A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 Terra

 

Antártica:

Satélite mostra novo iceberg e quebra de geleira*

A geleira Pine Island é uma das maiores geleiras da West Antarctic Ice Sheet, responsável por cerca

de 20% do fluxo de gelo total da camada de gelo para o oceano, de acordo com cientistas da NASA.

 

Imagem de satélite em 24 de janeiro de 2017 mostra o glaciar de Pine Island em seu estado normal.

Leia também:

Área próxima a vulcão sofre colapso no Havaí

Capturada imagem de Terra e Lua no espaço

Mudança climática irreversível à frente

 

Um enorme pedaço de 1,6 km de gelo se partiu no glaciar da Pine Island em rápida mudança na Antártica. Os satélites da NASA capturaram o evento dramático quando a superfície gelada rachou e rasgou. A geleira Pine Island é uma das maiores geleiras da West Antarctic Ice Sheet, responsável por cerca de 20% do fluxo de gelo total da camada de gelo para o oceano, de acordo com cientistas da NASA. A imensa geleira é também uma das menos estáveis, e nos últimos anos, a camada foi rapidamente recuando e perdendo enormes quantidades de gelo. Anteriormente, os icebergs do tamanho de cidades se romperam do Pine Island Glacier.

 

A última grande quebra de iceberg da geleira - um evento conhecido como parto - ocorreu em julho de 2015, quando um iceberg de quase 5 mil quilômetros quadrados separou-se da Pine Island Glacier.

 

Imagem de satélite em 31 de janeiro de 2017 mostra o glaciar de Pine Island se destroçando.

 

O satélite Earth-watching Landsat 8 da NASA capturou imagens do evento mais recente entre 25 e 29 de janeiro [imagens acima], mostrando a progressão da rachadura inicial até o avistamento do iceberg flutuando na baía. Embora este último iceberg seja cerca de 10 vezes menor do que o evento de 2015, medindo entre 1 a 2 km, cientistas da NASA disseram que a recente ruptura mostra quão frágil está essa prateleira de gelo.

 

"Eu acho que esse evento é o equivalente a uma ‘réplica’ após o evento muito maior. Aparentemente, há fraquezas na prateleira de gelo - apenas no interior da fenda que causou o parto de 2015 - que estão resultando em quebras menores", disse Ian Howat, um glaciologista da Universidade Estadual de Ohio, em comunicado.

 

Mais icebergs podem quebrar fora da geleira da Ilha do Pinho no futuro próximo. A NASA já fotografou pequenas fendas que se desenvolveram a cerca de 10 km da frente do gelo e uma dessas fendas foi observada em 4 de novembro de 2016, durante uma das operações da agência  IceBridge para monitorar  a região.

 

As mudanças climáticas e o aquecimento do oceano estão ligados à retirada e derretimento do gelo do mundo. De acordo com Howat, esse parto "rápido" é geralmente incomum para a geleira, no entanto, as geleiras da Antártica Ocidental estão se deteriorando devido ao fluxo de águas quentes do oceano que se movimentam por debaixo delas. Um estudo recente descobriu que o aquecimento do oceano estava derretendo uma fenda de gelo da Pine Island Glacier no nível da rocha, derretendo a geleira a partir do seu centro.

 

Estas águas oceânicas mais quentes estão forçando a plataforma de gelo da Antártida a quebrar de dentro para fora. Como tal, os cientistas esperam partos adicionais ao longo da geleira e advertiram que a placa de gelo antártico ocidental poderia desmoronar completamente dentro dos próximos 100 anos.

 

* Informações de Kacey Deamer/Live Science, com tradução de Pepe Chaves para Via Fanzine.

  16/02/2017

 

 - Fotos: NASA Earth Observatory.

 

- Leia outros tópicos do Arquivo VF:

  Área próxima a vulcão sofre colapso no Havaí

  Capturada imagem de Terra e Lua no espaço

  Mudança climática irreversível à frente

  Nasa registra erupção solar em alta definição ASSISTA!

  Sol tem a maior erupção em quatro anos, diz Nasa

  Destruição num país preparado para desastres - Da Redação VF

  Japão sofre pior abalo sísmico em 140 anos

  Nasa confirma que estamos num mundo pequeno

   Novo geoide da ESA: o melhor mapa da gravidade global BAIXE!

   ESA lança mapa mais recente da superfície terrestre BAIXE!

   O Sol pode estar nos preparando grandes surpresas

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter