Voos privados
Turismo espacial: SpaceX anuncia voo tripulado ao redor da Lua A informação veio através do CEO e fundador da NewSpace, o bilionário Elon Musk, em um comunicado à imprensa. Previsto para o final de 2018, o voo deverá se utilizar da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, que ainda não foi testada com tripulação.
Por Pepe Chaves* Para Via Fanzine BH-28/02/2017
Concepção artística da espaçonave tripulada Crew Dragon em órbita da Terra. Leia também: Dragon se atracou à Estação Espacial Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico
De cara para a Lua
Um anúncio feito pela SpaceX em 27 de fevereiro de 2017 agitou o meio espacial em todo mundo. A empresa privada de voos espaciais informou que no próximo ano enviará duas pessoas a bordo de sua espaçonave para um voo completo ao redor da Lua e imediato retorno a Terra.
A informação veio através do CEO e fundador da NewSpace, o bilionário Elon Musk, em um comunicado à imprensa. Previsto para o final de 2018, o voo deverá se utilizar da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, que ainda não foi testada com tripulação.
No comunicado oficial de imprensa a SpaceX abordou sobre os dois cidadãos civis que deverão fazer a viagem no próximo ano. A trajetória será um “loop” longo em torno da Lua alcançando aproximadamente 650.000 quilômetros de distância da Terra. A viagem relembrará o voo da Apollo X (que antecedeu o primeiro pouso lunar) e não fará pouso na superfície da Lua, quando os dois cidadãos a bordo voarão sozinhos sem a companhia de um astronauta profissional.
De acordo com o anúncio, os dois turistas espaciais, que não tiveram os nomes ainda revelados, "Já pagaram um depósito significativo para executar essa missão ao redor da Lua. Assim como os astronautas do projeto Apollo da NASA, esses indivíduos viajarão para o espaço carregando as esperanças e sonhos de toda a humanidade, impulsionados pelo espírito humano e universal dessa exploração".
O bilionário Elon Musk e a imagem tomada pela missão Apollo mostrando a Terra a partir da órbita lunar, como deverá ser avistada pelos dois turistas espaciais da SpaceX.
Programações e testes
Um primeiro voo de teste para a Crew Dragon deverá ocorrer ainda este ano e o plano atual prevê um voo demonstrativo de duas semanas, entre 11 de novembro a 25 de novembro de 2017.
Após essa missão, a SpaceX realizará um teste para aborto de lançamento em algum momento no início de 2018, antes de executar a segunda missão demo da Crew Dragon. Após isso, a espaçonave terá astronautas a bordo e a programação atual exige que o voo de um mês aconteça em maio de 2018.
"Uma vez que as missões operacionais da Dragon estejam em andamento para a NASA [cargas entregues à Estação Espacial], a SpaceX lançará sua missão privada em uma viagem ao redor da Lua com retorno à Terra", afirmou o comunicado.
Até o momento a SpaceX não identificou quem serão os indivíduos a bordo, o que deve ser anunciado até o final deste ano. A companhia disse que outras equipes também expressaram interesse pelo voo e deverá liberar mais informações, após a aprovação e confirmação dos testes de saúde e aptidão desses primeiros tripulantes.
Em seu comunicado à imprensa, a SpaceX agradeceu a NASA, pois sem o apoio da agência espacial dos EUA, certamente, a empresa não estaria tão evoluída como está agora. O Programa de Transporte Comercial para a Estação Espacial Internacional (executado em parceria com a NASA) proporcionou à SpaceX a maior parte do financiamento para o desenvolvimento da sua espaçonave Crew Dragon.
Esta missão deverá decolar pelo foguete Falcon Heavy, que também ainda não foi testado. Sua estreia está marcada para algum dia do verão (no hemisfério Norte) de 2017. Se for lançado com sucesso, este foguete será o veículo mais poderoso a enviar carga útil para o espaço, desde a aposentadoria do foguete lunar Saturno V.
A SpaceX afirmou que o foguete Falcon Heavy terá cinco milhões de libras de empuxo no lançamento (liftoff), o que representa dois terços de impulso do Saturn V e mais que o dobro do maior veículo de lançamento atualmente em serviço.
Para alguns especialistas, se esta missão decolar mesmo em 2018, será inteiramente possível que a SpaceX passe a frente da NASA, no sentido de enviar antes uma tripulação civil à Lua. É bom lembrar que atualmente a NASA desenvolve o seu projeto Orion, que pretende retomar as viagens espaciais tripuladas ao espaço profundo. No entanto, Musk não acredita que isso seria um grande negócio.
"Acho que o mais importante é realmente o avanço da exploração espacial e ultrapassar a marca de alta maré que foi estabelecida em 1969 pelo programa Apollo para assim, termos um futuro realmente emocionante", disse Musk.
O Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) do Centro Espacial Kennedy foi o local de onde partiram várias missões espaciais dos Estados Unidos, incluindo a Apollo XI que levou os primeiros homens à Lua.
Um histórico centro de lançamento
O lançamento deverá ocorrer no Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Flórida, nos Estados Unidos. Em 2014, a SpaceX assinou um contrato de arrendamento de 20 anos desse complexo. Desde então, renovou o bloco para lançamento de seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy. O primeiro voo da empresa a partir desse complexo – também utilizado para lançar a legendária missão Apollo XI - ocorreu em 19 de fevereiro de 2017, quando foi feito um lançamento de carga da cápsula Dragon à Estação Espacial Internacional.
O Complexo de Lançamento LC-39A serviu para o início de dezenas de missões dos ônibus espaciais e também quase todos os lançamentos das missões lunares do projeto Apollo. O último voo com destino à Lua ocorreu em dezembro de 1972. Desde então, nenhum ser humano viajou além da Terra, mais do que meras centenas de quilômetros.
O comunicado é finalizado com uma esperança em forma de profecia: "Isso representa uma oportunidade para que os seres humanos retornem ao espaço profundo pela primeira vez após 45 anos, e eles viajarão mais pelo Sistema Solar do que em qualquer época anterior".
Dúvidas e controvérsias
Desde que a notícia foi divulgada esta encontrou alguns críticos à possibilidade de tal realização em tão pouco tempo. O problema maior seria o fato de o foguete Falcon Heavy e a espaçonave Crew Dragon nunca terem voado antes. Para estes críticos, esta missão de voo ao redor da Lua para o final de 2018 deve ser vista com pouco otimismo.
Lembrando que, primeiramente, a SpaceX previu o lançamento inaugural do foguete Falcon Heavy para 2013, além do atraso nos testes previstos para nave Dragon Crew. Também é bom lembrar que a SpaceX havia anunciado um lançamento não tripulado da nave Dragon para Marte em 2018, mas este foi adiado para 2020.
Além de ainda estar pendentes as provas com o foguete e a nave espacial, a SpaceX também precisa obter permissão da Autoridade de Aviação Federal dos Estados Unidos para embarcar civis a bordo de sua espaçonave, uma vez que o lançamento será em território norte-americano.
Desta forma, o tempo é curto e há muito a se fazer para que este promissor anúncio se realize dentro do prazo previsto pela empresa espacial. Para alguns especialistas, o anunciado voo ao entorno lunar deverá ocorrer somente depois de 2020. Mas isso é algo que somente o tempo dirá.
* Com informações da SpaceX e agências internacionais, em tradução do autor.
- Imagens: Bruce Weaver/AFP, Nathan Koga/Spacefligther Insider, NASA, Twitter.
- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza.
- Leia também: Dragon se atracou à Estação Espacial ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico Nasa busca alternativas para voos espaciais
- Extras: Vídeo mostra acoplamento DE DEMONSTRAÇÃO da Dragon à ISS Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da Nasa
- Extras: Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da Nasa
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2017, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|