supostamente continua colhendo assinaturas pela cassação do mandato eletivo dos Senhores Prefeito e Vice-Prefeito, viemos a público para comunicar a população de nossa cidade que nós nos desligamos do referido Grupo, por entendermos que há um suposto uso do mesmo, para fins diversos a proposta inicial de Capanema, a de somente colhermos assinaturas e entregarmos a mesma ao Poder Legislativo, de forma a expressar de maneira respeitosa, aos nossos Edis, que parcela da população apóia os mesmos, caso aquela Casa de leis resolva instaurar uma comissão processante, para apurar o que se pede no abaixo-assinado, bem como a investigação das inúmeras possíveis infrações político-administrativas, denunciadas por vários órgãos de impressa de Itaúna.

 

Deixamos absolutamente claro, que não apoiamos as inúmeras e questionáveis participações de pessoas ligadas ao Grupo Amigos de Itaúna na mídia, mais especificamente no Programa Maurício Aguiar da Radia Alternativa FM, veículo de comunicação o qual reafirmamos o nosso mais profundo respeito e agradecimento pelos bons serviços prestados a nossa população. Por outro lado, respeitamos o direito constitucional que estes cidadãos possuem de se expressarem livremente, onde e quando bem quiserem. Mas que fique absolutamente claro, que não temos a menor responsabilidade, afinidade ou vinculo em relação às afirmações ou postura dos mesmos.

 

A nossa luta não se encerra jamais por aqui, pois continuaremos a nos manifestar pacificamente, em prol de uma Itaúna melhor e o principal, sem nos preocuparmos em aparecer excessivamente na mídia, com suposto objetivo de vencer eleição ou possível interesse de pleitear emprego na atual Administração municipal, pois o nosso objetivo é mais nobre. Por outro lado, aqueles cidadãos que desejarem continuar colhendo assinaturas, podem continuar nos entregando, que as encaminharemos para o Sr. Presidente da Câmara dos Vereadores. Afinal de contas, quando Capanema redigiu o corpo do texto do referido abaixo-assinado, fomos nós que inicialmente começamos os trabalhos de coleta de assinaturas, junto ao mesmo.

 

Por fim, reafirmamos o nosso mais profundo respeito ao cidadão Itaunense, o qual pode continuar acreditando na nossa luta em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, pois somos apaixonados pela Cidade de Itaúna.

 

Cordialmente,

 

Assinaram a nota:

 

1 -  José Alves Capanema Júnior (Júnior Capanema)

2 - Gilberto Eustáquio Bernardes (Gilberto que luta pela reforma da Escola Augusto Gonçalves)

3 - Andrea Maria Mendes (Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde e líder comunitária do bairro das Graças).

4 - Antônio Mariano de Souza (Mussum. Ex- Presidente do Conselho Municipal de Saúde).

5 - Kenderson Antunes Andrade (Presidente da Associação do bairro Três Marias)

6 - Cristina Carla da Silva (Membro da Associação do bairro Três Marias).

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Cara de pau no caso dos padrões

 

Um senhor de setenta anos de idade, há mais de trinta de Prefeitura, foi chamado na Delegacia para depor pela terceira vez, tendo que provar que houve distribuição de padrões da Cemig no período eleitoral, por essa atual administração. O testa de ferro, laranja que arranjaram par assumir o caso, agora teve o descaramento de afirmar que nega peremptoriamente que isso aconteceu.

 

Será que somos todos idiotas? Ou querem acobertar mais essa baixaria que pode cassar o Prefeito e, que está provado. Eu vi um padrão doado pelo laranja e que foi apreendido, ficando em exposto no Cartório Eleitoral por vários dias. E o caso dos atiradores do TG, também irá arranjar laranjas? E as doações para justificar o caixa II também vão corromper a vitima? Nesse caso há depoimento que ratifica a fraude com várias provas, inclusive eu, que ouvi o Gilbert e sua Mãe. Fico assustado quando ouço de autoridade que o Prefeito e o Vice, falam: “não há nada de errado”. Ou estão do lado das falcatruas ou fazem de desentendidos, ou são partidários?

 

Onde foi parar toda receita da Prefeitura nos últimos quatro anos, é só fazer uma auditoria e ver os valores gastos indevidamente. Hoje domingo 19 de abril pela segunda vez fui parado por petista dizendo que feri a entidade PT, com a entrevista no rádio, quando disse “... O lado podre do PT, porque no PT tem muita gente boa...”. Senhores, já escrevi varias vezes: partido político é como privada de rodoviária, a cada minuto tem um usando e, o PT não é diferente, tem muita gente ruim sim como nos outros, deu azar de concentrar um número tão grande e envolver em tantos escândalos que o Presidente Lula nunca soube.

 

Nos jornais do final de semana, aparecem o Prefeito Eugenio e dois Secretários, com caras taciturnas reclamando da queda nas receitas. É evidente que há quedas nas receitas em todas as Prefeituras do Brasil, umas mais, outras menos, umas com Prefeitos, outras sem Prefeitos, umas não jogaram dinheiro no lixo, controlaram seus custos e não estão endividadas. Ao contrario da Prefeitura de Itaúna, que não mediram a água com o fubá, até porque o Prefeito não tem competência para fazer essa medida.

 

Seu Secretario que aparece na foto, fez uma festa de final de ano com 50 quilos de biscoito torradinho, é uma piada não é? A Secretaria e o Prefeito não explicam os gastos com internet que são um absurdo. Desde o inicio quando percebi que estavam gastando como se a Prefeitura tivesse uma fábrica de dinheiro, requeri informações diversas e não obtive resposta, bem como a Câmara Municipal foi omissa.

 

Estava desenhada a atual situação, a bancarrota da Prefeitura por irresponsabilidade de quem tem o dever de cuidar do dinheiro publico e aplicá-lo devidamente. Mas o sapo acostumado numa lagoa pequena, quando cai no mar navega para qualquer rumo, com tanta lagosta e pratos finos de frutos do mar, os preços não importam, quem paga é o povo, se o Brasil fosse um País sério, muita gente já estaria na cadeia.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro

Itaúna, 19 de abril de 2009.

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Inauguração sem a comunidade

 

FRACASSO TOTAL, a cerimônia de inauguração da nova Praça do Bairro de Lourdes, (dia 25/04 sabado 19:00 horas)   pois os personagens principais, os moradores do bairro, não compareceram, porque acham que no momento se trata de uma obra inútil para o bairro e a cidade, devido ao estado de calamidade instalado em outras áreas mais importantes.

 

A festa se resumiu em trinta pessoas aproximadamente, puxa sacos do prefeito, alguns vira folha, todas ligadas ao prefeito. Uma presença curiosa foi da ex-candidata a prefeita derrotada por nocaute nas ultimas eleições e que combateu ferozmente o atual prefeito. Quem marcou presença maciça também foi a Policia Militar, com duas viaturas e oito policiais, foi o que contei, só não entendi o motivo. Será que alguém da turma da administração ta correndo algum risco? Se for por medo dos moradores do Bairro de Lourdes, podem ficar tranqüilos porque nesta região o povo é da PAZ.

 

Seria muito bom se essa segurança se estendesse ao cidadão comum. As falas dos puxa sacos do administrador foram vazias e sem graça, do prefeito mais sem tempero ainda. O que me emocionou foi o discurso da filha de um grande amigo meu já falecido que vai ter o nome em uma das ruas laterais a praça. Aliás, nome de rua nunca cai no esquecimento, já nome de praça além de ficar esquecido, ainda costuma ganhar uns apelidos muito feios, como a Praça do Capeta na Gonçalves da Guia e até hoje não sei qual o nome da Praça da Lagoinha e muitas outras da cidade, só sei os apelidos.

 

Já providenciei um pedido de informações completo sobre esta obra através de um vereador, porque existem suspeitas de irregularidades nesta construção, como já citou um jornal da cidade. Então quero deixar aqui meus parabéns para os moradores inteligentes, conscientes e responsáveis do meu querido Bairro de Lourdes, que mandou um recado para o prefeito e sua turma, aqui não tem bobo e que existem coisas muito mais importantes pra fazer no bairro do que ficar inaugurando obras inúteis.

 

Itaúna esta virando uma verdadeira cidade fantasma, lotes sujos, ruas sem limpeza, praças em ruínas, ponte interminável, escolas desabando, pronto socorro e PSFs sem médicos e material, ruas esburacadas, policlínica com equipamentos quebrados, quadras e praças de esportes em total abandono, cidadão indo pro trabalho a pé, pois não tem condições de pagar a cara passagem de coletivo, desemprego, mães sem trabalhar por falta de creche pros filhos, falta de lazer para os adolescentes e jovens, câmara de vereadores pouco atuante, justiça lentíssima etc. Mais uma vez parabéns cidadãos do meu querido bairro de Lourdes, vocês mostraram que sabem protestar.

 

Por João Batista de Oliveira – Bairro de Lourdes.

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Precisamos de itaunenses com urgência

 

Cadê os itaunenses que construíram esta cidade? Industrializaram, fundaram cooperativas, fundições, fortaleceram seu comércio, criaram a Universidade, a tornou cidade educativa, que já não é mais se não tivesse aqui a Universidade de Itaúna como ela é hoje e não aquela do campo vermelho.

 

O povo brasileiro pode assistir de camarote e aplaudindo, um Congresso Nacional de negociatas, um Presidente que não sabe nada que acontece e que nunca usa o plural e, pacífica e convenientemente aceita, o Delúbio, José Dirceu, Valdomiro Diniz, Marcos Valério, Lulinha e a negociata com a Telemar, Ambulâncias da Planan, Paraísos fiscais do Maluf e do Duda Mendonça, Palocci ferrando seu caseiro com quebra de sigilo bancário, máfia da loteria, dólares na cueca, malas de dinheiro, doação da refinaria para a Bolívia e o Evo Morales rindo da nossa cara, o Gushiken, Zé Sarney, contas milionárias do bispo Crivela, à volta por cima do Jader Barbalho, do Renan Calheiros, o MST que é uma mentira, a cafetina de Brasília com clientela especial, as balas perdidas que matam nossos irmãos brasileiros, o PIB que cresce como o do Haiti, as plásticas da primeira-dama e da Marta Suplicy, a farra dos banqueiros protegidos pelo próprio Presidente Lula, a máfia dos vampiros, sanguessugas, malas de dinheiro do Suassuna, todos seus prefeitos, incluído o Eugenio Pinto, até aí tudo bem.

 

É o povo sem raízes de educação e cultura, assistindo o que nunca se viu no Brasil, como no Brasil antes de governantes do PT. Mas nós, itaunenses, temos que ser iguais? Agüentar a farra com nosso dinheiro na nossa cidade, com Prefeito pagando R$50.000,00 em caixa de sapatos por um imóvel e declarando R$20.000,00? Com assessorias milionárias, com gastos com internet que superam cidades infinitamente maiores que Itaúna, que usa do poder para dispensar atiradores, com ofícios que são acatados pelo Exército, com fins eleitoreiros? Forçando inocentes a assinar papéis sem saber, para legalizar caixa dois nas eleições. Ter o salário mais alto do Brasil para cidades do porte da nossa, pagar um salário de R$6.000,00 para sua companheira, manipular o Legislativo, dificultar informações de alguns órgãos da imprensa falada, escrita e televisiva?

 

Dizer que não tem problemas com ações na Justiça, porque está mexendo nos pauzinhos e nada irá acontecer e sairá ileso? Será que nossa Justiça sabe que ele mexendo nos pauzinhos nada acontecerá? Prometer empregos dizendo que essa ou aquela nova fundição do empresário tal, poderá colaborar, porque têm certa ligação com a Prefeitura, favores? Para mim está como o Galvão Bueno, ninguém agüenta mais é só bairrismo barato e falso.

 

Cadê o CDE, os empresários, será que ouvem as abobrinhas e fica tudo por isso mesmo? Não temos que ser iguais, Itaúna tem que voltar a ser como sempre foi independente e autônoma, não pode aceitar o retrocesso, na saúde, educação, cultura, sucateamento de escolas, bairros descuidados, escolas sem merenda, postos sem remédios. É hora de se formar um conselho de HOMENS ITAUNENSES, para discutir com clareza os rumos da cidade.

 

Se a Justiça cassar o mandato, espero que todos os procedimentos sejam razoáveis para não ficar no poder com todos seus comparsas recebendo dos cofres públicos de Itaúna, até que se tenha uma decisão final. Porque todos estão vendo e nossa Justiça pode começar a tomar rumos diferentes que certamente no futuro serão diferentes dos recursos de hoje porque não pode continuar dessa forma retrograda, postergando cassações com atrasos intoleráveis, quando todos sabem o final está no começo.

 

Em Itaúna nunca teve terrorismo. Eu ainda não havia divulgado, apenas à polícia e os Juízes Dr. Paulo e Geraldo Rogério tomaram conhecimento, que explodiram o interfone da minha casa, e não sobrou nada, logo depois de protocolizada a ação para cassação do mandato da chapa Eugênio/Pedro Paulo. Mas hoje, dia 12 de abril de 2009 as 4 horas da madrugada, jogaram uma bomba, que quebrou vidros  da sala da minha casa, disparou alarme do carro, derrubou o interfone interno, reboco, face a potência do explosivo.

 

Agora estou divulgando porque registrei outro BO às 4h18min. Já é o segundo e comuniquei à imprensa, isso não pode acontecer em Itaúna. Não tenho culpa se fazem falcatruas, distribuem padrões elétricos, arranjam um bode expiatório que consegue uma nota fiscal duvidosa e pensa que o Ministério Público não irá conferir, até porque o padrão que se refere é idêntico aos demais doados e provados pelo funcionário que ajudou na distribuição e saíram do almoxarifado da Prefeitura. Na verdade, tentam me intimidar como também já fizeram com outros. Sei que com essa gente não podemos brincar, temos exemplos, como o Prefeito de Campinas e o Celso Daniel.

