Feira aeroespacial
Chile: Motor de foguete da Inotech é destaque em feira UTEC e INOTECH apresentam novo motor foguete na FIDAE Airshow 2012.
Juniti Saito, comandante da Forca Aérea Brasileira (FAB), esteve presente e conheceu o RE-100H.
Em maio passado, a empresa UTEC participou da 17ª edição da Feira Internacional do Ar e do Espaço, FIDAE 2012, no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez em Santiago, no Chile. A FIDAE é realizada a cada dois anos e inclui as áreas da aviação civil-comercial, aviação militar, defesa em geral e tecnologia espacial.
O motor foguete RE-100H, que utiliza propelentes líquidos, foi desenvolvido e construído pelo consórcio Inotech / Utec, em parceria com a UFMG, e esteve em exibição no chalé da empresa.
“É com muito orgulho que participamos da FIDAE 2012, apresentando a nossa solução para a questão da frenagem de satélites na fase de reentrada na atmosfera” disse René Nardi, Diretor da Inotech e responsável pelo projeto.
“O consórcio Inotech / Utec desenvolveu, para este segmento, uma grande variedade de soluções que demonstram a nossa capacidade de combinar as melhores qualidades das duas empresas. A Inotech tem a responsabilidade pelo projeto enquanto a Utec responde pela manufatura”, afirmou o engenheiro.
O chalé da empresa recebeu a visita de autoridades nacionais, internacionais, de empresários e de representantes de institutos de pesquisa localizados na América Latina. O Consórcio espera abrir novas possibilidades no mercado exterior a partir das conversas iniciadas na Fidae.
Ministro Celso Amorim também visitou o estande Inotech / Utech.
Sobre o motor RE-100H
O RE-100H é um motor que utiliza propelentes hipergólicos estocáveis, destinado a operação no vácuo. O motor pode ser utilizado no posicionamento de satélites ou utilizado para a frenagem de satélite na fase de reentrada na atmosfera.
O motor foi projetado para fornecer o empuxo de 1 kN em condições de cruzeiro. Quando equipado com válvulas na entrada dos propelentes, o motor pode ser ligado e desligado a comando do operador.
A câmara de combustão do RE-100H é fabricada com liga de nióbio, enquanto a tubeira é feita a partir de chapas de Inconel.
A injetora de propelentes utiliza um sistema desenvolvido com exclusividade pela Inotech para esta aplicação. A injetora é construída a partir de um bloco de Inconel, onde os canais de distribuição dos propelentes são escavados com maquinas de controle numérico, eliminando assim as operações de soldagem e brasagem.
O principal diferencial desta injetora é a flexibilidade, permitindo ao usuário modificar os parâmetros de funcionamento, através da substituição de algumas peças.
* Informações e imagens de Inotech. 21/06/2012
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