A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Terraplanistas

 

Terra plana:

Em busca da parede de gelo antártica

O Cruzeiro dos Planaltos, promovido por defensores da teoria da terra plana irá navegar para a 'Muralha de Gelo' da Antártida, na borda do planeta, segundo os terraplanistas*.

 

Detalhes sobre o evento, incluindo as datas, serão divulgados em breve, de acordo com a FEIC, que chama o cruzeiro de "a maior e mais ousada aventura até o momento".

Leia também:

TRAPPIST-1: NASA anuncia um novo sistema solar

Exoplaneta é visto em trânsito na sua estrela

Astrônomos descobrem um novo planeta azul

Astrônomos anunciam descoberta de planeta com quatro sóis

  Tau Boötis b: Revelações de um exoplaneta

   Telescópio da Nasa encontra 1º planeta habitável

   Descoberto planeta rochoso similar à Terra

 

Os organizadores de uma conferência anual que reúne pessoas que acreditam que a Terra é plana estão planejando um cruzeiro para o suposto limite do planeta. Eles estão procurando pela parede de gelo que segura os oceanos.

 

A jornada acontecerá em 2020, anunciou recentemente em seu site a Conferência Internacional da Terra Plana (FEIC). O objetivo? Testar a afirmação dos terraplanistas de que a Terra é um disco achatado cercado em sua borda por uma imensa parede de gelo.

 

Detalhes sobre o evento, incluindo as datas, serão divulgados em breve, de acordo com a FEIC, que chama o cruzeiro de "a maior e mais ousada aventura até o momento". No entanto, vale a pena notar que mapas náuticos e tecnologias de navegação, como os sistemas de posicionamento global (GPS), funcionam da mesma forma porque a Terra é um globo.

 

Crentes em uma Terra plana argumentam que imagens mostrando um horizonte curvo são falsas e que fotos de uma Terra redonda do espaço são parte de uma vasta conspiração perpetrada pela NASA e outras agências espaciais para esconder a planura da Terra. Essas e outras declarações da Terra plana aparecem no site da Sociedade da Terra Plana (FES), supostamente a mais antiga organização oficial da Terra plana do mundo, datando do início do século XIX.

 

No entanto, os antigos gregos demonstraram que a Terra era uma esfera há mais de 2.000 anos, e a gravidade que impede que tudo no planeta voe para o espaço poderia existir apenas em um mundo esférico.

 

Mas em diagramas compartilhados no site da FES, o planeta aparece como um disco parecido com uma panqueca com o polo norte bem no centro e uma borda "cercada por todos os lados por uma parede de gelo que prende os oceanos". Esta parede de gelo - considerada por alguns terraplanistas como sendo a Antártida - é o destino do prometido desse cruzeiro da FEIC.

 

Há apenas um problema: os mapas e sistemas de navegação que guiam os cruzeiros e outras embarcações em torno dos oceanos da Terra baseiam-se no princípio de uma Terra redonda, disse ao The Guardian, Henk Keijer, ex-capitão de navio de cruzeiro com 23 anos de experiência.

 

O GPS conta com uma rede de dezenas de satélites que orbitam a milhares de quilômetros acima da Terra; sinais dos satélites são transmitidos para o receptor dentro de um dispositivo GPS, e pelo menos três satélites são necessários para identificar uma posição precisa por causa da curvatura da Terra, explicou Keijer.

 

"Se a Terra fosse plana, um total de três satélites teria sido suficiente para fornecer essa informação a todos na Terra. Mas não é suficiente, porque a Terra é redonda", disse Keijer.

 

Se o cruzeiro da FEIC dependerá ou não do GPS ou se implantará um sistema de navegação totalmente novo baseado na Terra plana para encontrar o fim do mundo, saberemos depois.

 

* Informações de Mindy Weisberger/LiveScience, com tradução ode Pepe Chaves.

   22/03/2019

 

- Foto: Ian Cuming / Ikon Imagens via Getty Images.

 

Leia também:

TRAPPIST-1: NASA anuncia um novo sistema solar

Exoplaneta é visto em trânsito na sua estrela

Astrônomos descobrem um novo planeta azul

Astrônomos anunciam descoberta de planeta com quatro sóis

Tau Boötis b: Revelações de um exoplaneta

Telescópio da Nasa encontra 1º planeta habitável

Descoberto planeta rochoso similar à Terra

Descoberto planeta que veio de outra galáxia

Missão Kepler detecta astro parecido com Tatooine

Kepler-22b está há 600 anos-luz de distância e é maior do que a Terra

Centenas de exoplanetas já foram catalogados

Nasa anuncia 11 novos sistemas planetários

Astrônomos anunciam descoberta de planeta com quatro sóis

Nasa anuncia 11 novos sistemas planetários

Uma outra Terra distante: Quando o homem deixar o planeta

Uma, entre tantas civilizações - Por Pepe Chaves

2008, continua a odisseia de Clarke

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm

©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter