Terra
Força Espacial: EUA anunciam uma sexta divisão militar* Trump considera a exploração do cosmos uma questão de segurança nacional: "Não queremos que China, Rússia e outros países nos liderem", afirmou.
O presidente dos EUA, Donald Trump se prepara para a "canetada" que dará uma nova diretiva sobre a política espacial de seu país. Leia também: Área próxima a vulcão sofre colapso no Havaí Capturada imagem de Terra e Lua no espaço Mudança climática irreversível à frente
Depois de um longo flerte com a ideia, Donald Trump finalmente ordenou a criação da Força Espacial. O presidente dos EUA anunciou na segunda-feira (18/06) a opinião do Departamento de Defesa para a criação do sexto ramo das Forças Armadas dos Estados Unidos, que se junta ao Exército, Marinha, Força Aérea, Corpo de Fuzileiros Navais e Guarda Costeira.
A decisão foi tornada pública depois de uma reunião com o Conselho Nacional do Espaço, considerada uma questão de segurança nacional para o presidente, que no passado definiu o espaço como "um domínio de guerra".
A criação desta nova divisão é a primeira em 71 anos. O último a aderir foi a Força Aérea (USAF), que se juntou à estrutura militar logo após a Segunda Guerra Mundial. A criação de filiais foi feita em função dos avanços tecnológicos.
A ordem para o Pentágono é começar imediatamente o processo de criação desse ramo [espacial] para neutralizar os avanços das grandes potências. "Nós não queremos que a China, Rússia e outros países liderem, aquilo que nós sempre lideramos", defendeu Trump.
Os objetivos, dos quais muitos detalhes não foram revelados, são ambiciosos. "Não bastará ter uma presença dos EUA no espaço, devemos ter o domínio", disse o presidente. Os Estados Unidos fazem parte do Tratado do Espaço Exterior que impede o estabelecimento de armas de destruição em massa no espaço e as visitas à Lua só podem ser para fins pacíficos.
A ideia de criar esse novo grupamento militar espacial estava circulando na chefia do presidente há meses. Em 1º de maio, o republicano reconheceu que eles estavam pensando nisso. "Temos cada vez mais presença no espaço, tanto militar quanto de outras formas, e estamos pensando seriamente em uma Força Espacial", disse ele na Casa Branca. Em março, ele sugeriu o mecanismo de decisão: "O espaço é um domínio de guerra, como terra, ar e mar", e afirmou, "poderíamos ter uma Força Espacial".
O anúncio faz parte de uma estratégia espacial. Ele vem seis meses depois que Trump assinou uma diretriz prometendo "exploração e uso a longo prazo" na Lua. A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) está planejando uma série de missões lunares, de acordo com Cheryl Warner, porta-voz da Diretoria de Exploração Humana da NASA. Mais detalhes sobre essas missões ainda não estão estabelecidos. Nesse caso, a intenção do presidente é estabelecer uma base para uma eventual exploração humana de Marte.
Desde 1969, o objetivo estabelecido pelo governo de John F. Kennedy de enviar os primeiros homens à Lua foi cumprido, houve vários líderes que tiveram sucesso e que também quiseram criar seus “feitos”.
Em 2004, George W. Bush afirmou que os astronautas voltariam à Lua até 2020 e Barack Obama prometeu em 2016 que o Estados Unidos enviaria seres humanos a Marte em 2030. "Por muitos anos os sonhos de exploração e descoberta foram realmente desperdiçados por política e burocracia, e nós não conseguimos", lamentou Trump. Que, consequentemente, com sua linguagem hiperbólica e sob a qual se esconde o lema " Tornar a América grande novamente", afirmamos que a criação desse sexto ramo do Exército "seria algo, algo muito importante", finalizou o presidente.
* Informações de El País, com tradução de Pepe Chaves.
- Foto: Reuters©.
- Leia outros tópicos do Arquivo VF: Área próxima a vulcão sofre colapso no Havaí Capturada imagem de Terra e Lua no espaço Mudança climática irreversível à frente Nasa registra erupção solar em alta definição ASSISTA! Sol tem a maior erupção em quatro anos, diz Nasa Destruição num país preparado para desastres - Da Redação VF Japão sofre pior abalo sísmico em 140 anos Nasa confirma que estamos num mundo pequeno Novo geoide da ESA: o melhor mapa da gravidade global BAIXE! ESA lança mapa mais recente da superfície terrestre BAIXE! O Sol pode estar nos preparando grandes surpresas
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|