Eclipse
Eclipse lunar: Lua será eclipsada ao nascer nessa quarta-feira Evento astronômico poderá ser visualizado na América do Sul.
Da Redação* BH-14/06/2011
Mapa mostra locais do globo em que o eclipse será visível.
Um eclipse lunar total ocorrerá nessa quarta-feira, 15 de junho de 2011 e será o primeiro visível neste ano. A sombra da Terra será projetada na superfície da Lua cheia e poderá ser observada por alguns minutos.
Enquanto a Lua estiver surgindo no horizonte por volta das 16h (horário de Brasília) dessa quarta feira, o fenômeno poderá ser avistado no continente africano, na Ásia Central e também na América do Sul. Em algumas dessas localidades o fenômeno já terá se iniciado quando a Lua nascer. Dessa maneira, ela não nascerá cheia, como deveria ser, mas já com a sombra da Terra projetada em si.
Do outro lado do globo, na Austrália e no leste da Ásia, por conta do fuso-horário, o fenômeno vai ocorrer enquanto a Lua estiver se pondo no horizonte. De acordo com informações da Agência Espacial Americana (Nasa), esse evento terá magnitude 1,69.
* Com informações e imagem da Nasa.
- Extra: - Clique aqui para obter mais informações.
* * *
Eclipse lunar: Quando a lua fica vermelha Evento foi registrado em filme e fotografia pelos brasileiros.
Da Redação
No final do eclipse a luz solar começou a iluminar a parte inferior da Lua.
O eclipse total da Lua em 21/12/2010 mobilizou pessoas em várias partes do mundo. O evento foi melhor observado nas latitudes ao norte do planeta, contudo, parte hemisfério Sul pôde presenciar o espetáculo parcialmente.
Por volta das 4h30, a região Sudeste do Brasil passou a perceber o eclipse. A Lua começou a ser parcialmente encoberta pela sombra da Terra, nos remetendo às antigas conclusões de que vivemos sobre uma esfera.
No Brasil, o fenômeno não foi observado até o seu ápice (como as latitudes ao Norte), pois o dia começou a clarear após as 5h. Contudo, muitos puderam registrar em filmes e fotografias, as nuances escuras que tomaram a lua cheia, deixando-a avermelhada.
Em Dois Córregos, no interior do estado de São Paulo, o tempo estava bom e o físico e astrônomo Márcio Mendes, fez algumas boas fotos do eclipse [veja nessa página]. Com poucas nuvens no céu, Mendes pôde tomar fotografias exclusivas, mostrando uma Lua “colorida” pelos efeitos da luz solar e da sombra terrestre sobre a sua superfície.
Seguem algumas fotografias do eclipse lunar, por Márcio Rodrigues Mendes.
- Todas as imagens: Márcio Rodrigues Mendes.
* * *
Lua: Eclipse Lunar poderá ser observada no Brasil A eclipse lunar total de 21/12 poderá ser observada no hemisfério sul, apesar de o norte estar melhor posicionado para o evento.
Da Redação
Eclipse lunar. FOTO ILUSTRATIVA
Nesse mês de dezembro de 2010, surge mais uma boa oportunidade para os observadores celestiais. Na madrugada de 21/12, ocorrerá um eclipse lunar total, cuja visibilidade será melhor na América do Norte, mas que também poderá ser visto do Brasil em sua fase inicial, até pouco antes do meio da fase total, quando ocorrerá o ocaso da Lua.
Muitos observadores já estão se mobilizando em todo o mundo para observar este evento que antecede a data natalina.
De acordo com informações do astrônomo Hélio Vital, do Projeto Observacional (REA/Brasil), o último eclipse da década deverá ocorrer da seguinte maneira, “Ao cruzar a metade norte da região mais escura da sombra da Terra (umbra) numa trajetória moderadamente profunda, de noroeste para leste, nosso satélite ficará totalmente imerso nela por 72 minutos. Permanecerá visível, refletindo, como uma tela muito sensível, a pequenina fração dos raios solares que, depois de atravessarem nossa atmosfera de forma rasante, serão refratados para o interior do cone de sombra, como num dinâmico somatório de luz e cores resultante de todos os crepúsculos em andamento na Terra”, explicou.
O eclipse terá início às 03h29 pelo horário de Brasília e finalizará às 09h04, da madrugada dessa terça-feira (21/12). No entanto, em grande parte do país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, a Lua cheia se põe por volta das 05h30, interrompendo a observação do fenômeno. Nessas localidades o fenômeno será parcial e a totalidade do eclipse só poderá ser vista durante alguns minutos.
O astrônomo Hélio Vital publicou uma tabela com os horários de algumas fases e outros dados sobre o eclipse. Para saber mais sobre o eclipse total de 21/12, clique aqui.
Saulo Machado, membro do GaeA (Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos), também disponibilizou algumas informações a respeito desse eclipse, que podem ser acessadas clicando aqui.
* Com informações de Projeto Observacional (REA/Brasil) e GaeA.
- Foto: Arquivo VF.
- Colaboraram: Márcio R. Mendes e J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Produção: Pepe Chaves.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|