 

Só que existe uma enorme distância entre eles e eu. Apenas exerço a cidadania, porque o povo não confia nos Vereadores e entregam as denúncias em minha casa e pedem que eu tome providências, porque em outras mãos é engavetado, como acontece em Brasília e, tudo acaba em nada. Isso não é um desabafo, é a realidade de Itaúna hoje e, os senhores que tem poder constituído em quaisquer órgãos tem o dever de agir, porque eu faço minha parte que não significa nada, mas com sinceridade e coragem, façam as suas.

 

Deveria existir no Brasil a eleição para eleger e outra para deseleger. O eleito com 32% dos eleitores como aconteceu em Itaúna e acontece em muitas cidades, não poderia ser governante. São votos dos menos esclarecidos, funcionários públicos, iludidos pelas promessas, pelos favores prestados, pelos presentes recebidos e pelas mentiras falso-verdadeiras, oportunistas, ou ainda pela necessidade e simplicidade de ser cumprimentado por uma autoridade, face a mais purificada ignorância.

 

E essa gente jamais sente qualquer ressaca de consciência, e é a pior que existe para os homens de bem, me refiro a políticos e parte desses eleitores.

 

Odair de Assis Rodrigues – brasileiro

Itaúna, 12 de abril de 2009

 

 EXCLUSIVO:   Leia mais sobre este atentado e veja fotos

 

* *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Sucateamento do Teatro Sílvio de Matos

 

Gostaria de saber

 

Prezado senhor Prefeito,

 

Meus cumprimentos e desejos de sucesso em seu mandato. Por uns bons anos venho acompanhando o desenrolar da campanha do resgate do Teatro Sílvio de Matos e muito me entristece, pois, sem nenhuma resposta concreta.

 

Cabe ao departamento competente empenhar para que a obra seja concluída em breve, viver numa cidade como Itaúna, e sem espaço para realizar os eventos dos grandes artistas nossos, ainda de outras cidades, estados e porque não até de outros países, fica deprimente.

 

Tinha orgulho nas minhas visitas a outros estados e países em falar sobre nossa cultura, citando os espaços físicos onde realizávamos grandes eventos. Hoje, tenho vergonha em dizer que sou cidadã de uma falida área cultural itaunense.

 

Falo ao senhor, como autoridade nas artes, pois fui a primeira pessoa a trabalhar no prédio do Teatro como coordenadora, e tenho um verdadeiro carinho por ele. Tive a oportunidade de visitá-lo recente e saí de lá com lágrimas rolando na face, pois nunca vi em minha vida e nem em cidade nenhuma, tanta destruição desnecessária ao prédio.

 

Reparos e manutenção devem ser feitos sim, mas elaborar um projeto deste nível e sem dinheiro, deixa a desejar.

 

Na expectativa de ser atendida, imploro ao senhor termine a obra. Por favor! Temos muito ainda que fazer na cultura de Itaúna, não sou artista por acaso, todos temos o dom de Deus.

 

Com respeito,

Lúcia Amaral.

 

N.E.: Lúcia Amaral enviou esta mensagem ao e-mail do prefeito com cópia a Via Fanzine e autorizou sua publicação.

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Fotos do manifesto de 28/03

 

Olá amigos da imprensa!

 

Todos sabemos que neste sábado, dia 28, aconteceu em nossa cidade uma das mais importantes manifestações contra o descaso da prefeitura de Itaúna em relação aos bens e serviços públicos. Como colega de profissão e principalmente com cidadão itaunense sinto na obrigação de compartilhar algumas fotos que fiz durante a manifestação. Publiquem a vontade!

 

Aproveito também para divulgar um blog no qual quero lançar um novo canal de protesto e de conscientização política: ONG MEMÓRIA! Este é o nome do blog que pode ser acessado pelo link http://ongmemoria.blogspot.com/.

 

Conto com a colaboração de todos que queiram contribuir para uma sociedade itanunense mais justa e politicamente consciente, seja mandando textos, fotos e até mesmo vídeos! A memória do povo é curta e infelizmente às vezes também barata. Não vamos deixar as pessoas esquecerem dos absurdos que nossos políticos fazem de 4 em 4 anos! Estamos de OLHO!

 

Guto Aeraphe - Diretor Cinemarketing Filmes

atendimento@cinemarketingfilmes.com.br

(37) 9197-9101 (37) 3214-4191

 

- As fotos feitas por Aeraphe podem ser vistas em http://ongmemoria.blogspot.com/.

 

- Leia sobre este evento e veja mais imagens: Manifestação celebra o enterro da saúde

 

 

Leia outras cartas & e-mails recebidos

 

Clique aqui para ler mais notícias de Itaúna

 

Clique aqui para acessar à página inicial de Via Fanzine

 
 
VOLTAR AO TOPO
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter