o portal dos itaunenses de todo o mundo...
Música
Praça da Matriz: A Cidade Conversa retorna nesse mês de janeiro* A Cidade Conversa 16 acontecerá dia 19 de janeiro a partir das 14h, no coreto da Praça Dr. Augusto Gonçalves.
Green Morton e Zonbizarro: bandas abrem o evento e janeiro em Itaúna. Leia também: MAIS ITAÚNA Outros destaques em Via Fanzine
O ano de 2014 começou e com ele o retorno do A Cidade Conversa para a praça Dr. Augusto Gonçalves. Depois de dois meses longe da praça central, o evento chega a sua 16ª edição com música e intervenções artísticas.
Os shows ficam a cargo das bandas Green Morton, de Belo Horizonte, que traz suas músicas autorais do disco “What do you mean by that?”. A influência da banda vai do classic rock ao grunge. Outra banda da capital a se apresentar é a Zonbizarro.
De acordo com integrantes da banda, é difícil rotular o estilo de som que fazem. “Quando compomos, pode sair uma música de oito minutos e seis partes, ou uma de pouco mais de três e com três andamentos diferentes. Fomos criados e rapidamente emancipados para nos metermos no rock underground”, completam.
A banda Mug Pop, que tem como intuito fazer releituras de músicas clássicas do grunge, ritmo que ficou famoso por bandas como Nirvana e Stone Temple Pilots, completa as bandas que irão se apresentar.
O desenhista Fernando Marques ficará responsável pelas intervenções artísticas. Além do artista itaunense, o evento conta com a já conhecida Biblioteca Itinerante, que se trata de uma troca de livros, o varal de poesias, e participações do público em atividades como a capoeira, malabares e slakline.
A Cidade Conversa 16 acontecerá dia 19 de janeiro a partir das 14h, no coreto da Praça Dr. Augusto Gonçalves.
* Informações e imagens: A Cidade Conversa/Produção. 15/01/2014
Leia também: Outros destaques em Via Fanzine
* * *
Teatro Sílvio de Matos: Itaunenses participaram de Oficina de Música Além da carreira, Toninho falou dos diferentes estilos encontrados em Minas Gerais e da música como referência folclórica.
Profissionais de Itaúna tiveram oportunidade
de conhecer trabalho e carreira de
Toninho Horta. Na manhã de sábado, 13/07, uma oficina de música reuniu profissionais itaunenses do setor no Espaço Cultural. Na oportunidade, os participantes puderam conhecer e trocar experiências com Toninho Horta, referência nacional e internacional, que já compôs e tocou com os maiores sucessos brasileiros e mundiais. O workshop foi uma realização da Cooperatica de Música de Minas Gerais, a COMUM, com apoio do Departamento de Cultura. Toninho é especialista em guitarra (mas afinidade também com o violão) e foi o responsável por várias letras e arranjos da MPB.
Além da carreira, Toninho falou dos diferentes estilos encontrados em Minas Gerais e da música como referência folclórica. Contou suas experiências, inspirações e do aprendizado com os mais diferentes artistas com quem conviveu. Em vários momentos do encontro, tomou o violão e interagiu musicalmente com os participantes.
Avaliação positiva
Val do Cavaco foi um dos participantes do workshop com Toninho Horta e avaliou positivamente a oportunidade. “Foi muito bom. Parecia mais um sonho. Ele é uma estrela de quinta garndeza. Foi a melhor coisa que aconteceu neste ano para a música itaunense. Esperamos outras oportunidades como esta”, destacou.
O próprio Toninho Horta, que já esteve na cidade em outra ocasião para um show com sua banda, também aprovou a iniciativa deste encontro. “Muito legal, Todos mostraram muito interesse. Pude conhecer a realidade local e sei que Itaúna é uma cidade musical. Quero voltar outras vezes”, afirmou.
Zanilda Gonçalves, Diretora de Cultura, acompanhou durante todo o tempo a atividade. “Foi muito importante propiciar este contato dos artistas itaunenses com um um profissional de renome. Eles puderam tirar dúvidas e o Toninho conheceu o potencial de cada um. Encontros assim são maneiras de valorização desta arte tão importante que é a música”, finalizou.
* Informações da Ascom/PMI. 11/07/2013
* * *
Itaúna/MG: COMUM promove Workshop com Toninho Horta* Alguns dos "segredos" de Toninho Horta serão desvendados em um workshop que o músico e compositor faz no Teatro Sílvio de Matos.
Toninho Horta
A COMUM - Cooperativa da Música de Minas promove Workshop de captação profissional com Toninho Horta na cidade de Itaúna/MG para músicos profissionais, amadores e demais interessados. Será oferecido certificado pela participação. Inscrições Limitadas!
Alguns dos "segredos" de Toninho Horta - um dos mais consagrados guitarristas da MPB - serão desvendados em um workshop que o músico e compositor faz no Teatro Sílvio de Matos – Itaúna/MG, no próximo dia 13/07 (sábado) às 10H. Toninho vai falar (e tocar) sobre suas técnicas de composição, fraseados para guitarra e violão e também contará um pouco de sua carreira, um raro momento para conversar e aprender com este que é considerado um gênio da música. Ao final do curso, todos os participantes são convidados à uma grande jam session!
Sobre Toninho Horta
O compositor brasileiro, natural de Minas Gerais, é considerado um gênio da guitarra e já trabalhou com músicos como Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, Gal Costa, Nana Caymmi e Elis Regina. Pat Metheny, guitarrista norte americano, ainda diz que “ele é um dos músicos mais inspirados do mundo no que diz respeito à melodia e harmonia”.
Além disso, Toninho fez a direção musical e a produção de um cd do instrumentista americano George Benson, além de tocar violão no mesmo trabalho. Nascido em dois de dezembro de 1948, Antônio Maurício Horta de Melo pode ser rotulado como compositor, arranjador, produtor musical, e guitarrista brasileiro.
Com Nivaldo Ornelas faz sua estréia em estúdio em 1969 e, no mesmo ano, toca com Milton Nascimento pela primeira vez. Transfere-se para o Rio de Janeiro no início dos anos 70, quando passa integrar o grupo A Tribo, juntamente com a cantora Joyce, Nelson Angelo, Novelli e Naná Vasconcelos, chegando a gravar algumas faixas no disco Posições (Odeon).
Nesta mesma época passou a tocar com Elis Regina e participou das gravações do álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento. Com o seu trabalho já reconhecido nacionalmente, passou a integrar as bandas de Edu Lobo, Gal Costa, Maria Bethânia e Nana Caymmi, no instante em que sua música era percebida por músicos estrangeiros, como Pat Metheny, que sofreu enorme influência de Toninho Horta. Em 1967 participou do "11º Festival Internacional da Canção", sendo classificado como finalista com duas músicas, Maria Madrugada e Nem é carnaval, a primeira em parceria com Júnia Horta e a segunda com Márcio Borges.
Em 1989, com Diamond Land, finalmente toma o mercado norte-americano, mudando-se para Nova Iorque. Por seu talento extraordinário, Toninho tocou com músicos renomados do jazz mundial, como Sergio Mendes, Gil Evans, Flora Purim, Astrud Gilberto, Naná Vasconcelos, Paquito De Rivera, Airto Moreira, Wayne Shorter, Eliane Elias, Herbie Hancock, Keith Jarret, George Benson e muitos outros.
Sobre a COMUM
A música produzida em Minas Gerais destaca-se por sua extrema originalidade e riqueza, há muito tempo reconhecida por todo o Brasil e pelo exterior. A recente produção musical revela um cenário potencial e diversificado, marcado pelo intercâmbio de gerações entre jovens talentos e artistas consolidados e pela inovação dos compositores, intérpretes e instrumentistas do Estado.
Estes artistas, atuando juntos em criações e projetos coletivos, vêm conquistando também um público jovem, ávido por novidades, que sente correspondência dessa música com o tempo atual, porém encontra dispersas oportunidades de acesso a produções dessa qualidade.
A COMUM – Cooperativa da Música de Minas surgiu oficialmente em novembro de 2007 para fortalecer essa cena da música mineira e potencializar o encontro dos músicos com seu público. Reunindo músicos e demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva da música como um todo, uma das diretrizes da sociedade é tirar da informalidade o músico que atua no mercado mineiro.
Além de formalizar o trabalho do músico, a cooperativa busca também a mobilização da classe, a realização de projetos e ações coletivas e se coloca como instância de interlocução com governos e instituições. Por fim, a COMUM propõe uma nova forma de relacionamento comercial, baseado em conceitos como economia criativa e redes solidárias, com a criação de um banco de serviços entre seus associados.
Confira a programação:
13/07: Workshop com Toninho Horta MÚSICOS: tragam seus instrumentos! Horário: 10h às 12h (podendo se estender até 13h). Local: Teatro Sílvio de Matos/Espaço Cultural rua Antônio Corradi, 55 - Centro, Itaúna/MG.
INSCRIÇÕES: Departamento de Cultura - Espaço Cultural / Teatro Sílvio de Matos Ou por e-mail: artistico@portalcomum.com.br solicitando a ficha de inscrição.
INVESTIMENTO: R$50,00 (cinquenta reais) para não-cooperados R$30,00 (trinta reais) para cooperados COMUM – Cooperativa da Música de Minas
INFORMAÇÕES: (37) 3243-6425 / (31) 9244-3607 / artistico@portalcomum.com.br.
* Informações de Vanessa Ferreira/COMUM. 11/07/2013
- Imagem: COMUM.
|
MAIS ITAÚNA