A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia 

- Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Buraco Negro

 

Descoberta:

Buraco negro raro é encontrado

Um potencial buraco negro de massa intermediária está escondido bem próximo ao buraco negro supermassivo da nossa galáxia.*

 

 

Astrônomos avistaram um raro buraco negro, o "elo perdido", que está escondido bem no centro da nossa galáxia.

Leia também:

Outros destaques na ASTROvia

Últimos destaques de Via Fanzine

 

O aglomerado estelar IRS 13 tem sido um quebra-cabeça para os astrônomos há muito tempo. Localizado a apenas um décimo de ano-luz do coração da nossa galáxia Via Láctea, onde reside o buraco negro supermassivo Sagittarius A*, a proximidade do aglomerado à poderosa atração gravitacional do enorme buraco negro significa que ele não deve ter muita estrutura.

 

Mas após investigação, pesquisadores descobriram que as estrelas quentes e massivas do aglomerado estão se movendo em um padrão ordenado. A explicação deles, delineada em um estudo publicado em 18 de julho no The Astrophysical Journal, é que as estrelas estão ancoradas por um buraco negro elusivo que está interagindo com Sagittarius A*.

 

"Este fascinante aglomerado de estrelas continua a surpreender a comunidade científica desde que foi descoberto há cerca de vinte anos", disse o autor principal Florian Peissker, astrônomo da Universidade de Colônia, na Alemanha, em uma declaração. De acordo com ele, "A princípio, pensava-se que era uma estrela anormalmente pesada. Com os dados de alta resolução, no entanto, agora podemos confirmar a composição do bloco de construção com um buraco negro de massa intermediária no centro."

 

Buracos negros nascem do colapso de estrelas gigantes e crescem se empanturrando de gás, poeira, estrelas e outros buracos negros. Atualmente, buracos negros conhecidos tendem a se enquadrar em duas categorias gerais: buracos negros de massa estelar, que variam de algumas a algumas dezenas de vezes a massa do sol, e buracos negros supermassivos, monstros cósmicos que podem ter de alguns milhões a 50 bilhões de vezes a massa do sol.

 

Buracos negros de massa intermediária — que, teoricamente, variam de 100 a 100.000 vezes a massa do sol — são os buracos negros mais elusivos do universo. Enquanto cientistas identificaram evidências de vários candidatos promissores, nenhum buraco negro de massa intermediária foi definitivamente confirmado como existente.

 

* Informações de Livescience.com, em tradução de Pepe Chaves para ASTROvia.

   20/07/2024

 

- Imagem: Divulgação.

 

- Leia também:

- Outros destaques na ASTROvia

- Últimos destaques de Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves.

   © Copyright, 2004-2024, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Leia outras matérias na

©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL