A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia 

Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

Agência Espacial Europeia

 

Água marciana:

Radar localiza lago subglacial em Marte

A anunciada detecção de água líquida foi constatada pelo Radar MARSIS, instalado na sonda orbital Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA).

 

Da Redação*

Via Fanzine

29/09/2020

De acordo com as informações, o líquido salgado se encontra na base dos depósitos em camadas do polo sul, localizada no lugar chamado de Ultimi Scopuli. 

 Leia também:

ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA

NASA e SpaceX comemoram feito histórico

 

Descobertas em Marte

 

Ele está presente no céu nestas madrugadas, mas há muito tempo Marte fascina os homens da Terra. Objeto de observações e pesquisas, o Planeta Vermelho possui duas sondas orbitais terrestres (uma da Nasa e outra da ESA), que “varrem” sua superfície constantemente.

 

Além disso, já por vários anos jipes robôs da Nasa realizam pesquisas geológicas em Marte, estando lá atualmente o Curiosity, mas em breve o novo Perseveranse (Nasa) com novos recursos de ponta estará aportando no planeta vizinho para realizar mais levantamentos sobre o passado geológico de Marte.

 

Nesta semana, um artigo publicado pela Nature Astronomy relatou uma novidade marciana: a detecção de vários corpos líquidos subglaciais de dimensões variadas, localizados debaixo do polo sul de Marte.

 

A anunciada detecção de água líquida em Marte foi constatada pelo Radar Avançado de Marte para Sondagem de Subsuperfície e Ionosfera (MARSIS), instalado na sonda orbital europeia Mars Express. De acordo com as informações, o líquido salgado se encontra na base dos depósitos em camadas do polo sul, localizada no lugar chamado de Ultimi Scopuli. O assunto revigorou o debate sobre a origem e estabilidade da água líquida nas atuais condições marcianas.

 

Para estabelecer a extensão da água subglacial nesta região foram adquiridos novos dados, conseguindo-se uma cobertura de radar estendida em toda a área de estudo.

 

O artigo apresentado na Nature Astronomy teve os seus resultados discutidos por um novo método de análise do conjunto completo de dados MARSIS, baseado em procedimentos de processamento de sinal, normalmente aplicados a mantos de gelo polares terrestres.

 

Os resultados reforçam a alegação da detecção de um corpo de água líquida em Ultimi Scopuli e indicam a presença de outras áreas úmidas, que podem conter novos corpos nas proximidades.

 

Sugere também que estas águas são salmouras de perclorato hipersalinas, conhecidas por se formarem nas regiões polares de Marte e que sobrevivem por um longo período de tempo em uma escala geológica a temperaturas abaixo do processo eutético.

 

Ilustração da sonda orbital Mars Express (ESA) com a antena MARSIS implantada.

 

O radar MARSIS da ESA

 

O MARSIS (Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionosphere Sounding) é uma sonda-radar e altímetro de baixa frequência e limitação de pulso. Foi desenvolvido pela Universidade de Roma La Sapienza e Alenia Spazio (hoje Thales Alenia Space Italy).

 

O instrumento italiano MARSIS é utilizado pela Agência Espacial Europeia (ESA), na sua sonda orbital marciana, a Mars Express.

 

O MARSIS possui recursos de radar de penetração no solo, que usa técnicas de abertura sintética e uma antena de recepção secundária para isolar reflexos de subsuperfície. O instrumento que já identificou bacias subterrâneas em Marte foi financiado pela ASI (Itália) e NASA (EUA).

 

- Extra: Acesse aqui o referido artigo da Nature Atronomy.

 

*  Com informações da Nature Astronomy e ESA.

 

    - Colaboração e tradução: Tatiana Cafiero.

 

- Imagens: ESA/divulgação.

 

- Tópicos relacionados:

  ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA

  Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão

  NASA e SpaceX comemoram feito histórico

  O retorno do Dragão

  Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial

  Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional

  Voo espacial comercial é adiado

  Cápsula privada será lançada à Estação Espacial

  Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial

  Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa

 Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento

  VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico

  Nasa busca alternativas para voos espaciais

  Informações da Estação Espacial Internacional

  Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta

  

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2020, Pepe Arte Viva Ltda. 

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm

©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL