A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia 

- Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

Voyager 1

 

 Espaço sideral:

Voyager 1 volta responder aos comandos

Após 47 anos de seu lançamento, a sonda está localizada a aproximadamente 24 bilhões de quilômetros da Terra.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para Via Fanzine

23/04/2024

 

Se movendo a uma velocidade de 16 km por segundo, a Voyager 1 já ultrapassou outra sonda distante, a Pionner, bem como a sua irmã gêmea nessa corrida pela Via Láctea.

Leia também:

Outros destaques na ASTROvia

Últimos destaques de Via Fanzine

 

A sonda Voyager 1, lançada pela NASA em 1977 voltou a enviar sinais de rádio ao seu comando na Terra. O contato se deu após os engenheiros consertarem um erro computacional que a fez parar de transmitir dados durante cinco meses. A sonda agora volta a transmitir dados sobre sua saúde e o status de seus sistemas de engenharia.

 

A partir de novembro de 2023, a sonda começou a enviar um fluxo incoerente de dados, indicando um problema no subsistema de dados de voo.

 

Após meses de tentativas malsucedidas de correção, os engenheiros descobriram que um chip de memória havia parado de funcionar, afetando o código do software. Eles conseguiram contornar o problema reorganizando o código e realizando modificações na memória da sonda.

 

No entanto, ainda há trabalho a ser feito para restaurar completamente a transmissão de dados científicos. A Voyager 1 foi lançada pouco depois de sua irmã gêmea, a Voyager 2.

 

Após 47 anos de seu lançamento, a sonda está localizada a aproximadamente 24 bilhões de quilômetros da Terra. A Voyager 1 demora 22,5 horas para receber comandos terrestres e outras 22,5 horas para respondê-los.

 

Estas sondas foram criadas para explorar os gigantes gasosos do sistema solar. Após a passagem e registros por estes astros, seguem rumo para longe das influências do sol.

 

Se movendo a uma velocidade de 16 km por segundo, a Voyager 1 é a nave mais rápida já lançada e já ultrapassou em distância a Pionner e a sua irmã gêmea nessa longa corrida pela Via Láctea. Atualmente é o objeto de fabricação humana que se encontra mais distante do nosso planeta.

 

* Com informações da NASA/JPL, em tradução de Pepe Chaves para ASTROvia.

 

- Imagem: NASA / Divulgação.

 

- Leia também:

- Outros destaques na ASTROvia

- Últimos destaques de Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves.

   © Copyright, 2004-2024, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Leia outras matérias na

©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL